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Como criar um produto digital se eu não entendo muito de marketing digital?” é uma pergunta que já pairou em sua mente? Pois saiba que você não está sozinho. O marketing digital é relativamente jovem. E não apenas isso, mas também é uma área que constantemente passa por mudanças. É preciso se manter antenado nas últimas tendências mundiais.

E é justamente aí que muita gente se sente inseguro para ingressar no mercado digital. Acompanhar essas tendências não é algo tão simples e exige um investimento de tempo considerável. E também muita leitura. Existem, atualmente, pessoas que são consideradas verdadeiros gênios do marketing digital. Como é o caso do Fagner Borges.

E por falar nele, que tal dar uma olhada nesse vídeo do Fagner em que ele fala sobre ganhar dinheiro com o marketing digital? Aliás, mais do que essas dicas, lá no canal do Fagner, no YouTube, você vai encontrar frequentemente dicas, técnicas e atalhos para conseguir conquistar os melhores resultados no seu segmento.

Gostou? Então não deixe de assinar o canal do Fagner. Certamente você vai conseguir se manter por dentro das melhores dicas para dar seus passos no mercado digital. Isso porque o Fagner também passou por todos os receios no início, procurou os melhores caminhos e conseguiu. Tanto que hoje ele ensina muitas pessoas a ganhar dinheiro na internet.

Então aprender como criar um produto digital é isso: Buscar conhecimento. E é justamente o que trouxemos para você no artigo de hoje. Um apanhado de alguns passos que você deve seguir para lançar seu produto digital, mesmo não sendo um expert em marketing digital. Aliás, mais do que aprender a lançar seu produto, entender o que é o produto digital.

Você tem certeza de que sabe o que é?

O que é produto digital?

Antes de aprender como criar um produto digital, é preciso entender exatamente do que se trata. Até porque essa é uma opção “nova”. Ao menos, nova no nosso dia a dia da forma como a encontramos atualmente. É possível extrair todo o tipo de conhecimento desses materiais e é por isso que se popularizou dessa maneira.

Outro grande fator é a oportunidade que o empreendedorismo digital gera para todas as pessoas. Não é necessário ter nenhum tipo de formação específica para aprender como criar um produto digital e desenvolvê-lo. E toda pessoa tem um conhecimento único sobre as coisas. Quem sabe aquela sua maneira de desempenhar determinada atividade não seja o caminho?

Os produtos digitais são conteúdos produzidos e distribuídos no mundo virtual. É possível encontrá-los em diferentes formatos. O formato utilizado é escolhido pela pessoa que o produz, considerando suas estratégias de marketing. Entre essas opções, você pode encontrar:

Boa parte desses produtos são educacionais e, ainda, são chamados de cursos online. E por se tratar de um produto que possui um alcance impossível de se calcular, acabou agradando a todos. O público, que pode adquirir o material e aprender algo novo sem precisar sair de casa, e o empreendedor, que pode atingir um público infindável.

E ainda é um produto que oferece escalabilidade de lucros, gerando oportunidades únicas para todo empreendedor. Sendo assim, vamos conhecer os 4 passos para que lance seu produto digital com sucesso.

Como criar um produto digital

Aqui separamos para você um pequeno passo a passo para que aprenda como criar um produto digital e consiga colocá-lo no mercado o mais rápido possível. Mas não esqueça que as dicas precisam ser adaptadas à realidade do seu negócio, do seu nicho. É impossível passar uma receita que vai funcionar para todos os empreendimentos.

Como criar um produto digital – #1 Conheça seu público

Para se comunicar de maneira a atrair as atenções, é preciso falar uma linguagem que as pessoas julguem atraente. Mas não significa que essa comunicação é efetiva para todas as pessoas. Até porque, cada um gosta de ser abordado de uma maneira diferente. Sendo assim, é preciso conhecer muito bem as pessoas que formam o seu público.

conheça seu publico alvo
Conhecer seu público-alvo e entender as necessidades desses clientes é essencial para criar um produto de sucesso

Como seria impossível conhecer os gostos de cada uma dessas pessoas, o ideal é que crie uma persona. Isto é, um personagem fictício que vai conter todas as características que moldam a maior parte das pessoas do seu público. Quanto mais características conseguir reunir, mais efetivos serão os seus anúncios e campanha no geral.

