Você pensa em morar fora e quer saber mais sobre os países que contratam brasileiros? Então esse texto é pra você.
A gente sabe que viajar é uma das melhores coisas da vida, alguém duvida? Mas o turismo tradicional tem certas desvantagens: custo alto, pouco tempo, contato superficial com o país destino.
Dispondo de apenas algumas semanas, acabamos fazendo o roteiro das atrações mais conhecidas e deixamos de lado a sugestão para ir àquele lugarzinho especial indicado por um amigo que já morou lá…
Dá aquela vontade de também morar fora por um tempo, não? E por que não? Que tal conhecer 5 países que contratam brasileiros?
Quais são 5 países que contratam brasileiros?
Um jeito muito bacana de conhecer outros países é trabalhando – legalmente, claro! Ninguém quer virar imigrante clandestino, nem ser maltratado pelos vizinhos em lugares onde estrangeiros são malvistos…
Alguns países têm muitas restrições, mas outros oferecem interessantes oportunidades de trabalho no exterior para brasileiros…
Porém, seja razoável: todos os países que aceitam imigrantes estão pensando em suprir a demanda de seus mercados, não em arranjar problemas.
Portanto, você tem que ter algo a oferecer. Nem sempre é necessário ter nível superior, mas facilita bastante ter qualificação em alguma profissão. Por exemplo, “motorista de caminhão”, “mecânico” e “carpinteiro” constam de algumas das listas de profissões desejáveis dos países citados abaixo.
Falar a língua do país destino também aumenta bastante suas chances, mesmo sem ter a fluência de um nativo.
Então quais são os melhores países que contratam brasileiros, onde é possível trabalhar, fazer amigos e viver bem?
1 – Canadá
O Canadá está em busca de imigrantes e espera receber um número récorde em 2016, portanto é um dos países que contratam brasileiros que primeiro aparecem nas conversas.
Agora é um bom momento para se candidatar. No site Imigração para o Canadá Skilled Worker , o interessado vai preencher um questionário e receberá uma nota, que vai determinar suas chances de ser chamado para dar sequência ao processo.
Nesse site, também há uma lista de profissões para as quais existe demanda no país. Essa lista é bem abrangente. E muda periodicamente: uma profissão que não está lá, hoje, poderá estar, daqui a um ou dois meses. Uma dica: sua pontuação sobe bastante se falar um pouco de francês.
2 – Austrália
A Austrália também tem um programa de imigração bem estruturado, o SkillSelect. O site (em inglês, claro!) é muito completo, aborda quase tudo que alguém pensando seriamente em se mudar para lá pode querer saber.
O candidato preenche um cadastro com informações pessoais e familiares (caso pretenda se mudar com a família), incluindo formação acadêmica e fluência em inglês e outras línguas.
A Austrália talvez seja o país mais parecido com o Brasil, em termos de cordialidade das pessoas. Um Brasil que deu certo: povo amigável, receptivo, com boas universidades, clima quente ao norte, frio ao sul – mas sem os exageros do Canadá.
Além disso, por ser um país que recebeurecentemente muitos imigrantes, quase todo mundo está lá há menos de três gerações. Ou seja, não existe aquele sentimento nacionalista que em alguns países discrimina o estrangeiro.
Tirando os aborígenes, todos os australianos são um pouco estrangeiros, e solidários nesse sentimento.
Quem consegue trabalhos para renovar seu visto por 6 anos recebe o visto de residência permanente.
Além da Austrália e do Canadá, outros países que também aceitam brasileiros para trabalhar são:
Ei! Antes de tudo, deixa a gente te mostrar outros destinos pelo mundo que destacamos…
1 – Os melhores destinos da frança
2 – Itália de carro: tudo que você precisa saber
3 – Intercâmbio no Japão em 2017: Coisas que você precisa saber
3 – Nova Zelândia
Um país fabuloso, mais parece um cenário de filme (como O Senhor dos Anéis, que foi filmado lá). Ou de conto de fadas! Além das belezas naturais, é um país onde tudo funciona, com pessoas educadas, um lugar incrível.
E é um dos países que contratam brasileiros, ótimo, não? A imigração para trabalhadores qualificados é aberta tanto para visto temporário como para residência permanente, preenchidos os requisitos mínimos.
