Muitos jovens conseguem dar boas lições de empreendedorismo, sendo dono de uma empresa ou de uma startup. Uma frase muito conhecida em todo o mundo é: “Não há idade para começar a empreender”. É exatamente isso, não importa quantos anos você tem, se quer empreender já pode começar. Esse é o motivo de muitos jovens estarem ganhando muito dinheiro, seja no Brasil ou no exterior.

Iniciar um negócio próprio não é fácil. É preciso ter muito conhecimento e uma visão para o crescimento. Além disso, é preciso ter boas oportunidades e um pouco de ousadia. Por isso o perfil de empreendedores tão jovens, normalmente eles não têm medo de arriscarem. Eles carregam em sua bagagem muitos sonhos, objetivos e muito foco.

Conheça alguns dos jovens empreendedores de sucesso e suas criatividades.
Tenha ousadia e seja criativo para iniciar um negócio.

Você vai conhecer os maiores jovens empreendedores de sucesso do mundo. Essa nova geração empreendedora pode servir como um incentivo para que qualquer pessoa, independente da idade, deseja abrir um negócio próprio:

1- Ben Kaufman abre a lista dos jovens empreendedores de sucesso

Ele foi eleito o melhor empreendedor de 2007, com apenas 20 anos, pela revista norte-americana Inc. Na época, ele criou a Mophie, uma empresa especializada em vender produtos para iPod. E sua vontade de se tornar um empreendedor começou a partir dessa ideia.

Já em 2009, ele deu origem ao site de crowndsourcin Quirky.  É uma plataforma que aceita diversas ideias que podem ser inspiradoras. Você envia um projeto e ele entra em um processo de votação. Especialistas em produtos, amigos e membros do Quirky são os responsáveis pela votação. O projeto sendo aprovado ele se materializa.

2- Drew Houston

Foi o fundador junto a Arash Ferdowsi de uma das ferramentas mais utilizadas por todos, quando se trata de compartilhar documentos com outras pessoas, o Dropbox.  Drew Houston carrega em seu currículo em grandes startups, como: Bit9, Soft Servo e Accolade.

“Drew e seu time usaram como cartilha todas as técnicas especializadas para startups que conhecemos hoje, e são um exemplo de como uma coisa que já existia antes pode ser revisitada de uma forma nova e no momento certo, para só então ganhar o mundo em volume massivo”, essa é a opinião do fundador da Aceleradora, Yuri Gitahy, à revista online Exame.

3- Eden Full

Uma das empreendedoras de maior destaque no mundo e que está na lista dos jovens empreendedores de sucesso. Ela já esteve na revista Forbes por três vezes seguidas na categoria Energia e Indústria. Ela abandonou a faculdade para se dedicar a um projeto que nasceu ainda no ensino médio.

Dessa forma nasceu a SunSaluter, uma organização totalmente sem fins lucrativos que tem como objetivo fornecer água potável e energia elétrica de uma forma totalmente sustentável. A distribuição acontece em comunidades carentes de 15 países, esse fornecimento é através de um painel solar resistente que acompanha a trajetória do sol.

Uma das jovens que estão na lista de empreendedores de sucesso.
Eden Full em uma de suas ações em comunidades carentes.

Para entrar de vez no andamento do projeto, Eden Full procurou apoio no programa Thiel Fellows, ele oferece uma bolsa de 100 mil dólares em apoio aos estudantes que querem investir em empreendedorismo, para isso é necessário interromper os estudos por 2 anos.

4- Nick D’Aloisio

Em 2011, com apenas 15 anos, o inglês lançou a startup Summly, um agregador de notícias no celular que se tornou um dos principais aplicativos do App Store. O trabalho desenvolvido por Nick fez tanto sucesso que recebeu muitas propostas de capital de grandes investidores, como: Li Ka-shing e Ashton Kutcher.

