O contato com a vida selvagem te fascina? Você acredita que lugar de animal selvagem é na selva? Adrenalina é seu combustível para viagens?

Se você se encaixa nesse perfil, você é um candidato ideal a fazer um safári na África. E nós temos todas as informações de que precisa.

O contato com a vida selvagem fascina muita gente… E você? Também é fascinado?

Então, acompanhe-nos até o final, porque você se sentirá como se estivesse em um safári real. Duvida? Então venha com a gente!

Um safári na África é uma verdadeira aventura

O costume em trilhar pela natureza selvagem africana vem das viagens feitas por ricos comerciantes do século XIII que caçavam nas planícies da África para ter como troféus cabeças de animais selvagens penduradas nas paredes de casa.

O costume em trilhar pela natureza selvagem africana vem das viagens feitas por ricos comerciantes do século XIII

Hoje, os viajantes buscam os animais para tirar fotos ao invés de matá-los, mas se deparam com as mesmas cenas que têm fascinado exploradores ao longo da História: milhares de zebras migram através das pastagens, bandos de flamingos fluorescentes que criam um campo de cor através de um lago brilhando e leões deleitam sonos e caças.

Um safári na África é feito, na maioria das vezes, ao buscar os “cinco grandes”: búfalo, leões, leopardos, elefantes e rinocerontes.

A chance de chegar perto destes animais e em seus habitats naturais é uma experiência única. Mas antes que você veja mais sobre isso, dê uma olhada nestes conteúdos que destacamos:

1 – 9 lugares incríveis para conhecer na África do Sul

2 – 10 lugares para conhecer antes de morrer

3 – Descubra agora os melhores destinos para o Carnaval 2017

DICA IMPORTANTE PARA UM SAFÁRI NA ÁFRICA

Safáris podem ser fisicamente desgastantes e cansativos e você pode não ver todos os animais que esperava.

Como a maioria dos destinos de safári estão em países em desenvolvimento da África subsaariana, os viajantes devem tomar certas precauções de segurança e saúde. Se você está planejando um safári (ou apenas sonhando com ele) deve se preparar o quanto possível.

Ao obter alguns bons guias, conversar com amigos que estiveram na África e seguir essas dicas você terá uma experiência da qual nunca esquecerá.

Tipos de safáris na África

Para a maior parte das pessoas, safári é um tipo caro de férias, mas, como com qualquer outro tipo de viagem, é possível adaptar o seu safári para adequá-lo ao seu orçamento pessoal. O tamanho de seu safári afetará o seu custo. Se estiver procurando luxo ou mesmo apenas água quente e uma cama confortável, prepare-se para pagar mais.

1 – Safári de Luxo

Um safári de luxo custa milhares de dólares por pessoa, por semana, com excursões, alimentos e bebidas inclusos.

Hotel de luxo na savana africana.

Esses pacotes de luxo oferecem aos viajantes o conforto de uma casa em meio à vida selvagem africana. As acomodações variam de suítes com ar-condicionado a elegantes tendas, onde você se sente acampando, mas com regalias como água quente, roupa de cama e sofisticados serviços de atendimento. Conforto como esse pode chegar facilmente a mais de US$ 1.000 por noite.

2 – Terrestres ou safáris móveis

Os safáris overland geralmente são do tipo mais barato de excursão organizada. Um safári terrestre envolverá acomodações de parques de camping e você provavelmente viajará em grupo com outros viajantes.

Os safáris overland geralmente são do tipo mais barato de excursão organizada

São geralmente participativos e as tarefas como cozinhar e montar acampamento são divididas entre os membros da equipe.

3 – Self-Drive

Há a possibilidade de fazer um safári sozinho, em que você dirige seu próprio carro e explora as belezas da sua forma. Esse tipo de excursão só é possível em parques públicos que normalmente têm estradas pavimentadas e sinalização.

Nesse caso, acomodações e refeições ficam sob sua responsabilidade e é necessário apenas alugar um carro apropriado, sendo esta a opção mais barata para fazer um safári na África. Uma desvantagem em um safári self-drive é que, sem um guia local experiente, você pode deixar de ver alguns animais selvagens.

Uma solução é seguir os guias impressos e as placas de sinalização ou perguntar a outros viajantes se eles avistaram alguns desses animais que você procura.

Agora, finalmente… Onde fazer uma safári no continente africano? 

1 – Quênia

A mais abundante vida selvagem do Quênia pode ser encontrada no Masai Mara National Reserve, onde grandes manadas de animais fazem uma migração anual através das planícies.

Lago repleto de flamingos

Além de Masai Mara, o lago do Grande Vale do Rift e o Lago Bogoria concentram uma grande variedade de vida selvagem como milhares de flamingos coloridos que residem por lá.

Embora o Quênia seja um dos destinos de safári mais populares, o país tem visto a sua quota de terrorismo, violência e sequestros aumentar nos últimos anos, particularmente no distrito de Lamu e da Província do Nordeste.

Certifique-se de verificar os avisos do Departamento de Estado antes de planejar uma viagem ao Quênia ou a qualquer outro país em desenvolvimento.

2 – Tanzânia

O Parque Nacional Serengeti tem parte pertencente a Tanzânia e é o melhor parque para ver grandes manadas de animais selvagens.

