Veja como ganhar dinheiro ensinando pela internet agora em 2018
Vote neste post

Aprender como ganhar dinheiro ensinando pela internet é possível sim, apesar de ter gente que diz que não. Trabalhar como professor online é uma excelente maneira de conquistar uma boa fonte de renda. Basicamente você vai ensinar as pessoas a realizarem alguma atividade. Ou desenvolver alguma ideia. Consegue imaginar o quê? Então seja um professor online.

Dar aulas online pode parecer algo muito complicado, mas na realidade toda pessoa pode fazer isso. Não acredita? Então atenção a esse artigo elaborado especialmente para você. Aqui você vai descobrir como ser um professor online e ainda conquistar uma boa renda com isso. Sem mais delongas, pronto para aprender como ganhar dinheiro ensinando pela internet? Vamos lá.

E então, como ganhar dinheiro ensinando pela internet?

Não precisa ficar preocupado achando que é complicado demais ganhar dinheiro na internet dessa forma. Todas as pessoas podem, afinal, a internet é um campo democrático. Você não precisa ter uma especialização absurda para ensinar algo. Aprender como ganhar dinheiro ensinando pela internet é entender que você tem total capacidade de dar aulas online.

como ganhar dinheiro ensinando pela internet
Para ganhar dinheiro basta identificar o conteúdo que você mais domina e em como esse conhecimento pode ajudar outras pessoas

Trabalhar como professor online é perfeitamente possível pelo simples fato de que todos – absolutamente todos – têm algo a ensinar. Veja bem. Sua avó sabe fazer um bolo de cenoura que ninguém mais sabe? Pois então ela poderia dar aulas online, entendeu? Ela conhece uma receita saborosa. É a única? Pode ser que não. Mas muitas pessoas não sabem fazer igual.

E são justamente essas pessoas que vão buscar dicas. As pessoas que não sabem fazer aquilo. Sempre vai ter alguém que está um passo atrás. Agora aplique a lógica a você. No que você é bom? Sabe se comunicar? Falar inglês? Terminar um jogo em tempo recorde? É formado em História? Qualquer que seja seu conhecimento, ele pode ser passado adiante.

Uma dica é observar em quais momentos as pessoas procuram sua ajuda. Elas perguntam sobre música ou cinema? Como editar vídeos? Como editar fotos profissionalmente? Não importa. Você certamente sabe fazer algo muito bem, e então essa é a chance para trabalhar como professor online. Sendo assim, antes de mais nada, você precisa ter um método.

Isto significa que você precisa escolher de que maneira vai transferir seu conhecimento. Se você se comunica bem, poderá disponibilizar aulas em vídeos. Se escreve bem, pode oferecer um material escrito. Seu curso pode ser elaborado em uma só aula, ou terá que dividir em algumas etapas? Isso tudo faz parte do planejamento do método. É o passo mais importante, a princípio.

Após essa etapa, começa a criação do material.

1 – Escolha seu nicho de atuação

Esse é o primeiro passo para entender como ganhar dinheiro ensinando pela internet. Você precisa encontrar seu nicho de atuação. Nicho é o ramo. É aquele setor em que suas aulas de encaixam. Por exemplo, se sua avó que saber fazer o bolo de cenoura decidir dar aulas online, o nicho será o culinário. Se você vai ensinar exercícios de emagrecimento, o nicho é o de esportes.

Quando você escolhe o nicho de atuação, você abre diversas oportunidades futuras. Por exemplo, você sabe, além de dicas para emagrecer, como aumentar a massa magra? Pronto, você já poderá ganhar dinheiro na internet com mais uma lição que tem a ver com o nicho de atuação. E, certamente, o que não faltam são temas que façam parte desse nicho.

E claro que a criatividade e originalidade também terão a ver com o sucesso financeiro. Todo assunto que tenha a ver com seu nicho, você pode englobar. Inclusive aqueles que ninguém espera. Por exemplo, quem está no nicho da saúde e esportes, pode muito bem ensinar receitas que vão auxiliar na manutenção do peso, no ganho muscular, no bem-estar, entendeu?

