É comum escutarmos pessoas dizendo que adoram viajar. Que seu hobby favorito. Comum também ouvir as pessoas reclamarem que custa caro, que viajar o mundo todo é um sonho impossível.

Claro que viajar o mundo inteiro demanda um investimento, mas ele não precisa se absurdamente caro é possível realizar o sonho de viajar o mundo com pouco dinheiro.

Viajar o mundo com pouco dinheiro

E aqui listo sete preciosas dicas de como fazer esse sonho realidade.

É possível viajar o mundo com pouco dinheiro

Viajar o mundo com pouco dinheiro parece irreal, mas muito se deve pelo imaginário criado em relação a esse projeto.

A primeira coisa a deixar claro é que será uma viagem sem luxos, onde você praticará o desapego e aprenderá a pensar fora do ciclo capitalista no qual estamos inseridos.

Mas isso não é um problema, apenas um desapego a ser praticado, pois em recompensa, você terá conhecido histórias, vidas, lugares, sabores e cores nunca antes imaginadas, experiências que mudaram sua forma de ver a vida e isso não tem riqueza material que supere.

7 dicas de como viajar o mundo com pouco dinheiro

Então, se você está disposto a romper essa barreira e se abrir para o mundo, te digo que viajar o mundo com pouco dinheiro é possível sim. Que ao economizar com estadia, alimentação, transporte e atrações turísticas, o orçamento se torna reduzido e o sonho realizado.

1- House sitting

Essa expressão em inglês possui uma lógica muito simples, você se hospedará na casa de alguém que estará fora durante sua permanência e em troca você cuidará de atividades domésticas como regar as plantas, limpar piscina, cuidar dos animais de estimação e manter a casa limpa.

Para os donos da casa é uma grande vantagem, pois não precisam ter despesas adicionais com essas manutenções e quando retornar a casa estará em perfeito estado, pois não existe nada pior que chegar em casa de uma viagem e ter que cuidar da limpeza.

Existem diversos sites que fazem esse contato entre os donos da moradia e quem quer trabalhar em troca de hospedagem. Os mais populares são TrustedHousesitters.com e HouseCarers.com.

2- Trabalhos voluntários

Você pode oferecer outro bem em troca de hospedagem, trabalho voluntário em comunidades.

É possível se inscrever em sites como Voluntourism.org ou GlobeAware.org. Neles você pode dar aulas de inglês ou até mesmo português para crianças e adultos.

Se tiver conhecimentos técnicos em construção civil, elétrica ou mecânica, pode oferecer treinamentos a comunidades mais simples.

Trabalho voluntário em uma fazenda orgânica

Além, claro, de aplicar esses conhecimentos em trabalhos mais práticos como na ajuda para construção de casas e reformas de escolas em troca de hospedagem.

Outra organização de grande destaque e que oferece benefícios para seus participantes é a WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms), que é uma gigantesca rede que englobam organizações sem fins lucrativos pelo mundo com o intuído de diminuir a distância entre um voluntário e fazendeiros de todas as partes.

Baseia-se na troca de trabalho, onde você dedica parte do seu tempo no cultivo de plantas orgânicas e em troca recebe hospedagem e em muitas delas alimentação.

3- Trabalho remunerado

Difícil para muito imaginar, mas é possível trabalhar em outros países e receber por isso. Cada localidade possui sua regra, mas há atividades que pagam com hospedagem e alimentação ou outros com um salário e que você já pode ter sido contratado ainda no Brasil.

Uma opção é o AuPairWorld, que disponibiliza oportunidades de emprego para babás em várias partes do mundo.

Trabalhar cuidando de crianças

Ou programas de contratação para trabalhar a bordo de navios ou viajando por resorts com unidades espalhadas por vários países.

4- Alimentação solidária

No mundo, há um crescimento pela luta contra o desperdício de alimentos. Cada vez mais pessoas se preocupam com isso e repartem o que produzem em casa para evitar ter comida de qualidade sendo jogada no lixo.

Com esse principio temos o Leftoverswap, o Foodsharing e o Eatro, aplicativos onde as pessoas compartilham o que sobrou de suas refeições para dar gratuitamente a quem queira.

Ei! Já que você pegou essas dicas, deixa a gente te mostrar como você pode levantar um bom dinheiro para poder viajar…

1 – Programa de afiliados: como ganhar dinheiro com ele

2 – Como ganhar dinheiro com infoprodutos na internet

3 – Descubra 9 dicas de como conseguir passagens aéreas mais baratas

5- Carona

Para se locomover numa viagem o que possibilita uma grande economia é utilizar transporte público.

Ligando desde as principais localidades até as mais remotas, o transporte público, que serve como meio de locomoção para a população, tem uma grande utilidade para os viajantes.

Vale dedicar um tempo do preparatório da viagem para estudar as possibilidades de transporte no lugar que você irá visitar.

Dá para pedir algumas caronas para viajar o mundo com pouco dinheiro.

Outra forma de locomoção, antiga, mas que vem adquirindo ferramentas facilitadoras é pegar carona.

Isso mesmo, ficar na beira da estrada e pedir ajuda para viajantes, funciona desde sempre.

Claro que é uma atividade com riscos, pois você estará no carro de um desconhecido, mas hoje, com tanta tecnologia, existem aplicativos e redes sociais específicas para conseguir uma carona.

Há opções onde você paga uma pequena taxa pelo transporte e outros que você não paga nada, o que importa é sua companhia na viagem.

Temos como opções o BlaBlaCar, um companhia de caronas disponível em 19 países e que cresce a cada ano, o app WeGo Caronas que tem como destaque a economia de pelo menos 40% com viagens, e o Tripda que traz rotas no Brasil.

6- Faça passeios grátis

Toda grande cidade possui uma programação gratuita para seus maiores atrativos turísticos.

Claro que você precisará entender as regras e geralmente é um dia específico da semana, então uma boa pesquisa pode ser útil nessa área para que encaixe com o dia que você está na localidade.

O site ideal para auxiliar nessa busca é o Free City Tour com atrações turísticas e passeios disponíveis sem custos em todos os continentes.

7- Faça amigos

Não há nada mais legal que viajar o mundo e socializar, há inúmeros benefícios em conhecer gente nova.

Faça amigos para viajar o mundo com pouco dinheiro

Eles serão seus parceiros de viagem, dará dicas da localidade, como você resolver problemas numa emergência e se mostrarem excelentes anfitriões e oferecer hospedagem e alimentação.

Podem te levar para um passeio a um lugar fora dos roteiros e só conhecido por moradores locais.

Mas dará a chance de você conhecer algo novo, um modo de vida ou um pensamento, te ensinar outras formas de ver aquilo que você tem como verdade absoluta.

Essas relações acontecem das formas mais inusitadas possíveis e há relato de viajantes que encontraram amigos para vida toda e isso não têm preço.