Durante toda nossa vida estamos condicionados a seguirmos leis que regem a vida de todos. Elas tem o intuído de estabelecer as regras a serem seguidas. Leis naturais, políticas e jurídicas estão a nossa volta e nem percebemos.

Mas as leis podem também abrir nossos olhos para uma nova forma de pensar e lidar com o nosso dia a dia tendo como grande benefício liberdade de tempo, por isso hoje quero te apresentar a Lei de Pareto.

A lei de pareto é uma das maneiras de aumentar sua produtividade

Muitas são as pessoas que reclamam de falta de tempo e que gastam ainda mais tempo pensando como vão lidar com todas as tarefas que precisam realizar. Um cálculo que nunca fecha e que o saldo é sempre negativo.

Acredito que as pessoas se perdem muito na busca por riquezas materiais e esquecem que tempo é um bem muito valioso e que não se recupera, não há nada que faça voltar ou parar.

E tendo isso como uma verdade muito intensa, tanto que já escrevi várias dicas de como administrar melhor seu tempo e ter mais disponibilidade para sua família.

Só que hoje quero te proporcionar uma nova forma de pensar. Quero te apresentar a Lei de Pareto e seu princípio 80/20.

Quem foi Vilfredo Pareto?

Vilfredo Pareto foi um cientista político, sociólogo e economista italiano.

Publicou estudos sobre os princípios fundamentais da economia pura e sempre pontuando com bastante relevância afirmações sobre a economia de um modo geral, o que o levou a ocupar a cadeira de economia política da Universidade de Lausanne.

Vilfredo Pareto e a Lei de Pareto

Em 1897 realizou um estudo abrangente sobre o modo como a renda era distribuída. Através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não ocorria uniformemente, havendo grande concentração de riqueza (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).

Pareto introduziu o conceito de ótimo de Pareto e ajudou o desenvolvimento da microeconomia com a ideia de curva de indiferença.

A partir de então, essa visão analítica, conhecido com Lei de Pareto, é utilizada em setores da indústria e comércio, sendo mais constante seu uso a partir da segunda metade do século XX.

O que é a Lei de Pareto?

A lei de Pareto foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Esta lei diz que: 80% das consequências advêm de 20% das causas.

Ele enunciou o princípio tomando como base o conhecimento empírico adquirido ao estudar a formação da propriedade das terras na Itália e descobriu que 20% dos proprietários possuíam 80% das terras, enquanto os restantes 20% das terras pertencia aos 80% da população restante.

 

Como aplicar a lei de Pareto no dia a dia

Essa constatação socioeconômica acabou correspondendo também à realidade de diversos outros países, o que deu força e veracidade a lei.

Sua funcionalidade nos cenários políticos e econômicos se estabeleceu como uma ferramenta administrativa muito poderosa, mas sua relevância social se faz quando percebemos que o Princípio de Pareto faz parte também do nosso cotidiano.

Ei! Deixa a gente te mostrar outras dicas para desenvolvimento pessoal…

1 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

2 – Definir metas e objetivos: descubra como traçá-los e alcançá-los

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

1 – NEGÓCIOS

A utilização mais comum para Lei de Pareto está ligada à economia e suas correlações.

Sua prática está desde a escolha de um nicho de mercado ao abrir um novo negócio ou a forma como se gerencia o estoque, chegando até a abordagem nas relações com o cliente.

A lei de pareto pode ser aplicada aos negócios

Vamos tomar como exemplo uma central de relacionamento com o cliente, onde as reclamações são constantes.

A primeira coisa a ser feito é definir um objetivo claro para aplicar o princípio de Pareto. Seja para redução das reclamações, aumentar a avaliação positiva, evitar devoluções ou desistências.

Crie um foco para que a lei possa te dar as respostas.

Em seguida faça um levantamento de dados e categorize essas informações, criando grupos comuns e diminuindo o campo de analise.

Identifique o seu público dos 20% que correspondem a 80%, pois com os dados catalogados, você conseguirá observar com que frequência cada uma das situações se repete e, com base nisso, medir qual é a relevância que cada um tem no seu negócio.

Uma ferramenta indispensável é o gráfico de Pareto que pode ser feito no Excel.

2 – TEMPO

Você acorda e o dia já está com a agenda completa, são tantas coisas a serem feitas e tantas distrações no meio do dia, que fica impossível realizar tudo sem uma boa administração.

Jogos eletrônicos, notícias sobre celebridades, atualização do perfil nas redes sociais dos amigos, essa informações são realmente relevantes para você?

Você acorda e o dia já está com a agenda completa?

Claro que todas elas podem causar prazer, relaxar, ser uma válvula de escape, mas certamente não aperfeiçoam seu tempo, pelo contrário, tornam sua produtividade reduzida e não te proporciona retornos.

A proposta então é dedicar de forma focada e qualitativa 20% do seu tempo e fazer o que realmente proporciona retorno e produtividade e ter 80% do seu tempo disponível para o que você quiser fazer.

Mas para isso você precisa avaliar como seu dia está sendo gasto, aqueles poucos minutos atualizando as redes sociais, se repetidos várias vezes, roubam seu tempo e foco da produção que realmente vale a pena.

Avalie como seu tempo é gasto, faça registro de atividades feitas durante o dia, solicite que alguém observe quantas vezes você consulta o celular ou navega em sites de fofoca, você vai se surpreender com o resultado e notar que poderia empregar de forma mais objetiva seu tempo, cumprir com suas tarefas e ter mais tempo para fazer o que quiser.

3 – LEITURA

A busca pelo conhecimento nunca será tempo perdido, mas você pode tornar essa prática ainda mais enriquecedora, se tiver bons hábitos de leitura.

A Lei de Pareto te ajuda a desenvolver essa prática ao revelar que 20% do que você lê forma 80% das suas opiniões e conhecimentos.

A busca pelo conhecimento nunca será tempo perdido…

O que quero mostrar é que muitas vezes nos perdemos em leituras que não são a fonte que buscamos para amadurecimento de ideias e que na verdade nos deixam inertes na formação de opinião.

Revise os canais de informação que você tem hoje, veja o conteúdo que ele te proporciona e se isso é realmente o que você busca ou é simplesmente a fonte mais fácil ou habitual.

Se pergunte o que você gostaria de saber e quem está falando sobre isso.

Acredito que você ganhará tempo e muitas outras descobertas.

4 – COMPRAS

Garanto que seu guarda-roupa está lotado de peças com apegos sentimentais ou que você imagina que um dia ira utilizar. Mas posso te garanti que apenas 20% das suas peças você usa 80% do seu tempo.

Garanto que seu guarda-roupa está lotado de peças com apegos sentimentais

Então vou lançar um desafio para você “30 dias de Look Do Dia”. Durante um mês, todos os dias, você vai fotografar as peças que usou para o trabalho, sair ou ir à esquina comprar o pão.

Fotografe e coloque em uma pasta que você não tenha acesso todo momento, deixe as lembranças se perderem. Depois desse período, veja todas as fotos e registre peça por peça utilizada e quantas vezes ela se repete.

As que não aparecerem na lista, você poderá doar e ficará com peças realmente funcionais e que facilitará até mesmo na hora de se arrumar, garantindo mais tempo disponível.

Com o princípio básico da Lei de Pareto, você pode estabelecer novos hábitos na sua rotina e tornar sua vida mais organizada.

Avalie posicionamentos, questione projetos e dinamize o dia a dia. A proposta é dar luz a pequenas atitudes, mas que podem gerar grandes e positivas mudanças na sua vida.