O surf é sem sombra de dúvidas um esporte bastante popular.  Sabendo os melhores lugares para surfar no Brasil, você pode dar início a essa atividade tão fascinante.

É extremamente prazeroso aventurar-se sobre as águas do mar, senti-las geladas sobre o corpo, vislumbrar a beleza marinha e enfim, apreciar tantas maravilhas e emoções.

melhores lugares para surfar no brasil
Fazer manobras complexas é uma aventura ainda mais interessante quando se está nos melhores lugares para surfar no Brasil.

A atração das pessoas pelo surfe já vem de longa data. Desde que o surf surgiu há décadas, ele cada vez mais vem conquistando adeptos, pela aventura e beleza que proporciona durante suas práticas, além de uma série de sensações e vivências únicas.

O surf se transformou consideravelmente desde o seu surgimento, sempre agregando novos materiais, novas práticas e novos movimentos. Pessoas de todas as idades e categorias podem praticar o surfe, tamanha é a sua amplitude.

Tudo o que você precisa para começar a surfar é de uma prancha e uma praia com boas ondas, sejam elas pipeline ou backdoor.

Inicialmente você precisará da ajuda de alguém, mas progressivamente será capaz de lidar sozinho com isso.

Contudo, não é preciso necessariamente ir para fora do país procurar ondas fabulosas.

Você pode até procurar no Google por bons lugares para surfar, mas iremos facilitar para você e te indicar alguns dos melhores picos de surf no Brasil.

Por que surfar?

Antes de se pensar nos melhores lugares para surfar no Brasil, podemos elencar uma série de razões fazem do surf uma prática interessante e bacana.

Não importa se você é amador ou profissional, praticar surfe pode trazer uma série de benefícios diferentes.

O surf é uma prática esportiva, se configurando como um excelente exercício físico, que mobiliza praticamente o corpo todo, tornando-se então um bom exercício aeróbico, com gasto de calorias e queima de gordura.

Por utilizar músculos variados , acaba se tornando também um ótimo exercício para desenvolvê-los.

Essa é uma prática prazerosa. Do momento em que se sai de casa (ou qualquer lugar onde você esteja situado no momento) até o momento em que se está desbravando e “quebrando” as ondas, o surf provoca uma imensa sensação de satisfação e prazer.

O novo é uma busca constante nesse atividade. Quando se começa a surfar, assim como ocorre em qualquer outra atividade, sempre se inicia em uma praia com ondas menores, mais fáceis, um mar mais tranquilo, com desafios menores.

melhores-lugares-para-surfar-no-brasil-surf - tubo
Os “tubos” das ondas nos melhores lugares para surfar no Brasil deixam qualquer surfista de queixo caído.

Contudo, com o desenrolar dos acontecimentos e do tempo, você começa a se habituar e de certa forma a ficar inquieto, pois os ondas “antigas” já se tornaram mais fáceis e comuns para você.

Seu desejo por ondas novas, maiores, mais rápidas e mais interessantes aumenta incrivelmente. Você começa a procurar por melhores lugares para surfar.

Sua vontade do novo fica incontrolável. Você se torna um viciado em desafios e isso é ótimo.

Além disso, você vai adquirir um novo pensamento, um estilo de vida, mais motivador, mais interessante e mais intenso.

Antigas preocupações e desejos já não se encaixarão nesse novo eu que vai ser construído. O surf ajuda a cultivar em você o desejo de ter uma nova vida, mais satisfatória e plena.

Melhores lugares para surfar no Brasil

O Brasil, com bem sabemos, é um país abençoado, com uma natureza rica e abundante. As maravilhas naturais brasileiras não perdem em nada para as demais no restante do mundo.

Com um litoral extenso e fascinante, é difícil não encontrar um local perfeito para surfar.

melhores-lugares-para-surfar-no-brasil-surf - praia
As praias dos melhores lugares para surfar no Brasil são um verdadeiro cenário paradisíaco.