Os interessados precisam fazer um teste, no próprio site, e atingir uma pontuação mínima. Claro que, se o processo evoluir, vai ser necessário comprovar as informações fornecidas, então não adianta colocar “inglês fluente” e lá na frente não conseguir conversar com o entrevistador.
O site Immigration New Zealand traz todos os detalhes e o link para o questionário.
Entre os trabalhos temporários, há oportunidades nas estações de esqui, no inverno, em serviços de hotelaria (ano todo, mas principalmente no verão) e, para quem gosta de cenários bucólicos, oportunidades nas colheitas de maçãs, kiwis, uvas e outras frutas.
O site PickNz é um dos locais onde encontrar atividades desse tipo, mas há vários outros.
Tanto Canadá como Austrália e Nova Zelândia são países com baixa densidade populacional, e por isso favorecem a imigração de pessoas que venham povoar seu território e a enriquecer seu patrimônio cultural.
4 – Irlanda
O país europeu mais receptivo a imigrantes brasileiros é a Irlanda, tanto que os brasileiros formam uma das maiores colônias estrangeiras, por lá.
Existe demanda para trabalhadores sem formação acadêmica. Restaurantes, comércio e serviços de limpeza habitualmente contratam brasileiros.
E também há muitas oportunidades na área de TI, inclusive, ocasionalmente, solicitando candidatos fluentes em português. Uma das sedes do Google está na Irlanda. Além de ser outro país lindo!
O visto de estudante permite trabalhos temporários, o que facilita bastante. No site Ireland.com há mais detalhes sobre como passar uma temporada por lá, inclusive informações para quem deseja imigrar para a Irlanda.
5 – Estados Unidos
Os Estados Unidos, apesar de terem um Departamento de Imigração “durão”, é um dos países que contratam brasileiros, desde que preencham certos requisitos e que solicitem visto de acordo com a atividade que vão desenvolver e o tempo que pretendam passar no país.
O visto J-1, indicado para estudantes de pós-graduação, pós-graduados em busca de especialização e outros fins acadêmicos, também se aplica a quem viaja para fazer trabalhos de verão, programas au pair (babá) e por quem faz o programa work and travel, em no qual o inscrito trabalha alguns meses num local, depois viaja para e vai trabalhar em outra região do país por mais um período.
É uma boa oportunidade para viver na terra do Tio Sam por uns tempos sem ter nada a esconder.
Para selecionar o visto que mais se encaixa no seu caso, visite o site da Embaixada Americana.
Trabalhar viajando?
Agora que você já sabe mais sobre países que contratam brasileiros, que tal começar a conquistar seu sonho de morar fora agora mesmo? Nosso e-book Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo pode ser a chave para mudar a sua vida. Não perca tempo, baixe o conteúdo e boa viagem!
Ronaldo Nogueira
Posts relacionados
10 Comments
Comments are closed.
Se eu nao souber falar em inglês eu posso trabalhar fora assim mesmo
Oi, Jaciara!
É interessante que você saiba pelo menos a língua nativa do país onde pretende trabalhar, assim a comunicação será mais fácil.
Eu so construtor,trabalho com todas as funções da área civil e elétrica .
qual é a minha chance para trabalho nesses países.?
Acessa os links disponíveis na postagem, assim você consegue ter mais informações e ver o que mais se encaixa com você.
Para trabalhar nos EUA, é necessário já estar “contratado” pela empresa ao solicitar o visto ou é possível solicitá-lo, ir para o país e então procurar trabalho?
Oi, Helena!
O Ideal é que você já tenha o contrato de emprego antes de solicitar o visto.
bom diaaaa só solteiro só falo língua portogues
pra mim fica muito difícil eu gostaria de conhecer estes país maravilhoso mais agora não tá dando de viajar no momento mais um dia quero conhecer um pouco talvez trabalha por ai mais tudo como demanda as leis do país tudo certinho muito obrigado a todos
Oi, José!
Olha nos links aí do artigo o programa que se encaixa melhor com o seu perfil 😀
Abraços,
Edy
Equipe Freesider
Como faço para trabalhar fora.
Oi, Josef!
Uma das formas de trabalhar onde quiser, é trabalhando no mercado digital como produtor, afiliado ou até mesmo prestador de serviços. Dessa forma você consegue trabalhar em qualquer parte do mundo e só vai precisar de um computador e uma conexão com a internet! Não é demais?
Forte abraço.