Manter a autoestima elevada pode parecer impossível no mundo em que vivemos hoje. Autorrespeito, autoconfiança e autoafirmação são uma luta constante em um mundo onde somos bombardeados com constantes ataques e onde postam-se diariamente mensagens de ódio, seja em nossas timelines ou até mesmo nos ambientes em que vivemos.

Manter a autoestima elevada não é apenas essencial para obtermos sucesso como também é um dos pilares de uma vida saudável física e psíquica.

Manter a autoestima elevada pode parecer impossível no mundo em que vivemos hoje.

A autoestima é uma aliada poderosa para quem quer ter uma vida mais plena e mais feliz. Por isso, resolvemos explicar um pouco mais sobre o assunto e ajudar nesta batalha constante que é manter a autoestima elevada.

O que significa manter a autoestima elevada

Muita gente não entende muito bem como manter uma autoestima elevada e o significado disto. Para muitos,  uma autoestima elevada pode ser sinônimo de arrogância e soberba, até um orgulho desnecessário. Na verdade, a autoestima é exatamente o contrário.

Manter a autoestima elevada é essencial para ser feliz

Manter a autoestima elevada é saber que, não importa o que aconteça, você ainda pode contar consigo mesmo. É ter consciência de que você não é mais do que ninguém, mas ainda assim é um ser humano extremamente importante e que todas as suas falhas e qualidades são parte de você e devem ser amadas.

Precisamos entender que manter a autoestima elevada significa lutar todos os dias para sermos quem somos e entender que você, assim como todas as pessoas que o rodeiam, merecem respeito.

Saber que dignidade não é apenas uma palavra bonita no dicionário e sim um direito que, embora muitos acreditem o contrário, já deveria ser adquirido no nascimento.

O significado de manter a autoestima elevada é, principalmente, amar aquilo que se é incondicionalmente, respeitar e entender suas falhas, buscar aprimorá-las e se orgulhar do ser humano que você é e da identidade que se constrói a cada dia.

Benefícios de manter uma autoestima elevada            

As pessoas que já possuem e ou as que lutam para manter uma autoestima elevada sabem que existem inúmeras vantagens e benefícios do amor próprio e do autorrespeito, principalmente na vida pessoal, ao lidar com o mundo e com as pessoas, e na vida profissional, onde essa segurança é imensamente apreciada e valorizada.

Não há como falar em uma vida de sucesso e bem estar sem nos darmos conta do quanto aquela pessoa lutou para manter sua autoestima elevada. Quem a possui, geralmente é mais gentil, não consigo mesmo, mas com todas as pessoas com quem convive e com quem terá contato.

Amar a si mesmo é amar aos outros, por isso, na hora de fazer amigos, aquela pessoa que consegue manter sua autoestima elevada sempre terá mais chance de começar uma amizade duradoura.

Manter a confiança e autoestima elevadas é essencial na vida.

Existem pessoas para as quais manter uma autoestima elevada não é apenas benigno, mas necessário para a sobrevivência. Homossexuais, transexuais, negros e mulheres sofrem ataques diariamente e, por isso, precisam estar constantemente prontos para saber lidar com eles.

Se a autoestima vai mal, muitas vezes, essas pessoas acabam entrando em um ciclo de depressão e em outras sentem que sua vida não vale nada e tomam decisões irrevogáveis.

Manter a autoestima elevada ajudará a lidar com os desafios diários da melhor maneira possível, sabendo que, por mais difíceis que as coisas estejam, valerá a pena lutar por eles e conseguir achar uma saída. Uma boa autoestima também dará uma mãozinha na hora de fazer seu trabalho de maneira mais eficaz e tranquila, já que, muitas vezes, tudo o que você precisa é de uma boa dose de confiança.

Manter a autoestima elevada só traz vantagens na hora de lidar consigo mesmo e com os outros.

Ei! Antes de seguir para o próximo tópico, deixe-nos mostrar outros artigos do Vida de Freesider que falam sobre desenvolvimento pessoal:

1 – Como aumentar a autoconfiança: a ciência explica

2 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

3 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

Como manter uma autoestima elevada

No mundo de hoje pode até parecer impossível, mas certamente existem diversas maneiras de manter sua autoestima elevada e deixar de lado aquele ódio que é o mais nocivo de todos, o ódio contra si mesmo.

Cada um deve trilhar seu caminho e descobrir maneiras de se amar cada vez mais. Esta é uma jornada sua. No entanto, existem alguns passos que facilitarão ao descobrir esta pessoa especial que você é.

1 – Não dê ouvidos ao ódio

Quem tem uma vida social intensa, vive em um ambiente de trabalho agitado ou é frequentador assíduo das redes sociais já sabe que está vulnerável a ataques.

Seja por sua opinião, pelo seu jeito de ser, pelo modo como você age ou apenas por você ser quem é.

Não dê ouvidos ao ódio e aprenda a manter a autoestima elevada

O ódio é nocivo, não só para você, mas para a pessoa que está propagando-o. Geralmente quem propaga o ódio tem muitos problemas a resolver consigo mesmo.

Por isso, não dê ouvidos a opiniões nocivas que apenas querem te pôr para baixo. Você é maior do que isso!

2 – Ame suas falhas, ame seu corpo

Seu corpo é seu melhor amigo, por mais que possa parecer o contrário. Ter uma boa relação com ele fará toda a diferença ao manter a autoestima elevada. Quanto tempo não passamos na frente do espelho apenas caçando falhas?

Seu corpo é único, seu corpo é seu. Ele é sua maior propriedade. Por isso, aprenda a defendê-lo e amá-lo pelo que ele é.

Aprender a amar suas falhas ajuda a manter a autoestima elevada

Não é fácil, já que as revistas e os padrões estão aí para dizer que não devemos apreciar nosso corpo. Por isso, esqueça estes padrões nocivos, busque saúde e bem estar e aproveite todas as alegrias que apenas seu corpo pode trazer para você.

3 – Aprenda a ser gentil consigo mesmo

Quem é gentil consigo mesmo é gentil com os outros. Muitas vezes nos penitenciamos por besteiras, remoemos cada erro e não seguimos em frente.

Quem é gentil consigo mesmo é gentil com os outros.

Aprenda a perdoar com os erros. Eles estão aí para aprendermos. Você não conseguirá ser mais bondoso com as pessoas nem um ser humano melhor se não conseguir ser bondoso consigo mesmo nem um ser humano melhor para si.  Erre, aprenda e saiba que você não está sozinho.

Manter uma autoestima elevada é uma negociação, uma eterna rebelião contra tudo e contra todos que dizem que você não vale a pena e, principalmente, um exercício de autoconhecimento.

É difícil, mas vale a pena. Amar-se é a melhor maneira de aproveitar a vida e todas as alegrias que o mundo poder oferecer. Você merece!

Agora, veja 7 dicas práticas para você colocar esse plano em execução e ter uma autoestima nas alturas: