5 (100%) 1 vote

Você já pensou que ao invés de manter essa rotina de trânsito, trabalho e mais trânsito, que se repete diariamente durante anos e anos da sua vida, você poderia trabalhar enquanto viaja pelo Brasil ou até mesmo pelo mundo?

Essa possibilidade de ter um trabalho mais adaptável ao estilo de vida que você quer, é uma alternativa que nunca nem passou pela cabeça de muitas pessoas, devido ao modo operante em que se vive. Por outro lado, algumas pessoas já pensaram nessa possibilidade, mas acreditam ser impossível.

trabalhar enquanto viaja pelo mundo 1
Apesar da sua rotina agitada, já imaginou que você poderia trabalhar enquanto viaja pelo Brasil ou até mesmo pelo mundo?

Enquanto isso, centenas de pessoas mudaram a forma de pensar e aprenderam como ganhar dinheiro viajando. Trabalhar viajando em 2018 é possível para pessoas que realmente acreditam ser provável e estão dispostos a sair da falsa segurança que o emprego tradicional representa.

A pressão diária de trabalho, prazos, metas e cobranças por resultados assombram profissionais, e ainda causam desgaste físico e emocional. Essa dinâmica de trabalho e pressão é péssima tanto para a saúde do trabalhador, quanto para a empresa.

Já que, na exaustão o profissional se desloca à empresa apenas para cumprir horário, pois, o pensamento está voltado para o período e férias. Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Bookin, mostrou que, as pessoas que mais viajam para descansar do trabalho é o brasileiro.  

A pesquisa realizada no ano passado com 56.700 entrevistados de 30 países, verificou que, viagens para descansar do trabalho é o terceiro motivo que leva os brasileiros a viajarem. 81% dos brasileiros entrevistados afirmaram saírem em pequenas férias para relaxar e se divertir.

E se você pudesse viver férias eternas? É o que cada vez mais pessoas estão buscando. Sair da rotina, conhecer novos lugares, diferentes culturas, sabores, fazer novos amigos e viver com mais liberdade. Ir para onde quiser, sem ter que aguardar os 30 dias de férias.

O sistema

Desde de criança somos ensinados a escutar um comando, cumprir atividades e entregar as tarefas dentro do prazo. O olhar, a curiosidade e a criatividade, características naturais em nós quando crianças, vão sendo bloqueadas por uma enxurrada de informações que devem ser assimiladas para que todos tenham um mesmo padrão de pensamento e comportamento.

Esse padrão, porém, só é bem-vindo até o ensino médio. Na faculdade e no mercado de trabalho são exigidas àquelas características relacionadas à inovação e originalidade. Além disso, são pouquíssimas as escolas que trabalham com as crianças mentalidade empreendedora.

E por não trabalhar o incentivo cognitivo para que sejam desenvolvidas competências, habilidades, gostos e interesses grande parte da população adulta adere ao comportamento de empregado. Está acostumada a receber ordens para realizar as atividades e deixa suas vontades para depois.

Pode ser que, encontrar formas de ganhar dinheiro viajando nunca tenha sido um desejo seu. Porém, não se pode negar que é uma grande oportunidade conseguir ganhar dinheiro sem ter que cumprir horários. E aproveitar o tempo livre como bem quiser.

Qualquer pessoa pode começar hoje mesmo a mudar sua mentalidade do sistema, de trabalho 8 horas por dia, 5 dias por semana e se empenhar apenas nos momentos que se sente mais produtivo. Diminuindo o estresse, aumentando a criatividade e o rendimento.

Acostumamos com uma rotina cansativa e improdutiva. Mas essa não precisa ser a realidade vivida por muitos anos. Há possibilidade de transformação. Evolução do pensamento e possibilidade de ser um profissional com autonomia e iniciativa para fazer as coisas acontecerem.

Trabalhar enquanto viaja é a possibilidade de ser mais independente do ambiente em que se vive, do trabalho e dos padrões que você não se enquadra. E a mudança de mentalidade é o primeiro passo para saber como trabalhar viajando é possível.

Como trabalhar viajando

A mentalidade de uma pessoa que trabalha enquanto viaja pode ser comparada a de um empreendedor. Porque com certeza para se manter em uma viagem constante é necessária uma fonte de renda.

