Algumas viagens marcam a vida de qualquer um, e na hora de programá-la é sempre bom montar uma lista para não se esquecer de nenhum detalhe durante essa nova jornada.

Mas é bom pensar bastante antes de decidir qual país quer conhecer, qual deles vai oferecer o que mais procura, como: tranquilidade, economia, comida, paisagem, entre outras características.

Santorini, uma das ilhas mais visitadas da Grécia

Um dos países com grandes histórias e que oferece uma grande bagagem cultural, é a Grécia, localizada no sul do continente europeu, ela tem grandes motivos para se tornar o destino perfeito, como por exemplo: seus pontos turísticos, sua história e algumas comidas típicas mais interessantes que precisam ser saboreadas. Este último deixa boas lembranças a qualquer um que escolher a Grécia como país de destino.

As comidas gregas que não pode deixar de experimentar

Agora vai conhecer algumas comidas gregas que não pode deixar faltar no seu roteiro. Aproveite as visitas aos monumentos históricos da Grécia e conheça também o lado gastronômico do país.

1- Souvlaki

Iniciando com um prato bem típico da Grécia e que lembra um pouco o Brasil,  o Souvlaki, que é um tipo de fast food bem conhecido no país,  ele é um espetinho de carne que se come com pão, molho e batatas fritas. É um prato perfeito para quem deseja comer com mais rapidez.

2- Gyros

É uma das mais famosas comidas da Grécia, é um prato de carne assada servida verticalmente como um espeto giratório.

Gyros é uma das comidas gregas mais consumidas do país

É normal que seja servido em um pão tipo pita; salada; alguns molhos, sendo o mais tradicional tzatziki; e com recheios que podem ser: carne assada, frango, porco, carneiro, entre outros.

3- Carneiro Assado

  • Essa é a comida típica da tradicional Páscoa Ortodoxa grega, a maioria das famílias preparam o carneiro no dia anterior da data, já que no dia seguinte todos se reúnem em torno da mesa para saborearem esse delicioso prato.
  • Mas essa é apenas uma das culturas do povo grego, não quer dizer que só vai encontrar o carneiro assado na época pascoal. Se estiver em Atenas ou Peloponeso, é ainda mais fácil encontrar o carneiro assado, que pode ser preparado inteiro ou em partes, e é feito com suco de limão, algumas ervas, sal e também especiarias.  Ele é muito bem combinado com arroz de canela, que é outro prato típico da Grécia.

4- Moussaka

Lembra bem uma lasanha, mas tem como base berinjela ou batata com recheio de carne. Na parte superior do prato consiste em uma camada de molho feito com leite, em seguida bastante recheio com uma carne muito bem temperada e por último a base que é de acordo com a preferência, sendo de batata ou berinjela.

Moussaka é a comida mais procurada pelos turistas

5- Fava

Esse prato típico tem o mesmo nome de um tipo de feijão brasileiro, porém não tem nada a ver com isso. A fava na Grécia é um purê de ervilhas amarelas que leva cebola e pode ser servida com azeite. Ele é um prato quente servido como entrada ou acompanhamento. É uma comida grega que vale a pena ser consumida com polvo, que torna uma combinação perfeita.

6- Lula frita

Aproveitando que a lula foi citada no prato acima, é a comida que é encontrada em praticamente todos os restaurantes da Grécia. Um prato simples, porém muito tradicional no país. Ela pode ser preparada sendo empanadas ou não, e pode ser servida com uma boa salada ou alguma massa.

Antes de descobrir mais sobre as comidas gregas, dê uma olhada nestes links. Eles com certeza irão ajudar a programar as melhores viagens:

1- Como viajar de graça para o exterior

2- Projeto de Volta ao Mundo: Como planejar?

3- Renovar Passaporte: 10 passos para fazer rapidamente

7- Dolmadakia

É um prato quente feito de vegetais, mas precisamente de folhas secas de videira, recheados com carne.

Folhas secas de videira com recheio de carne

O mais bacana dessa comida é que possui a versão para pessoas que não gostam de comer carnes, pois ela pode ser preparada com recheio de verduras, mas nesse caso, é servida fria.

8- Massa com frutos do mar

Quem nunca comeu esse prato em qualquer outro lugar sem ser na Grécia? Isso acontece porque não é uma comida exclusiva do país, porém é muito típica e servida com uma quantidade generosa de frutos do mar. Na Grécia, os restaurantes não economizam nos belos pedaços de lagostas e lulas, por exemplo, então vale muito a pena experimentar durante o roteiro de viagem.

Não é apenas de pratos salgados que a Grécia é bem conhecida. É possível encontrar sobremesas deliciosas no país que apresentam inúmeras comidas típicas.

9- Xerotigana

Com certeza um dos pratos menos conhecidos pelos turistas, mas é  uma das sobremesas que mais vale a pena experimentar durante a viagem.

Sobremesa simples, mas que faz sucesso no país

É um doce delicado, feito com uma massa que fica bem leve e sequinha e tem formato de uma outra sobremesa deliciosa, o cinnamon roll (enroladinho de canela). E para finalizar, o Xerotigana é servido com mel.

10 – Loukoumades

É mais uma sobremesa que pode encontrar na Grécia. São bolinhos de massa fritos, que fazem lembrar o famoso bolinho de chuva. Podem ser servidos com mel, como a Xerotigana, ou com uma bela calda de açúcar.

Não só de comidas vivem as pessoas da Grécia, o país tem algumas bebidas típicas que valem a pena experimentar durante a viagem.

11- A famosa cerveja

A Grécia é um dos países que produzem sua própria cerveja, então é muito válido que durante um passeio experimente uma das famosas produções. As mais conhecidas são a Fix e a Mythos.

12- Raki

É uma bebida destilada que faz muito sucesso no país. Ela possui 40 a 45% de álcool, tem gosto de anis e não tem açúcar. A Raki é servida fria e, como no Brasil, é feito um brinde com o som de Yamas, que aqui é Saúde.

13 – Café Frappé

O café é muito tradicional e querido na Grécia, é impossível ir a um restaurante ou em algum beach bar e não vê um grego bebendo o café batido e gelado. O mais interessante é que normalmente ele é servido com um copo de água, porque assim que termina o café e fica apenas a espuma, pode adicionar água e continua a beber.

Com essas dicas sobre as comidas e bebidas gregas, fica mais fácil escolher o que não pode deixar de experimentar durante a viagem. Por que não degustar todas elas?