Uma das maneiras mais grandiosas e recompensadoras de conhecer o mundo é através da realização de trabalho voluntário no exterior.

Independente das suas habilidades, você tem a chance de fazer diferença na vida de pessoas dentro e fora do Brasil.

trabalho voluntário no exterior
Hora de fazer o bem! Você já pensou em fazer trabalho voluntário no exterior?

As opções de trabalho voluntário no exterior com ajuda de custo podem variar bastante, mas desde que haja interesse e disposição para se doar pelas mais variadas causas, você tende a encontrar uma modalidade que se encaixa perfeitamente na sua disponibilidade. Vamos nessa?

Conheça opções de trabalho voluntário no exterior

Desde intercâmbio voluntário na ONU até trabalho em prol da Cruz Vermelha, basta vontade para procurar as alternativas adequadas com o seu tempo livre, sair de sua zona de conforto e se dedicar a uma ação social de grande valor.

1 – Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas (World Wide Opportunities on Organic Farms)

Bastante conhecida, a instituição WWOOF oferece abrigo e transporte durante o seu tempo de trabalho em fazendas orgânicas em mais de 50 nações ao redor do mundo.

fazendas orgânicas trabalho voluntário no exterior
Trabalhar em fazendas orgânicas pode ser uma excelente forma de trabalho voluntário no exterior

O período de trabalho é combinado antecipadamente e você é recebido na casa de uma família, que produz os alimentos sem qualquer utilização de agrotóxico ou outra substância química. Basicamente, há oportunidade para se divertir, aprender sobre o cultivo da terra e também dominar um novo idioma.

2 – Intercâmbio voluntário na ONU (Organização das Nações Unidas)

Simplesmente, esta é uma oportunidade de fazer trabalho voluntário no exterior através da ONU. Boa parte das vagas tende a ser coberta por profissionais específicos, como, por exemplo, médicos, enfermeiros e socorristas.

ONU trabalho voluntário no exterior
ONU fornece vagas especificas e variadas de trabalho voluntário no exterior

O intuito é fornecer auxílio médico, crescimento econômico e socorro emergencial depois da ocorrência de desastres naturais ou conflitos. Por isso, a ONU concede uma excelente chance para quem realmente quer fazer a diferença no planeta.

Apesar do direcionamento para alguns cargos, existe ainda a oportunidade de atuar em milhares de campos com exigência menor de experiência ou graduação especifica através de ONG’s em diversos países.

3 – Trabalho Voluntário na África

Você já pensou na possibilidade de ensinar outros idiomas na África? O Sudar Volunteer Programme (Programa de voluntários do Sudão) leva pessoas capacitadas para ensinar inglês em uma das nações mais carentes do mundo.

Esse trabalho voluntário na África pode ser feito em instituições de ensino básicas e até mesmo superiores, só que muitos dos adeptos acabam por auxiliar em projetos nas comunidades, além do tempo em sala de aula.

ensinar idioma sudão áfrica
Já pensou ensinar um idioma no Sudão, situado na África? Você pode fazer a diferença

Vale destacar que os interessados necessitam arcar com as despesas de sua passagem aérea até o Sudão. A partir daí, os demais custos são pagos e você ainda tem direito a uma pequena remuneração mensal.

Agora, antes que você siga para o próximo tópico, deixa a gente mostrar outras opções para quem está a fim de conhecer o mundo com pouco dinheiro, dá uma olhada:

1 – 7 dicas de como viajar o mundo com pouco dinheiro

2 – Descubra os melhores destinos nacionais baratos em 2017

3 – Descubra agora onde ir nas férias com pouco dinheiro em 2017

4 – Trabalho voluntário no exterior pela Cruz Vermelha

Recentemente, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) realizou uma campanha em busca de brasileiros com vontade de atuação em mais de 80 países, incluindo o Brasil.

Vale lembrar que a instituição se declara neutra e independente, mas se encontra em lugares com conflitos ou que estão passando por situações de perigo, ainda que não em um nível de guerra declarada.

cruz vermelha trabalho voluntário no exterior
Você pode ajudar a sua cidade, mas a Cruz Vermelha também fornece opção de trabalho voluntário no exterior

Contudo, esse é um tipo de trabalho voluntário no exterior com ajuda de custo, uma vez que a Cruz Vermelha capacita os adeptos e tem interesse em contar com a ajuda por muito tempo. Por isso, não se trata de um trabalho de poucos meses.

Hoje em dia, o procedimento conta com duas fases. Inicialmente, o candidato precisa preencher uma ficha de cadastro no site oficial, onde também é possível conferir uma lista com as vagas ao redor do mundo.

Na sequencia, o individuo precisa passar por uma avaliação em Genebra, na Suíça de uma série de atividades por dois dias, período em que as despesas ficam por conta do candidato. Geralmente, o resultado é obtido em até dez dias.

Depois de sua aprovação, o interessado em fazer trabalho voluntário no exterior pela Cruz Vermelha necessita receber um treinamento especifico, só que desta vez tudo fica por conta da organização.

Mas, é preciso ressaltar que a Cruz Vermelha também possui vagas para trabalho voluntário no Brasil. Por isso, vale à pena buscar mais informações e auxiliar até mesmo dentro da sua comunidade.

5 – Trabalho voluntário no Brasil cuidando de tartarugas

Há dezenas de ONG’s que auxiliam na preservação de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Boa parte destes grupos se situa nas regiões de exploração e necessita da ajuda de voluntários.

projeto tamar preservação tartarugas
Projeto Tamar é referência de preservação de tartarugas no Brasil e conta com ajuda de voluntários

Geralmente, as despesas podem variar muito e uma maneira de viabilizar a sua atuação é procurar por alternativas de trabalho voluntário no Brasil, já que algumas organizações são bastante famosas e contam até com parcerias com faculdades e universidades.

Uma opção bastante interessante por contar com estrutura em diversas partes do litoral nacional é o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), que aceita inscrições durante todo o ano.

Caso o seu interesse seja por conhecer o exterior, os programas Sea Turtles e CCCTurtle disponibilizam alojamento de baixo custo para quem deseja participar a longo prazo e até contribuem com uma pequena ajuda mensal.

6 – Trabalho voluntário em Trilha Apalache nos EUA

Quem está busca de trabalho voluntário no exterior pode curtir muito a ideia de viajar para atuar na conservação da Trilha Apalache, na região Leste dos Estados Unidos. Com mais de 3 mil quilômetros, essa trilha é bastante conhecida no país e abriga mais de 2 mil espécies, sendo diversas sob risco de extinção.

Geralmente, os candidatos auxiliam com trabalho de manutenção das trilhas em troca de refeições e hospedagem. Mas, é bom ressaltar que essa a estrutura é bastante simples com abrigos sem nenhum luxo. No entanto, é uma experiência que realmente vale a pena!

Agora, deixa a gente compartilhar com você esse vídeo sobre trabalho voluntário no exterior…