E as similaridades não param por aí. Além da busca pelo desenvolvimento pessoal e crescimento da empresa, ambos possuem disposição para assumir riscos. Essa característica é essencial em uma pessoa que busca novas experiências. Afinal, é comprometida consigo mesma e tem automotivação para seguir com os projetos.

trabalhando em quanto viaja pelo mundo é possível 2
A mentalidade de uma pessoa que trabalha enquanto viaja pode ser comparada a de um empreendedor.

A maioria das pessoas que conseguem trabalhar enquanto viaja são empreendedores e fazem uso de tecnologia e principalmente da internet para efetivar seu trabalho. Alguns inclusive são empreendedores digitais, ou seja, mantém negócios lucrativos na internet. E essa renda permite que eles viagem cada vez mais.  

É interessante entender que quem está disposto a trabalhar enquanto viaja, busca na verdade mais qualidade de vida. Assume riscos para evitar o estresse e manter o bem-estar. E além dessas, possuem outras características em comum.

São criativas

O profissional que pretende viver sempre em férias, assim como um empreendedor, precisa ser criativo para criar dinheiro. Desenvolver alternativas que sejam capazes de produzir dinheiro, mesmo à distância.

Qualquer um pode ser criativo. E para desenvolver a criatividade procure pensar em algo diferente do que é comum ao seu dia a dia e do mercado no qual está inserido, foque no que você deseja realizar e, então, pense em alternativas para conseguir conquistar esse resultado.

Planejam

Trabalhar enquanto viaja se torna realizável quando há planejamento. Primeiro com a viagem, em relação ao destino, vistos e o período de estadia em cada lugar. Mas também é fundamental comprometimento com o trabalho.

É fácil se entreter com passeios, pessoas e até mesmo com a paisagem. Por isso, se planeje. Separe afazeres da viagem por dia e tente cumprir dentro da data estimada. Anote também diariamente suas obrigações referentes ao trabalho e reserve um período do seu dia para execução.

Vivem o que acredita

Além de planejar as pessoas que conseguem trabalhar enquanto viaja precisam acreditar nesse modo de vida. Só assim, o esforço vale a pena. Por isso, mantém uma mentalidade positiva, como característica em suas ações.  

Trabalhar enquanto viaja

O incômodo com a rotina e a infelicidade no trabalho são os principais motivos que levam as pessoas a passarem uma temporada viajando, ou até adotar esse modo de vida como definitivo.

E com mais informação e novas possibilidades de trabalho, as pessoas estão se encorajando cada vez mais, a realizarem o que de fato têm vontade.

Há várias possibilidades de trabalhar enquanto viaja. Em alguns países é possível conseguir o visto de trabalho e você pode procurar um emprego local. Ou você pode ainda ser um nômade digital.

Nômades digitais são profissionais e empreendedores que necessitam de conhecimento e acesso à internet para trabalhar. A principal característica é possibilidade de oferecer e entregar um serviço independente da sua localização.

Por isso, muitos nômades digitais, não têm simplesmente um escritório em casa, ou trabalham em um coworking. Optam por viajar, conhecer novos lugares, trabalham em quarto de hotel, cafeterias e bibliotecas.

Existem três tipos de nômades digitais e você pode se enquadrar em algum deles.

Trabalhador Remoto

O trabalho remoto é o trabalho a distância realizado por um profissional que possui vínculo com uma empresa. Ou seja, é um funcionário, com carteira assinada, que produz fora do ambiente comercial.

Muitas empresas, ainda não são adeptas desse modo de trabalho, mas é possível mostrar ao seu chefe que você pode ser mais produtivo trabalhando fora do ambiente estressante da empresa.

Freelancer

Freelancer é o profissional autônomo que presta serviços para empresas ou pessoas por um tempo específico. Por não ter vínculo com empregatício, e não ser considerado empregado, pode trabalhar para várias empresas de um mesmo setor.

Essa alternativa de independência e possibilidade de trabalhar enquanto viaja tem aumentado. Um relatório da MBO Partners constatou que já existem cerca de 30 milhões de trabalhadores independentes. Em 2019, a previsão é que esse número chegue a 40 milhões.

Você pode oferecer os mais variados serviços. Você pode ser um tradutor e encontrar trabalhos em sites como o Proz. Oferece oportunidades de trabalho freelancer como escritor, revisor de textos, programador, web designer, locutor, entre outros, em como o 99 Freelas, Workana, Prolancer e NearJob.

