10 lições de empreendedorismo digital
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O empreendedorismo digital tem se tornado uma alternativa em potencial para milhares de brasileiros que estão em busca de ter seu próprio negócio. Trabalhar na internet possibilita apostar em oportunidades de empreendedorismo digital com ideias de baixo investimento.

Esse modelo de negócio oferece muitos outros atrativos. O principal deles é a flexibilidade que essa atividade proporciona e que reflete diretamente na qualidade de vida do empreendedor.

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O empreendedorismo digital tem se tornado uma alternativa em potencial para milhares de brasileiros que estão em busca de ter seu próprio negócio.

Há ainda, a vantagem de baixa manutenção e potencial de livre atuação. Ao optar pelo empreendedorismo digital você é o responsável por administrar o negócio e tomar suas próprias decisões quando quiser.

A capacidade de divulgação da internet cresce, assim como, o número de indivíduos com potencial de compra, presente no meio digital. A Telebrasil, inclusive, registrou um crescimento de acesso à internet banda larga 55% ao ano. Por isso, o alcance do marketing digital também é maior.

A partir disso, é possível salientar as principais lições para quem vai iniciar um negócio digital ou precisa de dicas para manter seu negócio digital em pleno funcionamento.

1 – Empreendedorismo Digital em si

O empreendedorismo digital é um conceito de um modelo de negócio pela internet, que oferece produto ou serviço diferenciado. Portanto, considerar o ambiente virtual, suas nuances, tendências e comportamentos de outros negócios é crucial para compreender como será a sua atividade no meio com o empreendedorismo digital.

A internet é o ambiente de atuação do seu negócio digital, e está em constante transformação. É fundamental considerar essas alterações, principalmente porque as mudanças podem indicar também modificações no comportamento do público.

O empreendedorismo digital depende de plataformas para ser colocado em prática. Ferramentas e aplicativos são desenvolvidos a cada dia e a transformação digital acontece o tempo todo. Estar atento às atualizações é importante para negócios digitais se manterem relevantes.

O artigo de empreendedorismo digital para se manter em crescimento não pode ser baseado em um plano estratégias de um negócio estático. As atualizações e transformações no mercado digital acontecem rápida e constantemente.

Todo negócio exige coragem e liberdade do empreendedor para fazer com que o negócio se perpetue. No empreendedorismo digital, em que a tecnologia é o eixo do negócio, necessita ainda mais, que o empresário esteja acessível às mudanças e à capacidade de readaptação a novos sistemas e ferramentas.

Acompanhar as mudanças é estar sempre presente, os negócios que se desatualizam perdem espaço para os concorrentes. Portanto, é importante estar atento e aberto às mudanças, buscando, inclusive, novas soluções de desenvolvimento, promoção e aplicação do seu produto.

2 – Comportamento de empreendedor

Empreender exige mais que um planejamento sobre o negócio e capital para investimento. O sucesso de um negócio está relacionado ao perfil do empresário e as atitudes dele em frente às situações e decisões necessárias para o futuro da empresa.

Seja no empreendedorismo digital ou em uma empresa física é fundamental que o empreendedor tenha um propósito para seu negócio. Ou seja, dedique seu tempo e se esforce para fazer um trabalho em que ele acredita. Um empreendedor de sucesso, possui características que o fizeram chegar onde está.

Por isso, é necessário mais que ideias e planejamento, é preciso também capacidade de realização de ação e principalmente aptidão para execução. É possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem-sucedido gerenciando seu próprio negócio.

As principais características que fazem de uma pessoa um empreendedor de sucesso é principalmente a iniciativa de fazer as coisas acontecerem, assim como aptidão para planejamento. Realizar planejamentos e fazer disso um hábito é uma maneira de aperfeiçoar essa característica.

Além disso, todo empreendedor possui confiança em si mesmo e no seu negócio. Outra característica está atrelada a perseverança. Todo negócio exige que o empreendedor não desista, ao contrário, se mantenha consciente de que vai errar e que os empecilhos são fundamentais para alcançar o sucesso.

