5/5 - (1 vote)

A maioria dos setores da economia nacional tenta se recuperar após uma das crises financeiras mais acentuadas da história brasileira. No entanto, o empreendedor digital tende a contar com algumas vantagens competitivas diante desta reestruturação, uma vez que os negócios virtuais estão cada vez mais consolidados entre o grande público.

Prova disto é que e-commerce brasileiro fechou 2016 com lucro de aproximadamente 45 bilhões de reais, aumento de 7,5% frente aos 41 bilhões de reais em 2015, de acordo com o relatório Webshoppers nº 35, divulgado pela Ebit, empresa de informações sobre o varejo eletrônico nacional.

Mesmo que este teve sido o menor crescimento a partir do começo da série histórica, em 2001, a quantidade de vendas se manteve estável, em 106 milhões, porém o tíquete médio obteve ascensão de 8% se comparado com o ano anterior, saltando de 390 reais para R$ 417.

mandamentos do empreendedor digital de sucesso 1
O e-commerce brasileiro fechou 2016 com lucro de aproximadamente 45 bilhões de reais.

Até agora, a projeção da Ebit é de um aumento de 15% neste ano, em contrapartida a boa parte dos nichos do mercado que estão passando por encolhimento e corte de gastos. Isso significa que há espaço para o empreendedor digital no cenário nacional, desde que se entenda o seu nicho.

Portanto, quem está pensando em ingressar no marketing digital através do mercado de afiliados ou produção de infoprodutos necessita seguir algumas diretrizes para poder se destacar entre a concorrência e se transformar em realidade em um mercado cada vez mais concorrido.

Sendo assim, toda ajuda é bem-vinda, certo? Confira os 10 mandados para construir um empreendimento sólido no mercado digital, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

10 mandamentos do empreendedor digital de sucesso na atualidade

O fato é que o Sebrae é um dos principais suportes para quem está pensando em abrir um pequena ou média companhia e carece de orientações para vencer a burocracia e a falta de experiência. Por isso, esta é uma fonte com credibilidade e respeitada em todo o território nacional. Vamos lá?

1 – Inovar em processo e produto.

O empreendedor digital necessita constantemente contar com novidades para chamar a atenção de novos clientes, bem como manter o interesse dos consumidores já fidelizados. Essa inovação freqüente também é essencial para que se possa executar novos procedimentos tanto para assegurar o atendimento de qualidade quanto para diminuir as despesas na produção.

Afinal, uma nova embalagem que oportunize que o respectivo produto possa chegar até a casa do cliente nas condições ideais, sem gerar nenhum estrago e ainda não dificulte a abertura são bons exemplos de melhorias simples. Mas melhorias que podem ganhar a simpatia de inúmeros clientes.  

2 – Monitorar a concorrência

Esse mandamento serve para o empreendedorismo de maneira geral (físico e virtual), uma vez que é fundamental conhecer a sua concorrência, os valores praticados e as estratégias montadas.

Por isso, você necessita conhecer as promoções, as novidades fornecidas aos consumidores, o planejamento de crescimento, os pontos negativos e positivos de seus produtos e/ou serviços e até mesmo a opinião de seu público-alvo.

Quer saber maneiras simples e gratuitas de fazer isso? Simplesmente, abrindo e acessando a plataforma do seu concorrente e entrando como cliente nos estabelecimentos comerciais parecidos ao seu. Mas, você precisa visitar dois ainda dois locais indispensáveis: as redes sociais e também o site Reclame Aqui, para descobrir se existem queixas em aberto.

Essas observações precisam ser levantadas não com o intuito de difamar o seu adversário comercial, mas para avaliar o seu próprio empreendimento. Será que você não comete falhas parecidas? Não será possível superar a concorrência com medidas e ágeis? Faça essa avaliação esporadicamente.

3 – Informatizar a gestão do negócio

Realmente, o empreendedor digital precisa estar alinhado com as novas tecnologias. Existe no mercado um conjunto de aplicativos e programas que ajudam na parte de finanças, controle de estoque, cadastro de cliente, sistema de pagamento, rastreamento de produtos, métricas de alcance nas redes sociais, entre outros.

Esses mecanismos virtuais são válidos e fornecem maior credibilidade na gestão ao seu negócio. É relevante selecionar programas segundo as suas necessidades. Também é interessante criar alternativas sob medida para os seus processos internos.

Às vezes, pequenos ajustes em plataformas virtuais podem ser sensacionais para promover a redução de despesas e otimizar o seu tempo no mercado de afiliados, resultando em um aumento nos seus rendimentos. Por isso, fique atento as novas possibilidades!

Saiba tudo sobre o mercado de afiliados

4 – Atualização frequente e especifica para seu campo de atuação

Esse quarto mandamento se encaixa muito bem com o anterior, pois você não deve se limitar a contar com ferramentas atualizadas e específicas para o seu setor, bem como necessita fazer isso pessoalmente. Ou seja, não adianta absolutamente nada ter um programa recém-lançado sem dominá-lo.

profissional estudando online 3
Você não deve se limitar a contar com ferramentas atualizadas e específicas para o seu setor, bem como necessita fazer isso pessoalmente.

Portanto, você precisa se comprometer com estudos, assistir a vídeos, aprender novas formas de realizar os seus afazeres diários, delegar tarefas, revisar os procedimentos e não ficar preso a uma zona de conforto. O marketing digital pode ser considerado como um nicho em contínua transformação e é essencial se manter alinhado para não perder espaço.

Além disso, o treinamento também é determinante para se motivar e encontrar alternativas para os seus problemas. Ninguém tem ideia do que pode surgir na sua área no dia seguinte, assim, sempre é importante buscar por novos conhecimentos, parceiros e objetivos.  

