O rafting é um dos esportes radicais mais praticados no mundo e no Brasil ele cresce cada vez mais. Vários lugares no nosso país são ideais para esse esporte. Quer descobrir onde praticar rafting no Brasil?

Uma das razões pela grande procura no rafting é sua flexibilidade; o esporte é dividido em 6 modalidades, desde o mais fácil, para os marinheiros de primeira viagem, até o mais arriscado, para profissionais corajosos.

O rafting é um dos esportes radicais mais praticados no mundo e no Brasil ele cresce cada vez mais.

Então, se você realmente está curioso para saber mais sobre esse esporte fabuloso da natureza, acompanhe este post até o final!

Afinal, o que é rafting?

O rafting é considerado um esporte radical no qual seus participantes organizam equipes para descer corredeiras de rios em botes infláveis.

Grupos de rafting

Algumas corredeiras são mais fáceis e sem exigência de muitas manobras – é por isso que o rafting tem se tornado um esporte radical bem popular. É diferente de você pular de paraquedas, por exemplo, onde não existe meio termo.

Então, deixe-nos apresentar os diversos níveis de rafting.

Rafting nível 1

Águas agitadas mas sem ondas, talvez poucas rochas e pode exigir manobras. Indicado para aqueles que querem começar um esporte radical pertinho da natureza mas tem um pouco de medo.

Rafting nível 2

Águas agitadas, com ondas pequenas e algumas rochas, habilidade com manobras talvez seja necessário. O nível 2 também contempla calouros nos esportes radicais.

Rafting nível 3

Ondas ainda pequenas e talvez uma pequena queda. A partir daqui as habilidades de manobra se tornam mais significativas.

Rafting nível 4

Ondas médias e com rochas pelo caminho, quedas consideráveis e com manobras mais elaboradas.

Rafting nível 5

Tudo no nível 5 se torna grande. Grandes rochas, grandes quedas e grandes ondas. As manobras nesse nível têm que ser muito mais precisas e habilidosas.

Rafting nível 6

Esse nível é o mais radical e arriscado de todos, conhecido por corredeiras extremamente perigosas. Rochas, quedas e ondas enormes onde o impacto com a água pode causar danos no equipamento.

Final do trecho de rafting

O rafting nível 6 exige muita experiência e pode levar à morte.

O mesmo rio pode ter diferentes níveis de dificuldade por sua extensão, o que só facilita nossa vida. Se você tiver medo de tentar o nível 3, pode tentar o nível 1 em outra área, mas ainda no mesmo rio.

Antes de qualquer prática de rafting, você e os outros membros da equipe receberão um treinamento do instrutor que fará a descida com o grupo. Você aprenderá o que fazer e como garantir a segurança de todos.

Praticar esporte é muito bom para a saúde. Além do rafting ajudar a nos mantermos em forma, ele é ideal para nos conectarmos com a natureza. O Brasil é abençoado nesse quesito, são diversos rios e corredeiras onde a prática de rafting comercial só aumenta.

Ei! Antes de ir ao próximo tópico, deixe-nos mostrar outros esportes radicais que destacamos aqui no Vida de Freesider:

1 – Descubra tudo o que precisa saber sobre escalada esportiva

2 – Saiba tudo sobre o arvorismo esportivo

3 – Veja as melhores dicas de rapel para iniciantes

Onde praticar rafting no Brasil?

Vamos descobrir onde praticar rafting no Brasil, então? Confira aqui os lugares para praticar esse esporte radical:

1 – Foz do Iguaçu

Um dos melhores lugares par rafting no Brasil. Quando pensamos onde praticar rafting no Brasil e imaginamos as Cataratas do Iguaçu já vem aquela imagem de filme em nossa cabeça.

Cataratas do Iguaçu

São 4km de percurso onde 2 são de corredeiras e os outros 2 de águas calmas. O começo do trajeto é próximo às cataratas e pertinho do final é possível terminar o percurso nadando, já pensou que lindo?

2 – Itacaré

Quando a gente se pergunta onde praticar rafting no Brasil não pensamos necessariamente em Itacaré. Famosa por belas praias e trilhas, abriga também 5 corredeiras para rafting no rio de Contas, níveis de 3 a 4.

Cachoeira em Itacaré

Já comprou as passagens para as férias na Bahia? Dê a si a oportunidade de praticar um esporte radical na natureza, você não vai se arrepender!

3 – Bonito

Mato Grosso do Sul, em Bonito para ser mais exata. O Rio Formoso possui 7 km de percurso e 3 corredeiras. O percurso é bem tranquilo e as cachoeiras que compõe o cenário fazem toda a diferença.

As pessoas acham que para sair da rotina e começar a praticar um esporte é preciso ter muito tempo e dinheiro. Queremos viajar para longe, a fim de fugir das cidades, mas esquecemos que o que se procura pode estar mais perto do que imaginamos.

4 – Juquitiba

Onde praticar rafting no Brasil dentro da Mata Atlântica? No rio Juquiá, em Juquitiba, a 80 km de São Paulo. As corredeiras do Juquiá são de níveis 2 e 3 e, eventualmente, 4. Dê só uma olhada…

Famosa pelo rafting Juquitiba conta com uma série de atividades e infraestrutura para entreter o turista que vem de São Paulo.

5 – Brotas

A apenas 250 km de São Paulo, Brotas tem no rafting uma das principais atrações da cidade. O Rio Jacaré Pepira tem corredeiras e quedas de nível 3 e 4 e também inclui descidas noturnas.

Corredeiras no Rafting

Viajar é uma das melhores formas de relaxar, viver experiências novas e termos mais motivação para o rotina do trabalho, por exemplo, que tem se tornado cada vez mais exaustiva.

6 – Caconde

São 290 km da capital paulista até Caconde. Além do rafting pelo Rio Pardo, a cidade também conta com trilhas pela natureza. Ao todo, são 6km de corredeira distribuídos entre os níveis 2, 3 e 5.

Caconde abriga a melhor quinta corredeira do Estado de São Paulo.

7 – Socorro

Fica a aproximadamente 130km de distância de São Paulo. O Rio do Peixe conta com 7 km de emocionante corredeira. O percurso com menor dificuldade é de 4 km e até o cachorro pode entrar na brincadeira. A cidade ainda conta com trilhas, tirolesa, canoagem e stand-up. Está esperando o quê?

Já deu para perceber que lugar onde praticar rafting no Brasil é o que não falta! São várias opções de passeio para todos os gostos. Rios mais afastados e com maior nível de dificuldade, e também lugares mais próximos e mais leves para se começar.

O Brasil é lindo por natureza e não é preciso ir muito longe para comprovar isso. Tire uma folguinha do trabalho, marque com os amigos e família. Várias cidades oferecem, além do rafting, outras atividades que garantem a alegria da turma toda.

Certifique-se de que fará seu rafting em agências de turismo especializadas e aproveite cada momento!