Ainda que sejam pouco divulgadas, há diversas cavernas do Brasil que podem ser exploradas por todos aqueles que buscam uma aventura.

Conhecer as cavernas do Brasil é fundamental para todos os mochileiros que pretendem descobrir tudo aquilo que o país tem a oferecer.

Conhecer as mais lindas cavernas do Brasil deve estar nos sonhos de qualquer aventureiro.

E foi pensando nisso, que desenvolvemos este artigo para lhe ajudar a conhecer e a descobrir algumas das principais cavernas do Brasil que podem estar até mesmo ao seu lado e você nem sabia.

Cavernas do Brasil: pode ter uma perto de você

Antes de tudo, é importante destacar que há cavernas presentes em todos os estados brasileiros.

De acordo com o estudo da Sociedade Brasileira de Espeleologia,  há 6.521 cavernas espalhadas por todas as regiões brasileiras, sendo uma mais bela do que a outra e que este número está em constante atualização, já que novas cavernas vão sendo descobertas.

A seguir, você poderá embarcar numa viagem de região por região do país, conhecendo algumas das principais e mais lindas cavernas do Brasil.

Cavernas do Brasil: região nordeste

A segunda maior concentração de cavernas do Brasil fica na região nordeste.

E o estado da Bahia é um que merece um destaque, por abrigar, nada menos do que 727 cavernas, dentre elas, a Toca da Boa Vista, que detém o título de ser a maior caverna do Hemisfério Sul com mais de 92 km tipografados.

A toca da Boa Vista é a maior caverna do Brasil e conquista a todos com suas paisagens incríveis.

Além da Caverna Toca da Boa Vista, na Bahia ainda pode ser encontrada a terceira maior caverna do Brasil, que é a Gruta do Padre, localizada entre as cidades de Santana e Santa Maria da Vitória.

Entre as outras cavernas do Brasil que você precisa conhecer na região nordeste, destaca-se o município de Tasso Fragoso no Maranhão, possuindo quase 40 cavernas em sua região.

Já no Rio Grande do Norte, uma cidade que você não pode deixar de conhecer quando decide buscar as melhores cavernas do Brasil, é o município de Felipe Guerra.

Na Caverna do Crocote, você ainda pode ter um encontro com as cachoeiras.

O Sergipe é outro destaque da região por ter 115 cavernas à disposição dos aventureiros para serem exploradas em seu território.

Cavernas do Brasil: região norte

Pará e Tocantins são os estados que se destacam quando se fala em cavernas do Brasil para quem busca aventura na região norte do país.

Somados, os dois estados contam com 1.119 cavernas registradas, sendo 801 no Pará e 318 em Tocantins.

A Serra dos Carajás é a região com maior concentração de lindas cavernas no estado do Pará.

Há centenas de cavernas nesta área da Serra dos Carajás: tudo à sua espera quando busca por cavernas do Brasil na região norte.

Outra região que não pode faltar no guia de viagem de um mochileiro em busca das cavernas do Brasil é a Serra das Andorinhas, onde ficam localizadas as antigas Caverna do Funil e Caverna das Colunas, que passaram a ser chamadas, recentemente, apenas de Cavernas da Serra das Andorinhas.

Ainda na região norte, não poderíamos deixar de mencionar as cavernas situadas no Amazonas.

Um verdadeiro espetáculo à parte, a Caverna Guy Collet merece um destaque especial por ser reconhecida como a mais profunda do mundo em quartzito com 670 metros de desnível.

Além de ser a mais profunda do mundo em quartzito, a caverna Guy Collet ainda é a mais profunda entre todas cavernas do Brasil e do Hemisfério Sul.

Outras cavernas do Brasil que se destacam na região norte são: Baleia (AM), Urupas (RO), Bananal (TO) e Presidente Figueiredo (AM).

Cavernas do Brasil: região sudeste

Sendo a região com o maior número de cavernas do Brasil a serem exploradas por viajantes, mochileiros e, até mesmo por famílias inteiras, a região sudeste conta com mais de duas mil e quinhentas cavernas a serem descobertas por quem tem sede de aventura.

Apenas no estado de Minas Gerais, você tem mais de duas mil cavernas para conhecer.

E uma das que mais se destaca neste estado repleto de belas paisagens naturais é a Gruta do Maquiné, que você pode ver um pouco de toda a sua beleza abaixo.

Repleta de cores e encantos, a Gruta de Maquiné não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem pelas mais belas cavernas do Brasil.

A Gruta de Maquiné ainda se destaca por ter sido a primeira caverna do Brasil completamente iluminada, o que facilita a sua visita a ela e dá tonalidades diferentes à sua aventura.

Já no estado de São Paulo, você pode visitar mais de duzentas cavernas apenas na região do Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em que as que merecem maior destaque são: a Caverna de Sant’Anna e a Caverna Morro Preto.

Cavernas do Brasil: região sul

O estado com maior concentração de cavernas na região sul é o Paraná, que conta com exatamente 330 cavernas descobertas atualmente.

Uma das que mais se destaca é a Gruta de Lancinhas, que detém o título de terceira maior do estado com 1.937 metros, sendo a que conta com a maior biodiversidade da região sul.

Conheça a Gruta de Lancinhas: a maior biodiversidade que você pode encontrar em uma caverna do Brasil na região sul.

Se você busca conhecer as mais belas cavernas do Brasil, também não pode deixar de dar uma passada pelo estado de Santa Catarina, onde podem ser visitadas as Cavernas de Botuverá.

Cavernas de Botuverá: um verdadeiro espetáculo de tirar o fôlego para quem busca uma aventura em cavernas do Brasil.

Já no Rio Grande do Sul, a caverna que merece destaque é a Caverna dos Bugres, localizada no município de Santa Maria do Herval.

E antes de continuar conhecendo as mais belas e mais importantes cavernas do Brasil, região por região, conheça um pouco mais sobre estas outras atrações turísticas que você pode visitar sem precisar sair do país.

Descubra as 5 praias mais secretas no Brasil

Descubra os 5 lugares mais proibidos do Brasil

Oito cachoeiras do Brasil para conhecer o quanto antes

Cavernas do Brasil: região centro-oeste

O principal estado da região centro-oeste quando se fala em cavernas do Brasil é Goiás, com quase 750 lindas cavernas para serem descobertas por quem está em busca de uma aventura.

E se você vai a Goiás para encontrar as mais belas cavernas do Brasil, tem que visitar o Parque Estadual Terra Ronca, localizado entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás.

Para ter aos seus pés: conheça as cavernas localizadas no Parque Estadual Terra Ronca.

Outra caverna do Brasil que você não pode deixar de visitar quando for à região centro-oeste é a impressionante Gruta do Lago Azul: um verdadeiro espetáculo.

Uma das mais belas cavernas do Brasil é a Gruta do Lago Azul, localizada no município de Bonito (MS).

E mostrando as principais e mais belas cavernas do Brasil região por região, você teve a oportunidade de embarcar em uma viagem por alguns dos principais pontos brasileiros que não podem ficar de fora de seu roteiro de viagem quando está em busca de aventura em cavernas do Brasil.