5 – Aprimoramento do processo de atendimento ao consumidor

Mesmo com a propagação da rede mundial de computadores para todos os cantos do Brasil, a propaganda boca a boca ainda se mantém como uma das mais eficazes formas de publicidade. Mas, quem disse que não existe algo semelhante no marketing digital?

Sempre que uma pessoa deixa uma classificação positiva na sua Fanpage, compartilha uma experiência satisfatória na sua companhia ou marca os amigos para participar de uma promoção está realizando algo muito parecido com o tradicional boca a boca.

Um consumidor bem atendido, provavelmente, retorna e indica o serviço ou produtos para amigos e familiares. E não existe nenhuma propaganda mais confiável do que a palavra de um conhecido. Os internautas se baseiam muito mais nas experiências de seus amigos do que nos comerciais ou ações de marketing.

Você pode até atingir uma pessoa com a sua campanha agressiva, só que a decisão de compra só será tomada a partir da análise dos seus antigos consumidores. Por causa disso, você necessita oferecer a melhor experiência possível ao seu cliente e resolver os problemas em um curto espaço de tempo.

Isso mesmo! Quando você reconhece uma falha no sistema e procura resolvê-la com agilidade, educação e responsabilidade tende a ganhar a simpatia daquele consumidor.

Afinal, ninguém está livre de problemas, não é mesmo? Errado não é admitir o problema, mas demorar a tomar atitude para solucioná-lo. Ao fazer isso, você não perde somente um cliente, mas pode ter a sua imagem arranhada gravemente.

6 – Manter uma quantidade satisfatória de estoque

O ideal é que o empreendedor fique permanentemente atento a quantidade de elementos no seu estoque a fim de não ter a sua operação interrompida de uma hora para a hora. Isso não significa montar um estoque infinito, uma vez que pode gerar uma despesa astronômica.

Ao mesmo tempo, nada é mais prejudicial a sua marca no mercado digital do que um cliente que solicita um produto e não tem o prazo de entrega respeitado. Por isso, faça um planejamento responsável para ter uma noção exata do que necessita acumular e guardar em todos os períodos do ano.

É sempre bom recordar que os itens mais caros precisam ser armazenados em menor quantidade do que os demais, só que não devem rarear a ponto de faltar. Caso isso aconteça, é preciso avisar isso aos seus clientes nas suas plataformas de vendas.

7 – Monitorar oportunidades de mercado

É fundamental prestar atenção e ajustar o seu empreendimento às tendências de mercado. Por exemplo, se fala muito a respeito de alimentação fitness nos dias de hoje, assim, é indicado que uma loja virtual de roupas ou equipamentos esportivos possa se adaptar a essa nova exigência de seu público-alvo.

como encontrar oportunidades 5
É fundamental prestar atenção e ajustar o seu empreendimento às tendências de mercado.

Se existe uma grande demanda a ser atendida, esta pode uma boa oportunidade de novos negócios e aumentar consideravelmente o seu lucro no fim do ano. Por isso, é indicado sempre saber avaliar os interesses dos seus seguidores, se adequar as expectativas de cada fase do ano e estabelecer preços satisfatórios tanto aos clientes quanto a sua saúde financeira.

8 – Procurar parcerias dentro do seu nicho

Você sabia que pode participar de licitações públicas? Isso mesmo! A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor desde 2006, estipula determinadas vantagens para o empreendedor digital ou físico nas compras do governo.

Portanto, se esta é uma possibilidade útil para o seu e-commerce é possível verificar os editais de compras de prefeituras e secretarias de sua cidade ou entrar em contato com as comissões de licitações locais. Mas, esta dica também para a realização de parcerias com personalidades ou empreendimento que possa alavancar ainda mais os seus negócios.

9 – Buscar inserção nas cadeias de fornecimento de médio e grande

Essa medida também pode ser vista como uma continuidade do mandamento anterior, uma vez que há como existir um convívio satisfatório e útil entre o grande empresário e o pequeno empreendedor digital, sobretudo, após a aprovação da Lei da Terceirização.

Isso acontece porque as companhias podem se aliar para que se possa colaborar em alta fase do fornecimento de produtos, mercadorias ou peças. Tudo isso porque o empreendedorismo pode se fortalecer com ações conjuntas quando não existe a perspectiva de concorrência, mas benefícios mútuos.

10 – Manter a atratividade do ambiente do negócio

O ambiente é o cartão de visitas de um negócio virtual ou físico. Se o dono de uma limpeza necessita cuidar da limpeza, a organização, a pintura, as condições dos móveis e também a qualidade do atendimento, o empreendedor digital deve se atentar para criação de uma plataforma intuitiva, simples e acessível em todas as telas.

Nem sempre é necessário gastar muito para alcançar um nível de excelência tanto na sua estrutura física quanto virtual, desde que se saiba todas as suas prioridades e o que é indispensável para a concretização de uma venda para o seu público-alvo.

Por isso, é fundamental levar em consideração todos os comentários e/ou críticas construtivas dos seus internautas, certificando-se sempre que seu e-commerce não sairá do ar em função de uma grande quantidade de visitantes ao mesmo tempo, algo facilmente evitável nos dias de hoje.

Agora que você conhece os 10 mandamentos do empreendedor digital para alcançar o sucesso nos dias de hoje, é necessário entender como tirar o maior proveito do seu dia de trabalho, certo? Isto é, o que é preciso fazer para trabalhar de maneira otimizada, mas sem comprometer todo o seu dia!

Organização e produtividade são as palavras mágicas para alcançar não apenas a estabilidade econômica, bem como a liberdade de tempo. E tudo isso estará ao seu alcance na vídeo-aula “O Dia de 3 horas”. É gratuito, online e baseado em cases de sucesso! Você vai se surpreender!