Há diversos pontos ideais para a prática do surf, mas os melhores lugares para surfar no Brasil estão situados na região Nordeste do país.

Iremos citar abaixo os melhores lugares para surfar no Brasil.

Mas antes de ver esses locais para surfar, deixa a gente te mostrar alguns bons destinos pelo mundo que destacamos aqui no vida de freesider…

1 – Mochilão na Indonésia: o maior arquipélago do mundo

2 – Quer ir para Austrália? Tudo o que você precisa saber bem aqui

3 – Descubra como fazer um inesquecível mochilão pela África do Sul

1. Cacimba do Padre (Fernando de Noronha – Pernambuco)

Um dos melhores lugares para surfar no Brasil, essa praia pernambucana é um verdadeiro local paradisíaco, com uma beleza natural simplesmente indescritível. Ela tem excelentes picos para a prática de surfe. Dá uma olhada nesse vídeo só para você sentir como é…

Durante o verão, as ondas dessa praia ficam maiores, chegando a formar “tubos cilíndricos”, o que é um verdadeiro espetáculo à parte, para quem pratica e quem observa.

2. Macumba (Rio de Janeiro)

Uma das grandes vantagens desse lugar carioca é que há uma boa constância na quantidade e qualidade das ondas, sendo elas são cheias e longas, o que é excelente para a prática de surfe, que pode ser realizada durante todo o ano.

Dependendo da época, pode ser usada por iniciantes ou surfistas mais experientes.

3. Boca da Barra (Itacaré – Bahia)

Essa praia possui alguma das ondas mais longas de todo o litoral brasileiro, o que faz dela um dos locais mais procurados pelos surfistas.

Elas costumam se direcionar para a direita. É necessário, contudo, ter um certo cuidado, pois sua correnteza possui uma grande força, sendo capaz de levar surfistas para o mar aberto.

4. Maresias (São Sebastião – São Paulo)

É uma das praias mais famosas e populares do Estado de São Paulo. Por ser bem movimentada, costuma estar bem cheia aos finais de semana, mas durante os dias úteis ela se encontra mais tranquilo.

Este é um dos melhores lugares para surfar no Brasil e também bastante badalado, com diversas atrações.

Suas ondas são bastante rápidas e portanto mais indicada para praticantes mais experientes.

Alguns outros picos de surf pelo mundo?

É inegável que o Brasil é repleto de praias maravilhosas e paradisíacas, que além de belas, oferecem excelentes picos para o surf. As melhores praias para surfar no Brasil podem agradar a todos, dos iniciantes aos mais experientes.

melhores-lugares-para-surfar-no-brasil-surf - onda
Os melhores lugares para surfar no Brasil são assim considerados por causa de suas excelentes ondas.

Entretanto, para quem deseja ampliar suas experiências e aventuras em outros mares. Há outros picos de surf pelo mundo, que podem proporcionar picos excelentes.

Entre eles, podemos citar:

  • Pipeline, Oahu, Hawaii
  • Cloud Nine, Siargao Island, Filipinas
  • Maverick, Califórnia
  • Teahupoo, Tahiti, Polinésia Francesa
  • Uluwatu e Kuta, Bali, Indonésia

Desfrutando os melhores lugares para surfar no Brasil

Aqui citamos alguns dos melhores lugares para surfar no Brasil, mas há uma grande quantidade de excelentes picos para a prática de surf ao longo do litoral brasileiro.

Surf
Surfistas de todos os níveis são capazes de encontrar nos melhores lugares para surfar no Brasil ondas adequadas ao seu grau de preparo.

É preciso estar atento ao grau de dificuldade que as ondas de os melhores lugares para surfar no Brasil e suas praias oferecem, para melhor poder aproveitar a experiência.

O surf é uma prática completamente saudável, que pode fazer benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente de quem o prática, pois instiga uma série de mudanças nos pensamentos e atitude do surfista.