Tem dias que é difícil se concentrar naquilo que está fazendo no emprego, não é mesmo? A sensação é de que nada do que faz é legal ou que é tudo muito burocrático ou mecânico. Aí os dias passam, a sua motivação vai diminuindo e, com isso, seu foco foi para longe. Como consequência, o resultado do seu trabalho passa a ser desastroso.

Isso é muito ruim, tanto para você como para a sua carreira. Primeiro porque ninguém merece trabalhar sem motivação, né? Afinal, ficamos a maior parte do nosso dia no emprego e fazer o que não gosta é o fim. Segundo porque você não vai ser bem visto por seus colegas de trabalho e, principalmente, pelo seu chefe. E aquela promoção que tanto queria vai ficar cada vez mais distante…

foco profissional
Como manter o foco profissional e elevar os seus resultados?

Então, o que fazer diante dessa situação? Pois é, é um dilema e tanto! Mas como estamos aqui para ser a solução dos seus problemas, viemos te dar ótimas dicas para manter o foco profissional e elevar os seus resultados. Vamos ver?

1) Desligue seu celular e se afaste das redes sociais

Sim, a primeira coisa para manter o foco é ficar o mais distante possível das redes sociais, principalmente daquelas instaladas no seu celular, como Whatsaap e Instagram. Reflita o tanto de tempo do seu dia que é desperdiçado com isso! Você vai ver que são horas e horas na frente da tela do celular sem fazer absolutamente nada de produtivo.

manter o foco profissional
A primeira coisa para manter o foco profissional é ficar o mais distante possível do seu celular

Então, se você quer manter o foco profissional, desligue o seu celular. Pode parecer difícil no início, mas você vai ganhar uma liberdade que antes nem sabia que existia. As horas disponíveis no seu dia vão aumentar potencialmente, sendo possível que invista esse momento em coisas mais interessantes e melhores para você e para a sua vida.

2) Respire nos momentos que começar a desfocar

Se sua mente insistir em brigar com você, que tal tirar um momento para respirar? Vá tomar um cafezinho, converse com seus amigos e, principalmente, respire fundo de fato. Separe uns cinco minutinhos pra se prestar atenção na sua respiração e você verá, logo em seguida, que sua concentração voltou.

3) Coloque metas possíveis

Outro fator motivacional para manter o foco profissional é colocando metas. Mas cuidado! É importante com que essas metas sejam alcançáveis e possível de serem cumpridas. Claro que é importante que você seja exigente consigo mesmo, mas não seja irrealista. Se fizer isso, você dará um tiro no seu próprio pé e ficará ainda mais desmotivado.

metas
Outro fator motivacional para manter o foco profissional é colocando metas

Pensamos num caso concreto. Você quer emagrecer, por exemplo, 10kg. No entanto, você percebe que colocar uma meta para perder esses quilos 10 Kgextras em duas semanas é um tanto surreal, né isso? Aí o que acontece… Você começa motivado e, depois de uma semana, percebeu que só perdeu 2Kg. E aí a tendência é jogar tudo pro alto; afinal, sua meta não será batida mesmo. Viu só? Você criou o seu próprio inimigo! E isso também vale pro seu trabalho!

4) Recompense você mesmo sempre que bater uma meta

Outra ótima maneira de manter o foco profissional é se recompensando assim que bater as suas metas. Quer coisa mais motivadora do que isso? Afinal, nada mais justo do que fazer um agrado para si mesmo depois de tanto esforço e dedicação, não é mesmo?

Claro que, no caso daqui, seria pro trabalho, mas continuemos com o exemplo acima só pra ficar mais didático o que estamos falando. Pense que você conseguiu atingir sua meta de perder 10kg (obviamente, dentro de um prazo real). Foram dias de restrição alimentar, mas você chegou lá. Então, por que não se permitir a um docinho? Só não faça dessas recompensas serem algo banal, hein?

5) Faça um cronograma dos seus dias

Pra manter o foco profissional, nada melhor do que fazer um cronograma dos seus dias. Fazendo isso, é como se estivesse estipulando várias “metinhas” diárias. Ou seja, você vai se sentir bem mais motivado a continuar, ainda mais porque sentirá o seu progresso diariamente. E, pra isso, nada melhor do que usar uma agenda ou um planner a seu favor, não é mesmo?

cronograma
Faça um cronograma dos seus dias para manter o foco

Antes, vamos ver alguns textos de nossa autoria que também irão te auxiliar a manter o foco profissional?

6) Seja sincero com seus chefes sobre sua situação

Se está não está conseguindo manter o foco, que tal ter uma conversa sincera com seus chefes pra entender melhor o que pode estar passando com você – e ver o que pode melhorar? Às vezes, você anda desconcentrado porque o que faz no trabalho não é algo que coincide com o seu perfil. Talvez, com uma simples conversa, você consegue ser remanejado de área e trabalhar com aquilo que te prende atenção.

Então, tenha em mente que a sinceridade é uma ótima saída para você manter o foco profissional e, por consequência, elevar seus resultados no emprego. Só não vá cometer o famoso sincericídio, hein?

7) Mantenha sua área organizada

Por fim, nossa última dica de manter o foco profissional e elevar seus resultados: mantenha sua área de trabalho organizada. Afinal, convenhamos que um lugar todo bagunçado faz com que a gente perca a concentração rapidinho, não é mesmo? Por isso mesmo, organize suas coisas, deixe tudo à vista e não procrastine tentando encontrar seus papéis, seus documentos ou material.

 área organizada
Mantenha sua área organizada e você conseguirá manter o foco profissional

E aí isso, pessoal! Espero que tenham gostado das nossas super dicas pra manter o foco profissional e elevar seus resultados no trabalho. Seu emprego te agradece!