A educação dos filhos é sempre prioridade para qualquer família, mas nem sempre isso é feito da forma correta ou muitos pais realmente não sabem como fazer. Seguem modelos padrões, direcionam responsabilidades para escola e o resultado é uma educação superficial.

Quando os pais estão envolvidos na educação dos filhos, as crianças e os adultos são extremamente beneficiados.

Quando os pais estão envolvidos na educação dos filhos, as crianças e os adultos são extremamente beneficiados.

É notório o aumenta da autoestima, melhoria no desempenho acadêmico e dos relacionamentos interpessoais das crianças.

Para alguns pais, uma visita à escola é tida como uma experiência desconfortável, talvez um resquício de seus próprios dias de escola, outros podem justificar com o excesso de trabalho. Então, agora você vai descobrir como ser mais presente na educação de seus filhos.

Maneiras de se envolver na educação dos filhos

Um tipo de envolvimento dos pais tem como base a escola, e isso inclui participação em conferências e reuniões de pais e mestres.

Essa é a mais antiga relação entre escola, família e prioriza a comunicação de desempenho e relacionamento entre escola e alunos, escola e pais e não por menos, a relação pais e filhos.

Pais participativos na educação dos filhos, faz com que a relação fique bem melhor.

Os pais também podem servir como voluntários na escola. Auxiliando em atividades na biblioteca ou no refeitório, ou até mesmo como auxiliares de sala de aula. Contudo, sabemos que hoje em dia não temos tempo para nada, e o pouco tempo que temos é para conseguirmos conquistar alguma renda extra.

Porém, outro tipo de envolvimento é baseado em casa e se concentra em atividades que os pais podem fazer com as crianças. A educação dos filhos não pode ficar restrita a escola e ser responsabilidade exclusiva dos professores.

Até mesmo para que os pais compreendam e julguem os métodos e os conteúdos ensinados é preciso ter uma familiarização com o conteúdo programático.

Por que envolver os pais na educação dos filhos?

Quase todos concordam que os pais são, afinal, os primeiros e mais importantes professores de seus filhos. Como pai, se tem a maior possibilidade de compreender os gostos, as necessidades e os problemas dos estudantes, pontos esses que podem não ser de fácil percepção para a escola.

Colaborar com a escola dos filhos

Uma forma importante de se envolver na educação dos filhos é o a realização de trabalhos ligados diretamente à escola.

Muitas delas estão se reformulando para uma “gestão participativa”, em que os administradores compartilham a responsabilidade de gerir com professores, alunos, pais e membros da comunidade.

Algumas escolas enviam comunicados regularmente, alertando os pais sobre atividades na escola e maneiras em que podem participar.

Formas de se envolver na educação dos filhos na escola:

  • Visite a sala de aula do seu filho; consiga mais tempo livre, e faça uma visita para você ter uma ideia do que seu filho faz na escola e como ele interage com outras crianças.
  • Voluntários para ajudar na sala de aula como um assistente (ouvindo as crianças lerem, por exemplo, ou servindo como um monitor em aulas de computação).
  • Apoiando eventos estudantis ou auxiliando em apresentações teatrais (tais como figurinos ou cenário para uma peça da escola).
  • Pergunte ao professor do seu filho, se ele tem materiais que você pode usar para ajudar o seu filho em casa e para complementar a lição de casa.
  • Seja parte de comissões de tomada de decisão sobre questões escolares.
  • E uma dica extra, mas que só irá aumentar o convívio com seu filho, é você praticar esportes em família.

Como ajudar na educação dos filhos em casa?

A maioria dos professores atribui trabalhos de casa com regularidade, porque a prática é necessária no entendimento e desenvolvimento de novas habilidades ou conceitos.

Os trabalhos de casa também aumenta a quantidade de tempo de aprendizagem disponível e permite que os alunos façam uma aprendizagem profunda.

Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudar nos trabalhos de casa:

  • Recompensar os progressos; usar muitos elogios; exibir um bom trabalho.
  • Descobrir quanto e que tipo de lição de casa é atribuído em cada classe, como os estudantes são preparados para a realização das tarefas e como serão avaliados os conhecimentos adquiridos.
  • Ajudar seu filho a ser uma pessoa mais organizada, desenvolvendo uma agenda de trabalhos de casa de forma que seja possível cumprir.
  • Converse com seu filho todos os dias sobre tarefas de casa, entenda a complexidade da atividade e a compreensão que seu filho tem dela.
  • Faça perguntas que não estão na lista de atividades enviadas pela escola, mostre interesse.
  • Jamais faça você a atividade do seu filho.
  • Fornecer um local adequado para o estudo (se possível, torná-lo tranquilo e longe das distrações de TV, telefone e música alta).
  • Evite fazer da lição de casa um castigo.

Como tornar a casa um bom lugar para os filhos estudarem?

Um ambiente confortável e que estimule o aprendizado sempre será o melhor lugar para se aprender. Então não basta investir na estrutura da casa, é preciso criar um ambiente onde o aprendizado seja algo natural e prazeroso.

Para isso é interessante elogiar e incentivar seu filho para que ele entenda a importância e o prazer do conhecimento.

  • Enfatize os esforços e as realizações!
  • Estabeleça regras e rotinas em casa.
  • Monitore o tempo em que fica na televisão, ela não pode ser de fácil acesso no ambiente de estudos.
  • Incentive seu filho a compartilhar informações sobre a escola.
  • Reúna a família para jogos em grupo e que envolvam raciocínio, lógica, estratégia, colaboração, será um aprendizado e uma forma de entretenimento.
  • Leia todas as noites com seus filhos.

Antes que você vá ao próximo tópico do nosso conteúdo, deixa a gente compartilhar com você alguns outros conteúdo relacionados:

1 – Como ter bem mais tempo para os filhos?

2 – 10 ideias para passar mais tempo com os filhos

3 – 5 Esportes radicais para crianças

O que devo fazer se os filho não vão bem na escola?

Entre em contato com o professor do seu filho. Não espere para a escola entrar em contato com você. É importante resolver os problemas o mais rapidamente possível quando eles ocorrem.

Quando os pais trabalham com os professores, eles são capazes de melhorar o desempenho de uma criança na escola.

Para um bom desenvolvimento da educação de seus filhos, sempre entre em contato com o professor do seu filho.

As crianças também tem a sensação de que a educação é realmente importante quando veem seus pais envolvidos com seus professores e suas escolas.

Os pais sentem uma sensação de realização, também, quando eles ajudam seus filhos a terem sucesso na escola.

Pergunte ao professor do seu filho quais atividades específicas que você pode fazer em casa com o seu filho e assim poder ajudar ao professor a entender quais ferramentas funcionam melhor no aprendizado.

Deixe claro que se o professor vê um problema em desenvolvimento, você quer ouvir sobre isso imediatamente. Em seguida, reunir-se com o professor do seu filho com frequência até que o problema seja resolvido.

E se o filho não gosta da escola?

Essa é uma função que cabe exclusivamente aos pais. Se há algo que incomoda no ambiente escolar, os pais precisam usar a intimidade que possuem com os filhos para entender o que ocorre. Observar e ouvir o filho, essa é a chave para o entendimento dessa questão.

Se há algo que incomoda no ambiente escolar, os pais precisam usar a intimidade que possuem com os filhos para entender o que ocorre.

Às vezes o problema pode não estar na escola, mas sim com colegas. Ou ainda ser um problema de família ou um problema de autoestima.

Busque sempre discutir os problemas abertamente com seu filho, e ouvir atentamente aos seus pontos de vista antes de oferecer quaisquer soluções.

As crianças cujos pais estão envolvidos na sua educação têm melhores notas, uma atitude mais positiva em relação à escola e comportamento escolar mais apropriado do que aqueles com pais menos envolvidos.

Portanto, não subestime o que você, como um pai, pode contribuir para experiências de aprendizagem do seu filho, independente de como tenha sido sua própria formação educacional. Envolver-se na educação dos filhos fará muita diferença.

Veja essa vídeo bem interessante que deixamos aqui para que você possa entender melhor essa questão da educação…