Graças à novela Salve Jorge, de Glória Perez, o número de turistas brasileiros na Turquia aumentou consideravelmente. Ainda bem! Um dos países mais exóticos do mundo, a Turquia é destino certo pra quem quer ter uma experiência única e, por isso, merece ser visitado.

Conheça todos os motivos que você precisa para arrumar sua mala e partir para a Turquia.

Podemos ir logo te avisando que os motivos que apresentaremos vão te deixar mais do que apaixonado por esse país incrível. E aí, que tal conhecer mais um pouco sobre a Turquia? 

7 motivos para se apaixonar pela Turquia

Viajar à Turquia é se deslumbrar constantemente por suas paisagens e pelos costumes completamente diferentes dos nossos, além de poder vivenciar mais de perto a tão curiosa religião muçulmana e suas incríveis mesquitas. Então, veja agora os motivos pelo qual você se apaixonará por esse país incrível.

1 – Gastronomia de primeira

Não tem como negar: se há uma coisa que nos ajuda a cair de amores por um lugar, essa coisa é a comida local. Na Turquia, ela é rica e muito variada, além de ser ótima! Não deixe de experimentar os mais variados pratos de carneiro, peixe e ostras frescas. Encare também o chá turco (çay), que você encontra em todos os cantos, e o café turco, super forte e bem saboroso.

Chá turco – Super forte e saboroso.

Aliás, no país, há pratos para todos os gostos e para todas as pessoas. Então, você que tem uma alimentação mais regrada como um vegano, fique tranquilo – e se apaixone pelos kebabs de falafel!

2 – Um povo muito simpático

Ao visitar a Turquia, uma das primeiras coisas que vai logo perceber é que faz parte da cultura de seu povo ser muito sociável. Os turcos gostam de conhecer novas pessoas e de estar à disposição para ajudar. No país, você, brasileiro, vai poder se sentir em casa!

3 – Facilidade de locomoção

Diferentemente do Brasil, a mobilidade da Turquia funciona muito bem. E mais: você pode viajar para onde quiser em ônibus super modernos e confortáveis, além de conhecer o país inteiro gastando muito pouco. Parece sonho, não?

4 – Istambul 

A maior cidade da Turquia merece ser visitada e fará com que você se apaixone de vez pelo país. Aproveite o fato de seu voo muito provavelmente desembarcar em Istambul e passe, pelo menos, dois dias lá.

A maior cidade da Turquia merece ser visitada e fará com que você se apaixone de vez pelo país.

Não deixe de conhecer a área de Sultanahmet, que é onde se concentra grande parte das atrações obrigatórias da cidade, de se maravilhar com a Mesquita Azul e com a Basílica de Santa Sofia, de fazer compras no Grand Bazaar e Mercado de Especiarias em Istambul, de realizar um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo… Enfim, são tantas coisas para ver e curtir em Istambul que não tem como não passar uns dias na cidade.

5 – Capadócia

Sabe daquela imagem de dezenas de balões sobrevoando uma paisagem surreal de tão linda? Pois então, ela acontece na Capadócia. Tem como não morrer de amores por uma cidade que nos proporciona tal experiência? Não, né?

Sempre se ligou nessa imagem, mas nunca soube de onde eram esses balões?

Aliás, além do tour de balão, aproveite para visitar as famosas cavernas esculpidas dentro de rochas, onde nossos antepassados costumavam habitar.

Dê uma olhada neste vídeo que pesquisamos para que você possa visualizar melhor essa maravilha…

6 – Pamukkale

Já se imaginou conhecendo uma montanha branca como a neve, de mais de 200 metros de altura, e que nela contém um conjunto de piscinas termais de cor azul turquesa em forma de degraus? Parece um lugar impossível, não?

Mas não é! Essa obra de arte da natureza se chama Pamukkale, que em turco quer dizer “Castelo de Algodão”, e está situado próximo a Denizli, na Turquia.

