A palavra trekking significa “seguir um trilho” e tem a ver com longas caminhadas, especialmente, no meio da natureza. Brasil é um país extremamente diversificado e repleto de locais ideais para quem gosta de realizar ecoturismo ou esportes radicais. Por isso, há inúmeras possibilidades de onde praticar trekking no Brasil.

Basicamente, é possível encontrar lugares propícios para a aventura em todos os estados do país com os mais incríveis cenários e níveis de dificuldade destinados para iniciantes e praticantes experientes.

Descubra onde praticar trekking no Brasil e viva experiências incríveis

Você pode encontrar trilhas nas montanhas, na areia ou em locais bem afastados dos centros urbanos, que duram horas ou até mesmo dias. A partir do momento que você encara trekking com equipamentos apropriados, basta se preparar fisicamente para superar todos os desafios.

6 dicas espetaculares de onde praticar trekking no Brasil

Você pode percorrer as maiores trilhas do Brasil, desde que tome cuidados básicos: avisar outras pessoas do seu destino, conhecer ou estar na companhia de quem conheça a trilha, estar apto para prática do trekking com equipamentos e conhecer os melhores pontos do país. Vamos nessa?

1 – Trekking na Chapada Diamantina

De fato, praticar trekking na Chapada Diamantina é uma das melhores experiências que se pode ter na vida em função da beleza do ambiente. O Vale do Patu, na Chapada Diamantina, conta com dificuldades para quem está começando ou tem experiência e vários caminhos com durações distintas.

Onde praticar trekking no Brasil? Chapada Diamantina é uma das suas melhores alternativas

Geralmente, os turistas optam por um trajeto completo, mas relativamente difícil. Com 80 quilômetros, a jornada pode demorar até cinco dias e exige um ótimo preparo físico. No entanto, o esforço vale muito a pena! O aventureiro passa por rios, cachoeiras lindíssimas, subidas e descidas.

De fato, é uma experiência única! Mas, o melhor período para se dirigir a Chapada é entre abril e outubro, já que a quantidade de chuvas diminui e facilita a pratica da modalidade.

2 – Trekkning no Monte Roraima

O Monte Roraima é um dos locais mais espetaculares de todo o Brasil. Contudo, a entrada no Parque Nacional Monte Roraima é realizada na Venezuela, nas proximidades do município de Santa Elena de Uairén, mas é necessário o acompanhamento de um guia.

O trekking no Monte Roraima dura praticamente uma semana até o topo do relevo, a mais de 2700 metros de altitude! Contudo, você tem a chance de desfrutar de algumas noites lá em cima do Monte Roraima, algo fantástico!

3 – Trekking em SP

Nem apenas de concreto se faz o estado de São Paulo. Recentemente, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo publicou um catálogo com alguns dos melhores trekkings do Brasil, situados no Estado, no seu site oficial.

Existem mais de 30 opções em SP de onde praticar trekking no Brasil

A relação das possibilidades de trekking em SP é bem diversificada com todos os níveis de dificuldade (fácil, intermediário e difícil). Ao todo, são 200 quilômetros de percursos mapeados, com informações dos parques, rotas, mapas e dicas de utilidade pública.

São percursos em 19 unidades de conversação com contato intenso nos seguintes locais: Parque Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá, Campos do Jordão, Petar, Jaraguá, Ilhabela, Paranapiacaba e várias outras cidades. Isso prova que existem muitas atividades ao ar livre até mesmo em São Paulo.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outros locais incríveis para você que quer praticar mais esportes de aventura, dá uma olhada:

1 – Esportes de aventura na natureza: descubra quais são os melhores

2 – Os melhores destinos para prática de esportes radicais no Brasil

3 – Os 10 melhores esportes radicais aquáticos

4 – Trekking nos Aparados da Serra

Se você não sabe onde praticar trekking no Brasil pode começar por uma das trilhas mais exuberantes. Situado no sul de Santa Catarina e perto da fronteira com o Rio Grande do Sul, o Parque Nacional dos Aparados da Serra conta com um dos visuais mais impressionantes do país.

Onde praticar trekking no Brasil? Parques dos Aparados da Serra é a sua melhor opção no Sul

O que mais chama atenção neste local, não tão conhecido nacionalmente, são os sensacionais cânions, que marcam presença em diversas cidades da região. Realmente, o trekking nos Aparados da Serra reserva inúmeras surpresas e paisagens de tirar o fôlego!

O diferencial é que o visitante pode efetuar as trilhas em cima ou no interior dos cânions. Nos caminhos mais difíceis, o aventureiro pode enfrentar até cinco dias de trajetos em campos abertos, matas, subidas e descidas que demandam preparação física razoável. Mas, a natureza compensa o sacrifício em um dos melhores trekkings do Brasil!

5 – Trekking nos Lençóis Maranhenses

Uma das coisas mais bacana de onde praticar trekking no Brasil é a variedade de terrenos encontrados. Por exemplo, você pode deixar as matas fechadas e desvendar os caminhos espetaculares dos Lençóis Maranhenses.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem dunas que alcançam surpreendentes 40 metros de altura, alterando constantemente a forma a sua localização por causa dos ventos.

Onde praticar trekking no Brasil e na areia? Trilhas dos Lençóis Maranhenses são espetaculares!

Uma das maiores trilhas do Brasil é o percurso que começa em Atins e segue até Santo Amaro, passando por todo o parque. As comunidades Queimadas dos Britos e Baixa Grande podem servir de parada e suporte aos aventureiros.

No entanto, é indicado que os passeios sejam feitos entre os meses de maio e setembro, já que este é o momento do ano em que as lagoas estão cheias e representam um encanto a mais durante a travessia.

6 – Trekking Chapada dos Veadeiros

A cerca de 230 quilômetros de Brasília, a Chapada dos Veadeiros também oferece ótimas condições para a realização de trilhas fantásticas, uma vez que se trata de um dos principais valores do ecoturismo brasileiro.

O turista pode optar por vários percursos, como, por exemplo, a Trilha dos Cânions o a Trilha dos Saltos. Lembrando que os dois caminhos precisam ser feitos com o suporte de guias experientes e que conheçam muito bem a região.

Quem está a fim de encarar algo com grau de dificuldade maior deve curtir a Trilha das Sete Quedas. Com 23 quilômetros, este caminho corta cachoeiras, rios, campos abertos, comunidades e até locais para camping. Por isso, aqueles que buscam fortes emoções encontram uma estrutura a altura do seu desafio em das melhores dicas de onde praticar trekking no Brasil!