Empreendedorismo Digital

A terceira possibilidade de como ganhar dinheiro viajando e se tornar um nômade digital é através do empreendedorismo digital. Nesse mercado há inúmeras possibilidades de empreender.

Você pode produzir material de informação sobre um assunto que você domina. Seu produto pode ser sobre como fazer instalação elétrica, como cuidar da barba, ou como fazer melhores fotos. Enfim, você pode produzir os mais variados materiais, desde que sejam bem produzidos e que vá solucionar o problema de várias pessoas.

Além disso, você pode ainda, vender os produtos já existentes. Através de blog, ou redes sócias você pode se tornar afiliado de um produto que você acha interessante e recomendar para que outras pessoas comprem.  

Trabalham enquanto viajam

São muitas possibilidades para conseguir trabalhar enquanto viaja. Conheça a história de 4 pessoas que encontram formas de ganhar dinheiro viajando.

Em 2011, Luíza Antunes pediu demissão de seu emprego na área de comunicação e decidiu que embarcaria em uma volta ao mundo, na qual passou dez meses viajando. Em 2013, estava com a vida restabelecida em São Paulo, mas a insatisfação crescia. De acordo com Luíza as tarefas de trabalho podem ser feitas em qualquer lugar do mundo com internet.

E então, decidiu fazer um mochilão pela Europa com os amigos. A maneira como Luíza encontrou de como ganhar dinheiro viajando é através do blog 360meridianos que mantêm em conjunto com mais 2 amigos que também viajam.

Natália Becattini, amiga de Luíza, desiludida com o mercado de trabalho, trocou a jornada de entrevistas de vaga para jornalista para se sustentar por meio de freelas. E afirma que sempre faz o trabalho independentemente de onde esteja. Sendo assim, já passou por 31 países e hoje mora em Buenos Aires e se dedica ao projeto do Blog.

No blog, além de informação, são oferecidos livros e seguros de viagem. Para elas, o fato de trabalhar online proporciona liberdade para escolher o estilo de vida. E se enquadra a ele a possibilidade de viajar quando quiser, sem comprometer o trabalho.

Raphael Rotta já estava cansado da rotina e Manoela Pontual havia terminado um intercâmbio es estava pensando em uma alternativa para não voltar à mesmice. O plano era fazer uma viagem de férias, que se estendeu para três meses, mas que durou cerca de um ano.

Além de planejamento o casal criou uma consultoria online de planejamento de viagem. E através de suas experiências oferecem o serviço no site Plot Viagens, uma das formas de ganhar dinheiro viajando, que o casal encontrou.

Preparação

E trabalhar enquanto viaja não é só para jovens e solteiros. Havendo planejamento emocional e financeiro, há a possibilidade de proporcionar uma vida nômade e com qualidade para sua família. Dar aos seus filhos a oportunidade para seus filhos de conhecer novas culturas, idiomas e histórias.

Selecione possíveis destinos para começar a viagem e aprofunde o estudo sobre os hábitos culturais e a rotina de cada cidade. E apure o maior número de informações. Considere também verificar a estrutura do local escolhido. Verifique se há disponibilidade de internet e os procedimentos que devem ser feitos para que não haja impacto negativo no seu trabalho.

Pesquise a legislação de cada país. Todo país utiliza seus próprios critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios, não cabendo interferência de autoridades estrangeiras nessa questão. O tempo permitido para a estadia como turista e prepare a documentação necessária para não ter problemas durante a viagem.

Além disso é importante se preparar financeiramente. Se organize para ter uma quantia suficiente para o período que pretende ficar. Colocar um plano como prioridade no orçamento é o primeiro passo para iniciar o planejamento financeiro.

Estabeleça o prazo que você terá para se organizar financeiramente e elaborar os projetos que serão monetizados para que você trabalhe enquanto viaja.  

Para iniciar essa transformação e realizar o projeto de trabalhar com mais liberdade, conheça o e-book Como Lucrar com seu Conhecimento Enquanto Viaja pelo Mundo. Nele você encontra a possibilidade de transformar tudo o que você estudou, suas experiências e práticas em um material que pode ser disponibilizado para ajudar outras pessoas.