Safári na África de carro

Outros locais notáveis incluem o Monte Kilimanjaro, parques marinhos ao lado da costa e da Área de Conservação de Ngorongoro, local da cratera de Ngorongoro e Oldupai Gorge.

A cratera de Ngorongoro é uma das maiores crateras vulcânicas na Terra. Mais de 30.000 animais vivem na lá. É nele que se encontra a população de leões mais densa do mundo.

3 – Uganda

Os destinos de safári mais famosos em Uganda são as reservas de primatas.

Os destinos de safári mais famosos em Uganda são as reservas de primatas.

Floresta de Bwindi e Ngamba Ilha oferecem aos visitantes a oportunidade inesquecível para obter um olhar mais atento sobre os gorilas, chimpanzés e outros primatas em seu hábitat natural.

Os viajantes podem também ver crocodilos, hipopótamos e pássaros exóticos, além de testemunhar as águas turbulentas de Murchison Falls em Murchison Falls National Park, no rio Nilo.

4 – Botswana

Provavelmente o destino mais caro para fazer um safári na África devido à pressão do governo para o turismo high-end.

Cudo em seu habitat natural

Botswana tem concentração menor de turistas do que a maioria dos outros destinos de safári, e é um local comum para pacotes de luxo. É interessante ver a vida selvagem em reservas, como o Parque Nacional de Chobe, famosa por uma abundância de elefantes.

Você também pode visitar o Delta do Okavango e se deparar com crocodilos, búfalos, zebras, hipopótamos e muitos outros animais em vias fluviais e ilhas emaranhadas no delta.

5 – Namíbia

A Namíbia é procurada por muitos viajantes que buscam safáris, principalmente pelas maravilhas naturais do Fish River Canyon e do deserto de Namib.

Deserto da Namíbia

Você vai encontrar mais de 100 espécies de mamíferos no Parque Nacional Etosha, incluindo animais ameaçados de extinção, como o rinoceronte preto. Elefantes do deserto e zebras percorrem as paisagens áridas do Parque Nacional de Skeleton Coast, na Namíbia.

6 – África do Sul

Este é um destino muito popular para os viajantes de safáris, então você pode esperar uma infraestrutura turística bem organizada e moderna, mas também grande quantidade de turistas em alta temporada.

Girafa no Kruger Park

O parque mais conhecido é o Parque Nacional Kruger, que é o lar de uma impressionante variedade de animais africanos e está situado na maior área de conservação no mundo. Estes passeios podem custar mais de US$ 500 por noite.

Quando fazer um safári na África

A melhor época para fazer um safári na África depende do seu destino específico.

Leão descansando na sombra

No geral, é melhor (e mais caro) para viajar na estação seca, o que corresponde ao inverno da região. O inverno é de junho a setembro, enquanto que o verão é de dezembro a março.

Você também vai querer considerar os padrões de migração de animais, tais como a que ocorre através da Tanzânia e Quênia. Tais padrões muitas vezes variam, por isso, é uma boa pesquisar previsões de migração de animais para a época em que você pretende viajar.

Vistos e Vacinas

Naturalmente, você precisará de um passaporte para viajar para a África. Mas, para alguns outros países, como o Quênia ou Tanzânia, será necessário um visto também.

Naturalmente, você precisará de um passaporte para viajar para a África.

Visite o site do Departamento de Estado de cada país que você pretende visitar para obter mais informações sobre os requisitos de visto. Solicite um visto, pelo menos, dois meses antes da data de partida.

E você vai precisar de certas vacinas antes de ir à África. A malária é comum, mas não existe uma vacina para a doença. É possível se proteger contra a malária através de um tratamento antimalária ou evitando mosquitos com o uso de repelentes específicos.

Você precisará se imunizar contra a febre amarela para viajar à África Oriental e Austral. Outras vacinas podem ser necessárias como as das hepatites A e B e febre tifoide.

Tenha em mente que muitas vacinas levam várias semanas para fornecer proteção completa, por isso, não deixe para a última hora.

Segurança

Você pode imaginar que crocodilos ou leões famintos são os maiores perigos no safári. A verdade é que os seres humanos raramente são atacados por animais selvagens, mas eles rotineiramente são vítimas de golpes nos safáris, desidratação e doença ou crime enquanto viajam pela África.

Busque sempre agências confiáveis, conhecidas no mercado e com reconhecimento dos órgãos turísticos. Não aceite informações de pessoas desconhecidas nas ruas e tenha atenção com pertences de valor.

Política e Crime

A instabilidade política é um fato infeliz da vida de muitas nações africanas. O crime e a violência afligem muitas cidades, por isso, mesmo que você esteja seguro em um safári remoto, poderá ter problemas em cada extremidade da sua viagem.

Elefante e o pôr do sol

Ao viajar para áreas povoadas, familiarize-se com os costumes locais e tome medidas para manter seu dinheiro e objetos de valor seguros. E sempre verifique os avisos do Departamento de Estado antes de planejar uma viagem para outro país.

Esperamos muito que você tenha aproveitado este conteúdo, e se isso for um fato, compartilhe com seus amigos. Ou então, deixe seu comentário mais abaixo.

Antes de compartilhar, ou deixar seu comentário, confira este vídeo aqui: