O rapel se trata de uma modalidade esportiva que oferece muita adrenalina, emoção e um contato direto com o meio ambiente.

O método de descida em paredes com as mãos livres contando com o suporte de cordas pode ser realizado com movimentos verticais para driblar os obstáculos naturais, como, por exemplo: as cachoeiras, os paredões e os penhascos. Então, neste conteúdo você vai descobrir as melhores dicas de rapel.

Supervisão é uma das melhores dicas de rapel para iniciantes

No entanto, não é qualquer um que tem a facilidade de aprender as técnicas de rapel e começar a praticar. O condicionamento físico e os treinamentos específicos são essenciais para garantir uma experiência bacana, segura e adequada de descer pela corda.

Por isso, existem algumas regras do rapel que devem ser repassadas em cursos. As melhores de dicas de rapel são tomar cuidado e sempre usar os equipamentos de segurança.

Por que praticar rapel?

Basicamente, a grande sacada do rapel é ter equilíbrio e saber usar a gravidade a seu favor, uma vez que a pessoa permanece sustentada pela corda com um freio para administrar a velocidade de sua queda.

Para interromper essa descida, é preciso segurar a corda neste frio, que se trata de um item metálico no formato de um número oito.

O rapel e seus equipamentos podem exigir conhecimento e experiência para seu manuseio perfeito, mas se parecem bastante com as peças usadas no alpinismo e dão conta de sustentar até três vezes o peso do praticante.

E uma das melhores dicas de rapel é nunca realizar o rapel desacompanhado e em ambiente totalmente desconhecido.

Hoje em dia, já é possível efetuar a descida em quedas de água, postes e encostas, sempre contando com uma preparação segura, planejada e a supervisão de um profissional.

Com todas as medidas de segurança tomadas, a prática do rapel só traz vantagens para a saúde física e mental. Por se tratar de um esporte radical, gera redução do estresse e um contato incrível com o meio ambiente.

O esporte também melhora os reflexos, a coordenação motora, a elasticidade, o equilíbrio e a capacidade de concentração.

Veja as dicas ideais para quem quer praticar rapel

Então, se você está querendo mais emoção e contato com a natureza em sua rotina, basta tomar alguns cuidados e começar a prática desta modalidade. Existem curiosidades do rapel que devem ser respeitadas, especialmente, no início desta atividade para garantir uma experiência inteiramente positiva.

Tomar cuidado também é um das melhores dicas de rapel

Portanto, você pode conferir a seguir as melhores dicas de rapel para quem pretende se envolver com esse esporte de aventura e deseja curtir novos cenários, admirar a natureza, melhorar o seu condicionamento físico e aumentar a sua qualidade de vida.

1 – Supervisão profissional

Essa é uma das melhores dicas de rapel, principalmente, para os praticantes totalmente inexperientes: conte sempre com a supervisão de um profissional capacitado e apto para lhe mostrar todas as características da modalidade.

Esse suporte pode reduzir consideravelmente a chance de algum imprevisto e repassar mais confiança para o iniciante em sua primeira descida.

2 – Planejamento

Qualquer atividade nova na sua vida exige um planejamento sério e antecipado. Isso também acontece no rapel, por isso, não deixe de checar todos os seus equipamentos de segurança e respeitando sempre as suas limitações físicas.

Sendo assim, o planejamento antecipado é essencial para que a experiência seja incrível.

3 – Conheça a modalidade

É preciso que você tenha noção exata de tudo o que representa o rapel: perigos, exigência física, condições climáticas, presença de um instrutor capacitado e as regras básicas para a sua prática. Isso é fundamental nas primeiras descidas.

4 – Reconhecimento da área

Não descer desacompanhado é uma das melhores dicas de rapel

Esta é uma das melhores dicas de rapel para manter a sua integridade física: nunca realize nenhuma descida sem fazer o reconhecimento da área e estar na companhia de alguém que tenha experiência na região.

Ei! Aproveita e dá uma olhada em outros esportes radicais…

1 – Descubra as melhores dicas de kitesurf para iniciantes

2 – As melhores dicas de surf para quem está começando

3 – Descubra agora os melhores lugares para saltar de paraquedas no mundo em 2017

5 – Vestimenta adequada

É indicada a utilização de roupas aconchegantes e resistentes, como, por exemplo: tênis, camisetas e moletons. Nunca se esqueça de checar a situação climática para definir a roupa adequada para a sua descida.

6 – Qualidade comprovada

De acordo com especialistas, os melhores equipamentos de segurança para essa modalidade contam com os selos do CE e UIAA e deixam em evidencia a sua capacidade de peso. Vale destacar que esses selos asseguram que os itens passam por testes e estão aptos para pratica esportiva.

7 – Verificação de segurança

Uma das melhores dicas de rapel, mas que se trata de algo muito simples: verifique tudo antes de realizar a sua descida.

Antes de partir para mais uma aventura é necessário checar todo o seu material esportiva. Essa atitude de revisão tem a finalidade de garantir que tudo está em perfeitas condições de uso e que aguentará a exposição às condições do rapel no meio da natureza.

Não custa checar algumas vezes antes de sair de casa e começar a descida.

8 – Limite-se ao necessário

Não saia para uma aventura de rapel com uma bagagem repleta de inutilidades. Limite-se aos itens básicos e realmente necessários, como, por exemplo: toalhas, alimentos leves, câmeras, água, repelente, tênis, roupas de banho, equipamento de rapel, entre outros.

9 – Cuidados na descida

Nunca corra riscos desnecessários, principalmente, nas suas primeiras tentativas. Por isso, nunca fique próximos de precipícios ou cascatas sem estar ancorado da maneira apropriada.

Rapel pode ajudar a combater estresse

Por isso, a presença de um instrutor capacitado é vital.

10 – Respeito ao meio ambiente

Definitivamente, esta é uma das melhores dicas de rapel que você vai encontrar: respeite sempre a natureza. Afinal, esse esporte permite um contato tão intenso e próximo às belezas naturais que ensina realmente a valorizar todos os elementos vivos.

Pratica do rapel é ligada a qualidade de vida

Como citado anteriormente, a prática do rapel pode trazer diversos benefícios para a sua saúde física e mental. Contudo, uma das principais vantagens é a possibilidade de fugir totalmente da rotina por algumas horas e se livrar de qualquer resquício do estresse.

Conheça as melhores dicas de rapel

Por isso, se cerque de todas as medidas de seguranças necessárias para a prática deste esporte de aventura, mas se apresente de peito aberto para esta experiência que pode melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

Não se trata apenas de realizar uma atividade física, bem como praticar uma modalidade que pode transformar totalmente a sua maneira de encarar o mundo a sua volta. Aproveite!