O ano de 2017 já começou com a expectativa de mais de 13 datas entre feriados e pontos facultativos para proporcionar um descanso maior aos trabalhadores, além da grande incidência de feriadões.

E essa é uma excelente notícia para quem gosta de fugir da rotina, especialmente, ao descobrir meios de driblar a crise e economizar em viagens nacionais.

Veja como sair de sua zona de conforto e conhecer o seu país agora em 2017.

Portanto, veja agora como sair de sua zona de conforto e economizar em viagens nacionais agora em 2017. Chegou o momento de você conhecer o seu país! Aproveite!

Seis dicas para descobrir como economizar em viagens nacionais em 2017

Prepare-se para descobrir algumas dicas para economizar numa viagem para os melhores destinos do Brasil e começar o seu planejamento imediatamente.

Quer passear? Então, descubra como economizar em viagens nacionais.

Afinal, se o seu objetivo não é estourar o seu orçamento, uma programação de despesas muito bem definida pode fazer toda a diferença. Vamos nessa?

1 – Determine um orçamento para sua viagem

O primeiro passo para quem deseja economizar em viagens nacionais é estabelecer um orçamento. Portanto, elabore uma planilha de despesas, defina custos para todos os dias, dê preferência ao seu lazer e o que deseja fazer no seu destino.

É possível economizar em viagens nacionais, driblar a crise e conhecer quase todo o Brasil.

Seja racional para se divertir sem nenhum arrependimento; não adianta ir para depois sofrer na volta com uma série de contas para pagar.

2 – Conheça o destino de sua viagem

A menos que você esteja se programando para visitar um resort ou esteja em um cruzeiro marítimo, quando o lazer está totalmente na estrutura oferecida, é essencial conhecer o seu destino para poder descobrir como economizar dinheiro na viagem de férias.

Antes de pegar o avião, não deixe de pesquisar a respeito do seu destino de viagem.

Hoje em dia, as informações estão a sua disposição através de blogs, sites, portais de notícias e até mesmo o Google Maps para visualizar toda a região. Aventurar-se sem nenhuma referência do local pode representar a perda de tempo e muito dinheiro.

Se você não tem ideia do que prestigiar ou ver no local, não saberá como economizar na viagem de férias e muito menos como se divertir por lá. Desta forma, os melhores destinos podem se transformar em pesadelos com parcelas e mais parcelas a serem quitadas.

3 – Frequente os mercados locais

Os supermercados famosos ou mesmo o armazém perto de seu hotel pode contar com lanches e opções úteis de como economizar com comida em viagem. Por isso, aposte em sucos, pães, bolos, frutas e alimentos que sejam leves para serem carregados e possam matar a sua fome entre as principais refeições do dia.

Por isso, uma dica para economizar em viagem nacional também passa por conhecer a culinária local fora dos restaurantes mais chiques e renomados, descobrindo genuinamente a essência do lugar. Portanto, a forma de como economizar com comida em viagem é buscar por alternativas simples, econômicas e próximas de seu hotel ou pousada.

4 – Hospede-se em hotéis com wi-fi gratuito

Se você possui um notebook ou celular com acesso a internet terá como economizar dinheiro em viagens nacionais caso fique em um hotel que forneça conexão gratuita.

Além de ficar atento aos seus contatos, emails e redes sociais, você poderá conversar com sua família e amigos virtualmente e sem gastar nada. Basicamente, uma simples dica para economizar numa viagem sem perder o contato com seus entes queridos.

Antes de ir ao próximo tópico, queríamos te convidar a dar uma olhada em outros artigos relacionados a esse conteúdo:

Descubra os melhores destinos internacionais baratos em 2017

Conheça agora como fazer um roteiro de viagens pelo Brasil em 2017

Melhores destinos para lua de mel no Brasil: descubra os 5 melhores

5 – Conheça o clima do seu destino

Até mesmo os melhores destinos podem contar com imprevistos climáticos. Portanto, uma maneira de como economizar dinheiro é pesquisar a respeito do clima do seu local. Ter noção se vai chover, esquentar ou ficar muito frio é essencial ao arrumar a sua mala e não ter que gastar dinheiro com peças e acessórios ao chegar.

Por exemplo, em nosso blog, fizemos um conteúdo incrível sobre o clima irlandês. Então, se você tiver interesse em ir à Irlanda, acho bom você dar uma olhada nesse material, irá valer muito a pena.

6 – Use todas as ferramentas virtuais a sua disposição

Já passou o tempo que uma viagem dependia unicamente dos pacotes de turismo feitos pelas agências. Hoje em dia, é possível economizar em viagens nacionais usando aplicativos, programas e até mesmo sites específicos para indicar passagens aéreas mais baratas, hospedagem e alimentação.

Aplicativos, programas e sites são poderosos aliados para encontrar as melhores ofertas

Recursos como Airbnb (serviço online de anúncio e reserva de hospedagem) e o Trivago (maior motor de busca e comparador de valor de hotéis do planeta, com mais 700 mil estabelecimentos cadastrados) são excelentes formas de economizar em uma viagem à praia, interior ou qualquer região do Brasil.

Desta maneira, você pode usar esses mecanismos (Trivago, AirBnb, redes sociais) para encontrar hostels, pousadas e hotéis com preços razoáveis, infraestrutura adequada e que esteja dentro da sua planilha de gastos.

7 – Melhores ofertas de passagens aéreas

Atualmente, existem diversos sites e aplicativos para smartphone que também indicam promoções em diversas companhias aéreas para os mais variados locais. Todas essas táticas podem ser fundamentais para se divertir e ainda economizar em viagens nacionais.

Descobrir passagens em promoção é essencial para poder economizar em viagens nacionais

Além disso, alguns dias da semana são mais apropriados para comprar as passagens de avião. Normalmente, é recomendado não adquirir passagens de ida e volta no começo ou no fim da semana, ou seja, nas segundas e sextas-feiras. Geralmente, os dias mais econômicos para viajar são as terças e quartas-feiras.

8 – Use o sistema de transporte coletivo

Mesmo que o aplicativo Uber tenha reduzido os valores do transporte, é interessante também se informar a respeito dos valores práticos no sistema de transporte público para saber como economizar em uma viagem para praia, uma vez que você pode ter o interesse de conhecer outros pontos da cidade.

É indicado reservar uma quantia para corridas de táxis ou chamadas com o Uber para emergências ou algumas situações específicas, mas tente usar ônibus, metrô, trem e outras formas de se deslocar para entender a dinâmica do local escolhido.

Até mesmo a possibilidade de caminhar pode ser bastante interessante para economizar em viagens nacionais, pois nem tudo pode ser descoberto de dentro de um carro, não é mesmo? Uma viagem à praia pede por uma caminhada no calçadão, à beira-mar ou no comércio local.

Todas essas dicas para economizar em viagens nacionais podem fazer uma enorme diferença no momento de fechar o seu planejamento financeiro para um pacote de férias ou mesmo para uma estadia limitada a um feriado prolongado em um local desconhecido. Viajar é uma experiência recompensadora, portanto, programe-se para realizar todos os seus objetivos.