Todos os anos o Brasil recebe milhares de turistas interessados nas mais diversas atrações que esse gigante país tem a oferecer.

Desde lindas praias e cachoeiras até a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. São tantos lugares incríveis para se conhecer que as vezes não sabemos nem por onde começar. Um dos grandes interesses dos turistas locais e estrangeiros são as trilhas ecológicas no Brasil.

Trilhas são uma ótima forma de explorar novos lugares e estar em contato com a natureza

Fazer uma trilha ecológica é uma ótima forma de se conhecer uma nova zona, visitar e sentir suas belezas naturais apreciando a fauna e flora da região. De norte a sul, o que não falta são lugares para se aventurar no Brasil. Sem contar que investir no turismo de aventura é uma ótima opção para a saúde, pois requer condicionamento físico.

Existem diversas trilhas ecológicas no Brasil que vão te deixar de queixo caído. Lugares que até foram fonte de inspiração para cenas de filmes internacionais. Nós vamos te mostrar aqui todos esses lugares incríveis desse país, que como já diz a música, é bonito por natureza!

Trilhas ecológicas no Brasil em Minhas Gerais

Alguns estados do país são famosos pelas suas riquezas naturais. Um deles é Minas Gerais, todos sabem que uma carência de Minas são as praias, mas em compensação, o estado não deixa a desejar quando o assunto são cachoeiras, trilhas e montanhas.

1 – Serra do Cipó

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é um dos principais pontos de interesse do estado para os amantes da natureza. Constitui-se de uma formação geológica de cerca de 1,7 bilhão de anos.

Muitas das melhores trilhas ecológicas do Brasil são aqui. Além de abrigar uma fauna e flora únicas da região, as trilhas cruzam por cachoeiras lindas em Minas Gerais, assim como em diversas piscinas naturais também.

Atualmente a Serra do Cipó está mais preparada para abrigar o ecoturismo brasileiro. Já existem muitas pousadas, restaurantes e lojinhas na região que tornam o lugar mais acessível ao público.

Como é pertinho de Belo Horizonte, aproximadamente 100km, fora do período de férias e temporada, a Serra do Cipó costuma ter bastante movimento aos finais de semana.

2 – Gonçalves

Situado na Serra da Mantiqueira, Gonçalves é um município de Pouso Alegre que contém inúmeras atividades ao ar livre.

Como a cidade fica bem no centro da Serra, possuem as paisagens para trilhas ecológicas no Brasil mais diversificadas que existem.

Gonçalves, cidade com raízes na Serra da Mantiqueira

Seus picos e falésias pelo caminho encantam os turistas, e para se refrescar nos dias quentes, as melhores cachoeiras para banhos no Brasil.

Trilhas ecológicas no Brasil na Bahia

A Bahia é outro gigante estado brasileiro que abriga paisagens inacreditáveis, seja pelas belas praias, como pela mata fechada. Vamos conhecer aqui o que é que a Bahia das melhores trilhas ecológicas no Brasil.

1 – Itacaré

Cidade pequena de pescadores, mas com grande fluxo de turistas apaixonados por natureza e lindas paisagens. Muitas trilhas ecológicas no Brasil estão em Itacaré e a maioria delas tem como destino final belíssimas praias.

Para visitar as praias de Engenhoca, Havaizinho e Prainha é necessário caminhar por uma trilha de nível leve, aproximadamente de 20 a 40 minutos.

Para visitar as melhores praias de Itacaré só através de trilhas pela mata

O mais famoso e singular de Itacaré é justamente isso, para se conhecer as melhores praias do município é preciso encarar trilhas. A praia de Jeribucaçu, a mais famosa, tem uma das trilhas ecológicas no Brasil mais bonitas e com uma linda recompensa no final, a incrível praia por trás da trilha.

Veja o que preparamos para você nos posts abaixo:

1 – Conheça agora onde praticar rafting no Brasil 

2 – Esportes de aventura na natureza: descubra quais são os melhores 

3 – Benefícios dos esportes radicais 

2 – Chapada Diamantina

A Chapada sem dúvida é o paraíso das trilhas ecológicas no Brasil. Constitui-se de uma formação de serras no centro do estado da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e do Rio de Contas. Um dos mais altos picos do Nordeste está situado lá, é o Pico do Barbado, com 2033 metros.

Lindas cachoeiras são o que não faltam na Chapada Diamantina

Para quem procura ecoturismo no Brasil, o Vale do Pati, na Chapada, é o lugar ideal. A fauna e flora da região são realmente privilegiadas, são 4 a 6 dias de caminhada por paisagens naturais típicas da Chapada, com formações de mais de bilhões de anos atrás.

Sem contas as diversas piscinas naturais e gigantescas cachoeiras pelo caminho, é um colírio de belezas naturais, tudo no mesmo lugar!

Trilhas ecológicas no Brasil em Roraima

Situado na região norte do país, Roraima não é dos estados brasileiros mais famosos pelo turismo. Entretanto ele abriga uma das mais preciosidades do país, o Monte Roraima. Apesar de fazer divisa com a Venezuela e Guiana Inglesa, o Monte faz parte do território brasileiro.

1 – Monte Roraima

Um dos ícones do país, o Monte Roraima é uma das trilhas ecológicas no Brasil mais sensacionais que existem.

O filme Up, altas aventuras se inspirou nas paisagens do monte como cenário de sua história. Para fazer a trilha até o cume do Monte é preciso viajar até a entrada do parque, que fica em Santa Helena, na Venezuela. São necessários de 5 a 6 dias para ir e voltar da trilha, sendo obrigatório o acompanhamento de um guia.

A beleza do Monte Roraima já inspirou filmes e novelas no Brasil e no mundo

Por incrível que pareça o Monte ainda recebe poucos turistas por ano, cerca de 3.500, sendo seu público majoritariamente sul-americano. Todo o planejamento que a trilha requer, torna a aventura não tão fácil, logo menos inacessível e ótima para aqueles que curtem lugares menos explorados. Dá uma olhada…

Isso é só um pouquinho do que nosso imenso Brasil tem a oferecer. Lugares inacreditáveis, onde é possível ver e sentir o toque da natureza durante sua trilha. Algumas mais difíceis que as outras, mas nenhuma impossível. Planeje bem seu próximo feriado ou férias e inclua uma dessas trilhas no seu roteiro.