Facebook Chatbot: O que é e como usar para aumentar seus resultados
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O Facebook Chatbot é um excelente exemplo de tecnologia que chegou até nós ultimamente. Ele mostra exatamente os caminhos do marketing nos próximos anos: a melhor gestão do tempo. Não adianta negarmos que a sensação geral é a de que a quantidade de horas durante o dia, estão diminuindo. Corremos, corremos e, quando finda o dia, ficou muito sem fazer.

Dessa maneira, as pessoas têm procurado técnicas para otimizar o tempo. Se existem maneiras de fazer com que as atividades do dia a dia sejam realizadas mais rapidamente com a ajuda da tecnologia, por que não o fazer? E se você trabalha com marketing digital, você tem uma boa noção disso. Sobretudo se trabalha em contato direto com o público através das redes sociais.

As pessoas enviam dicas, críticas, pedem explicações, querem comprar, contratar, etc.

É justamente nesse momento que o empreendedor digital pensa nas melhores soluções. Responder todas as mensagens, uma por uma, requer um tempo bem grande. E por pensar nisso, decidimos apresentar a você o Facebook Chatbot.

O Facebook Chatbot é um “robô” que responde automaticamente as mensagens enviadas no Facebook. Isto é, um programa que, através de palavras-chave mencionadas, enviam respostas de maneira automática. É uma excelente maneira de otimizar o tempo de todos. Do profissional, que não precisará responder manualmente, e para o cliente.

Para exemplificar, imagine o dono de uma lanchonete que recebe encomendas através da sua página do Facebook. Ele escolhe palavras como “preço”, “eu quero”, “quanto”, “número de contato”, entre outras. Cada vez que essas palavras forem mencionadas, uma resposta será ativada.

Ou então, é possível enviar mensagens de boas-vindas, agradecimento e até mesmo responder às dúvidas frequentes nas mensagens na própria página. Ou então, enviar um link para uma landing page, para recolher leads. Tudo vai depender da estratégia utilizada.

O Facebook Chatbot

Antes de falarmos especificamente sobre o Facebook Chatbot, vamos entender melhor sobre o Chatbot. Para compreender como criar um bot para Facebook, é preciso começar lá no início.

Vamos lá!

como usar o chatbot facebook
É  no Facebook que você consegue os melhores resultados investindo nas respostas automatizadas

Chatbot é um robô de conversação, capaz de simular diálogos com as pessoas através de uma série de comandos predefinidos. Mesmo estando em alta nos dias de hoje, a tecnologia já tem cerca de 23 anos. Em 1995, já podíamos encontrar programas que simulavam um diálogo. Um exemplo, é o Verbot.

E como você pode imaginar, a tecnologia já foi desenvolvida na intenção de otimizar o tempo dos empreendedores. De lá para cá, veio evoluindo (com acontece com toda tecnologia com o passar do tempo) e o Facebook nos presenteou com ela. Na realidade, como as redes sociais são as vitrines das empresas, seria ótimo se todas elas trabalhassem com o Chatbot.

Enquanto isso não acontece, vamos trabalhar com a opção no Facebook. Afinal, ela é a maior rede social do mundo e também a rede social que as empresas mais utilizam. O atendimento ao cliente é o foco do Facebook Chatbot, priorizando a melhor experiência. É possível, por exemplo, oferecer e receber soluções de maneira imediata. Bom para ambos os lados.

Além das palavras-chave utilizadas para ativar as conversações, como citamos acima, ainda é possível permitir um início. Existem empresas que deixam a opção “get started” (começar) que, assim que é clicada, inicia um diálogo artificial. As respostas são predefinidas, seguindo as escolhas do empreendedor.

A opção é válida tanto para o messenger, quanto para responder mensagens nos posts. Um exemplo, é uma pessoa que está oferecendo um curso, buscando aumentar suas inscrições. Ele programa para que cada vez que uma pessoa comentar “eu quero” no seu post, um link para a página de inscrição seja enviado automaticamente.

Como criar um Chatbot Facebook grátis?

Separamos para você um “Chatbot Facebook tutorial”. Aliás, uma breve explicação para que aprenda como criar um bot para Facebook. Antes de mais nada, é preciso saber que você terá que escolher uma plataforma para o serviço. O Facebook, por si só, não vai oferecer a opção. Sendo assim, você terá que escolher qual a opção que mais tem a ver com você.

