Fazer um mochilão na América Latina pode ser uma das experiências mais enriquecedoras, ainda mais para nós latino americanos.

É incrível constatar a quantidade de pessoas que em algum momento de suas vidas já desejou fazer um mochilão. A ideia do mochilão já foi bastante romantizada e propagada em uma série de meios.

Ao fazer um mochilão na América Latina, pode dar uma passada na Argentina e ver uma bela apresentação de tango.

O mochilão é uma prática que mexe com a imaginação das pessoas. É aquela velha ideia de sair sem um destino certo ou com um destino certo, mas viajar de modo mais “rústico”, mais aventureiro, uma viagem que passa a ideia não só de aventura, mas o novo, de liberdade.

Há uma infinidade de locais e trajetos possíveis para mochilar. Mas para nós brasileiros, que somos também latino americano, ou seja, fazemos parte da chamada América Latina, pode ser particularmente interessante fazer um mochilão por aqui.

Quando se pensa em mochilão se pensa geralmente em uma viagem cujos custos são mais reduzidos, a viagem em si é feita com uma simplicidade maior. É desbravar o mundo por conta própria e estar disposto a conhecer uma infinidade de pessoas e lugares diferentes.

Esse estilo de viagem costuma ser realizada por pessoas mais jovens, mas é possível encontrar pessoas mais velhas se aventurando pelos lugares e mochilando. Diante das vastas possibilidades de localidades para um mochilão, o mochileiro pode ficar em dúvida, inicialmente.

Por que fazer um mochilão na América do Sul?

Porém pensando-se na variedade, diversidade e diferença de experiências, seria interessante fazer um mochilão não apenas no Brasil ou lugares como Europa ou Ásia, mas também na própria América Latina, por inúmeras razões.

Uma das principais razões para se fazer um mochilão na América Latina é justamente o fato de também sermos latinos. É óbvio que também precisamos conhecer nosso próprio país e/ou ainda e se aventurar é algo bacana a se fazer.

Uma das principais atividades de quem faz um mochilão na América Latina é caminhar pelas ruas e conhecer os costumes locais.

Contudo, é igualmente importante conhecermos e explorarmos a América Latina. A América Latina é composta por países com as culturas e povos mais diversos, mas com diversos aspectos em comum, ainda mais pelo fato de termos sido colonizados por dois países (Portugal e Espanha) que tinham intensas trocas entre si.

Fazer um mochilão na América Latina sozinha é especialmente valioso. Isso porque somos parte da América do Sul, a cultura dessa região faz parte de nossa identidade e isso pode nos agregar muito valor.

Outro motivo para sair viajando pela América Latina é a questão da língua. A grande maioria dos países dessa região fala espanhol e isso é um diferencial para quem possui alguma dificuldade com idiomas e por ser essa uma língua com similaridades com o português, facilita muito as coisas.

Além disso, o custo do mochilão na América Latina é relativamente mais barato que o mochilão em lugares como Europa ou mesmo determinados lugares na Ásia, por diversos motivos, como a possibilidade de transporte mais barato e o custo de vida por esses lados ser menor.

Ei! Antes de seguir com o conteúdo, deixa a gente te mostrar outros destinos para você fazer um mochilão…

1 – Descubra como fazer um inesquecível mochilão pela África do Sul

2 – Mochilão na Indonésia: o maior arquipélago do mundo

3 – Tudo o que você precisa saber para fazer um mochilão na patagônia argentina em 2017

Como fazer um mochilão na América Latina?

Vamos ajudar você e dar algumas dicas de como fazer um ótimo mochilão na América Latina.

1. Pesquise bem

Entre no Google e faça uma boa e detalhada pesquisa de possíveis destinos para o seu mochilão, rotas, dicas, enfim, tudo o que precisa saber sobre o local de destino e o que necessita fazer para se preparar para a viagem.

2. Saiba quais são os documentos necessários

Alguns países da América Latina, como aqueles pertencentes ao Mercosul, não requerem nenhum tipo de visto em especial, podendo as pessoas dos países pertencentes a esse bloco circularem livremente. Alguns países necessitam de visto e outros que você apenas esteja portando um documento de identificação.

3. Pesquise sobre o clima de cada local

Pesquisar o clima das localidades de cada local tem uma razão óbvia: você precisa estar preparado para enfrentar as referidas condições climáticas, saber se um local é mais quente, frio, úmido, seco, se chove, entre outras coisas.

4. Saiba qual é a moeda local e faça seus cálculos

O mais adequado para fazer possíveis gastos no seu destino é obviamente usar a moeda local.

Desertos e outras paisagens naturais são alguns dos pontos atrativos de um mochilão na América Latina

Antes de trocar o dinheiro, verifique como está o câmbio e quais os melhores lugares para fazer a troca.

5. Tome cuidado com o seu dinheiro

Leve uma quantia o suficiente para suas despesas e uma pequena reserva para emergências, se possível. Além disso, guarde-o em um local adequado e seguro, evitando assim eventuais roubos.

6. Carregue sempre consigo uma garrafa de água

Uma das principais atividades de um mochileiro é andar e andar muito. Por isso é sempre bom que ande com um recipiente para carregar água aonde for.

7. Compre uma mochila reforçada e de qualidade

O principal símbolo do mochileiro, a mochila é onde você vai guardar parte da sua “vida” durante a viagem. Ela deve ser grande e reforçada o suficiente para guardar seus pertences, porém tudo na medida certa, sem exageros, pois uma mochila muito carregada acarreta em cansaço.

8. Faça planos e seja prevenido

Faça planos inteligentes para sua viagem, escolhendo um número menor de países por vez, buscando reservar suas hospedagens com alguma antecedência, calculando o tempo de deslocamento. Mas esteja sempre pronto para imprevistos.

Aventurando-se em um mochilão na América Latina

Fazer um mochilão na América Latina é sem sombra de dúvidas uma das mais ricas e fascinantes experiências que você pode vivenciar. Conhecer os países de uma região  a qual temos coisas em comum, mas também diferenças é algo único.

Durante seu mochilão na América Latina, não deixe de visitar os inúmeros monumentos históricos.

Existe todo tipo de atividade e atração, desde as naturais até as humanas que podem ser aproveitadas na América Latina. Certamente essa região repleta de culturas e povos diferentes tem muito a ensinar.

Queremos muito fazer essa viagem, mas nem sempre sabemos exatamente o que fazer, por onde começar, o que levar nesse mochilão na América Latina, as providências legais necessárias, enfim, saber todos os passos a serem tomados.

Assim como acontece em qualquer mochilão, fazer um mochilão na América Latina requer uma certa dose de cuidados e preparos.  É claro que o sabor do desconhecido e mistério são super interessantes, mas um mínimo de planejamento faz da viagem algo melhor e mais seguro.