Atualmente, os nichos mais lucrativos são:

Se seu conhecimento se encaixa em algum deles, você está muito bem. Se não se encaixa, não se preocupe. Internet está aí para isso mesmo. Divulgação é tudo! Lembra daquela liçãozinha da escola sobre oferta e demanda? Entrar em um nicho com baixa procura pode ser a chance ideal para ganhar mais dinheiro. Fazer mais sucesso. Tudo vai depender das suas estratégias.

Se conseguiu encontrar seu nicho, ótimo. Você já está quase pronto para ser um professor na rede. Antes, você terá que seguir mais alguns passos. Mas o mais importante é que sua aula já está sendo estruturada. 

2 – Identifique o público-alvo

Imagine que você é chamado para realizar uma aula. A pessoa que te contrata fala que você vai ter que falar sobre computação. E pronto, não informa mais nada. Como você será capaz de preparar uma aula? Quem são essas pessoas que vão assistir sua aula? Elas já têm um bom conhecimento a respeito ou precisam ser ensinadas desde os primeiros passos?

identifique seu publico alvo
Planeje bem a metodologia e o conteúdo das suas aulas e foque sempre nas necessidades do seu público-alvo

É para falar sobre programação ou design? É impossível criar uma aula para pessoas que não sabemos absolutamente nada a respeito. Assim sendo, para oferecer algo de qualidade, você precisa saber o que as pessoas estão procurando. É justamente isso o público-alvo. E quanto mais você o conhecer, mais personalizado será o seu material. E as pessoas gostam disso.

Seja um professor online que conhece exatamente seus alunos. E como conhecer um público praticamente infinito? Simples. Você vai construir uma persona. A persona é a pessoa que representa seu público de maneira geral. Portanto, procure conhecê-la. Por exemplo: o que ela está buscando nas suas aulas? O que ela está querendo saber? Ela já possui conhecimento? Qual a idade dela?

Como ser professor online sem criar essa ponte de comunicação? As pessoas estão ali apenas esperando um impulso. Estão esperando alguém disposto a falar a linguagem delas. Elas também estão inseguras quanto às novas lições. Sendo assim, seja um professor online atencioso e disposto a compreender todas essas questões. Isso vai aproximá-lo do público.

Afinal, como ser professor online sem empatia, não é mesmo? Como ganhar dinheiro ensinando pela internet se as pessoas não se identificarem com a maneira como transmite seu conhecimento? Sua persona deve contar com características como idade, ocupação, sexo e local onde reside. Também pode ser bacana definir alguns hábitos e lugares onde frequenta.

Outra dica é sempre saber quais são suas aspirações, para saber usar os gatilhos mentais.

3 – Defina o problema

Você já sabe seu nicho de atuação e já sabe quem é o seu público-alvo. Você já fez as perguntas necessárias para chegar o mais próximo possível dele. Entretanto, você sabe o que o motivou a estar procurando seus ensinamentos? Será que ele apenas quer adquirir conhecimento, ou quer fazer das suas aulas sua principal fonte de renda? Avalie bem isso.

Até mesmo porque a sua responsabilidade diante disso tudo pode mudar. Se o seu público é formado por pessoas que apenas querem agregar, você tem uma certa posição. Agora, se o público está precisando de uma renda extra, sua responsabilidade aumenta. E, por fim, se o público é formado por pessoas que precisam urgentemente de dinheiro, é muito sério.

É preciso, a cada passo da criação do seu material, você ter essa consciência. Você está passando adiante seu conhecimento para pessoas. Pessoas de verdade, que são mães e pais, filhos, profissionais. Elas possuem sonhos, querem conquistar algo e merecem. Tal qual você. Então faça esse trato com você mesmo. Definido o problema da pessoa, seja responsável.

4 – Ofereça a solução

E como começamos a mencionar acima, a responsabilidade deve fazer parte de todo o seu trabalho. Seja um professor online que queira mesmo o sucesso de todo o seu público. A nobreza de sentimentos também é uma excelente maneira de alçar novos vôos. E, no fim, pode ter certeza que você vai colher não apenas frutos materiais, mas emocionais e psicológicos também.

ofereça soluções para seu cliente
Pense em sua aula como uma maneira de oferecer ao aluno soluções para os problemas. Essa troca é importante para o sucesso do seu produto

Você identificou o problema. Já sabe porque a pessoa está ali buscando seu conteúdo. Então é hora de oferecer a melhor solução que pode. E oferecê-la da maneira correta. Nada de dificultar os ensinamentos. Fale sempre de igual para igual. Por mais que tenha um mestrado em determinada área, se você vai trabalhar com um público que fala uma linguagem mais simples, use-a.

