Essa conversa é para você que tem sua profissão como uma meta concreta na sua vida, que busca uma identidade dentro do que faz profissionalmente.

Diversos são os caminhos que podem ser percorridos, as experiências que você viverá e o que elas irão te ensinar. Dentro de toda essa expectativa você já pensou em construir carreira no exterior?

carreira no exterior
Diversos são os caminhos que podem ser percorridos, as experiências que você viverá e o que elas irão te ensinar.

Sempre temos aquela conversa difícil, em que a “grama do vizinho é sempre mais verde”, que o desejo pelo que é de fora da sua cultura é pura ilusão ou que você não deveria abandonar suas raízes. O que acabam te levando a pensar se vale a pena fazer carreira no exterior.

Vale a pena fazer carreira no exterior?

Esse papo é sempre lindo, mas convenhamos, existem centros de ensino fantásticos no exterior, países com uma economia e sistema político mais bem estruturado do que o nosso, tecnologias de ponta sendo utilizadas no dia a dia.

Por qual motivo não seria bom construir carreira no exterior, sendo que ela só te trará benefícios profissionais?

Esse é o ponto, você deve estar numa fase muito segura da sua vida, com questões pessoais claras e definidas, é um processo difícil e que você precisa manter o foco na construção de uma carreira sólida e brilhante e nesse caso só haverá espaço para o trabalho.

Carreira no exterior
Carreira no exterior

Claro que muitos outros benefícios surgirão desse caminho, mas você precisa ser muito franco com você mesmo e ver que esse é o momento de pensar apenas na sua carreira.

Se você chegou a esse ponto, as questões acima já estão bem resolvidas e o que importa agora é saber como fazer carreira no exterior.

As 5 coisas que você precisa saber sobre a carreira no exterior

Bem, informação nunca é demais. Talvez você já saiba tudo sobre o assunto, contudo é necessário dá uma olhada nesses 5 dicas que você precisa saber sobre sua carreira no exterior.

1 – Funciona fazer carreira no exterior?

Sim, isso existe, é possível, mas exigem esforços e um planejamento prévio, você não pode simplesmente se mudar e começar a procurar um novo emprego.

O primeiro passo é adquirir as qualificações necessárias. O mercado exterior é competitivo e bem preparado. Você precisa dominar o máximo de conhecimento possível em relação a sua área e até mesmo de áreas com correlações diretas.

conhecimento para carreira no exterior
Conhecimento é preciso para dar início a uma carreira no exterior.

E a isso incluí o domínio de uma nova língua. O inglês não é a mais falada no mundo, mas é a oficial das principais relações internacionais atualmente e é a língua de grande potências como os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Espanhol abre portas para todo o mercado ibero-americano, mas não podemos negligenciar o mandarim e o crescimento populacional e econômico da China.

2 – Quanto custa fazer carreira no exterior

Uma das preocupações iniciais que você deve ter é quanto custa fazer carreira no exterior.

Desde já comece a juntar dinheiro. Mudar para um novo país não custa pouco, ainda mais como nossa moeda desvalorizada frente às economias de maior destaque para conseguir oportunidades de carreira no exterior.

dinheiro para carreira no exterior
Ganhar numa moeda mais valorizada que a sua te anima?

Se organize. Crie planilhas de gastos, tenha todas as suas despesas organizadas, pois assim fica mais fácil fazer projeções, visualizar gastos desnecessários e pensar em estratégias mais acertadas para eventuais problemas financeiros.

É possível projetar as principais despesas usando o Expatistan. Esse site calcula a variação dos seus gastos tomando como base a cidade em que você vive.

3 – Adquira experiências

Nesse ponto há duas formas de se fazer isso. A primeira e mais obvia é vivencie. Não há nada que enriqueça mais sua bagagem do que experimentar coisas novas.

Então no processo preparatório trabalhe na maior quantidade de ramificações que sua profissão te proporcionar, até aquela que você julgue nunca ser necessário para você ou que cause alguma repulsa.

Faça, sinta, esteja, vivencie. Toda experiência que você puder vivenciar no seu país, será um diferencial quando tiver que demonstrar suas habilidades no exterior.

experiencia carreira no exterior
Experiência de trabalho

A segunda forma é absorvendo as experiências dos outros. Nesse ponto não falo só de experiências profissionais, descubra pessoas que já trilharam o caminho que você deseja fazer, leia sobre suas vivências, conquistas, dificuldades e perdas.

Use as redes sociais, se aproxime mesmo que virtual dessas pessoas, o que elas viveram podem servir de inspiração ou modelo para você.

Ei! Agora que você já está pegando algumas dicas, dá uma olhada nesses países mais abaixo logo depois de ler e compartilhar o nosso conteúdo…

1 – Intercâmbio no Japão em 2017: Coisas que você precisa saber

2 – Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

3 – Intercâmbio na Nova Zelândia: tudo o que você precisa saber

4 – Networking

Conhecer pessoas realmente é uma formula para diversas questões e essa dica não poderia faltar aqui.

Torne seus contatos profissionais ainda mais firmes no seu país, mantenha um banco de dados com os contatos e acompanhe a evolução de alguns deles em suas carreiras, bom ficar de olho em quem você já conhece.

networking carreira no exterior
Networking é fundamental para a construção de uma carreira na exterior.

Mas também inicie uma nova lista de contatos, comece a se comunicar com pessoas da sua área profissional no país para onde você está de mudança. Eles serão seus novos parceiros, seus futuros indicadores, quem você terá por perto nesse novo caminho a traçar.

5 – Lugares para carreira no exterior

Esse é um ponto considerável no processo de como conseguir carreira no exterior. Todos os anos um país se destaca como propício para brasileiros construírem carreiras e o que realmente deve pesar nessa decisão é se esse destino possui um mercado favorável a sua área, custos e estilo de vida e sua identificação com a cultura local.

singapura carreira no exterior
Singapura é uma excelente oportunidade.

Mesmo com tantas variáveis, Estados Unidos, Suíça, Singapura, Noruega e Canadá sempre se destacam por terem uma economia estabilizada, políticas de migração claras e de rigorosidade média, qualidade de vida e boas perspectivas de crescimento profissional e em áreas diversas.

Como fazer carreira no exterior pela internet?

A Internet te possibilita a realização de trabalhos remotos e esse pode ser uma grande ferramenta na internacionalização da sua carreira.

Adquirir experiência no país em que você pretende se mudar, antes mesmo de realizar a troca só acrescenta benefícios para o sucesso na sua carreira no exterior.

trabalho remoto carreira no exterior
Com o advento da tecnologia, podemos trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Com isso você desenvolve o trabalho em outro idioma, estabelecer contato com pessoas da área, lida com a política de trabalho de uma empresa estrangeira, colocando a prova suas habilidades de adaptação e por tudo isso ainda ser pago em uma moeda mais forte que o Real.

Analise sua área, veja se há a possibilidade de trabalho remoto, estude empresas que estão abertas a essa prática. O site Landing.jobs é uma plataforma que conecta empresa interessadas em contratar profissionais estrangeiros sem que haja uma mudança de país.