Hoje em dia, está cada vez mais inviável dar continuidade ao regime de trabalho convencional. As companhias necessitam formular novos padrões de serviço, inclusive mais atrativos, para deixar os funcionários motivados com as suas funções laborais e as remunerações. Por isso, o nomadismo digital se apresenta como alternativa.

Isso acontece porque, além de disputar entre si, as empresas necessitam se ajustar ao estilo de trabalho virtual e os novos conceitos profissionais, se não correm o risco de ficar totalmente ultrapassadas. Prova disto é que alguns estudos já mostram o impacto do trabalho remoto no território nacional.

nomadismo digital conceito revolucionário mercado de trabalho
Entenda o revolucionário conceito de nomadismo digital que cresce no mercado de trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada com 200 empreendimentos pela consultoria SAP, no ano de 2014, cerca de 35% dos empregadores já aderiram a este setor no Brasil, comparado com 80% dos negócios nos Estados Unidos.

Além das novas exigências dos funcionários, outro motivo que chama a atenção é a economia. O capital investido é muito menor com a adequação ao nomadismo digital, uma vez que se diminuem os gastos com aluguel, transporte, despesas e até mesmo com o sistema de trabalho.

O que é o Nomadismo Digital?

Basicamente, o nomadismo digital se trata de um estilo de vida e de carreira sem lugar fixo, nômade e que não necessita estar em uma determinada localização física para desempenhar as suas funções graças à conexão digital com internet, acessórios, equipamentos eletrônicos e computadores.

A partir daí, o trabalhador que possui o poder de controlar o seu próprio tempo atinge uma qualidade de vida e liberdade de tempo impressionantes! O profissional com foco, disciplina e comprometimento com as ações remotas só tende a se desenvolver e agregar ainda mais valor para seu empregador.

Vale lembrar que o funcionário que opta por aderir ao nomadismo digital não está desprotegido e nem fica fora da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). O teletrabalho já conta com uma legislação especifica que defende os seus direitos de remuneração, férias e jornada de trabalho sem excessos.

Por que o nomadismo digital funciona tão bem?

De maneira geral, o nomadismo digital se refere a uma liberdade de tempo, criatividade e uma diminuição significativa de despesas por parte das empresas. A economia é bastante positiva para a empresa, uma vez que o abatimento das despesas com transporte, escritório e refeição é gigantesco.

descubra motivos trabalhar com autonomia
Descubra 5 motivos que justificam a oportunidade de trabalhar com total autonomia

Deste modo, existem diversos empreendimento que atuam totalmente como escritórios virtuais ou online, com reuniões programadas por Skype e outros programas de comunicação gratuitos pela internet para deixar o processo diário ainda mais rápido e eficiente.

1 – Autonomia

Em um escritório, os funcionários ficam totalmente condicionados a obedecer normas e sistemas de hierarquias, que se torna complicado pensar criativamente. Quando se obtém autonomia, o pensamento flui muito melhor e a responsabilidade aumenta na mesma proporção.

Sendo assim, o profissional entende que tem ainda a obrigação de entregar um trabalho com qualidade, dentro do prazo, mas sem encarar o caos do transito ou ter que cumprir horários inflexíveis.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar algumas dicas incríveis para manter a sua produtividade e driblar as dificuldades mais comuns do homeoffice:

1 – O que fazer para evitar a procrastinação

2 – Aprenda agora como eliminar a procrastinação da sua vida

3 – Manter a concentração: tudo o que você precisa saber aqui

2 – Inspiração

O desempenho ocorre com muito mais facilidade quando o profissional se encontra motivado e inspirado, pois se torna complicado achar alguma criatividade em um local totalmente fechado.

inspiração trabalho ao ar livre
Trabalho ao ar livre pode potencializar a sua inspiração no dia a dia

Com a possibilidade de se organizar adequadamente e trabalhar de qualquer lugar da cidade ou do planeta, a sua mente se torna ainda mais criativa e existe a oportunidade de achar aquele diferencial que apenas o contato com o ar livre, as pessoas e o mundo a sua volta oportuniza.

3 – Mobilidade urbana

Com menos pessoas saindo de suas residências para trabalhar nos horários de picos, é possível que o transporte público e até mesmo as estradas fiquem menos caóticas na medida em que o trabalho a distancia começa a se propagar.

Na verdade, é preciso refletir bastante a respeito da jornada de trabalho, já que muitos funcionários apenas trocam o computador de sua casa pelo da empresa. Esse transtorno apenas para bater o cartão pode estar com os seus dias contados se depender do nomadismo digital.

4 – Mentes empreendedoras

Com o crescimento da economia criativa também surgem novos empreendedores. Desiludidos com a ideia de trabalhar todos os dias, produzir para outras pessoas e se desgastar no trânsito, muitos optam por se demitir e iniciar um negócio próprio.

homeoffice oportuniza negócio próprio
Sistema de homeoffice oportuniza a criação de um negócio próprio

Com o dinheiro e todas as decisões em suas mãos, esses profissionais ganham motivação e força para perseguir os seus projetos, intuições, modelos de negócios para os mais variados segmentos e o mercado de trabalho se transformar com esse frescor.

5 – Qualidade de vida

O nomadismo digital pode melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida. Mesmo que você tenha que iniciar as suas atividades remotas às 8 horas, só precisa levantar da cama e se dirigir até a mesa ou qualquer local que utilize como escritório na sua residência.

Você pode descansar por mais tempo sem se preocupar em checar as condições do trânsito e ter que perder 1, 2 ou 4 horas apenas para ir e voltar do seu ambiente de trabalho, utilizando este tempo para render profissionalmente ou efetuando outros afazeres pessoais.

nomadismo digital qualidade de vida
Nomadismo digital aumenta consideravelmente a sua qualidade de vida e satisfação pessoal

Você já pensou na motivação do funcionário que pode se dar ao luxo de acompanhar o crescimento dos filhos realmente de perto, desde que organize e de conta da sua cota de trabalho diária?

O colaborador ganha com tempo para sua família, seus amigos, praticar atividades físicas, cuidar da sua saúde, se divertir, se especializar e até mesmo desenvolver novos projetos. Tudo isso graças a compreensão de um conceito tão simples, vantajoso e atual para ambas as partes (empregador e empregado) quanto o nomadismo digital.