3 – Motivação

O empreendedor é o responsável pela geração de ideias, estruturas, redistribuição de recursos e para que todas essas atividades sejam realizadas com maestria, sem falar que a motivação é indispensável.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae verificou-se que 55,4% dos empreendedores passaram por dificuldades para encontrar emprego e por esse motivo optaram por empreender. E nesse contexto 70% das empresas fecham antes de 12 meses. Por outro lado, os negócios que se mantém e apresentam crescimento considerável.

E o fator principal de uma empresa se manter por anos é a motivação de quem a lidera. A motivação vem dos motivos que estão ligados ao que você busca para a vida. Está intimamente ligada ao que te leva a algum estado ou atividade, ou seja, seus motivos pessoais e profissionais só têm significado para você.

Isso quer dizer que, conhecer a si mesmo e encontrar qual sua real motivação, pensar e trabalhar para alcançar o propósito é o que faz com que seu negócio se torne um sucesso. O empreendedorismo digital possui grandes empresários que sabem o que os move, por isso, alcançaram o êxito. Não há uma receita para a motivação, mas você pode encontrar a sua.

4 – Valores do Empreendimento

Uma das principais lições do empreendedorismo digital é definir a existência do seu negócio. Toda empresa tem um porquê de existir, e essa definição deve ser muito clara, para que você possa se orientar e conduzir os funcionários.

Quais os objetivos do negócio, dos produtos ou serviços?

Qual a missão e os valores da empresa?

Como você quer que os clientes vejam sua empresa?

As respostas paras essas perguntas são fundamentais para que seu empreendimento tenha sucesso. De nada adianta um bom produto que não se conecta com a empresa e os clientes.

Com objetivos claros é possível realizar planos de negócios certeiros, colocar em prática com eficiência e alcançar o sucesso.

5 – Foco

No empreendedorismo digital foco é fundamental para conquistar bons resultados. E ter foco não significa realizar todas as atividades, e sim o oposto. Foco está relacionado ao entendimento sobre o que é importante para sua empresa. Por isso, conhecer as prioridades do seu negócio é o primeiro passo para ser mais focado e produtivo.

É tão considerável conhecer a empresa digital e suas prioridades que o relacionamento do empreendedorismo digital e o Sebrae tem sido estreitado a fim de ajudar empreendedores com negócios digitais a definirem um plano de negócio e estabelecer as necessidades prioritárias da empresa.

O objetivo é que todo empreendedor tenha com clareza as definições, precisões e obrigações do seu negócio e quais as providências necessárias para concluir as metas. Além disso, ter objetivos bem definidos e realizar uma atividade por vez, até o final, auxiliam para que você, seja mais focado e tenha bons resultados nos negócios.

Após identificar as prioridades concentre-se para resolvê-las, a favor do crescimento da empresa. Foco é uma habilidade que poder desenvolvida, e para isso, é necessário haver manutenção do foco, para antecipar demandas e necessidades de melhorias no negócio.  

6 – Entrega de valor e verdade

Por muito tempo entregar um produto de qualidade era sinônimo de sucesso e rentabilidade. O empreendedorismo digital, porém, quebra com essa ideia. Além de estabelecer um relacionamento com o cliente a empresa deve entregar mais que conteúdo.

Os consumidores estão cada vez mais interessados em saber sobre a empresa, a produção dos produtos, a confiabilidade e integridade. Dar acesso ao cliente para conhecer a verdade e o que move a empresa é uma estratégia de negócio que garante até fidelização.

Portanto nunca minta para o cliente, nem prometa algo que você não pode atender. A verdade assim como o comprometimento com o cliente, são fundamentais para qualquer negócio, principalmente para um empreendimento digital que está em um ambiente onde as pessoas são mais participativas e tem mais acesso a informações.

A imagem da empresa é tão importante quanto os produtos que ela oferece, manter a integridade do negócio, é então uma das principais maneiras de promoção do seu negócio digital.

