Conquistar a independência financeira nos ajuda a sempre termos os recursos necessários. Sendo assim, querendo ou não, para viabilizar uma série de elementos em nossas vidas nós precisamos estar munidos de recursos financeiros. Portanto, ter pouco dinheiro ou depender da ajuda e boa vontade alheia sempre nos limita, nos deixa de mãos atadas.

independente financeiramente.
Chegou a hora de conhecer outros mercados e começar a ser mais independente financeiramente.

É sempre bom estar atentos e buscarmos dicas para ser independente financeiramente. pendente financeiramente, nos preparando e nos estabelecendo de modo mais firme e consistente. A experiência, habilidade e tempo favorecem esse acontecimento.

Portanto, a independência financeira requer uma boa dose de empenho, cuidado, planejamento, controle e responsabilidade. É claro que a ajuda de alguém, em certos momentos, facilita esse fato e é necessária, mas ser independente é precisar o menos possível de certas condições de ajuda/auxílio.

Índice

  1. Por que conquistar a independência financeira?
    1.1 Ganho de autonomia
    1.2 Crescimento pessoal
    1.3 Maior liberdade
    1.4 Ter uma vida mais fácil, tranquila e segura
  2. Dicas de como ser independente financeiramente
    2.1 Faça um planejamento financeiro
    2.2 Renegocie e quite suas dívidas
    2.3 Poupe uma porcentagem dos seus ganhos
    2.4 Gaste somente dentro daquilo que ganha
    2.5 Tenha objetivos e metas
  3. Caminhos para você conseguir sua independência financeira
    3.1 Bolsa de valores
    3.2 Marketing Multinível
    3.3 Construção de um blog
    3.4 Criação de um infoproduto
    3.5 Participação de algum programa de afiliados
  4. Os melhores livros para educação financeira
    4.1 Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kyosaki e Sharon Lechter)
    4.2 Carta a um jovem investidor (Gustavo Cerbasi)
    4.3 Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)
    4.4 Quero ficar rico (Rafael Seabra)
    4.5 Aprenda a investir (Leandro Martins)
  5. Considerações finais sobre independência financeira

1. Por que conquistar a independência financeira?

Ser independente financeiramente é um desafio interessante, mas plenamente possível, desde que se tenha bastante disposição, jogo de cintura e determinação.

Independente de quanto tempo se leve para alcançar esse objetivo, ele é um verdadeiro alívio e um grande acréscimo para nós enquanto seres humanos.

independente financeiramente calculadora
Calcular com precisão os seus gastos é imprescindível para ser independente financeiramente.

Cabe aqui uma reflexão: por que ser independente financeiramente? Quais as vantagens e benefícios? Certamente tudo tem seu preço, mas definitivamente é um ato que vale a pena. Todo mundo, ou ao menos quase todo mundo, deseja ser livre, leve, solto, independente.

Poder fazer o que quiser, quando e como quiser, estar onde tem vontade, enfim, ter mais liberdade e independência nos permite ter autonomia em tudo o que fazemos. Ser independente financeiramente integra uma boa parte dessa liberdade e autonomia.

Ser independente financeiramente nos dá um controle muito maior sobre nós mesmos e nossas vidas, trazendo muito mais oportunidades de crescer e de enriquecer nossas vidas com experiências maiores e melhores, além de nos dar melhores condições de vida e conforto. Além disso, a independência financeira nos traz outros benefícios:

1.1 Ganho de autonomia

É simplesmente terrível depender de alguém para fazermos algo, ainda mais quando aquilo foge do estritamente básico. Já é particularmente ruim depender de alguém para as mínimas coisas ou não ter condições de ir além em nenhum sentido.

Quando se tem independência financeira, temos maior controle sobre o que nos acontece e fazer muito mais em nossas vidas.

1.2 Crescimento pessoal

O caminho que nos leva rumo a independência financeira faz com que ampliemos nossos potenciais, aumentemos nossas capacidades, desenvolvamos uma série de capacidades que não sabíamos possuir.

independente financeiramente moedas
Saber gastar e sempre poupar um pouco é fundamental para ser independente financeiramente

Quando finalmente chegamos lá, cada vez mais adquirimos a aprimoramos competências, que nos tornam pessoas mais donas de si e que podem fazer mais por si, pelos outros e pelo mundo. Por exemplo, veja esses artigos sobre desenvolvimento pessoal

  1.  Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida
  2. Motivação pessoal: descubra como mantê-la em alta diariamente
  3.  10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

1.3 Maior liberdade

Liberdade é poder não ter limites ou ter muito mais amplitude de ações e movimento. É ter muito mais possibilidades e espaços para agir e fazer acontecer. Poder sempre dispor de condições para realizarmos uma série de coisas é sim um dos sinônimos de liberdade.