Essa obra de arte da natureza se chama Pamukkale. Ou, também, você pode chamar de castelo de algodão.

Eis aqui, em nossa humilde opinião, um dos lugares mais lindos do país e, sem dúvidas, um dos lugares mais incríveis do mundo.

7 – Bodrum

Turquia também tem praia, sim senhor! Aliás, tem uma que é cenário de filme – a Bodrum. A cidade litorânea é um paraíso no mar Egeu da Turquia. Muito parecida com as praias da Grécia atual, a Bodrum tem casinhas brancas, sacadas floridas, sol intenso e mar cristalino…

Cidade litorânea, é um paraíso no mar Egeu da Turquia.

Com tanto sucesso, a praia acabou virando um dos principais destinos turísticos do país e sinônimo de luxo e badalação. Mas fique tranquilo se sua viagem é low cost. Dá para aproveitar a beleza do lugar sem estourar o orçamento da viagem.

Ei! Antes de você seguir para o próximo tópico de nosso texto, deixe-nos mostrar outros destinos incríveis espalhados pelo mundo.

1 – Os melhores destinos da França

2 – Quer ir pra Austrália? Tudo o que você precisa saber bem aqui

3 – Tailândia: 7 motivos para se apaixonar pelo país

Quanto custa uma viagem até o país?

Quanto custa uma viagem até a Turquia? Depende. Falar em valores é algo bastante subjetivo, já que é o seu modo de viajar que impacta diretamente no orçamento da viagem.

Falar em valores é algo bastante subjetivo, já que é o seu modo de viajar que impacta diretamente no orçamento da viagem.

Entretanto, alguns gastos são inevitáveis, tais como passagem aérea e ingressos aos pontos turísticos. Por exemplo, o valor das passagens aéreas para a Turquia é de, em média, R$3000, já com as taxas.

Os passeios, por sua vez, são o que pode tornar sua viagem ainda mais cara, pois, como em qualquer cidade turística, as entradas nas atrações são inflacionadas.

Há, ainda, os gastos com hospedagem, alimentação e transporte, mas são tranquilos. Leve, portanto, em torno de 45-50 dólares por dia para fazer uma viagem confortável, sem luxos, com hospedagem simples e aproveitando o que a Turquia tem para oferecer. Vale lembrar que esse valor não inclui passagem aérea e compras.

Dicas essenciais para sua viagem à Turquia

Viajar para um país com costumes e tradições culturais tão diferentes dos nossos requer um compilado de dicas. Para ir mais seguro ao país, fizemos uma listinha básica para você. Bora olhar?

  • Evite viajar no auge do verão, pois a temperatura fica praticamente insuportável.
  • Apesar de ser um país muçulmano, as mulheres ocidentais sozinhas não são “julgadas” nas cidades maiores. Infelizmente, nas cidades menores, rolam uns olhares mais estranhos.
  • Não se acanhe com os ataques terroristas porque a Turquia é um lugar seguro.
  • O idioma turco não atrapalhará a sua viagem, já que praticamente todos do país sabem se comunicar em inglês.
  • Na Turquia, o dinheiro usado, a Lira Turca, não é vendida facilmente no Brasil. Por isso, leve euro e um pouco de dólar.
  • A chamada para as orações que ecoam dos minaretes das mesquitas em alto e bom som causa estranhamento no início, mas não te acordam no meio da madrugada.
  • Desencane dos vasos sanitários comuns ocidentais e acostume-se com a ideia de se agachar para usar o vaso e depois jogar água nele. Prazer, vaso sanitário turco!
Ok, você já sabe tudo o que precisa. Agora é só partir para seu próximo destino.

Depois dos motivos listados para você se apaixonar pela Turquia, da estimativa de gastos que terá no país e das dicas sobre suas diferenças culturais, não há mais razão para não empacotar sua mala, criar o seu roteiro de viagem e partir. Have fun!