Mas, em 2015, quando já reunia mais de 90 milhões de notícias,  a startup Summly foi vendido ao Yahoo! por US$ 30 milhões. O jovem Nick não parou por aí, recentemente ele criou para o Yahoo!, o The News Digest.

Antes de se inspirar mais sobre a história desses jovens empreendedores, dê uma olhada nestes links:

1- Os 3 melhores livros sobre empreendedorismo digital

2- 7 filmes de empreendedorismo para assistir e se inspirar

3- Benefícios do MEI – MicroEmpreendedor Individual e porque você deve virar um

5- Pete Cashmore

Um jovem blogueiro escocês que se tornou um milionário devido a seus comentários sobre tecnologia e também uma celebridade da internet. Ele é conhecido como o Galã da Blogosfera. Ele decidiu investir no site Mashable que conquistou leitores com muita rapidez.  O sucesso do site foi tanto, que conseguiu superar outra grande plataforma: a Techcrunch.

Criador do site Mashable e ganhou destaque pelos seus comentários sobre tecnologia.
Um dos jovens empreendedores de sucesso na área de tecnologia

Atualmente ele possui dois escritórios nos Estados Unidos e na Europa e possui em torno de 40 funcionários. O alcance do site já contabiliza 42 milhões de visitantes únicos e suas redes sociais já possuem cerca de 21 milhões de seguidores.

6- Felipe Dib

Jovem brasileiro que em 2011 lançou o Você Aprende Agora e faz parte da lista de jovens empreendedores de sucesso. É uma plataforma de ensino online, totalmente gratuito, e permite que pessoas aprendam inglês com vídeos de apenas três minutos.

O público conquistado pelo site são de usuários dos 30 a 50 anos de idade. Em 2014, a plataforma foi convidada pelo Fórum Econômico Mundial e, assim colaborar com os Objetivos do Milênio da ONU, além de ser selecionada para ir à China no Encontro Anual dos Novos Campeões.

Felipe Dib é o fundador do Você Aprende Agora
Você Aprende Agora é uma plataforma que ensina inglês gratuitamente

Além do site em português, a plataforma oferece uma versão em espanhol chamado: Tú Aprendes Ahora. O objetivo foi alcançar pessoas de países, como: Venezuela, Uruguai, República Dominicana e Paraguai.

O criador da plataforma trabalha em um novo projeto, é levar o Você Aprende Agora para toda a rede pública de ensino nacional, além de ter como objetivo expandir essa ideia para Rússia, índia e China.

7- Mike Krieger

Quem não conhece o Instagram? Em 2010, o engenheiro de software brasileiro e seu sócio Kevin Systrom foram os criados da rede social de compartilhamentos de fotos mais usada nos últimos tempos e estão na lista dos jovens empreendedores de sucesso no mundo.  Em 2012, a plataforma foi vendida para o Facebook por aproximadamente US$ 1 bilhão. Mesmo com a venda, os dois criadores continuam à frente da gestão estratégica da plataforma.

Mike Krieger e Kevin Systrom estão na lista dos jovens empreendedores de sucesso.
Instagram é uma das redes sociais que mais crescem nos últimos tempos.

Há dois anos atrás, o Instagram atingiu a marca de 300 milhões de usuários ativos mensais e o que já totalizava mais de 70 milhões de fotos publicadas diariamente. Neste ano, a plataforma chegou a 700 milhões de usuários e conquista um crescimento recorde quando se fala em redes sociais.

Sendo o Brasil o segundo país com maior número de registros, chegando a 45 milhões de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos. O Reino Unido, Japão e Indonésia completam o ranking dos cinco países que mais utilizam essa rede social.

Esses jovens empreendedores são inspirações se você quer empreender, se você tem uma ideia, mas ainda não sabe como tirar do papel. Para conseguir realizar qualquer plano é preciso se dedicar e também ousar, não ter medo. É importante que você estude o mercado que deseja entrar e tenha certeza que esse é um bom investimento.