Espetáculo natural que acontece nas áreas polares, a Aurora Boreal é considerada como um dos eventos mais impressionantes do mundo, com luzes de tonalidades distintas que tomam o céu no decorrer dos meses mais gelados.

A aurora boreal não é algo fácil de ser previsto, só que há alguns locais perfeitos para elevar a sua chance de admirar essa sensacional atração natural.

aurora boreal 11 melhores lugares
Conheça os 11 melhores lugares do planeta para admirar a aurora boreal

Deste modo, confira os 11 lugares ideais para passar por essa experiência fantástica! Nos acompanhe até o final porque prometemos que você vai ficar de queixo caído…

11 melhores lugares do planeta para observar a aurora boreal

Ei! Antes de começarmos, saiba que esse texto não é para você ficar apenas imaginando e sonhando com isso. Nossa filosofia freesider é fazer com que as pessoas possam viver suas vidas com maior liberdade, de um jeito ou de outro.

Se você quiser saber mais sobre nossa tribo, acessa aqui e descubra mais… Só que antes de conhecer mais sobre os freesiders, dá uma olhada nesse conteúdo, tá?

1 – Noruega

Localizada logo acima do Círculo Polar Ártico na região norte da Noruega, a cidade de Tromso pode ser uma ótima escolha para observar com facilidade a aurora boreal que se apresenta no fim dos dias de verão.

Este magnífico fenômeno de luzes é o maior atrativo da região, que possui ainda a universidade mais nórdica do mundo.

2 – Ilhas Faroe

Situadas entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte, as Ilhas Faroe se tratam de um arquipélago ligado a Dinamarca e famoso pela presença forte da cultura viking. Portanto, você pode aproveitar para curtir a aurora boreal e ainda conhecer mais sobre uma das tradições mais populares e antigas do planeta.

3 – Groenlândia

Local espetacular, sobretudo, para quem está a procura de aventuras ou esportes radicais, a Groenlândia oferece aos turistas várias oportunidades para admirar a aurora boreal.

Kulusuk e Ammassalik turistas
Cidades de Kulusuk e Ammassalik devem ser os destinados dos turistas para contemplar as luzes

Mesmo com a possibilidade de admirar o evento em todo o país, os locais mais indicados ficam na região Sul e no leste da Groenlândia, principalmente, em Kulusuk e Ammassalik.

4 – Suécia

A vila de Abisko, na região da Lapônia, na Suécia, conta com apenas 150 moradores, só que é um local muito procurado por visitantes de todos os cantos do mundo em função do seu microclima diferenciado e que lhe transforma em um cenário perfeito para observar a natureza, principalmente, a ocorrência de uma aurora boreal.

5 – Islândia

Mais do que apenas um lugar perfeito para assistir a aurora boreal, a sua viagem até a Islândia pode ser uma experiência inesquecível por causa das várias maravilhas naturais, como, por exemplo: geleiras, vulcões, gêiseres e fiordes.

Perto da capital do país, Reykjavik, se encontra o Parque Nacional de Pingvellir gigantescas planícies, sendo o local apropriado para admirar esse evento tão diferenciado e incrível.

6 – Finlândia

Na região mais ao norte da Finlândia, especificamente no município de Luosto, existe um hotel que oferece um serviço essencial para quem deseja contemplar a aurora boreal in loco: “o alarme de auroras”.

Isso significa que um alerta soa sempre que as luzes espetaculares e coloridas aparecem nos céus da Finlândia. Esse sistema funciona graças ao empenho do serviço de Centro de Investigação de Auroras Boreais de Sodankyla.

Vale destacar que quando o céu se apresenta bastante aberto e claro se torna possível testemunhar o espetáculo em Nellim, com o lago Inari, um dos principais de todo o país, completando esse cenário de total encantamento.

7 – Alasca (Estados Unidos)

É importante destacar que esta área considerada ainda selvagem no território norte-americano pode ser bastante apropriada para acompanhar uma das diversas aparições de aurora boreal ao longo do gelado inverno.

frio alasca estados unidos
Frio do Alasca, nos Estados Unidos, é compensado com esse espetáculo incrível nos céus

Agora, antes que você vá para o próximo tópico, deixa a gente mostrar outras sugestões para quem deseja fazer passeios turísticos a fim de descobrir maravilhas naturais no Brasil e no mundo, dá uma olhada:

1 – As 7 mais lindas ilhas do mundo que você precisa conhecer em 2017

2 – Descubra as mais lindas cavernas do mundo

3 – 10 belas paisagens para conhecer na África

8 – Canadá

A grande extensão do Canadá fornece diversas alternativas exuberantes para assistir a este esplendor da natureza.

As regiões em torno do lago Superior, em Ontario, a tundra na região norte e até mesmo a cidade de Yukon, muito próxima do Alasca, são indicados para os turistas que pretendem contemplar o fenômeno de “camarote”.

9 – Escócia

As ilhas escocesas são famosas em função do clima encoberto, cinzento e com pouca visibilidade para apreciar a ocorrência de uma aurora boreal em sua plenitude.

escócia céu inverno a aurora
Quando o céu do inverno está limpo, é possível admirar a aurora até mesmo na Escócia

Mas, quando o céu está totalmente limpo no inverno da Escócia, os visitantes possuem enorme chance de se deparar com as luzes coloridas cobrindo os céus. Então, a sua viagem para a Escócia deve ser até Aberdeen, a região norte ou ainda a Ilha de Skye.

10 – Rússia

Quem não adoraria comprar uma passagem para Rússia para assistir algumas partidas da próxima Copa do Mundo, em 2018, e ainda ter uma das experiências mais fantásticas do mundo?

Isso pode acontecer, mas será preciso estender a sua permanência, já que a aurora só costuma ocorrer durante as noites mais geladas do inverno russo. Apesar das temperaturas baixíssimas e do frio constante, a sua força de vontade pode valer muito a pena.

Não apenas você pode acompanhar a seleção brasileira com Tite, Neymar, Gabriel Jesus e companhia no maior evento mundial no futebol, bem como perder o fôlego com um espetáculo natural, gratuito e incrivelmente colorido.

A melhor alternativa é se dirigir para a região noroeste da Rússia, especificamente, na Península de Kola, que fica totalmente acima do Circulo Polar Ártico. Este é um dos lugares mais adequados e famosos do país para curtir cada segundo da duração de uma aurora boreal.

11 – Ushuaia (Argentina)

Este é o único ponto da América do Sul onde é possível admirar as luzes. A famosa terra do fogo Ushuaia, também chamada de “fim do mundo”, fica localizada na Argentina e se intitula “a região mais austral de todo o mundo”.

aurora argentina continente
Argentina conta com o único ponto de observação da aurora em todo continente

No decorrer da estação mais fria do ano, a escuridão invade totalmente a cidade por até 17 horas por dia, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de se encantar com a aurora sem a necessidade de ir para outros continentes.