Conhecer os hábitos desse público pode ser uma excelente maneira de criar a sua persona. Características como idade e sexo também devem fazer parte dessa construção. Procure construir pontos de afinidade com esse público. Você pode identificar seus desejos, metas, sonhos (…) e fazer uma campanha em cima disso.

Pode parecer difícil a princípio mas, como a experiência adquirida no campo de batalha, você vai percebendo que certas características são comuns a alguns públicos. Se você trabalha com um público jovem, por exemplo, poderá trabalhar com segurança uma campanha que fale sobre conquistar o mundo ou realizar sonhos. Esse público se identifica com essa aventura.

Se é um público formado por pessoas mais novas, no entanto, essa abordagem pode não ser das melhores, dependendo do produto digital que esteja oferecendo.Talvez uma abordagem que transmita a sensação de segurança e estabilidade pode ser mais efetiva. São essas características que você terá que levar em consideração quando conhecer bem o seu público.

Construa autoridade antes do lançamento do produto

Quando você opta por adquirir um produto, independente de ser virtualmente ou não, você procura comprar com pessoas desconhecidas? Ou, ainda, confia em marcas desconhecidas? Pois a ideia se aplica aqui. Dificilmente as pessoas vão adquirir seu produto digital se não conhecerem um pouco mais a seu respeito ou a respeito da empresa.

Se você já tem nome no mercado digital, não terá muitos problemas para um lançamento. No entanto, se você ainda não tem um nome conhecido no segmento, você terá que trabalhar para construir sua autoridade. E ela que vai garantir que sua oferta é séria e que as pessoas podem confiar na sua palavra. É assim que as vendas massivas acontecem.

Portanto, procure maneiras de criar a sua autoridade. O melhor caminho é mostrar ao público que você sabe mesmo do que está falando. A segurança ao falar a respeito de algo, mostra que a pessoa garante tudo aquilo que está dizendo. Ou seja, mostra que o empreendedor realmente confiar no seu conteúdo. Sabe que ele pode fazer a diferença.

E como mostrar às pessoas que você entende mesmo do assunto? Se comunicando. Isso mesmo. E as maneiras mais efetivas de fazer isso, são:

  • Blog – O blog deverá conter artigos relacionados ao seu produto digital. Você pode utilizá-lo para “educar” seu público. Ensiná-lo sobre como usufruir melhor do seu material. E, ainda, oferecer algumas dicas pessoais para auxiliar seu público;
  • Redes sociais – Se fazer presente nas redes sociais é fundamental. Até porque 62% da população brasileira está ligada às redes sociais. Você tem a opção de se comunicar com ele, fazer lives e comentar sobre os seus status;
  • Canal no YouTube – Um canal no YouTube é outra excelente maneira de construir sua autoridade. As pessoas gostam de vídeos e costumam responder bem a essa modalidade;

Como criar um produto digital – #2 Captura de leads

Se antes do lançamento do seu produto digital, você conseguir atrair uma boa quantidade de possíveis compradores, você estará capturando leads. Você pode colocar um cadastro para que os interessados possam preencher, na intenção de que a marca entre em contato através de email marketing.

Essa é uma excelente maneira de “separar o joio do trigo”. Isto é, de trabalhar somente com pessoas realmente interessadas no que está oferecendo. É uma excelente maneira de economizar tempo e dinheiro. Mais do que atrair pessoas, essa etapa é fundamental para construir o marketing de relacionamento.

Oferecer conteúdos gratuitamente, por exemplo, é uma das maneiras mais efetivas de chegar até essas pessoas. Isto é, de conseguir seus contatos.

