Passo a passo de como funciona o google adwords
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Lançado no mercado em 2000, o google adwords desde a sua concepção até os dias hoje é a plataforma de anúncios que mais se destaca no meio digital.

Mas do que se trata essa ferramenta, que há anos mantém forte liderança no mercado? Google adwords é um serviço de links patrocinados do Google criado para disponibilizar um espaço nas páginas do site de buscas para anunciantes que desejam expor seus anúncios para bilhões de pessoas, e assim realizar vendas online.

Como funciona o google adwords?

Na prática o google adwords funciona da seguinte forma: um cliente em potencial busca no google a ação que ele deseja fazer, como por exemplo comprar um determinado produto. Nos resultados das buscas aparecerão anúncios destacados nas três primeiras posições – este “destaque”  acontece justamente por conta do recurso adwords e é importante, pois gera na lead a sensação de que, as opções que aparecem no topo da pesquisa, são as melhores.

Para um anúncio figurar os primeiros lugares numa pesquisa, não basta apenas fazer um cadastro no google adwords e colocar qualquer propaganda lá. É necessário ter foco e saber otimizar suas campanhas como explica o fundador do movimento freesider, o Fagner Borges, no vídeo abaixo:

Agora que você sabe o quão é importante é produzir um anúncio bem feito, vamos a melhor parte? Como ganhar dinheiro na internet tirando o máximo de proveito do google adwords para promover seus anúncios e ser um empreendedor digital de sucesso.

Conhecendo o Google Adwords

Como sabemos o google adwords é uma plataforma de publicidade, que exibe anúncios em forma de links patrocinados quando alguém faz uma busca pela internet. Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras chaves usadas nessa busca.

A rede de pesquisa é composta pelos resultados do google e de sites parceiros de buscas. Os anúncios são destacados logo, nas três primeiras posições e para palavras-chave de alta concorrência, também nas três últimas posições.

Além dos sites de pesquisa do Google, também fazem parte da rede de pesquisa os resultados de busca de grandes portais como Terra, UOL, e também sites menores que contam com mecanismos de busca internos e fazem parte da rede de afiliados do Google, o Google AdSense.

Tudo isso aumenta consideravelmente suas chances de ganhar um clique no seu anúncio e fazer uma venda online. Pois a todo o momento seus anúncios serão exibidos para pessoas que estão realmente interessadas no que você tem a oferecer.

Como funciona o google adwords? Estrutura em três níveis.

1º Nível da conta: Criar uma conta é o primeiro passo,  para começar a usar todos os recursos do google adwords. Para tanto, basta ter um email do Gmail e se cadastrar. Nesta etapa são definidas as permissões de acesso a conta, senhas e dados de faturamento.

2º Nível  de campanha: Após realizar o seu cadastro na plataforma já é possível criar as primeiras campanhas. Nesta etapa você escolhe o tipo de campanha que definirá como seus anúncios serão publicados e em seguida, definir as configurações de dispositivos, segmentação de local, de idiomas, estratégia de lanças e as extensões de anúncios.

3º Nível de grupos de anúncios: Neste nível você cria um grupo de anúncios que contém um ou mais anúncios segmentados por um conjunto de palavra chaves. Uma boa dica é basear os grupos de anúncios nas seções ou categorias que será anunciado. Depois disso, você será direcionado a uma página para criar um novo anúncio e definir suas respectivas palavras-chave e seus lances (custo por clique).

Como vender pela internet usando a segmentação do adwords a seu favor?

O adwords utiliza diversas formas de segmentação que podem inclusive serem combinadas para multiplicar a eficácia de seus anúncios deixando-os mais relevantes e criativos. São elas:

– Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços, ou que já visitaram websites sobre esse mesmo assunto pesquisado no histórico de navegação.

Quer saber como selecionar as palavras-chaves certas para o seu anúncio? Confira no vídeo abaixo as dicas de Fagner Borges e Felipe Pereira e mãos a obra:

Segmentação por tópicos e canais: para você que tá aprendendo agora como funciona o google adword, é importantíssimo saber que a plataforma permite escolher tópicos específicos, sendo seus anúncios exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico. Sabe aqueles sites mais acessados pelo seu público alvo? Também é possível escolher mostrar seus anúncios diretamente neles.

