Um dos maiores dilemas dos tempos atuais é o saber dosar o seu tempo. A cada dia, mais e mais pessoas se tornam workaholics, ou seja, viciadas em trabalho, negligenciando a sua vida pessoal e não tendo nem mais tempo para os filhos.

No entanto, além de acabar se prejudicando, afetam também os próximos. Afinal, quem nunca desmarcou algum compromisso social por conta do trabalho? Quem nunca deixou de cumprir algo que havia prometido a outra pessoa por falta de tempo? Ou que chegou depois do combinado porque não conseguiu sair do trabalho no horário previsto?

tempo para os filhos
A cada dia, mais e mais pessoas se tornam workaholics, ou seja, viciadas em trabalho, e por consequência acabam negligenciando a sua vida pessoal.

Muito provavelmente, a maioria esmagadora já se viu nas situações listadas acima. Infelizmente, elas passaram a se tornar comuns em nosso dia a dia insano. A realidade é cruel para alguns trabalhadores – mas você não precisa fazer parte disso. Dedicar mais tempo para os filhos e, consequentemente, para a sua família é possível sim. Como? Veremos abaixo.

Por que ter mais tempo para os filhos?

Dedicar o tempo para os filhos se torna, a cada dia que passa, uma raridade. Como dissemos acima, o trabalho acaba consumindo todas as nossas horas e, nos poucos momentos que temos longe dele, queremos descansar longe de tudo e de todos.

Nessa história, a relação da família pode se tornar bastante estremecida. Um pesadelo para todos os pais! Por isso, para que repense em como dedicar o seu tempo para os filhos e para o seu trabalho, listamos 6 razões do porquê de se dedicar mais à família. Seu presente e futuro nos agrade!

1. Melhorar a relação de vocês

Por mais que se esforcem, pais distantes tendem a não ter relacionamento íntimo com seus filhos. Afinal, o convívio é escasso e a intimidade se dá com a proximidade.

tempo para os filhos - pai e filho
Por mais que se esforcem, pais distantes tendem a não ter relacionamento íntimo com seus filhos.

A solução? Simples! Com mais tempo dedicado, a relação entre vocês só tende a melhorar. E como conseguir mais tempo? Segredo… Produtividade!

2. Criar referenciais positivos e dar bons exemplos

Pais ausentes não são grandes referenciais e exemplos aos seus filhos. Eles absorvem melhor o que deve ou não fazer observando as atitudes de seus responsáveis. Hoje em dia, não basta apenas mandar; é preciso ser exemplo de comportamento aos seus filhos para que eles possam se espelhar em vocês. Isso somente acontecerá com a proximidade da relação.

3. Torná-lo mais seguro e confiante

A base da confiança das crianças está nos pais; afinal, são eles os seus maiores apoiadores e os seus “heróis”. Se você se dedica integralmente ao trabalho, a ausência dessa imagem pode causar a seus filhos insegurança.

4. Melhorar a disciplina do seu filho

Dedicar mais tempo para os filhos faz com que você tenha mais autoridade ao discipliná-los. Você estará perto para observar o que estão fazendo de errado, podendo corrigi-los e impondo-lhes limites.

tempo para os filhos - pai e filha
Dedicar mais tempo para os filhos faz com que você tenha mais autoridade ao discipliná-los.

Se os próprios pais não lhes dizem o que é certo e errado ninguém mais o fará. Nós vivemos em um mundo cruel, e quando não construímos a educação de nossos filhos corretamente, a vida é quem se encarrega dessa criação e, às vezes, a vida não perdoa erros…

5. Contribuir para o seu desenvolvimento

Outra razão bastante importante para você dedicar mais tempo para os filhos é o fato de que, assim, contribuirá melhor para o seu desenvolvimento. Como? Com o convívio mais próximo, você observará suas dificuldades e defeitos, podendo lhes ajudar de maneira mais efetiva.