7 – Domínio dos argumentos de venda

O argumento de vendas é o raciocínio que leva o cliente a se convencer de que aquele produto ou serviço oferecido é a solução para as suas necessidades. Para vender suas ideias, serviços ou produtos, é preciso estar sempre com discurso de vendas prontos.

Ou seja, é preciso de estratégia e persuasão para envolver o cliente convencê-lo de realizar a compra. Toda venda começa do interesse ou da necessidade do cliente por um determinado produto ou serviço. Por isso, seu negócio deve conter o máximo de informação sobre o produto e como ele pode ser útil para o seu cliente.

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Ou seja, é preciso de estratégia e persuasão para envolver o cliente convencê-lo de realizar a compra.

Nem todas as pessoas que acessam seu site, ou suas páginas de vendas estão realmente prontos para comprar. Em uma loja física existem vendedores que podem tirar dúvidas dos clientes e aplicar essas técnicas para convencê-lo a efetuar a compra.

No empreendedorismo digital, porém, não há vendedores, por isso, você deve envolver suas páginas com informações relevantes para que as pessoas tenham informações e se sintam seguras para compra.

8 – Tirar proveito do fracasso

As frustrações são recorrentes no empreendedorismo, e os motivos que levam empresas ao fracasso são variados. A decisão de ampliar o negócio sem estar preparado, problemas com fornecedor ou o hábito de fazer mais do mesmo, são atitudes que podem desencadear a um resultado negativo no negócio.

O fato é que os maiores empreendedores já faliram empresas, enfrentaram problemas financeiros, crises internas e tantas outras situações difíceis. E a experiência ruim fez com que eles aprendessem.

Não desperdice o ensinamento que as crises apresentam, esse é o momento de inovar. A inovação deve estar sempre presente. Por isso é importante tratar as dificuldades como um incentivo às mudanças, buscar novas soluções para seus produtos e serviços, criar novas possibilidades e até mesmo, buscar novos mercados.

9 – Evolução do negócio

Estagnar a empresa em um setor, tipo de produção, meio de divulgação, entrega e relacionamento com os clientes é opção mais fácil, já que todos os funcionários conhecem os processos e está funcionando. Porém, essa é a pior atitude para quem busca crescer seu negócio. Principalmente no empreendedorismo digital.

Em todo empreendimento, é preciso ficar atento às novas tendências e principalmente, no que o seu consumidor exige. Por isso, aperfeiçoe seu produto ou serviço para ser sempre o melhor do seu nicho.

Faça testes com clientes, pesquisas sobre o público de interesse, busque o máximo de informação sobre o que eles gostam e como você pode aproveitar isso no seu negócio. Assim, fica visível a importância da atualização constante.  

A não adaptação a exigência do mercado é decisiva para o fracasso da empresa. Sendo assim, é importante encontrar mecanismos que faça com que a empresa cresça ano a ano em seu nicho de atuação.

10 – Criação de grupos e pertencimento

Somos seres que precisam do sentimento de pertencimento e buscamos isso a todo momento, seja pela roupa, carro, música e até mesmo nos ambientes que frequentamos. Promover um ambiente em que pessoas com os mesmos objetivos possam conversar sobre assuntos em comum é uma excelente estratégia para sua empresa.

A necessidade de pertencimento é aflorada quando estamos próximos de pessoas que têm os mesmos interesses. Considere criar uma comunidade voltada ao seu produto ou serviço, através de redes sociais, WhatsApp, fórum de discussão, ou outra ferramenta que possibilita reunir seu público em lugar comum.

A comunidade mantém os usuários engajados, conectados uns com os outros. Além de reter usuários, você poderá descobrir melhorias para seu negócio com a melhor fonte que poderia ter, seus próprios clientes.

E como empreendedor procure estar próximas as pessoas que também compartilham dos mesmos interesses. Ao participar desses encontros você se informa sobre assuntos mais específicos do seu setor. E tem a oportunidade de ampliar sua rede de contatos através de networking.

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