Funil de vendas

De nada vai adiantar criar uma landing page atrativa. É preciso que ela atraia o maior número de pessoas possível para conhecer seu produto digital. É preciso que sua página tenha um alto poder de conversão. Para isso, você deve conhecer as técnicas de vendas do mercado digital. Um exemplo são os gatilhos mentais.

O funil de vendas é constituído por emails oriundos de cadastros de interessados. Ele é separado em três etapas, e em cada um a delas, um tipo de conteúdo deve ser trabalhado. E quanto mais ao fundo do funil os leads estão, maiores são as chances de conversão. Não esqueça de trabalhar bem o seu marketing com esses leads.

Copywriting

Você já leu algum texto que mexeu muito com seu emocional? Ou uma música? É provável que sim. E qual a ligação que você tinha com o autor? Também é provável que não houvesse ligação. Mas aquela pessoa soube captar toda a essência do que é realmente importante para você, criando a empatia.

Isso é copywriting. Uma escrita tão persuasiva que a pessoa não consegue escapar do que o que o texto está propondo. É preciso escrever as palavras certas, a ideia certa, para fazer com que as pessoas se sintam realmente tentadas a consumir seu produto digital. Quer aprender como criar um produto digital?

Como criar um produto digital – #3 Faça uma oferta irresistível

A oferta irresistível consiste em oferecer as soluções reais do seu produto digital. Nada de prometer a resolução das dores do cliente, se não é bem essa a realidade. Sendo assim, desenvolva o melhor produto digital que puder. Que cubra todos os pontos que conseguir imaginar que seus clientes vão desejar.

É preciso saber trabalhar com as objeções. Esclarecer com calma, sem alterar expressões ou voz. Responder todas as perguntas do cliente (por isso a importância de conhecer muito bem o segmento e o produto). A qualidade deve ser a preocupação do início ao fim, pois ela é que vai determinar o sucesso ou fracasso do seu produto digital.

Como criar um produto digital – #4 Lance o produto no mercado

Finalmente chegou a hora de lançar seu produto digital no mercado. Você já trabalhou a sua autoridade, já anunciou nas redes sociais, já trabalhou seu funil de vendas e recolheu uma boa quantidade de emails. Você pode utilizar todos esses contatos, para organizar um evento online ou até mesmo um evento presencial.

Mas não esqueça de já ter trabalhado exaustivamente junto ao seu público, a data do evento. As pessoas precisam ficar curiosas para sentirem a vontade de participar. Não esqueça de constantemente coletar dados sobre sua campanha e realizar alguns testes.

O teste é que vai mostrar quais os melhores caminhos a seguir. Ou seja, ele vai determinar o que foi que funcionou com seu público. Mas não esqueça que nada é absoluto. De tempos em tempos será necessário realizar novos testes a fim de acompanhar a evolução.

Pós-lançamento

Não ache que após a venda realizada, o trabalho da equipe de marketing terá se encerrado. O trabalho prossegue. Uma atitude comum a muitos empreendedores, é entrar em contato com o cliente após algum tempo para coletar o feedback. O pós-venda precisa estar integrado à sua campanha de marketing.

Faça perguntas pertinentes. Procure coletar todas as informações sobre preço, entrega, se tudo saiu como esperado, se o produto oferece as soluções que garante (…) e esteja preparado para ouvir feedbacks negativos. Questione o que ele acha que seria melhor e avalie.

Conclusão

Entrar no empreendedorismo digital pode não parecer fácil. E realmente não é, quando se observa pela perspectiva do trabalho duro. Você vai precisar trabalhar com entusiasmo e sem perder o foco. Existem obstáculos comuns a todos que ingressam nessa carreira. Uns com mais problemas, outros com menos.

O mais importante é saber enfrentar esses obstáculos com calma e extrair as lições mais importantes. Se conseguir entender esse mecanismo, você estará pronto para fazer do mundo o seu escritório. Baixe gratuitamente o ebook do Fagner Borges, “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo” e descubra o prazer dessa nova vida!