Ser um mochileiro na Europa é um sonho de muitos brasileiros. Muitas vezes, o sonho parece distante, mas acredite: basta planejar, fechar a mochila e embarcar.

Reunimos dicas e informações com tudo o que você precisa saber sobre como ser um mochileiro na Europa.

europa 2017
Lugares incríveis te esperam na europa em 2017

Então, segue aqui com a gente porque você adorar essas dicas que vamos passar para você, aproveite!

Roteiro de mochileiro na Europa

Criar um roteiro de mochileiro em um continente com mais de 50 países é algo muito pessoal. A maioria dos mochileiros foca nos países da União Europeia (UE), atualmente 27 devido à saída da Inglaterra dos estados-membro – mesmo assim, a capital britânica é um dos top na lista de mochileiros na Europa e ainda é possível (e incrível) visitar o país.

como ser mochileiro na Europa agora em 2016
Londres: uma das mais vibrantes capitais da Europa para mochileiros.

Um roteiro completo depende muito do tempo e recursos disponíveis. Mas nós vamos te dar dicas de como ser um mochileiro na Europa. Antes de montar o seu próprio itinerário, pense nas seguintes perguntas:

– Quero conhecer a fundo a história de algum país?

– Quero focar em visitar museus, em gastronomia, em arquitetura, etc?

– Quais atrações turísticas não quero deixar de ver?

Se você continua sem ideias, fechamos um roteiro de mochileiro na Europa para ajudar você a se inspirar. Nosso roteiro pode ser feito em um mês:

Londres: 3 dias

Paris: 4 dias

Berlim: 3 dias

Munique: 2 dias

Bruxelas: 2 dias

Amsterdam: 3 dias

Praga: 2 dias

Viena: 2 dias

Roma: 3 dias

Madrid: 3 dias

Lisboa: 3 dias

10 dicas de como ser um mochileiro na Europa agora em 2016

1 – Planeje, planeje, planeje

Planejar é a palavra-chave para qualquer destino de um mochileiro e para a Europa não é diferente. Antes de embarcar em sua viagem, pesquise com calma as cidades que você quer visitar, visite sites para buscar os melhores preços de hoteis, confira o que você quer visitar em cada local para estimar o tempo preciso de estadia.

Isso vai economizar tempo e dinheiro quando você estiver fazendo seu mochilão na Europa.

2 – Compre as passagens com antecedência

É recomendado que passagens internacionais sejam compradas com ao menos quatro meses de antecedência: é assim que se consegue os melhores preços.

mochileiro na Europa
Atenção às passagens aéreas: compre cedo para obter os melhores preços.

Quer ser um mochileiro na Europa agora em 2016? Comece já a pesquisar os valores e companhias aéreas. Sites como Skyscanner e outros consolidadores de passagens ajudam muito.

Veja também o "(PASSO A PASSO) Descubra como famílias estão deixando o BRASIL para viver em PORTUGAL."

Um GUIA COMPLETO que ensina a MORAR EM PORTUGAL, evitando gastos desnecessários de TEMPO e DINHEIRO.

3 – Reserve hotéis com antecedência

Hospedagem pode ser um dos maiores custos de um mochileiro na Europa, porém se você se planejar bem é possível encontrar ótimos preços online. A melhor dica é, novamente: planejar com antecedência.

Se você quer realmente economizar, crie seu roteiro de mochileiro na Europa de acordo com os melhores preços de hospedagem.

4 – Mas pense em alternativas de estadia

Porém, se você quer uma experiência que realmente te leve a fundo na cultura europeia, considere outras formas de hospedagem.

mochileiro na Europa
Amsterdam e seus famosos canais.

Na Europa, o CouchSurfing é muito comum, porém lembre: membros de cidades grandes recebem muitos pedidos por dia. Vale ser criativo, autêntico e verdadeiro na hora de enviar pedidos de hospedagem.

Mais do que conseguir acomodação de graça, você terá a chance de conhecer pessoas incríveis e levar sua experiência cultural ao extremo.

5 – Tenha todos os documentos em mãos

Apesar de brasileiros terem visto gratuito de três meses na Europa, a imigração europeia pode ser bastante cuidadosa na hora de deixar alguém entrar nos países-membro. Leve todos os documentos em mãos.

mochileiro na Europa
A charmosa Paris segue sendo um dos principais destinos europeus.

Normalmente, é solicitado: passagem de volta, comprovante de reserva de hoteis, comprovante de renda e seguro de saúde (este é obrigatório!).