1.4 Ter uma vida mais fácil, tranquila e segura

Não necessitarmos de esforços muito grandes, fazer tudo o que queremos e precisamos fazer, sem dificuldades de execução, nos proporciona uma vida mais fácil e portanto muito mais tranquila. Termos independência financeira nos deixa mais seguros para podermos atravessar quaisquer momentos.

2. Dicas de como ser independente financeiramente

É plenamente possível ser independente financeiramente, tendo o poder e capacidade de se auto sustentar e ter a liberdade de seguir os caminhos que desejar, independente de onde se esteja e conseguir alcançar os seus objetivos.

independente financeiramente cartão
Um dos atributos de quem é independente financeiramente é gastar com sabedoria.

Vamos dar algumas dicas de como ser independente financeiramente e ter uma vida mais plena.

2.1 Faça um planejamento financeiro

Com o auxílio de uma planilha, tenha uma relação o mais completa, detalhada e clara possível de todos os seus ganhos e saldos, com previsões de no mínimo mês a mês. Essa ação proporciona maior controle e organização das finanças.

2.2 Renegocie e quite suas dívidas

É bastante complicado viver em uma situação de constante aperto financeiro. Livrar-se das dívidas é um quesito fundamental para a liberdade financeira. Junte toda a documentação necessária e procure renegociar suas dívidas, procurando por menores juros e afins.

2.3 Poupe uma porcentagem dos seus ganhos

Tenha disciplina e poupe uma parcela dos seus ganhos, todos os meses, invariavelmente. Essa quantia poupada pode ser útil em casos de emergência/necessidade ou ainda ser usado para algum tipo de aquisição ou investimento.

2.4 Gaste somente dentro daquilo que ganha

É um conselho bastante clichê, mas nem por isso menos valioso, bem porque uma das maiores causas de endividamento é justamente essa atitude. Procure manter um estilo de vida que seja condizente com suas condições, para que sempre tenha o suficiente para viver e não entrar em dívidas

2.5 Tenha objetivos e metas

Quando se tem um propósito e se sabe o que quer, fica muito mais simples planejar suas finanças e conseguir realizar as medidas necessárias para concretizar tais objetivos a agregar mais valor e sentido a sua vida. O equilíbrio nas finanças acontece mais facilmente quando se estabelece metas realistas e muito bem arquitetadas.

independente financeiramente dinheiro
Para ser independente financeiramente, é preciso investir seu dinheiro a fim de render mais.

Quando se é dotado de independência financeira, além da óbvia não necessidade de depender do outro para agir como desejado, isso significada também um contingente maior de possibilidades de vida, de realização.

Estar bem situado na vida, conquistar um “lugar ao sol”, ajuda a fazer do nosso processo de aquisições algo mais satisfatório, realizador.Isso nos dá mais garantias e com certeza menos estresse. A ascensão social e financeira só é possível, aliás, ela se dá principalmente a partir dessa independência.

3. Caminhos para você conseguir sua independência financeira

O caminho para a independência financeira passa por criar-se um maior senso de responsabilidade e comprometimento, além é claro do desenvolvimento de uma maior e mais madura inteligência financeira.

independente financeiramente maço dinheiro
Aquela pessoa que é independente financeiramente dificilmente entrará em apuros com seus recursos.

Ter a plena consciência da importância e significado do dinheiro para você te dá muito mais clareza e firmeza em suas decisões relacionadas a ele.

Alcançar a independência financeira nem sempre é um processo rápido ou fácil. É preciso ter em mente que inicialmente a situação pode ser um pouco mais complexa e arrochada. Contudo, no decorrer do tempo e com o devido empenho, sua vida financeira pode ficar mais tranquila.

Como disse anteriormente, essas dicas te darão, além de uma boa independência financeira, uma grande liberdade.

independência financeira - qualidade de vida.
Quando você tem uma boa grana, você consegue viver uma vida com muito mais qualidade de vida.