– Público alvo: e por falar em público alvo é possível exibir anúncios para as leads, mesmo quando elas estiverem navegando em websites que não estejam relacionados a sua campanha.

– Local de exibição do anúncio: há também a opção de escolher onde sua campanha será mostrada. Mecanismos de busca? Sites comerciais ou pessoais? Você decide.

– Idade, local e idioma: sabe o público que será impactado pelos seus anúncios? Você pode filtrá-los ainda mais, definindo sua localização geográfica, idade, bem como seu idioma.

– Programação do período (tempo): pode ainda exibir seus anúncios em horas, dias específicos e também escolher a frequência de exposição desses anúncios.

– Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos – computadores, tablets e smartphones, e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

Como o funciona o google adwords? Posição dos anúncios.

Toda vez que uma pessoa faz uma pesquisa no google, acontece um leilão pela palavra-chave pesquisada. No entanto a classificação de anúncios (Ad Rank) leva em conta além do lance máximo de custo por clique (CPC) o índice de qualidade da palavra chave.

Isso quer dizer que sendo a classificação de anúncio, uma combinação do seu lance com o índice de qualidade, mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, o seu anúncio ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque por um preço menor, usando a palavra-chave escolhida.

Por conta da oscilação da concorrência, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, ou seja, é natural observar alguma variação na posição do anúncio na página ao longo desse processo.

Porque o índice de qualidade é tão importante?

O índice de qualidade faz com que o adwords beneficie quem oferece anúncios realmente relevantes para as pessoas. Trata-se de uma estimativa da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e da Landing Page (página de destino).

índice qualidade do google adwords
O índice de qualidade faz com que o adwords beneficie quem oferece anúncios realmente relevantes para as pessoas.

Quanto mais significativos forem os anúncios e as landing pages para as leads impactadas, maior será a probabilidade de você encontrar índices de qualidade melhores e aproveitar as vantagens de ter um anúncio qualificado, como uma posição mais alta ou um custo por clique menor.

Os componentes do Índice de qualidade são:

– CTR (taxa de clique);
– Relevância do anúncio;
– Experiência na Landing page ou página de destino.

Para calcular o índice de qualidade, o google avalia o CTR da palavra-chave que disparou o anúncio, ou seja, o número de vezes em que o anúncio foi clicado dividido pelo número de vezes que o anúncio apareceu para o usuário (impressões). A ideia é que, se o anúncio recebe muitos cliques em relação a outros, provavelmente ele é mais relevante que os demais.

E por falar em relevância do anúncio…

A relevância do anúncio indica o valor de sua palavra-chave em relação à mensagem do anúncio. Se uma pessoa faz uma pesquisa com uma determinada palavra chave e acha um anúncio coerente com a pesquisa, é porque esse anúncio tem relevância.

Como funciona o google adword? Páginas de destino (Landing Pages)

As páginas de destino possuem de extrema importância no índice de qualidade dos anúncios. Quando uma lead acessa uma página através de um anúncio, ela tem uma expectativa, se essa expectativa não for alcançada, ela poderá rejeitar a página e realizar uma nova pesquisa.

O google pode medir o grau de positividade da experiência do usuário ao chegar a sua página de destino. Para melhorar a experiência de uma landing page, considere:

Oferecer conteúdo coerente aos anúncios, relevante e original.

-Transmitir credibilidade, oferecendo explicações sobre seus produtos ou serviços, antes mesmo de pedir que os usuários preencham formulários ou realize a compra.

– Facilitar a navegação. Se o seu público realiza buscas através de smartphones, por exemplo, isso é prioridade máxima! Garanta que o carregamento seja rápido o suficiente para que as pessoas que clicaram no seu anúncio, não saia do site, por achar que está demorando demais.

A experiência da Landing Page não afeta somente seu índice de qualidade, mas também a classificação do seu anúncio e os custos de publicidade.

