A disciplina é um item de suma importância em nossa vida pessoal e profissional. É claro que rigidez em excesso pode ser engessante, mas um pouco de disciplina agiliza nossas coisas. É por isso que conhecer dicas de organização pessoal pode ser muito útil.

Em uma época do ano como essa, onde muitos ciclos se encerram e um novo período está prestes a surgir, elaboramos uma série de resoluções, que muitas vezes não se cumprem.

organização pessoal caderno
Parte da sua organização pessoal pode ser facilita anotando tudo em um caderno.

Muitos planos acabam não sendo concretizados, por uma questão de falta de organização.

Para que possamos enfrentar todos os nossos desafios de frente, da melhor forma possível, é necessário estar com a cabeça, as coisas e a vida em devida ordem.

O que é organização pessoal?

Você saberia dizer o que exatamente é a organização pessoal? De acordo com a definição da Wikipedia e outras enciclopédias e dicionários, organizar diz respeito ordenar, a por em ordem, a colocar as coisas em uma determinada disposição.

Ainda de acordo com a Wikipedia, diz respeito ao modo como uma determinada está definidamente estruturada, o que e como estão dispostos as partes que o compõe.

Ela pode ser definida ainda como uma associação de pessoas que combinam atividades entre si com vistas em determinados fins em comum.

Pessoal obviamente quer dizer aquilo que é de propriedade particular de uma certa pessoa.

organização pessoal agenda
A agenda é um objeto fundamental para a organização pessoal.

Desse modo, organização pessoal quer dizer o modo como a pessoa organiza e põe em ordem as coisas que dizem respeito a ela, em diversos aspectos.

Vivemos em um mundo onde há um grande volume de informações, um enorme e intenso fluxo de pessoas. Além disso, nos vemos cada vez mais imersos em uma infinidade de atividades e um tempo mais restrito.

Tudo isso demanda organização pessoal e gestão do tempo.

Organização pessoal e profissional, apesar de não serem exatamente a mesma coisa, estão intimamente ligadas. Bem porque a vida pessoal e a vida profissional dialogam constantemente e uma interfere na outra.

Qual a importância da organização pessoal?

Como dissemos anteriormente, as técnicas de organização pessoal são imprescindíveis, ainda mais em um mundo moderno como o nosso.

Para lidar com esse mundo de coisas que está inserido em nossas vidas, só com a ajuda de uma boa dose de organização. Sem ela nossas coisas não rendem, ficam sensivelmente estagnadas ou bastante “enroladas”.

Um dos maiores problemas que são relatados pelas pessoas são os prazos apertados. É aquela sensação de que o tempo está curto e corre muito rapidamente. Tudo é “para ontem”, tudo é urgente.

Diante dessa realidade, estar munido de dicas de organização doméstica e organização pessoal no trabalho permite que possamos dar conta de todos os nossos compromissos dentro do prazo, sem procrastinações, adiamentos e atrasos.

organização pessoal arquivo
Não deixe seus objetos e documentos espalhados:organize tudo em pastas e arquivos para guardá-los.

Muito se fala em gestão ou administração do tempo. Gestão do tempo seria usá-lo da forma mais sábia possível, a fim de que façamos bom uso do tempo disponível.

Para que isso seja feito de forma eficaz, organizar-se é simplesmente crucial; é saber distribuir o tempo de forma inteligente, para dar conta de tudo.

Outro aspecto que faz da organização tão relevante é a questão do preparo diante dos imprevistos e eventualidades. Por mais que tenhamos disciplina, nem tudo está 100% no nosso controle ou depende de nós.

A organização é usada também, dessa forma, para minimizar o impacto causado por esses imprevistos e eventualidades e termos mais controle sobre o que nos acontece.

Eis aqui alguns vantagens em empreender mais organização em nossas vidas:

1 – Maior foco e concentração nos objetivos;

2 – Definição daquilo que é realmente importante e aquilo que pode esperar;

3 – Maior clareza e consciência no processo;

4 – Tempo livre maior para se dedicar a outras atividades agradáveis/de que gosta;

5 – Raciocínio límpido e lógico;

6 – Melhor aproveitamento do tempo nas atividades.

Ops! Antes de você seguir para as técnicas e dicas de organização, deixa a gente te mostrar alguns artigos que podem te deixar mais organizado e muito mais produtivo(a)…

1 – 10 livros sobre produtividade que você precisa ler

2 – Os 4 melhores aplicativos de produtividade

3 – Como aplicar a lei de parkinson no dia a dia

Técnicas e dicas de organização pessoal

É preciso de força de vontade, disposição e disciplina para dar início e manutenção na organização pessoal. Ela pode e deve se tornar um hábito, algo tão integrado à sua rotina que se torna algo praticamente natural.

organização pessoal go estratégia
A aplicação de estratégias de organização pessoal agrega muito valor à sua vida.

Vamos citar abaixo algumas dicas e técnicas para você ter mais organização e ordem em sua vida e assim ter uma performance melhor.

1 – Corte coisas

Eliminar o que é desnecessário. Isso em vários sentidos. Jogue fora ou doe todos os objetos os quais não utilizará mais. Não fique acumulando coisas que não vai utilizar depois e só ficará ocupando espaço.

2 – Faça planejamentos

Esse é um dos aspectos mais importantes da organização pessoal. Para ter maior controle sobre suas coisas e minimizar o efeito de imprevistos e problemas, você deve fazer planos detalhados do que, quando e como irá fazer.

3 – Defina prioridades

Um problema que é muito comum, inclusive no mundo profissional, é nos ocuparmos demais com o que é”urgente” e deixarmos de lado o que é importante.

Foque naquilo que é de fato importante e terá impactos sérios em sua vida. Dependendo dos seus objetivos, seus esforços devem ser concentrados em outra direção.

4 – Anote tudo

Não confie apenas em sua memória, por melhor que ela seja. Procure anotar tudo o que for necessário e útil para alguma atividade que deseja realizar. Boas soluções podem surgir em momentos inesperados. Use e abuse da agenda e calendário.

5 – Faça as coisas com antecedência

Perca o terrível hábito de deixar tudo para última hora. Além de gerar estresse, pode prejudicar os seus resultados. Busque sempre fazer tudo com a máxima antecedência, estando sempre bem preparado.

6 – Reserve um tempo para você

Guarde um tempo para ficar a sós consigo. Vai fazer bem e dar mais “gás” para você efetuar suas tarefas.

O impacto das técnicas de organização pessoal

Agir utilizando-se de técnicas e dicas de organização pessoal dá a nós a oportunidades de apurarmos o nosso foco naquilo que realmente interessa e é importante.

Desse modo seremos muito mais capazes de colhermos os frutos de nossos esforços.

organização pessoal calendário
O calendário é muito útil na organização pessoal, permitindo a você o controle sobre as datas de seus compromissos.

Compre uma agenda ou baixe um aplicativo de organização e comece hoje mesmo a botar mais ordem na sua vida. Saia dessa espiral de bagunça, desorganização e procrastinação. Dê mais para si mesmo e para seu crescimento.

Ei! Antes de sair por aí compartilhando nosso conteúdo, deixa a gente te aprensentar um vídeo incrível com mais algumas dicas de como você pode manter a organização pessoal…