E três dessas dicas, estão relacionadas a independência financeira com a internet. Pois o mercado digital é o que mais cresce hoje em dia, então porque não subir na crista da onda, e aproveitar esse grande “boom” e construir o seu próprio negócio digital. Ou até melhor, viver pelo mundo enquanto ganha dinheiro.

3.1 Bolsa de valores

Certamente você pode ter uma grande objeção em relação a bolsa de valores, correto? Você certamente acha que o seu melhor investimento agora é em poupança, porém você pode está redondamente enganado.

A indecência financeira por bolsa de valores é o que há de mais comum para pessoas de que possuem já algum patrimônio.

bolsa de valores - independência financeira
Existem boas oportunidades de investir seu dinheiro sem a poupança.

Essas pessoas não focam em poupança, porque sabem que os rendimentos são baixíssimos, e há quem diga que poupança não é um investimento, é um desperdício de dinheiro.

Porém, se você não tem uma boa grana neste momento para viver de seus rendimentos, tudo o que você precisa fazer é ler um pouco mais abaixo sobre as outras opções, e no momento estudar um pouco mais sobre essa modalidade, porque certamente depois que você ver as outras dicas mais abaixo, você irá querer investir em algo, então a dica número 1 é para você depois que aplicar uma das dicas mais abaixo.

3.2 Marketing Multinível

Apesar deste mercado ter uma péssima reputação aqui no Brasil, nos Estados Unidos, esse é o mercado que mais se formam milionários.

E tudo funciona unicamente através de indicações, logo quando você indica, quem você indicou, para fazer parte de seu MMN, terá que indicar outro, e por aí vai processo, até se tornar uma reação em cadeia, e você perder o total controle disso.

E tudo isso de forma honesta e segura. Porém, algumas empresas agem de forma desonesta, então a sua missão em relação a isso é procurar saber todo o histórico da empresa que você quer entrar e saber se essa empresa é confiável ou não.

3.3 Construção de um blog

Se você gosta de escrever ou debater sobre um determinado assunto, a criação de um blog é uma excelente opção para você.

Pois o objetivo é criar conteúdo que entrem na base de dados de pesquisa do Google e ter o maior número de visitas possíveis.

independência financeira blog
Adiquira independência financeira com um blog 😉

Mas aí você me pergunta: “para que eu quero ter um grande volume de visitas?” Se você tem um blog, a primeira coisa a ser feita é você se afiliar ao google adsense e depois colocar propagandas do google em seu site.

Desta forma, se alguém clicar em algumas dessas propagandas, você irá ganhar uma pequena comissão por isso. Só que a graça da coisa, é você ter um grande volume de visitas, e quanto mais isso acontece, mais você ganha.

Antes que você possa continuar dando uma olhada no nosso conteúdo, dê uma olhada nesses 3 artigos aqui sobre destinos incríveis. Pois já que você vai adquirir independência financeira, você poderá conhecer esses locais maravilhosos.

  1.  Os melhores destinos da frança
  2.  Tudo o que você precisa saber sobre: viagem ao caribe
  3.  Viagem ao Jalapão: tudo o que você precisa saber

3.4 Criação de um infoproduto

Ao invés de você criar um blog, você pode criar um conteúdo digital (podcast, ebook, vídeo aulas) e divulgar pela internet.

Esse produto digital tem que haver com alguma expertise que você possua, e assim causar uma boa transformação em seu público alvo.

Vamos supor que você saiba como criar um blog, ou um site, e quer ensinar isso para outras pessoas. Então, a melhor forma de você fazer isso é criar uma conta no hotmart (empresa que será responsável pela entrega do produto digital e responsável pelo recebimento do dinheiro do produto), depois que já tiver tudo feito, você precisa achar uma forma de divulgar isso pela internet.

E como fazer isso? Criando anúncios digitais! Esses anúncios podem ser pelo facebook ads, pelo google adwords, pelo taboola, ou pelo outbrain.

Assim, você acha uma forma massiva de divulgar seu produto digital pela internet, e consequentemente ganhar um bom dinheiro com isso.

3.5 Participação de algum programa de afiliados

Os programas de afiliados funcionam assim: você entra, também, na hotmart e se afilia aos produtos digitais de outros produtores. Logo depois você precisará divulgar esses produtos digitais, e se houver alguma venda deste produto por sua indicação, você ganha uma gorda comissão por isso.

