É totalmente natural sentir medo. Só que quando o receio vence a barreira da normalidade e vira algo fora de controle em ocasiões que não fornecem nenhum risco, a denominação é alterada para fobia. E, você deve conhecer ou já ter sofrido com algumas das fobias mais comuns no mundo.

Geralmente, os sinais sentimentais e físicos abrangem suor, inquietação, ansiedade, tontura e taquicardia. No entanto, essas reações são desencadeadas sem uma razão principal.

sentir medo fobias mais comuns no mundo
Sentir medo é natural, mas pode fugir do controle. Conheça as nove fobias mais comuns no mundo!

De acordo com os especialistas, as fobias mais comuns no mundo podem contar com um fator genético, só que a maneira com que elas aparecem se referem à exposição a algo ou momento em que visto como temerário.

Um exemplo corriqueiro é a pessoa que está em um quarto fechado quando falta energia elétrica. A partir daí, o sujeito começa a sentir um medo irracional do escuro. A grande preocupação é com a ausência de tratamento para esse problema, uma vez que pode se tornar algo muito mais forte.

Confira as 9 fobias mais comuns no mundo

Muitas vezes, esse receio chega a ser incapacitante. Dependendo do estilo do medo, o cidadão pode parar de andar na rua, frequentar locais altos e até de enfrentar multidões. Será que você sobre com algum tipo de fobia?

1 – Acrofobia

De fato, a acrofobia tem que estar no topo da lista das fobias mais comuns no mundo. Afinal, quem não conhece alguém que morre de medo de altura? E nem precisa ser o topo de um prédio ou se preparando para um salto radical.

não olhar para baixo medo de altura
Conselho para não olhar para baixo não resolve completamente o problema de quem tem medo de altura

O medo irracional de altura afeta milhares de pessoas em todo o planeta e acaba eliminando a chance de experimentar desde esportes de aventura até tarefas simples do dia a dia.

2 – Agorafobia

Você costuma se sentir incomodado em um ambiente lotado? Muita gente evita sair de casa para não ter que passar por uma situação desagradável em uma boate, igreja, campo de futebol, faculdade e outros lugares.

Por isso, é preciso conter esse temor antes que ameace a sua liberdade de ir e vir e interfira profundamente na sua qualidade de vida. Afinal, é possível chegar ao extremo de não abandonar a residência para absolutamente nada.

3 – Aracnofobia

Possivelmente, você deve ter descoberto que aracnofobia se refere ao medo incontrolável de aranhas através do divertido e leal amigo de Harry Potter, Ron Weasley. De fato, o personagem criado pela escritora inglesa J. K. Rowling tem verdadeiro pavor de aranhas, especialmente, diante de espécimes gigantes.

Aracnofobia fobia de aranhas
Próprio termo já explica: aracnofobia se trata da fobia de se deparar com aranhas

Ao contrário do Ronald Weasley, você não precisa encarar nenhuma aranha gigante para salvar a vida de alguém, mas pode sofrer com uma das fobias mais comuns no mundo.

4 – Catsaridafobia

Quem nunca soltou um grito ao encontrar inesperadamente uma das causadoras da Catsaridafobia? Trata-se do pavor de barata e uma das fobias mais comuns no mundo. Realmente, não é nada agradável encontrar um destes insetos pelo seu caminho, não é?

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente destacar outras dicas espetaculares para superar limitações no trabalho e na vida pessoal, dá uma olhada:

1 – Sugestões de como enfrentar os desafios da carreira profissional

2 – Descubra como eliminar a depressão no trabalho

3 – Descubra como vencer os obstáculos pessoais em 2017

5 – Claustrofobia

Praticamente todas as pessoas sabem que tem a ver com o medo de ficar em um local totalmente fechado. Geralmente, a pessoa tem a sensação de estar presa, sufocada e começa a passar mal irracionalmente.

Claustrofobia fobias mais comuns no mundo
Claustrofobia é uma das fobias mais comuns no mundo e é medo de locais totalmente fechados

Desta maneira, o acompanhamento especializado pode ser uma forma de amenizar essa reação desproporcional a um lugar fechado, já que isso implica na perda de oportunidades de trabalho, lazer, viagens e cultura.

6 – Glossofobia

Quem nunca perdeu o sono ou ficou terrivelmente preocupando antes de fazer a apresentação de um trabalho em público ou dar uma palestra? Isso acontece porque a definição de glossofobia é o medo de falar em público.

Na sexta posição entre as fobias mais comuns no mundo, a falta de coragem de se comunicar diante de outras pessoas pode ser corrigida com mais facilidade e alguns truques básicos.

Inicialmente, você deve treinar o discurso algumas vezes para se familiarizar com o conteúdo e evitar os terríveis “brancos”. Além disso, é preciso evitar o uso de palavras muito longas ou difíceis de serem pronunciadas.

Outra dica simples é praticar diante do espelho, uma vez que você terá a chance de se observar e não cometer excessos com caretas ou movimentos bruscos. Hoje em dia, existem muitos cursos virtuais e presenciais de oratória para lhe ajudar a superar essa dificuldade.

7 – Hematofobia

O problema desta fobia é afastar qualquer possibilidade de seguir uma carreira dentro da área de saúde ou segurança pública, exceto em cargos administrativos. Portanto, você pode concluir que a hematofobia corresponde ao pavor de ver sangue.

E nem sempre é necessário visualizar uma grande quantidade de sangue, há quem passe mal quando sofre algum machucado pequeno ou precisa efetuar algum exame de sangue para o check-up médico.

8 – Hidrofobia

Você tem medo de água? Uma das fobias mais comuns no mundo, a hidrofobia pode se manifestar nos primeiros anos de vida e fazer com que a criança não passe por situações especiais como a primeira visita a praia, mergulhar em uma cachoeira e se divertir em uma piscina.

Nem todo mundo aprende a nadar durante a infância, só que o medo da água pode complicar ainda mais esse aprendizado tão importante em qualquer faixa etária.

Por isso, é recomendado que os pais não forcem os filhos nas primeiras tentativas, mostrem que os pequenos estão seguro e até façam companhia nos primeiros mergulhos, ao pular a primeira onda e dar as primeiras braçadas.

9 – Nictofobia

O termo nictofobia não é tão popular, mas o medo de escuro ou noite pode afetar milhares de pessoas no planeta. Desta maneira, o sujeito reage irracionalmente à falta de energia repentina ou ao despertar em um cômodo totalmente escuro.

Nictofobia pavor da noite ou do escuro
Quem sofre com a nictofobia tem pavor da noite e também do escuro

Oriunda de um trauma ou não, a nictofobia pode ser solucionada como as outras oito fobias mais comuns no mundo. Ao contrário do que se pensa, o tratamento para se livrar destes complexos é simples, sendo na maioria das vezes uma terapia rápida, que não gera nenhum desconforto ao paciente.

Esperamos muito que você tenha gostado de nosso conteúdo, e que ele possa de alguma forma te ajudar. E se isso for um fato, por favor, compartilha com os amigos…