O primeiro ato na vida de qualquer pessoa é respirar. Em seguida, você chora e todos a sua volta percebem que está tudo bem. A última coisa que uma pessoa faz antes de falecer é expirar. Portanto, a respiração profunda faz parte do ciclo da vida.

De acordo com estatísticas, uma pessoa realiza quase 650 mil respirações por mês, chegando a 7,7 milhões por ano. Isso sem levar em consideração os instantes de euforia ou pressão, em que o peito fica cheio de ar com mais velocidade.

respiração profunda calma qualidade de vida
Respiração profunda ajuda a manter a calma e a qualidade de vida elevada

Por isso, respirar está presente em todos os segundos de sua vida, é um movimento natural e feito automaticamente, sem que você perceba a necessidade de efetuá-lo. No entanto, o ato pode fazer toda a diferença.

Dicas para melhorar qualidade de vida através da respiração profunda

A respiração profunda também desempenha um papel importante ao representar um momento de decisão, provação ou apenas ao admirar um cenário de tirar o fôlego, literalmente. Então, veja agora as dicas para melhorar sua vida com a respiração profunda…

1 – Respire corretamente

Para aperfeiçoar a sua respiração totalmente, é importante realizar alongamento da sua caixa torácica e do abdômen. Respirar lenta e profundamente em alguns momentos também é muito tranquilizador

respiração profunda correta
Respiração profunda e correta é uma excelente aliada para evitar estresse no cotidiano

Uma boa técnica é fazer esse exercício entre 3 e 7 minutos unicamente pelo seu nariz. Deixe a saída de o ar demorar mais do que a entrada. É indicado sentir a expansão abdominal de modo delicado e devagar.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outras dicas espetaculares para melhorar o seu padrão de vida de uma vez por todas, dá uma olhada: 

1 – Qualidade de Vida: entenda o conceito e aplique no dia a dia

2 – Princípio de Pareto: Como usar a favor da sua vida?

3 – Qualidade de vida: como melhorá-la de uma vez por todas

2 – Respiração abdominal deitada

Quando alguma inquietação ou problema começar a retardar o seu sono, é possível efetuar um procedimento de respiração profunda para se acalmar. Por isso, continue deitado na sua cama com as luzes apagadas.

Posteriormente, posicione as suas mãos em cima do abdômen e faça uma contagem até quatro, expirando somente pelas narinas. Ao pegar familiaridade com o exercício, você pode contrair a barriga na hora de soltar o ar para dormir fácil e rapidamente.

3 – Respiração diafragmática

Praticar a respiração profunda a partir do diafragma é essencial para auxiliar a regular o seu organismo e até mesmo o sistema nervoso. No entanto, é preciso tomar algumas medidas para que tudo saia conforme o esperado.

Você não pode ficar contraindo e expandindo o seu abdômen durante a respiração, basta respirar lentamente e prestar atenção no seu próprio exercício.

Geralmente, o diafragma deve abaixar durante a contração na hora de inspirar, fazendo que tudo seja jogado naturalmente para frente, sem que a situação seja forçada ou resulte em algum dor muscular.

É fundamental frisar que as costelas também sobem na altura do tórax, fazendo com que ele também expanda totalmente. Isso faz com que você tenha mais mobilidade e fluidez no processo. Os especialistas recomendam que você deixe os pés a frente do corpo e os seus calcanhares distantes.

4 – Variar as suas narinas

Outra possibilidade para melhorar a qualidade de vida através da respiração profunda é alternar a narina, ou seja, respirar por uma de cada vez. Simplesmente, você inspira por uma narina e solta o oxigênio pela outra, utilizando os dedos para cobrir.

técnica para variar respiração gripe
Técnica para variar sua respiração pode melhorar humor e até suavizar efeitos da gripe

Posteriormente, a narina que expirou pode ser utilizada para puxar o ar para dentro, mudando a ordem do exercício. O truque é muito fácil, mas representa um ganho incrível para o corpo e a mente.

Você pode fazer esse pequeno procedimento para recuperar a tranquilidade, já que tende a prestar toda a sua atenção para variar na hora de inspirar e expirar.

Deste modo, você acaba se esquecendo do que poderia estar causando algum estresse ou nervosismo. A dica também serve para facilitar a sua respiração quando está passando por uma gripe ou resfriado.

5 – Flexão do tronco

Esse método de respiração profunda a partir da flexão do tronco é muito pratica e ajuda a relaxar imediatamente. É recomendado que você se acomode em uma cadeira que lhe deixe totalmente a vontade.

Em seguida, você deve jogar o seu corpo para frente, apoiando-se nas coxas. Caso ache necessário, você pode utilizar uma almofada para ficar em uma posição mais confortável.

A cabeça e os braços precisam ficar voltados ao chão. Neste movimento, o abdômen fica comprimido por causa da sua sustentação, fazendo com que o ato de respirar seja conduzido para as contas.

A ação seguinte começa pela sua lombar e vai crescendo vértebra por vértebra, sendo que a cabeça é a última parte do tronco a se endireitar. Mas, a sua coluna deve permanecer reta o tempo todo.

6 – Expiração alongada

Respirar com intensidade na expiração pode ajudar a lhe acalmar em uma situação sob pressão. Basicamente, você passa o dobro de tempo soltando o ar, contando até seis no exercício.

respiração alongada acalmar situação de pressão
Respiração alongada é útil para se acalmar em uma situação de pressão e manter bem estar física e mental

Em algum momento no seu dia, você pode procurar expirar por duas vezes mais tempo do que costuma inspirar, sem as pausas segurando o ar e se mantendo sem ele, a fim de eliminar qualquer rastro de ansiedade.

7 – Contar até dez!

Este é o exercício mais simples e conhecido de quem deseja fazer da respiração profunda uma verdadeira aliada para driblar o estresse, a ansiedade e se livrar de toda a cobrança no seu cotidiano.

respiração profunda contar 10 ponto de partida realização pessoal
Respiração profunda e contar até 10 são ótimo ponto de partida para realização pessoal

Não existe segredo e você já deve ter escutado essa dica de alguém: “conte até dez e respire profundamente”. Normalmente, o conselho é repassado para enfrentar um período de turbulência da melhor maneira possível.

O objetivo é fazer com que você possa utilizar a contagem até 10 para refletir sobre a sua próxima ação e que a tensão seja minimizada com uma respiração profunda e pausada. Trata-se de uma pequena ação, mas que pode evitar problemas e atitudes tomadas somente por impulso.