Para você ter uma boa ideia disso, existem comissões que pagam até 60% do valor do produto.E assim existem 3 tipos de afiliados no mercado, o mais comum é o renda extra e o afiliado árbitro, e nesse vídeo do Fagner Borges, você vai descobrir quais são os três tipos de afiliados que existem. Assim, você vai descobrir qual tipo de afiliado que você mais se identifica.

Você também pode participar de um grande evento que acontece apenas duas vezes ao ano, que a jornanda da liberdade. Nesse evento o Fagner fala tudo o que você precisa saber sobre o mercado de afiliados, e como os Freesiders financiam seus estilos de vida com a ajuda do mercado de afiliados. Se inscreve e garante tua vaga.

4. Os melhores livros para educação financeira

Muitas pessoas evitam conversar sobre dinheiro. Elas correm quando o assunto é sobre controle de gastos mensais, finanças pessoais, planejamento financeiro e qualquer outro assunto relacionado a economia.

A principal explicação para essa situação é a falta de educação financeira.  Não é simplesmente não saber falar sobre isso, mas é trazer um grande prejuízo na sua vida financeira.

Sem se dedicar a ter pelo menos um conhecimento básico sobre finanças e investimentos é muito capaz que você tome decisões bem erradas em muitas situações e, portanto, gerar consequências graves, que podem comprometer por um bom período. É não conseguir chegar a nenhuma solução e virar uma bola de neve.

Uma dica são os livros para educação financeira.
Sua vida financeira pode melhorar se aprender a economizar.

Você pode optar a não seguir esse caminho e a solução é muito simples: invista em conhecer mais sobre finanças e como você pode melhorar sua educação. Essa é a melhor aposta para esse momento.

O melhor método para começar a entender um pouco mais quando o assunto é economia são os livros. Você vai acompanhar as dicas dos melhores livros de educação financeira que podem te ajudar a controlar suas finanças e melhorar de vez sua vida. O que vai aprender com livros para educação financeira:

  • Como os livros para educação financeira podem ajudar você no controle de gastos.
  • Vai aprender criar o hábito da leitura, isso não é apenas quando se fala sobre economia.
Se dedicar a leitura é fundamental para melhorar sua saúde financeira.
  • Aprender a separar um momento do dia para se dedicar a aprender.
  • Muitas recomendações sobre livros para educação financeira e detalhes sobre suas finanças que você ainda não sabe.
  • Conhecer alguns autores que influenciam além dos livros.

A seguir, conheça cinco livros que ajudarão você a melhorar sua vida financeira e expandir sua cabeça quando o assunto é empreendedorismo.

4.1 Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kyosaki e Sharon Lechter)

Esse é um dos clássicos quando o assunto é educação financeira. É um dos livros mais vendidos sobre o tema em todo mundo. Ele traz assuntos como finanças, empreendedorismo e hábitos para construir sua riqueza.

O autor apresenta um conceito conhecido como Corrida dos Ratos. De acordo com ele, esse conceito é um círculo vicioso que faz elevar o padrão de vida de acordo que aumenta os ganhos. Um bom exemplo é quando a pessoa consegue uma renda extra, a medida que ela ganha mais, ela procura uma forma de gastar esse dinheiro extra.

O resultado desse conceito é a dificuldade de enriquecer porque o dinheiro é apenas para manter a qualidade de vida que você escolher e não para guardar pensando no futuro.

Enriquecer é uma questão de hábito do que até mesmo de conhecimento. O que realmente é abordado no livro é o empreendedorismo, mas ele não fala apenas sobre ter um negócio próprio. Fala sobre ter um pensamento de renda suficiente para se sustentar e não apenas que entre dinheiro e saia rapidamente.

4.2 Carta a um jovem investidor (Gustavo Cerbasi)

Ele é um dos autores mais conhecidos aqui do Brasil quando se fala de finanças. É muito indicado para pessoas que querem iniciar uma leitura mais tranquila e esclarecida. O livro é muito breve, leve e vai direto ao ponto, sem trazer muitas complicações durante o estudo.

Mas não pense que o livro não trabalha pontos muito importantes para quem busca independência financeira. Ele traz muitos pontos fortes para melhorar sua saúde econômica.

Outro lado muito importante do livro de Gustavo Cerbasi, é como ele mostra uma forma de manter um padrão de vida mesmo que você pare de trabalhar. Se você tem esse pensamento e desejo, a leitura é obrigatória.

