Com o nosso dia a dia cada vez mais insano, muitas pessoas passaram a procurar opções que as levaram a encontrar o seu equilíbrio interior.

Mais do que isso, elas passaram a se preocupar com o ritmo de vida que estavam levando; afinal, perceberam que, da maneira como as coisas andavam, seria insustentável continuar vivendo assim. Buscando por soluções, encontraram o yoga, essa técnica milenar indiana que tanto temos escutado falar. Então, veja agora alguns dos benefícios do yoga. 

Benefícios do yoga

Quer saber mais sobre o que se trata e quais os benefícios do yoga? Se sim, então não deixe de ler nosso texto. Ao final dele, temos a certeza de que você irá se entregar de vez à prática. Confira!

O que é o yoga?

Muitos já escutaram falar da prática, principalmente quando se trata dos benefícios do yoga em nossas vidas. Todavia, boa parte dessas pessoas não sabem sequer o que é essa prática. Vamos entender mais?!

O que é o yoga

Primeiro, é preciso que você saiba que é praticamente impossível definir, em poucas linhas, o que é Yoga. A palavra origina-se da língua sânscrita e é derivada da raiz yuj, que significa “controlar”, “jungir”, “unir”, “integrar”

Assim, podemos perceber que yoga pode ser resumida como uma filosofia que reconhece que mente, corpo e espírito interagem como um todo.

Porém, a prática vai muito além desse entendimento.  Yoga é autoconhecimento. É um estilo de vida cujo objetivo é te conduzir a um estado de paz e quietude, colocando você em contato consigo mesmo.

O que é o yoga

Ela está muito mais ligada a um estado de espírito e à própria busca pela consciência da integração entre o seu corpo, mente e espírito. Por isso, é comum escutar de seus praticantes que o Yoga leva a um estado de harmonia, paz e serenidade.

Então, por que não tentar?!

Ei! Se gosta de saúde e bem estar? Deixa agente te mostrar alguns outros artigos do vida de freesider…

1 – Descubra quais esportes que mais queimam gordura

2 – Conheça agora os melhores esportes radicais individuais

3 – 5 dicas de qualidade de vida e saúde

Os benefícios do yoga

Se tem algo que é consensual entre 10 a cada 10 praticantes, esse é, com certeza, sobre os benefícios do yoga. Quem pratica, garante que a vida muda – seja fisicamente, espiritualmente ou mentalmente.

O yoga proporciona, muito além de condicionamento físico e de estética corporal, benefícios de natureza emocional e espiritual. É fato de que a sua prática melhora, significativamente, a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração do praticante.

Benefícios do yoga

Para você, que não é praticante, mas está querendo saber mais, nós vamos te contar os principais benefícios do yoga para o corpo, mente e espírito. Bora ver?

1. Conquista e manutenção de uma boa saúde no geral

Como já dissemos anteriormente, o yoga nos leva a um estado de harmonia, paz e serenidade. Com isso, ao fazermos a prática, a nossa saúde é impactada positivamente.

2. Melhora de doenças e problemas respiratórios

Uma das técnicas mais importantes do yoga é o pranayama, que envolve o controle da respiração. Assim, aprendemos a respirar corretamente, melhorando, por consequência, nossas doenças e problemas respiratórios.

3. Diminuição da ansiedade

A diminuição da ansiedade é um dos benefícios do yoga mais conhecido. Como a prática envolve os pranayamas e as meditações, nós saímos do ritmo frenético do dia a dia, cheio de preocupações, e entramos em contato com o nosso interior.

Assim, percebemos que nossos problemas não são tão grandes assim e, por mais incrível que pareça, são contornáveis.

Benefícios do yoga – diminuição da ansiedade
4. Melhora do sono

O que nos faz perder o sono? Os motivos são diversos, mas a maioria das pessoas citaria a ansiedade. Como a prática do yoga auxilia na diminuição desse sentimento que não nos deixa dormir, é inevitável que o nosso sono melhore.

5. Melhora da disposição e bem-estar

O yoga nos permite buscar o nosso próprio bem-estar. Isso porque, por meio da prática, conseguimos ter mais consciência da integração entre o nosso corpo, mente e espírito. Como consequência, a nossa disposição melhora, assim como a nossa qualidade de vida.

6. Flexibilidade

Quem já buscou no Google fotos de prática de yoga, muito provavelmente deve ter se deparado com pessoas super elásticas fazendo pose.

Benefícios do yoga – flexibilidade

Sim, o yoga nos permite chegar lá e sermos mais flexíveis – mas é preciso ter calma e persistência.

7. Autoconhecimento e paz interior

Como já falamos, a prática do yoga é autoconhecimento. É um estilo de vida que nos conduz a um estado de paz e quietude, colocando-nos em contato com nosso eu interior.

8. Melhora nos relacionamentos (consigo mesma e com os outros)

Quando estamos menos estressados, ansiosos, com mais disposição e bem-estar, a tendência é que essa positividade impacte em tudo em nossa vida. Isso significa que nossos relacionamentos – com os outros ou com nós mesmos – também serão alvo dessa alegria intrínseca.

Dicas para aproveitar melhor os benefícios do yoga

São inquestionáveis os benefícios do yoga. No entanto, não pense você que a prática esporádica vai te ajudar. É preciso de tempo e, principalmente, comprometimento com essa técnica milenar.

Dicas para aproveitar melhor os benefícios do yoga

Por isso, listamos 3 dicas para você aproveitar melhor os benefícios do yoga. Assim, não haverá desculpas e você entenderá do porquê de não estar conseguindo obter os resultados prometidos.

1. Para obter os reais benefícios do yoga, você tem que se comprometer com a prática por um longo tempo e, quem sabe, por toda a sua vida.

Esqueça resultados a curto prazo. Os resultados mensuráveis do yoga só são plenamente visíveis a longo tempo.

2. A prática do yoga deve ser contínuo e regular – dentro da sala e em seu dia a dia 

O yoga é um estilo de vida e, por isso, a sua prática deve sair da sala e se aplicar, também, em seu dia a dia. Lembre-se de que a quantidade e a qualidade de seu esforço será igual ao que a prática vai lhe dar de volta.

3. Leve a sério sua intenção e sinceridade 

O yoga não significa emagrecimento, muito menos poses bonitas nas redes socais. Sua intenção com essa prática precisa ser real, séria e sincera. Você precisa querer mudar de dentro pra fora para, daí sim, o fora refletir o que tanto vemos em fotos. Se não for assim, o yoga somente vai te levar para o seu nível mais superficial.

Dicas para aproveitar melhor os benefícios do yoga

Agora que já leu o texto, você entendeu que o yoga é sobre como manter sua paz interior e integrar o seu corpo, mente e espírito. A prática lhe trará diversos benefícios inquestionáveis; no entanto, o único interessado em conquistá-los é você. Seja comprometido e terá em sua vida o que a yoga pode lhe proporcionar de melhor. Você não irá se arrepender!

Agora, aprenda um pouco mais na prática com essa aula bem interessante…