Como vender pela internet? Opções de remarketing do google adwords

O remarketing é uma ótima estratégia do google adwords, que pode, e muito, ajudá-lo a realizar mais vendas online.
A tática 
consiste em exibir novamente um anúncio de serviço ou produto que havia despertado a atenção de uma pessoa anteriormente.

remarketing do google adwords 2
Se seu anúncio despertou o interesse de uma pessoa, você pode configurar para perseguir o prospecto por onde ele for.

Através do remarketing dá para alcançar as pessoas que já passaram pelo seu site ou acessaram seu aplicativo. Esses usuários podem ver seus anúncios enquanto visitam sites que fazem parte da rede de display do google ou quando realizam novas buscas por termos semelhantes.

O Google Adwords disponibiliza os seguintes tipos de remarketing:

-Remarketing padrão: os anúncios são exibidos aos visitantes anteriores enquanto eles navegam em sites e aplicativos da Rede de Display.

Remarketing dinâmico: é possível exibir anúncios gerados dinamicamente (criados pelo google adwords) para usuários que visitaram o site anteriormente, com produtos e serviços que eles visualizaram enquanto navegam em sites e aplicativos da Rede de Display.

Remarketing para dispositivos móveis: é possível exibir anúncios para pessoas que já usaram seu aplicativo ou site mobile enquanto elas usam outros aplicativos ou acessar outros sites.

Listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa: é possível exibir anúncios a pessoas que já visitaram seu site enquanto elas continuam pesquisando o que precisam no Google, depois de sair do seu site.

Remarketing em vídeo: as pessoas que interagiram com seus vídeos ou seu canal do YouTube também podem ser impactadas novamente, enquanto navegam no YouTube e em outros vídeos, sites e aplicativos da Rede de Display.

Além do remarketing, o google adword permite através do recurso “público -alvo semelhante” que você encontre novos clientes com o perfil parecido com o das leads que costumam se interessar pelo o que seu anúncio oferece, aumentando assim suas possibilidades de fazer mais conversões.

Como funciona o google adwords? Custos e investimento

No adwords, você tem total controle sobre os valores investidos, pois ele pode especificar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha. Como anunciante, você possui ainda alternativa de ser cobrado, apenas quando seu anúncio for clicado – a cada mil impressões ou apenas quando ocorrer convenção.

como funciona o google adwords 3
No adwords, você tem total controle sobre os valores investidos, pois ele pode especificar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.

O Google adwords oferece também informações preciosas para que você possa aperfeiçoar seus anúncios e consequentemente obter um ótimo retorno sobre o investimento (ROI) – como contabilizar as impressões e os cliques, saber se a lead fez alguma conversão no site, e ainda acompanhá-la, exibindo novos anúncios por meio de remarketing.

Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics podem ser utilizadas para saber mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles tendem a pesquisar seu produto, ou em que ponto do site podem estar abandonando o processo de compra.

Todos esses dados quando bem supervisionados, podem aumentar em muito o seu retorno financeiro, uma vez que você poderá separar os anúncios mais atrativos, dos de baixa de desempenho para investimento.

Outra vantagem do adwords é que é possível começar investindo pouco, sentir o retorno, avaliar a aceitação do seu anúncio, para  só depois aumentar o investimento.

Bons motivos para anunciar no google adwords

A plataforma do google adwords pode ser um aliado fortíssimo, na  sua aventura pelo empreendedorismo online, já que tanto no mercado de afiliados, quanto em qualquer outro ramo digital, a premissa é basicamente a mesma – Fazer o seu anúncio alcançar o público certo e na hora certa.

E para transformar essa máxima, devidamente em realidade, você não precisa quebrar a cabeça, pensando em como vender pela internet. Com um domínio razoável de marketing digital e disposição para aprender e aprimorar cada vez mais seu negócio online é possível realizar um bom número de conversões, alcançando o sucesso em um curto espaço de tempo.

Por isso, para motivá-lo a aperfeiçoar seus anúncios e técnicas de vendas, recomendamos assistir ao vídeo abaixo, em que Fagner Borges conta, como ganhar dinheiro pela internet, utilizando as melhores estratégias de vendas:   

Agora que você já tem uma boa noção de como anunciar seu produto ou serviço, o convidamos para participar da nossa jornada de liberdade gratuitamente. Clique no link abaixo e venha colocar todo esse conhecimento em prática, rumo a sua independência financeira: