Ser independente financeiramente nos ajuda a sempre termos os recursos necessários. Querendo ou não, para viabilizar uma série de elementos em nossas vidas nós precisamos estar munidos de recursos financeiros.

Ter pouco dinheiro ou depender da ajuda e boa vontade alheia sempre nos limita, nos deixa de mãos atadas.

independente financeiramente.
Chegou a hora de conhecer outros mercados e começar a ser mais independente financeiramente.

É sempre bom estar atentos e buscarmos dicas para ser independente financeiramente. pendente financeiramente, nos preparando e nos estabelecendo de modo mais firme e consistente. A experiência, habilidade e tempo favorecem esse acontecimento.

A independência financeira requer uma boa dose de empenho, cuidado, planejamento, controle e responsabilidade. É claro que a ajuda de alguém, em certos momentos, facilita esse fato e é necessária, mas ser independente é precisar o menos possível de certas condições de ajuda/auxílio.

Por que ser independente financeiramente?

Ser independente financeiramente é um desafio interessante, mas plenamente possível, desde que se tenha bastante disposição, jogo de cintura e determinação.

Independente de quanto tempo se leve para alcançar esse objetivo, ele é um verdadeiro alívio e um grande acréscimo para nós enquanto seres humanos.

independente financeiramente calculadora
Calcular com precisão os seus gastos é imprescindível para ser independente financeiramente.

Cabe aqui uma reflexão: por que ser independente financeiramente? Quais as vantagens e benefícios? Certamente tudo tem seu preço, mas definitivamente é um ato que vale a pena.

  1. 1 – Ganho de autonomia

É simplesmente terrível depender de alguém para fazermos algo, ainda mais quando aquilo foge do estritamente básico. Já é particularmente ruim depender de alguém para as mínimas coisas ou não ter condições de ir além em nenhum sentido.

Quando se tem independência financeira, temos maior controle sobre o que nos acontece e fazer muito mais em nossas vidas.

  1. 2 – Crescimento pessoal

O caminho que nos leva rumo a independência financeira faz com que ampliemos nossos potenciais, aumentemos nossas capacidades, desenvolvamos uma série de capacidades que não sabíamos possuir.

independente financeiramente moedas
Saber gastar e sempre poupar um pouco é fundamental para ser independente financeiramente

Quando finalmente chegamos lá, cada vez mais adquirimos a aprimoramos competências, que nos tornam pessoas mais donas de si e que podem fazer mais por si, pelos outros e pelo mundo.

Por exemplo, veja esses artigos sobre desenvolvimento pessoal

1 – Descubra quais são os benefícios da PNL na sua vida

2 – Motivação pessoal: descubra como mantê-la em alta diariamente

3 – 10 dicas para destravar seu crescimento pessoal

  1. 3 – Maior liberdade

Liberdade é poder não ter limites ou ter muito mais amplitude de ações e movimento. É ter muito mais possibilidades e espaços para agir e fazer acontecer.

Poder sempre dispor de condições para realizarmos uma série de coisas é sim um dos sinônimos de liberdade.

  1. 4 – Ter uma vida mais fácil, tranquila e segura

Não necessitarmos de esforços muito grandes, fazer tudo o que queremos e precisamos fazer, sem dificuldades de execução, nos proporciona uma vida mais fácil e portanto muito mais tranquila.

Termos independência financeira nos deixa mais seguros para podermos atravessar quaisquer momentos.

Dicas de como ser independente financeiramente

É plenamente possível ser independente financeiramente, tendo o poder e capacidade de se auto sustentar e ter a liberdade de seguir os caminhos que desejar, independente de onde se esteja e conseguir alcançar os seus objetivos.

independente financeiramente cartão
Um dos atributos de quem é independente financeiramente é gastar com sabedoria.

Vamos dar algumas dicas de como ser independente financeiramente e ter uma vida mais plena.

  1. 1- Faça um planejamento financeiro

Com o auxílio de uma planilha, tenha uma relação o mais completa, detalhada e clara possível de todos os seus ganhos e saldos, com previsões de no mínimo mês a mês. Essa ação proporciona maior controle e organização das finanças.

  1. 2 – Renegocie e quite suas dívidas

É bastante complicado viver em uma situação de constante aperto financeiro. Livrar-se das dívidas é um quesito fundamental para a liberdade financeira.

Junte toda a documentação necessária e procure renegociar suas dívidas, procurando por menores juros e afins.

  1. 3 – Poupe uma porcentagem dos seus ganhos

Tenha disciplina e poupe uma parcela dos seus ganhos, todos os meses, invariavelmente. Essa quantia poupada pode ser útil em casos de emergência/necessidade ou ainda ser usado para algum tipo de aquisição ou investimento.

  1. 4 – Gaste somente dentro daquilo que ganha

É um conselho bastante clichê, mas nem por isso menos valioso, bem porque uma das maiores causas de endividamento é justamente essa atitude.

Procure manter um estilo de vida que seja condizente com suas condições, para que sempre tenha o suficiente para viver e não entrar em dívidas.

  1. 5 – Tenha objetivos e metas

Quando se tem um propósito e se sabe o que quer, fica muito mais simples planejar suas finanças e conseguir realizar as medidas necessárias para concretizar tais objetivos a agregar mais valor e sentido a sua vida.

O equilíbrio nas finanças acontece mais facilmente quando se estabelece metas realistas e muito bem arquitetadas.

Vantagens e benefícios em ser independente financeiramente

Todo mundo, ou ao menos quase todo mundo, deseja ser livre, leve, solto, independente.

Poder fazer o que quiser, quando e como quiser, estar onde tem vontade, enfim, ter mais liberdade e independência nos permite ter autonomia em tudo o que fazemos.

Ser independente financeiramente integra uma boa parte dessa liberdade e autonomia.

Ser independente financeiramente nos dá um controle muito maior sobre nós mesmos e nossas vidas, trazendo muito mais oportunidades de crescer e de enriquecer nossas vidas com experiências maiores e melhores, além de nos dar melhores condições de vida e conforto.

independente financeiramente dinheiro
Para ser independente financeiramente, é preciso investir seu dinheiro a fim de render mais.

Quando se é dotado de independência financeira, além da óbvia não necessidade de depender do outro para agir como desejado, isso significada também um contingente maior de possibilidades de vida, de realização.

Estar bem situado na vida, conquistar um “lugar ao sol”, ajuda a fazer do nosso processo de aquisições algo mais satisfatório, realizador.

Isso nos dá mais garantias e com certeza menos estresse. A ascensão social e financeira só é possível, aliás, ela se dá principalmente a partir dessa independência.

O caminho para ser independente financeiramente

O caminho para ser independente financeiramente passa por criar-se um maior senso de responsabilidade e comprometimento, além é claro do desenvolvimento de uma maior e mais madura inteligência financeira.

independente financeiramente maço dinheiro
Aquela pessoa que é independente financeiramente dificilmente entrará em apuros com seus recursos.

Ter a plena consciência da importância e significado do dinheiro para você te dá muito mais clareza e firmeza em suas decisões relacionadas a ele.

Alcançar a independência financeira nem sempre é um processo rápido ou fácil. É preciso ter em mente que inicialmente a situação pode ser um pouco mais complexa e arrochada. Contudo, no decorrer do tempo e com o devido empenho, sua vida financeira pode ficar mais tranquila.