Muitas partes de nosso corpo são grandes segredos para a ciência moderna, mas nada fascina tanto como a mente humana. Dentre tantas funcionalidades dessa máquina está o poder da atenção seletiva. Neste post vamos conhecer quais são os tipos de atenção seletiva e as questões que podem ser derivadas de tal comportamento.

Atenção seletiva como mecanismo de combate a negatividade.

O entendimento da atenção seletiva, segundo a psicologia, leva-nos a compreender que a negatividade pode ser derivada desse tipo de comportamento, bem como maneiras pelas quais as pessoas e empresas podem evitar esse comportamento e as maneiras que ele leva à desmotivação e ao fracasso.

O que é ATENÇÃO SELETIVA?

Para entender o que a atenção seletiva é, devemos primeiro discutir “percepção seletiva”, cuja ideia baseia-se no conceito de que se pode interpretar seletivamente o que se vê e se ouve com base no interesse, atitude, cultura e experiência da pessoa.

Assim, pode-se definir com segurança a atenção seletiva como a habilidade de um ser (exercida inconscientemente) em escolher entre diferentes fluxos de dados, para que se concentre em elementos que ele acredite serem valiosos e ignorar os outros, que acredite ser sem importância.

Tudo isso deve ser aplicado ao desenvolvimento de suas metas, para que não perca de vista o que você realmente quer para sua vida.

Manter o foco te proporciona mais tempo livre.

A ideia básica é que a atenção seletiva é um processo no qual um indivíduo pode filtrar uma mensagem de uma mistura de mensagens que ocorrem simultaneamente. Este nível de atenção também se refere à capacidade do indivíduo em manter o foco mesmo cercado por estímulos que criem distração ou contrastes.

E todo esse estudo sobre atenção seletiva tem a ver com você encontrar o seu verdadeiro propósito e, como dito anteriormente, manter o foco no objetivo. Além desses grandes benefícios, você eliminará a procrastinação, sabia?

Isso porque a procrastinação advém de mentes que não sabem para onde vão. Afinal, quando a gente não sabe o que quer, o seu corpo e sua mente “travam” em relação a alguma atividade. A mente processa de forma inconsciente o que deve ser feito.

Esse é um dos motivadores da procrastinação, mas a eliminação total é um pouco mais complexa. Talvez você não saiba, mas um dos fatores que influenciam a capacidade de se permanecer estático relaciona-se à Pré-História, ou seja, a procrastinação é uma herança de nossos antepassados. Ficou curioso sobre esse assunto? Então nos acompanhe porque em breve abordaremos mais sobre isso.

Como treinar atenção seletiva?

Quando iniciam exercícios para melhorar a atenção, partes do cérebro são ativadas e fazem com que o funcionamento do seu raciocínio melhore e amplie a forma como você vê o mundo a sua volta. Para melhorar a atenção, precisamos, então, melhorar a nossa capacidade de memorização também.

Escolha um padrão para prestar atenção. Por exemplo, ao sair à rua escolha um objeto com uma cor específica e predominante, e faça o trajeto quantificando todos os objetos que você percebeu e então, ao final do percurso, tente lembrar-se de todos os objetos que você viu.

Exercícios rotineiros tornam sua atenção mais seletiva

Faça uma recontagem em sua mente, tente recordar os objetos e se não deixou escapar algum da contagem. Esta é uma maneira de você optar por apenas um estímulo e dar foco a ele, aprimorando sua capacidade de atenção seletiva.

Outra prática muito comum é criar distrações. Assista a um filme, mas precisa ser fora do conteúdo que você costumar apreciar. Com esse conteúdo selecionado, comece a assistir, mas usando em um dos ouvidos um fone que reproduza música na mesma língua do filme que você esta vendo.

Dê o máximo de sua atenção ao filme, pois no final você deve fazer um resumo de tudo que viu. Com isso, você treina seu cérebro sobre fatores que te deixam relaxado ou tomam sua atenção, e consegue dar foco ao que realmente é necessário, mesmo não sendo algo interessante.

Aplicativos para manter atenção

A tecnologia é de muita ajuda no nosso dia a dia e não poderia ser de outra forma quando o assunto é manter o foco. Abaixo segue uma lista com ferramentas que podem ser úteis para manter atenção e disponibilizar mais tempo para treinar a atenção seletiva.

1- StayFocusd

O aplicativo StayFocusd é uma extensão para o Google Chrome. Com ele é possível selecionar os sites em que você perde mais tempo navegando e estipular um tempo máximo de navegação. Quando o limite for ultrapassado, o site será bloqueado automaticamente.

2- Wunderlist

O Wunderlist é um cronograma de atividades em que você pode dividir as tarefas por categorias. Assim, é possível criar um padrão de prioridades entre trabalho, estudos, família, casa, entre outros.

Mas antes que você vá ao próximo conteúdo, dê uma olhada também nestes artigos incríveis:

1 – Influenciar situações: como ser o centro das atenções

2 – Organização pessoal: 6 dicas para turbinar sua vida

3 – Descubra como elevar o seu desenvolvimento pessoal

3- Luminosity

O Luminosity é um site com jogos e passatempos que exercitam o cérebro ao criar estímulos para manter a atenção seletiva e turbinar o raciocínio.

4- Fit Brains

O Fit Brains é um avaliador do condicionamento do seu cérebro e que pontua as áreas que você precisa melhorar em relação à concentração.

A concentração aprimora a qualidade do trabalho.

O site analisa seus problemas relacionados a foco, memória e velocidade, e indica treinos ao fazer uso de jogos de memorização e raciocínio que otimizam a forma como sua mente trabalha.

5- Focus Booster

Com o Focus Booster você terá um treinador que controle seu tempo de produção e o estimule a manter a atenção. Ele divide suas atividades em períodos de 25 minutos, sendo que entre cada período há um intervalo de 5 minutos. Após esses períodos, você pode fazer um intervalo maior, aumentando, assim, seu foco.

6- Anti-Social

Atualmente, um dos maiores responsáveis pela distração das pessoas são as redes sociais e para evitar o desperdício de tempo nelas, o Anti-Social as bloqueia por quanto desejar. Basta programar. É possível também fazer a avaliação de seu dia a dia e começar a utilizar a lei de Pareto para eliminar o que traz menos resultados ao seu dia a dia. Esse aqui é só um complemento para você usar com o Anti-social.

Mas não se preocupe. Você não precisa abster-se das redes sociais para ser uma pessoa focada ou treinar a atenção seletiva; essa ferramenta funciona como um detox e te ajuda a perder o foco dado às redes sociais. De toda forma, devo lembrá-lo que essas ferramentas e técnicas que apresentei aqui são meios de desenvolver mais concentração e encontrar os benefícios da atenção seletiva.

Mas você precisa treinar, criar o hábito e ensinar ao seu cérebro quais os pontos de informação que deseja obter, mudar a forma como os dados chegam até você e o que é prioridade no seu foco.

Sua mente bem treinada gera grandes resultados.

Treinar a sua atenção é aprimorar a sua capacidade de raciocínio lógico,ao  manter o foco em um ou mais estímulos diferentes e ignorar outros estímulos. Como isso será feito e o tempo que leva, depende de cada pessoa, mas o conhecimento e treinamento são os caminhos para o sucesso.

Caso deseje aprender ainda mais sobre atenção seletiva e mudar completamente a forma como você percebe e é influenciado pelo meio, você precisa assistir a este vídeo de Fagner Borges.