Como ser professor online se os alunos não o compreenderem? Trabalhar como professor online, nesse ponto, é como estudar e se formar para dar aulas para crianças. Você não pode falar com seus alunos da mesma maneira que aprendeu. Eles precisam compreender e você precisa deles para poder trabalhar. Sendo assim, quanto mais simplificada a linguagem, melhor.

A solução deve resumir todo o âmago da dor. Você deve colocar a pessoa no que é chamado de “rota: problema-solução”. Mostre a ela que você compreendeu exatamente o problema dela e tem uma forma bastante interessante de resolver. Aliás, mostre a ela que a solução que você oferece, é a melhor que ela vai encontrar. Você trabalhou para isso mesmo, não é verdade?

Como ganhar dinheiro ensinando pela internet, se o público não acreditar no que está ali? Como ganhar dinheiro ensinando pela internet se as pessoas não sentirem que podem confiar no que está transmitindo a elas? Por isso batemos tanto na tecla da responsabilidade e conteúdo de qualidade. Isso gera credibilidade.

E credibilidade gera a sonhada referência.

5 – Venda

E então, como ganhar dinheiro ensinando pela internet se você não souber vender? Pois é. Todo o trabalho foi desenvolvido para chegar aqui. E o momento chegou. Como vai fazer para vender? Já tem estratégias? Já sabe para quem vai oferecer? Uma boa ideia, é oferecer seu material em plataformas que trabalham vendendo cursos, como é o caso da Hotmart.

Não tem ideia de como funciona o mercado de infoprodutos? Calma. Olha o Fagner Borges aí, criador do movimento Freesider, trazendo – como sempre – dicas incríveis para realizar essa etapa.

Bacana, não é mesmo? Então agora que você sabe como funciona o mercado de infoprodutos, já sabe em que lugar você está. Você é um infoprodutor. Além dessas plataformas para realizar vendas, você pode, por exemplo, utilizar o Facebook Ads. Criar listas de email, utilizar técnicas para otimizar seu tempo e se fazer presente nas redes sociais. Seu público está lá.

Tenha um calendário editorial e siga rigorosamente sua rotina de trabalho. Divulgue da maneira correta. E lembre-se que nem sempre divulgação tem a ver com investimento financeiro. Procure terceirizar tudo o que puder. Não tenha medo de delegar certas responsabilidades. E sempre – sempre – mantenha o foco e tenha um objetivo determinado.

Uma pessoa que caminha sem objetivos fica como um barco à deriva. Não permita que a vida te empurre para caminhos aleatórios. Seja dono das suas escolhas. E demonstre toda essa segurança na hora de vender. As pessoas sentem muito mais confiança em quem sabe do que está falando. Coloque pequenas metas e vá aumentando. Isso vai te manter motivado.

E, acima de tudo, não perca seus ideais. Não esqueça o que foi que te motivou, lá no começo, a começar a trabalhar dessa maneira. Esses são os seus valores. Não os perca.

Bônus – Dica Freesider

Separamos uma dica especial para você que nos acompanha. Existe uma outra maneira de descobrir como ganhar dinheiro ensinando pela internet. Você pode, antes de tudo, conhecer o público-alvo. Ou melhor, definí-lo. E então, em cima disso, começar a construir a sua estrutura. Os métodos que vai utilizar.

Imagine que o que você vai ensinar pode ser transmitido em mais aulas. Em três, por exemplo. Você pode dividir esse conteúdo em três aulas e anunciar. Até o dia da primeira aula, você terá tempo o suficiente para criar o seu material focado nos interesses do público. Também uma ótima maneira de criar um conteúdo de qualidade e personalizado.

Não perca mais tempo e realize os seus sonhos. Você certamente tem algo importante a ensinar. Não tenha medo de colocar esse ensinamento em forma de conteúdo e vender. Tudo o que você vai precisar, é um computador com acesso à internet. Isto é, você poderá fazer do mundo, seu escritório!

Baixe gratuitamente o ebook do Fagner “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo” e absorva mais um pouco de conhecimento. Essa é a chance de perceber que sua revolução está logo ali!