Manychat

A primeira opção para possibilitar o Facebook Chatbot, é o Manychat. Basta acessar a página e clicar em “Get Started Free”. Então conecte com sua conta no Facebook, possibilitando que a ferramenta acesse as páginas que administra. Você vai ter, então, acesso ao painel principal. Aqui você vai selecionar as páginas que quer realizar as automações.

O Manychat vai possibilitar algumas possibilidades, como:

  • Dashboard – Permite que você acompanhe a evolução de inscritos na sua lista e possibilita consultar o número de inscritos e o número de descadastros;

  • Audience – Permite que você acesse a lista de pessoas cadastradas na automação. É possível utilizar filtros e conhecer informações sobre seu público;

  • Live chat – Permite a interação através de uma sequência automática ou manual e também ajuda a encontrar mensagens das pessoas inscritas na sua lista;

  • Growth Tools – Aqui você poderá gerar tráfego para o bot do messenger e ainda pode ser utilizado em sites e landing pages;

  • Broadcast – Com essa opção, será possível enviar mensagens para todas as pessoas na sua lista, de uma vez só;

  • Automação – É possível configurar a automação do atendimento que a sua lista vai receber;

ChatFuel

Essa é mais uma opção para aprender como criar um bot para Facebook. Antes de tudo, você terá que acessar a página do ChatFuel. Clique em “Get Started for Free” para ser redirecionado ao Facebook e informe seu nome e email.

Verá duas opções. Selecione a primeira para estar de acordo e a segunda caso queira receber notícias. Clique em “Ok, let me in”. Forneça as permissões de acesso à sua página e clique no botão vermelho “Give Permissions”.

Você poderá criar uma nova página ou atrelar o Chatbot a uma já existente. Então você será levado à dashboard onde vai ter acesso ao tutorial ou conhecer as funções. No menu, à esquerda, selecione a opção “Build” e então “Welcome Message”.

Você pode deixar uma mensagem personalizada de entrada. Substitua o texto existente por algo que expresse os ideais da empresa, relacionando-o com as boas-vindas. Em seguida, clique no botão “+ Add Button” para adicionar os cliques.

Escolha o texto que será exibido e, então, dê um nome ao bloco que será utilizado para responder o cliente. No menu central surgirão os blocos que você criou. Clicando no primeiro bloco, você poderá escolher toda a linha de atendimento que se seguirá.

Para isso, clique em “Add card”. Faça como você fez para customizar a mensagem de boas-vindas. Clique em “Text Card”, adicione o texto e clique em “Add button” para escolher a próxima opção.Poderá disponibilizar um link, colocar um acesso à próxima conversação ou um número de telefone.

Por exemplo, você pode permitir um link clicável que tenha relação com o pedido. Então dois textos serão exibidos (clique em “Text Card” sempre que quiser adicionar novas informações) e o cliente poderá enviar um email. Clique em “Test Chatbot” e pronto. Sua primeira linha de conversa foi realizada com sucesso.

Robôs.im

Cansado de todas essas opções em inglês? Pois então essa é a melhor opção para você. O Robôs.im é uma plataforma toda em português. Isso, por si só, já facilita todo o trabalho. Aqui, nem precisamos oferecer um “Chatbot Facebook tutorial” porque você não terá dúvidas em como criar um bot para Facebook.

Na verdade, a versão em português tornará todo o processo bem simples, sem contar as grandes possibilidades. O Facebook Chatbot oferece melhorias em muitos aspectos. Certamente, se quer melhorar os seus resultados, essa é a melhor opção para sua página comercial no Facebook.