Primeiramente, antes de descobrir mais sobre como economizar, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a você melhorar sua vida financeira:

4.3 Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)

Mais um livro de Gustavo Cerbasi, um dos livros mais vendidos nos últimos tempos. O propósito dele é que os leitores esqueçam de tudo que envolva a aposentadoria. Nada de se iludir e pensar em viver com o auxílio mensal pago pelo governo ou então pela previdência privada. De acordo com o autor, esse sistema já não funciona mais.

O aumento da expectativa de vida, custo de vida ainda mais alto e níveis ainda maiores de educação e cultura, é quase impossível sobreviver com o dinheiro que é pago na aposentadoria, e seja ela pública ou privada.

Adeus, aposentadoria é um dos livros para educação financeira.
Gustavo Cerbasi ensina como não depender do dinheiro do Governo

Nesse livro o autor mostra uma outra forma de planejar seu futuro, algo mais realista, uma forma de preparar o futuro. Ele passa isso através de pesquisa sobre caso de sucesso e fracasso de muitas pessoas. Com isso, ele disponibiliza um plano para administrar seu dinheiro (a sua riqueza). O interessante também é como ele trabalha de acordo com a faixa etária.

4.4 Quero ficar rico (Rafael Seabra)

Certamente esse livro é indicado para quem realmente está interessado em resolver sua vida financeira e conseguir controlar suas finanças pessoais. Além disso ele também foca em quem tem determinação para se tornar uma pessoa rica. O objetivo do livro é mostrar que qualquer pessoa pode alcançar a liberdade financeira.

Ser rico é o sonho de muitas pessoas, mas não sabem por onde começar.
Melhorar sua vida financeira pode levar você a riqueza.

O livro conta com 144 páginas distribuídas em 7 capítulos. Ou seja, uma leitura rápida, mas com uma apresentação muito focada para começar a jornada em busca da liberdade financeira.

Você encontra a solução para diversos problemas financeiros que podem surgir durante o percurso. Nesse sentido, ele também ensina mudar os hábitos e mentalidade para mudar de vez sua cabeça na hora de pensar e executar ações envolvendo seu dinheiro.

4.5 Aprenda a investir (Leandro Martins)

É o livro que te apresenta o mundo dos investimentos e é muito indicado para quem não tem ideia de onde e quando investir.

Primeiramente, ele mostra que essa transação não é um bicho de sete cabeças. Qualquer pessoa que tenha uma renda pode investir, principalmente se for em renda variável.  Contudo, se você já é um investidor, não pense que esse livro não é para você. Na realidade, ele ajuda você a investir ainda melhor o seu dinheiro.

Investimento não é um bicho de sete cabeças.
Separe um valor de sua renda e faça um investimento.

Ele destaca em capítulos exclusivos tudo que você precisa saber sobre renda fixa e fundos de investimentos. Em uma leitura didática e uma linguagem bem simples, ele não ajuda você apenas a economizar, mas a entender o conceito de economia e suas características.

Assim você entende o que é economia e como pode investir esse dinheiro que tanto trabalha para conquistar.

Aproveite a leitura e saiba como controlar sua vida financeira, seja ela do dia a dia, mensal ou anual. Cada um deles apresenta informações de grande relevância para melhorar sua saúde econômica e também ensinam a investir melhor seu dinheiro.

5.Considerações finais sobre independência financeira

Assim, perceba que neste conteúdo, você aprendeu caminhos incríveis para você construir um negócio para si, de forma que ele te possibilite viver uma vida com mais liberdade, e de certa forma ter total independência financeira.

independência financeira e trabalhar no conforto do lar
Veja como é possível trabalhar no conforto de seu lar, e ainda ter uma boa independência financeira.

Você aprendeu que o mundo digital hoje possibilita que qualquer pessoa possa ganhar bem aplicando técnicas comprovadas para alavancagem de um negócio digital, mesmo que seja produção de infoprodutos, criação de um blog, ou participando de um programa de afiliados.

Portanto, agora a bola está em suas mãos, e é só você se dedicar a criação de algum projeto como esse. Lembrando que você deve ter foco em um único projeto, caso contrário, atirar para todos os lados pode prejudicar sua independência financeira. Dessa forma, esperamos muito que você tenha gostado dessas dicas para conseguir independência financeira, e que você possa aplicar isso em sua vida.

Confira agora mesmo essa [Aula Online] Planejando a Independência Financeira  veja o Dia que terá a Renda que sempre Desejou…