Uma das melhores coisas da vida, sem sombra de dúvida, é dormir. Os benefícios de uma boa noite de sono na vida da pessoa não tem precedentes. Além de algo gostoso, o sono é extremamente necessário, é fundamental para a saúde do indivíduo como um todo.

Mas afinal, o que é o sono? O sono é um estado de repouso “absoluto”, onde uma parcela considerável do metabolismo corporal diminui, entrando em um ritmo mais suave de trabalho interno.

benefícios de uma boa noite de sono
Para desfrutar melhor dos benefícios de uma boa noite de sono, um ambiente escuro é o mais indicado.

Quando estamos acordados, chamamos isso de estado de vigília. O sono seria um estado onde o corpo estaria em um estado de repouso, mas nem por isso estaria totalmente inativo. O corpo entra em um estado de relaxamento, mas o cérebro e outras funções fisiológicas permanecem funcionando.

Ele é dividido em três fases, que variam de acordo com um estágio progressivo de profundidade. Cada uma dessas fases tem um funcionalidade e a duração de cada uma vai depender de certos fatores, como idade, ritmo circadiano, entre tantos outros.

A importância do sono para o ser humano

Não é a toa que passamos boa parte de nossas vidas dormindo. Os benefícios e malefícios do sono são a prova de que essa função exerce um papel mais importante do que costumamos pensar. É por isso que existem especialistas e até mesmo clínicas e medicamentos relacionados ao sono.

benefícios de uma boa noite de sono
Para um bebê ter os benefícios de uma boa noite de sono, dormir 16 horas por dia é essencial.

Vamos elencar uma série de razões pelas quais o sono é tão importante.

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Produção e liberação de hormônios;
  • Consolidação da memória e aprendizado;
  • Recuperação energética;
  • Relaxamento muscular;
  • Manutenção de boas condições da pele;
  • Controle da sensação de fome;
  • Aumento da sensação de saciedade;
  • Manutenção de estado de bom humor;
  • Regulação da temperatura corporal;

Quando nascemos, nossas necessidades de sono são bem grandes, ou seja, precisamos dormir por volta de 16 horas por dia, para que nosso corpo regularize suas funções.

Conforme vamos crescendo e ficando mais velhos, nossas necessidades de sono diminuem um pouco, mas ainda há a necessidade de uma quantia mínima de sono.

Há uma série de estudos feito por especialistas que buscam saber exatamente qual a importância e necessidade de sono para o organismo humano. De modo geral, ele é fundamental para o refazimento do corpo em todos os níveis, do celular ao geral.

Quais são os benefícios de uma boa noite de sono?

Nosso relógio biológico depende disso. O horário habitual do sono é o período noturno. Os benefícios do sono noturno são inúmeros.

É no período noturno que boa parte das pessoas vai descansar, devido aos estudos, trabalho, entre outras atividades. É o momento do dia onde há menos incidência de luz e outras interferências e por isso é mais propício para dormir.

Além do sono noturno, podemos dizer que há também os benefícios do sono depois do almoço. Devido a ingestão de alimentos, nosso corpo entra em atividade considerado e depois, consequentemente, diminui um pouco o ritmo, nos deixando mais sonolentos.

Dar um pequeno cochilo após o almoço pode nos deixar mais descansados e despertos para enfrentar o restante do dia.

benefícios de uma boa noite de sono travesseiro
Pode não parecer, mas para atingir os benefícios de uma boa noite de sono travesseiros e lençóis confortáveis ajudam muito.

Apesar de não ser uma prática muito popular ou querida por alguns, há sim benefícios de dormir cedo. Quando dormimos mais cedo, temos mais tempo para cair no sono e também conseguir dormir mais tempo, melhorando nossa qualidade de vida.

E não é só a parte interna do nosso organismo que recebe os benefícios de uma boa noite de sono. Os benefícios do sono para a pele são bastante conhecidos. É durante o período do sono que as células se renovam e reparam os efeitos do sol, da poluição do ambiente e do vento.

Ei! Antes de seguir para o próximo tópico, deixa a gente te passar alguns outros conteúdos do vida de freesider…

1 – Qualidade de Vida: entenda o conceito e aplique no dia a dia

2 – Curte esportes radicais? Você precisa conhecer os pontos de interesse em Queenstown agora em 2017

3 – Como ganhar dinheiro com infoprodutos na internet

Quais os efeitos de uma má noite de sono?

Como pudemos observar nos tópicos anteriores, os benefícios de uma boa noite de sono são simplesmente sem precedentes. Não é possível ter uma vida plenamente bem vivida e saudável sem ter um sono bom, refazedor e com a duração adequada.

Sabemos o quanto a vida diária é corrida e muitas vezes nos sentimos compelidos a nos privar do sono, sob a ideia ilusória de que dormir é perder tempo e que dormindo cedo conseguiremos realizar mais atividades.

benefícios de uma boa noite de sono - cama
Se você quer obter de fato os benefícios de uma boa noite de sono, não use celulares nem nada na cama.

Contudo, há benefícios e malefícios do sono. Os malefícios do sono, ou melhor, da carência ou mesmo ausência de quantidade e qualidade de sono pode ter uma série de consequências negativas para a saúde da pessoa.

Entre os inúmeros malefícios que a privação do sono pode causar, podemos citar:

  • Perda cognitiva;
  • Diminuição da libido;
  • Prejuízo da saúde da pele;
  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • AVC;
  • Arritmia cardíaca;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Ataque cardíaco;
  • Depressão;
  • Problemas de memória;
  • Mau humor e irritação;
  • Aumento do apetite;
  • Déficit de atenção.

Além de tudo isso, não dormir bem gera muito estresse. Quais são os malefícios do estresse? Bem, além do mau humor e maior irritação óbvios, há uma queda na energia e eficiência, uma probabilidade maior de cansaço e até mesmo de desenvolvimento de problemas cardíacos.

Como ter uma boa noite de sono?

De acordo com o observado acima, os benefícios de uma boa noite de sono são imprescindíveis se quisermos viver bem e por muito tempo. Apesar dos possíveis percalços, é possível termos uma boa noite de sono.

benefícios de uma boa noite de sono
Uma boa luminosidade facilita a obtenção dos benefícios de uma boa noite de sono.

Se quisermos manter uma boa qualidade de vida, podemos seguir essas dicas abaixo de como ter uma boa noite de sono.

  1. Ter horários regulares de dormir e despertar.
  2. O ambiente de sono deve ser calmo, tranquilo, sem ruídos e com pouca luminosidade.
  3. Antes de dormir, evitar atividades mais agitadas ou que demandem um pouco mais de energia. Fazer coisas relaxantes, como meditação, por exemplo.
  4. Na refeição noturna, prefira alimentos mais leves, facilitando a digestão e consequentemente o sono.
  5. Só deitar-se na cama se de fato for dormir. Procure não ler, mexer no celular ou qualquer atividade do tipo antes de dormir.
  6. Não tomar nenhum tipo de bebida estimulante.

Desfrutando dos benefícios de uma boa noite de sono

A importância do sono para a vida do ser humano é enorme. Ele é uma das necessidades mais básicas e essenciais do indivíduo, assim como as necessidades fisiológicas e como comer. Ele possui uma série de funcionalidades primordiais para a manutenção da saúde e da vida. Os benefícios de uma boa noite de sono são inúmeros.

As necessidades de sono variam de acordo com a idade e com uma série de outros fatores. Os benefícios de uma boa noite de sono são fundamentais para uma vida mais saudável e plena, em termos físicos e mentais.

Agora, veja mais algumas orientações do Dr. Carlos Alberto Pastore…