Ei! Agora, dá uma olhada nesses outros destinos para mochileiro…

1 – 7 dicas de como ser um mochileiro na Oceania

2 – Descubra como fazer um inesquecível mochilão pela África do Sul

3 – Mochilão na Indonésia: o maior arquipélago do mundo

6 – Leve apenas uma mochila

Nada de exagerar na bagagem. Ser um mochileiro na Europa significa que você estará em constante movimento e nada pior do que uma bagagem grande e pesada que torna cada passo um sacrifício.

mochileiro na Europa
Tudo pronto? Pegue a mochila e pé na estrada!

Viaje com uma mochila pequena e vá com espaço sobrando: você vai querer fazer compras.

7 – Não use seu cartão de celular brasileiro

As taxas para uso de telefones brasileiros no exterior são altíssimas! Conexão com internet não é um problema na Europa: a maioria dos hoteis, cafés e restaurantes têm WiFi. Aposte em WhatsApp, Skype e Facebook para se comunicar com amigos e família.

8 – Use o Global Pass

Apesar de não ser a opção mais barata para um mochileiro na Europa, o Global Pass dá flexibilidade e permite viajar nos deliciosos trens europeus.

como ser um mochileiro na Europa
Embarque nos ótimos trens Europeus com o Global Pass.

Há opções para viajar por mais de 20 países com passagens ilimitadas que variam de 15 a 21 dias contínuos, podendo ser comprado até para um, dois ou três meses.

9 – Faça seu seguro de saúde

É obrigatório, para qualquer viajante, ter um seguro de saúde ao entrar na União Europeia. Alguns seguros podem ser bastante caros, outros são bastante acessíveis.

mochileiro na Europa
Berlim: a poderosa capital alemã.

Pesquise muito antes de comprar o seu e lembre-se de ler com calma todos os termos de cobertura: nada pior do que não ter assistência adequada caso você fique doente em um país estrangeiro.

10 – Aproveite!

Deixe qualquer trabalho no Brasil pronto e preocupe-se apenas em aproveitar!

mochileiro na Europa
Já organizou tudo? É hora de desfrutar!

Ser um mochileiro na Europa é ir à fundo em países de muito história, conhecer lugares e pessoas maravilhosas, comer comidas incríveis. Planeje tudo para poder, no fim, apenas desfrutar!

Qual o custo para ser um mochileiro na Europa?

O seu estilo de viagem e no que você quer gastar dará a resposta mais precisa à essa pergunta. Lembre de nossa dica: planejamento! Conferindo tudo antes de sair do Brasil é possível ter informações bem precisas de quanto custa para ser um mochileiro na Europa.

custo de ser mochileiro na Europa
Estilo de viagem e bom planejamento vão definir os custos de ser um mochileiro na Europa.

A imigração europeia, porém, costuma pedir um comprovante de renda quando você entra na União Europeia: a recomendação é ter ao menos 60 euros por dia por pessoa. Mas não se assuste: você não vai, necessariamente, gastar todo esse valor.

Por que ser um mochileiro na Europa?

A lista de motivos para ser um mochileiro na Europa é enorme! Para começar, brasileiros têm visto de turista gratuito, com estadia de até três meses. É possível circular entre os países-membros sem problemas (lembre-se de ter toda a documentação necessária sempre em mãos!).

mochileiro na Europa
A Europa é dos melhores continentes para viajar. Aproveite!

A Europa é um dos continentes mais seguros do mundo para mochileiros. Claro que é sempre importante ficar atento a seus pertences, porém são raros os casos de problemas com turistas.

Como as dimensões da Europa não são muito grandes, é possível visitar muitos países em um curto período de tempo, não perdendo tanto tempo de locomoção.

Veja também o "(PASSO A PASSO) Descubra como famílias estão deixando o BRASIL para viver em PORTUGAL."

Um GUIA COMPLETO que ensina a MORAR EM PORTUGAL, evitando gastos desnecessários de TEMPO e DINHEIRO.

E o principal: você vai ver lugares lindos, imergir em história, cultura e gastronomia. Vale a pena!

!!Dica EXTRA: Já te contei sobre o Caio Ferreira?

Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

O Caio está com uma aula online gratuita que ensina "Como Criar Sua Loja Online do ZERO Sem Precisar Ter Estoque de Mercadorias". Espero que ele não tire do ar antes de você assistir.