Entre os benefícios, podemos citar:

  • Atendimento personalizado – As mensagens que você customizar, podem cobrir diversos pontos de diálogo com o cliente. Qualquer coisa que o cliente pedir (ou, ao menos, tudo o que conseguir imaginar), vai encontrar uma resposta. Um direcionamento eficiente;

  • Nada de aplicativos – Muitas vezes, para conseguirmos ter acesso aos diversos serviços oferecidos por uma empresa, é necessário baixar aplicativos. Mas quando você aprender como criar um Chatbot Messenger com o Robôs.im, acabou esse problema. Produtos e serviços serão encontrados no mesmo lugar;

  • Aumento do ROI – O retorno sobre o investimento é uma das maiores preocupações de um empreendedor de sucesso. É fundamental estar no controle de tudo o que acontece em seus negócios, e com a automação das mensagens, os custos poderão ser reduzidos;

Ainda será possível acompanhar métricas, responder às perguntas mais frequentes dos clientes e aumentar o número de leads. Sem contar que com a menor fricção, as pessoas se sentem muito mais dispostas a contactar a empresa. Uma empresa que oferece soluções rápidas, tem maior destaque entre o público-alvo.

Não existem motivos para que você não invista no Facebook Chatbot. Sobretudo pela experiência que vai oferecer para o público.

Quais são as vantagens em utilizar os Chatbots?

Não existem dúvidas de que os Chatbots são uma revolução. Não existem discussões quanto ao fato de ser a maior ferramenta de relacionamento existente no mercado mundial atual. Se você ainda não utiliza, você precisa pensar seriamente a respeito. E, se quer aumentar suas vendas, não tenha dúvida que este é um dos caminhos mais indicados.

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Além de melhorar o atendimento ao cliente, aprendendo a usar o chatbot, você pode aumentar suas vendas

Passar por processos de transição, nunca é algo fácil. Exatamente por isso que desenvolvemos esses artigos para vocês. Sabemos que a insegurança pode limitar, mas não tenha medo de, ao menos, tentar. Os benefícios mencionados por empreendedores que utilizam a técnica, são muitos. E claro que separamos alguns deles para você.

  • Disponibilidade – Quantas vezes você precisou de uma informação sobre um produto ou serviço, mas o atendimento só funcionava no horário comercial? Isso é muito frustrante. Com o Facebook Chatbot, você estará fornecendo diálogos 24 horas por dia, durante os sete dias da semana;

  • Automatização – Agora pense em quantas vezes você tentou entrar em contato com uma empresa através de uma ligação ou um email. O tempo de espera para uma resposta pode ser estafante. Com os bots, é possível ter acesso às informações que deseja de maneira imediata;

  • Opções de soluções – Nada mais de “se deseja ‘x’, tecle 1. Se deseja ‘y’, tecle 2”. Ouvir essas mensagens completas para, então, escolher a melhor opção, pode levar muito tempo. Com os Chatbots, é possível encontrar de maneira rápida o que procura, simplesmente escrevendo o que quer saber;

  • Ótima experiência para o cliente – Como se sentiria se, em caso de necessidades ou dúvida, pudesse apenas entrar em uma página do Facebook, escrever duas ou três e palavras e, em questão de minutos, sair de lá sem dúvidas? Pois é assim que seu cliente vai se sentir;

Empreender melhor

Quando uma pessoa deseja se tornar uma empreendedora, ela tem alguns objetivos em vista. Ganhar dinheiro (é claro), ter mais autonomia quanto às escolhas e poder desfrutar de uma liberdade que nenhum outro emprego oferece. Ela tanto quer vencer quanto quer ser livre. E para isso, é preciso ter um negócio de sucesso.

Cada negócio possui características próprias. Sendo assim, cada empreendedor escolhe suas técnicas e tecnologias a fim de obter os melhores resultados. No entanto, existem aquelas opções que fazem a diferença em todo tipo de negócio. E os Chatbots certamente são uma dessas tecnologias. Saber como criar um Chatbot Messenger, por exemplo, é revolucionário.

Oferecer ao seu cliente a melhor experiência possível, é sinônimo de novos horizontes. Para alçar novos vôos é preciso não ter medo de usar as asas. Se quer ver seu negócio crescendo, não se pode ter medo de aprender sempre. E se quer aproveitar melhor a vida, descubra a melhor maneira de empreender. A liberdade propicia a qualidade de vida.

Se utilizar técnicas como o Chatbot, não terá que estar conectado a um computador o tempo todo. Pode ser que vendas sejam realizadas enquanto realiza passeios ou viagens. E mais que isso, você pode vender seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo. Baixe gratuitamente o ebook “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”, do Fagner Borges.

Nele, o criador do movimento Freesider traz as melhores dicas, retiradas de sua experiência. Ou seja, nada de teorias. A mudança está mais perto do que você imagina!