6. Evitar que ele tenha problemas emocionais e psicológicos

Crianças com pais ausentes tendem a ter mais problemas emocionais e psicológicos. Ao dedicar mais tempo para seus filhos, você minimizará essa possibilidade. Afinal, eles têm necessidades, sendo que muitas delas podem ser supridas através da atenção que você lhes dão.

tempo para os filhos
Crianças com pais ausentes tendem a ter mais problemas emocionais e psicológicos.

Apesar da dedicação do tempo para os filhos seja de extrema importância, é necessário saber dar atenção ao parceiro, caso vivam juntos.

Muitas vezes, uma parte se dedica integralmente ao filho, negligenciando o outro. Assim, a relação acaba esfriando e, consequentemente, afetando a relação da família como um todo. Tome cuidado com a maneira com que você dedica o seu tempo para não cair nessa armadilha!

Antes de você seguir com o conteúdo, deixe-nos mostrar algumas dicas bem interessantes para que você possa descobrir como ter mais tempo livre para sua família.

1 – Aumente sua produtividade com a Lei de Pareto

2 – A importância da administração do tempo no trabalho

3 – Administração do tempo: 5 dicas para você melhorar sua produtividade

Como ter mais tempo para os filhos?

Conciliar o trabalho com o tempo dedicado para os filhos não é tarefa fácil, porém não é impossível. Se você não sabe como fazer, dê uma lidinha neste tópico. Com certeza, você enxergará uma luz no fim do túnel.

No café da manhã

Faça com que o café da manhã seja um momento de união e convívio. Converse sobre como será a rotina e quais os planos seus e de cada um da sua família. Fazendo isso, seu dia começará melhor!

No caminho à escola

Muitos pais têm a oportunidade de levar o filho à escola – por isso, não a desperdice! É outro ótimo momento para conversar, escutar música em conjunto ou fazer brincadeiras.

Na hora do jantar

Esforce-se para sair do seu trabalho a tempo de jantar com sua família. Nesse momento, você saberá como foi o dia dos seus filhos, assim como compartilhará o seu. Importante que não haja distrações na hora do jantar, como televisão e celular. Caso haja, é bem provável que seu jantar se torne solitário, pois cada um estará envolvido em seu mundo tecnológico.

Na hora de dormir

Faça uma cama gostosa para seu filho e o leve para deitar. Aproveite este momento para lhe contar histórias ou ter uma leitura em conjunto.

tempo para os filhos
Faça uma cama gostosa para seu filho e o leve para deitar.

Sua noite terminará com a sensação do dever de dedicar o tempo para seus filhos cumprido. E ao fazer isso, você construirá boas lembranças com quem você mais ama.

Nas obrigações

Em suas obrigações fora do trabalho, como supermercado, banco ou, até mesmo igreja, leve o seu filho. Assim, ele participará mais do seu dia a dia, sendo um ótimo momento de convívio diário.

Dicas extras

Outros aspectos importantes para você dedicar mais tempo para seus filhos é ter um ritual e sempre se desconectar do seu celular nos momentos em que estão juntos. O primeiro faz com que sua criança crie expectativas para aquele momento, trazendo-lhe boas lembranças e memórias, enquanto que o segundo permite que você esteja mais conectado a ela e não mais com tudo e todos.

Outra dica valiosa para você cuidar de sua saúde e cuidar do desenvolvimento de seu filho: descubra algumas práticas esportivas que você possa praticar com ele.

tempo para os filhos - mãe e filha na praia
Outros aspectos importantes para você dedicar mais tempo para os filhos é ter um ritual e sempre se desconectar do seu celular nos momentos em que estão juntos.

Não deixe que o seu trabalho domine o seu tempo. A família é uma só e as crianças crescem de maneira tão rápida que você mal percebe. Dedique tempo para seus filhos, veja a sua relação com eles mudar, acompanhe de perto as suas transformações e não se arrependa de não tê-los visto crescer. Não desperdice um só momento e aproveite a oportunidade de ter o maior amor do mundo a seu alcance.

Para completarmos este texto incrível que fizemos, queríamos deixar este vídeo sensacional para que você fique um pouco mais motivado(a) em relação ao tema abordado.