Viajar é sempre algo maravilhoso. Não importa o destino, realizar uma viagem acrescenta algo em nós. Registrar esse momento é parte quase intrínseca da viagem.

Saber como realizar uma boa fotografia de viagem ajuda a eternizar esse momento e deixar uma lembrança ainda mais marcante.

As condições do ambiente auxiliam a tirar uma boa fotografia de viagem.

É mais do que natural querer tirar fotos quando se realizada uma viagem. Para além de guardarmos aquele lugar, aqueles acontecimentos em nossa memória, desejamos guardar de modo mais firme e definitivo aquele momento.

Em tempos de Internet, onde há até mesmo redes sociais voltadas especificamente para a publicação de fotos, uma boa fotografia permite estender o prazer usufruído naquela viagem por um tempo ainda mais longo.

Por que fazer uma boa fotografia de viagem

A fotografia, como se sabe, surgiu ao final do século 19. No decorrer no século 20, a fotografia em si, assim como os respectivos aparelhos e equipamentos utilizados para realizá-la. A qualidade das imagens, bem como os estilos e configurações da mesma se alteraram.

Os equipamentos utilizados também evoluíram. Atualmente contamos com excelentes equipamentos, capazes de fazer uma excelente fotografia de viagem ou qualquer outro tipo de fotografia.

Existe uma infinidade de cenários maravilhosos, que enchem os olhos e formam imagens incríveis. Para quem é um bom apreciador de fotografia de viagens, tem lugares que são um verdadeiro prato cheio.

Uma boa razão para se fazer uma fotografia da viagem é poder tirar maior vantagens dos atributos do equipamento e do próprio ambiente e tirar uma foto com uma qualidade e estilo muito maior e mais interessante.

O equipamento é um elemento essencial para tirar uma boa fotografia de viagem.

Outra forte razão para ter uma fotografia relacionada a viagem é a questão do turismo. A importância da fotografia no turismo é simplesmente sem precedentes.

Isso porque ela é um dos principais instrumentos para chamar a atenção das pessoas a instigá-las a conhecer o local. Uma foto bem feita aumenta os índices pessoas que fazem turismo no local.

O fotógrafo de turismo é uma profissão relativamente promissora, na qual é possível conhecer excelentes lugares e novas pessoas, pode ter ganhos interessantes, sobretudo em regiões onde o setor do turismo é mais desenvolvido.

Uma motivação importante para efetuar essa modalidade de fotografia é que podemos captar certos detalhes e elementos que podem passar desapercebidos a olho nu.

O que é uma fotografia de viagem?

Você realmente sabe o que é uma fotografia de viagem? O conceito de fotografia de viagem é definido pela prática de diversas técnicas fotográficas utilizadas especialmente para tirar excelentes fotos de viagens.

Isso tudo levando-se em consideração a especificidade desse segmento, dessa área da fotografia, em todos os sentidos.

A fotografia voltada para as viagens serve, como dissemos acima, como um registro diferenciado, direcionado para a viagem a um lugar.

Isso pode ser com intenções mais subjetivas, de memórias e recordações pessoais, até a propaganda com fins turísticos.

Costuma-se tirar fotografias de viagens de paisagens e outros atributos naturais.

Contudo, também há, obviamente, fotografias sobre locais urbanos, monumentos típicos, festas, eventos, grupos de pessoas, entre tantas outras possibilidades.

A fotografia de viagem é essencial para o turismo.

Existem algumas revistas voltadas especificamente para o ramo do turismo, as quais estão recheadas com fotografias dos mais diferentes lugares e eventos.

Se você fizer uma pequena busca sobre fotografia de viagem na Wikipedia, não irá encontrar um tópico específico sobre esse ramo, mas poderá vislumbrar uma série de nomes de famosos fotógrafos de viagens e de turismo, assim como artigos relacionados de certa forma ao tema.

É interessante acompanhar pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e Pinterest alguns trabalhos belos e interessantes relacionados a viagens e fotografia.

Nas livrarias e afins existe uma grande quantidade de livros com obras de fotógrafos de viagem renomados e dicas valiosas de lugares e como foi o processo para tirar essas fotos.

Ei! Já que você certamente curte tirar algumas fotografias quando viaja pelo Brasil, ou pelo mundo, deixa a gente te mostrar alguns destinos incríveis pelo mundo para lhe inspirar…

1 – Descubra como fazer um inesquecível mochilão pela África do Sul

2 – Mochilão na Indonésia: o maior arquipélago do mundo

3 – Intercâmbio no Japão em 2017: Coisas que você precisa saber

As dicas para fazer uma boa fotografia de viagem

Fazer uma boa fotografia de viagem é parte integrante do conjunto de ações que fazemos para conhecer e desbravar o mundo.

É claro que sempre podemos dar um jeito de fazer uma boa foto com aquilo que temos em mãos. Mas com algumas habilidades e os equipamentos certos, suas fotos vão alcançar outro nível.

Elencamos algumas dicas para tirar fotos de viagem com uma qualidade e nível de excelência elevados.

1. Ter o equipamento correto

Boa parte do truque para tirar uma boa foto é ter um equipamento de comprovada qualidade. As câmeras profissionais possuem melhor resolução.

Ter um ótimo conjunto de lentes objetivas, filtros, cabos disparadores, tripés, entre outros equipamentos, ajuda muito.

2. Estudar o local a ser fotografado

Vale a pena pesquisar bem o local antes de chegar lá e conhecer um pouco sobre ele, o clima, as condições naturais.

Quando você procurar conhecer melhor o local, você passa a saber melhor como funciona a luz naquele lugar, o nascer e por do sol, enfim, as condições naturais, que influenciam na foto.

3. Paciência

Você é um grande responsável pela qualidade do seu trabalho, mas nem tudo depende só de você.  Às vezes depende, como dissemos, pelas condições do ambiente ou outros fatores.

Uma boa dica para obter uma ótima fotografia de viagem é ter as lentes certas.

A foto perfeita depende também de achar aquele momento chave, onde o click é certeiro e você capta algo incrível. Mas para isso é preciso paciência.

4. Procure o ângulo mais adequado

Para conseguir uma imagem bacana, pode ser bem legal se afastar ou se aproximar um pouco do seu ponto focal, do seu objetivo, para conseguir um efeito melhor e melhor alcance.

5. Alinhe a imagem

Quando você alinha a imagem, não deixando nada sobrar do lado, passa uma sensação de maior harmonia e sensibilidade.

6. Não tenha vergonha de fazer “pose”

Pode parecer bobagem, mas se levantar, agachar, curvar, inclinar pode te dar um ângulo bem melhor e assim obter uma foto mais bacana.

A verdadeira arte de tirar uma boa fotografia de viagem

Tirar uma boa fotografia de viagem é algo plenamente possível a todos. Para isso basta uma dose de esforço e alguma prática.

A qualidade da fotografia de viagem depende bastante do ângulo em que se tira a foto.

Junte o equipamento adequado, aproveite as condições que tem em mãos e abuse da criatividade. Tudo isso certamente vai dar a você a chance de ter excelentes fotos de viagem e desenvolver talentos.