Viajar! Um verbo, uma sensação, um estado de espírito. Não conheço uma só pessoa que não goste dessa maravilha. O grande detalhe é que nem sempre é simples realizar uma viagem, ainda mais quando se precisa de dinheiro para realiza-la. A seguir listo 20 dicas sobre como economizar para a próxima viagem e fazer dos seus desejos uma realidade.

Para a grande maioria das pessoas o dinheiro chega através de muito trabalho e sai muito fácil diante dos gastos do dia a dia. Para essas pessoas começar uma viagem torna-se a prioridade na vida e para que isso aconteça é necessário alguns sacrifícios.

Ao economizar para a próxima viagem você terá um novo objetivo na rotina

Se você está se perguntando como os outros são capazes de poupar para a viagem e você está preso em casa vivendo de salário em salário?

Seja seu plano é juntar dinheiro para viajar para Disney ou juntar dinheiro para um intercâmbio, você pode ser capaz de se beneficiar de algumas dessas dicas de economia e conseguir dinheiro para viajar.

Como economizar para a próxima viagem

Primeiro de tudo, você precisa descobrir o quanto você realmente precisa economizar para a próxima viagem. Custos como passagem, hospedagem, seguro viagem, alimentação, passeios, transporte e gastos extras.

Tudo precisa ser pensado para criar uma projeção de quanto você irá gastar com as despesas fixas da viagem e quanto você deseja reservar para gastar por dia na próxima viagem.

Apenas lembre-se, qualquer que seja o seu orçamento é importante ter um planejamento para evitar surpresas desagradáveis.

1 – Crie um plano de economia

Um bom plano para poupar deverá ter 5 etapas:

Avaliação – Compare o seu plano de viagem com a realidade de sua situação financeira. É viável, ou você está sonhando muito grande? Seja honesto. Uma vez que você tem uma ideia geral do custo total da sua viagem, reúna os dados em uma planilha que lista o seu rendimento contra suas despesas e veja se seu planejamento é possível.

Crie o hábito de poupar, mesmo que seja pouco

Estabelecimento de metas – Seu plano de economizar para a próxima viagem deve incluir vários objetivos, alguns de curto prazo e alguns de longo prazo. Liste suas metas em números específicos e não seja tímido para mirar alto.

Implementação – Ponha o seu plano em movimento e se cobre para mantê-lo.

Acompanhamento e reavaliação – Com o passar do tempo, seu plano irá evoluir como as suas mudanças de hábitos. Dê uma olhada em seu progresso a cada mês e fiscalize o orçamento para possíveis ajustes.

2 – Comprometa-se com o seu sonho

Uma das dicas mais preciosas para economizar para a próxima viagem é lembrar por que você está fazendo isso e essa lembrança deve ocorrer todos os dias. Coloque uma imagem em sua parede, seja um mapa com seu roteiro de viagem ou imagens de lugares que você irá visitar.

Economizar para viajar para o exterior ou para qualquer outro lugar é um trabalho árduo, mas qualquer um pode fazê-lo se definir sua mente para ela.

3 – Iniciar um fundo de viagens

Criar uma nova conta com o seu banco chamado “Poupança Tour” e alimentá-lo mensal, semanal ou diariamente. Torna-se mais fácil transferir dinheiro ao longo do processo se for feito entre contas do mesmo banco.

Cada vez que você for verificar o saldo online, transferir algum dinheiro, mesmo que seja apenas R$ 5. Logo você verá quanto isso pode ser divertido, natural e como pode proporcionar um crescimento na sua economia.

4 – Gastar menos com almoço

Trocar o hábito de comer fora todos os dias pela prática de alimentação que você prepara em casa faz uma grande diferença. Já falamos aqui de como economizar tempo e dinheiro na cozinha. Confere as dicas e utilize também para economizar para a próxima viagem.

5 – Reduzir ou eliminar o uso do automóvel

Se você vive em uma cidade com um sistema de transporte público que atende sua necessidade diária ou se vive em uma cidade pequena em que as distâncias são mais curtas, vale muito abrir mão das despesas gerada pelo carro e economizar essa grana também.

Dê preferência a transportes públicos ou bicicletas. Uma boa caminhada pode ser econômico e saudável. E se usar o carro for inevitável, monte um esquema com seus amigos de rodízio, pegue carona, mas não faça de seu carro o único meio de transporte.

Confira também os seguintes artigos sobre viagens que estão relacionados a este conteúdo. Separamos alguns conteúdos bem interessantes, aproveite!

1 – Conheça agora as maiores curiosidades sobre os chineses

2 – 8 dicas de como sair da crise financeira

3 – Viajar é preciso! Como viajar em tempos de crise?

6  – Elimine a televisão a cabo

Você ficará surpreso com o quão rápido irá economizar para a próxima viagem ao reavaliar o uso da TV a cabo em casa.

Abra mão da televisão a cabo

Você consegue ver todos os programas e filmes que realmente deseja e pelos quais você paga na mensalidade? Pense nas alternativas de entretenimento que outras plataformas de vídeo podem oferecer, como Netflix ou YouTube.

Além disso, você pode começar a desenvolver novos hábitos, ao invés de ver TV todos os dias quando chega do trabalho, pode introduzir na rotina a leitura de livros, jogos de carta, pinturas ou aprender a tocar um instrumento com aulas pela internet.

7 – Reduzir suas contas fixas

Abra as janelas para pegar uma brisa em vez de usar o ar condicionado. Desligue as luzes quando sair de uma sala. Encurte o banho de chuveiro quente.

Pare e olhe para sua casa, como ela funciona? Há algo que está sendo consumido de uma forma incorreta? O que pode ser modificado para gerar mais economia?

Pode ser uma torneira pingando, uma lâmpada que não é econômica ou até mesmo pacote de dados da internet. Além de economizar para a próxima viagem, você estará desenvolvendo hábitos mais conscientes e sem desperdícios.

8 – Parar de fumar

Essa não é só uma para economizar para a próxima viagem , mas também para salvar sua vida. Se você fuma em média um maço de cigarros por dia, em um mês pode economizar até R$255. Esse é ou não é um maravilhoso motivo para parar! rs

9 – Cancelar a sua academia

Ao invés de ficar confinado em uma academia, faça exercício ao ar livre. Use equipamentos públicos disponíveis em parques ou praças. Corra, ande de bicicleta, pule corda. Queime calorias e engorde sua poupança.

Pratique exercícios ao ar livre

10 – Mantenha distância de pessoas financeiramente irresponsáveis!

Ver os seus amigos saírem para comprar eletrônicos caros, beber em bares badalados, festas e boates todo final de semana, compras de roupas no shopping irá destruir toda a sua motivação duramente o processo de economizar para a próxima viagem.

Corte gastos desnecessários

Muitos deles não têm planos como o seu, não sabem como juntar dinheiro para viajar para o exterior, por exemplo, e vão dizer que você está deixando de aproveitar a vida por causa de uma viagem, mas lembre-se que não é uma viagem qualquer, é a viagem que você tanto deseja.

E te garanto, no seu destino de viagem terá bares, festas, roupas e o melhor, será diferente de tudo que você já viu.

Antes que você saia deste artigo, dá uma olhada nesse vídeo aqui que possui mais 40 dicas para você economizar em sua próxima viagem: