20 gatilhos mentais mais fortes que existem
Vote neste post

Você já parou para avaliar a quantidade de resoluções que tomar no dia a dia? Diariamente, todo ser humano é exposto a centenas de ocasiões que demandam reações mentais pontuais. E, na maioria dos casos, a gente faz isso de maneira inconsciente. Por acaso, você já ouviu falar dos gatilhos mentais?

Basicamente, o conceito prevê que se a pessoa necessita pensar muito para realizar ações essenciais, como, por exemplo, caminhar, respirar ou segurar alguma coisa, ficaria mentalmente desgastada. Isso também seria praticamente impossível na correria do cotidiano.

 

pessoa exausta 1
Chegaríamos facilmente a exaustão se ficássemos a todo instante tomando decisões. Quando na verdade, boa parte funciona automaticamente.

É, pensando neste cenário de tomadas de decisões, se encaixam os gatilhos mentais. Mas, você tem ideia do que são? Para que servem nos dias de hoje? Descubra tudo a seguir!

O que são gatilhos mentais?

Sempre que alguém toma uma resolução sem a obrigação de refletir muito a respeito, pode se dizer que está ativando um gatilho mental. Esses impulsos fazem com que as suas atividades e resoluções sejam bem mais simples e não consumam tanta energia do seu cérebro.

É como se os gatilhos mentais estivessem relacionados com o piloto automático, que canaliza as decisões que carecem de mais reflexão daquelas que podem ser executadas prontamente.

E isso é realizado por uma parte do sistema nervoso humano que conta com um mecanismo de validação das escolhas. Deste modo, a mente não tem a obrigação de refletir de modo profundo e longo para efetuar qualquer tipo de ação. Entretanto, você pode estranhar a conexão com o seu negócio, não é?

A verdade é que esses gatilhos mentais são bastante úteis se você tem a pretensão de engajar pessoas em torno de sua empresa. E isso apenas se torna possível porque, antes mesmo de definir qualquer reação, seja de aquisição ou relação, às escolhas inconscientes surgem imediatamente.

gatilhos mentais 2
Os gatilhos mentais têm o poder de facilitar a tomada de decisão do seu cliente.

Quando se chega a uma decisão é porque essa atitude no inconsciente já foi tomada e surge como uma explicação racional. Sendo assim, colocar os gatilhos mentais em prática quer dizer incentivar as emoções de quem entra em contato com seu produto, serviço e marca.

Além disso, você ainda tem a capacidade de acabar com possíveis questionamentos que podem aparecer em função da razão. Ao induzir o consumidor a não pensar muito a respeito das razões que o fariam não adquirir a mercadoria ou não contar com essa prestação de serviço.

Tudo sobre os gatilhos mentais e uma estratégia matadora

Como ganhar dinheiro com gatilhos mentais? Veja lista dos mais poderosos!

O fato é que há como usar os gatilhos mentais para aumentar tanto o faturamento quanto a visibilidade do seu empreendimento. Mas, você tem ideia de quais são os mais poderosos? Então, você poderá tirar as suas dúvidas a partir desta lista elaborada com os 20 gatilhos mentais mais eficientes da atualidade. Vamos nessa?

1 – Reciprocidade

Quando você concede ajuda a outra pessoa, prontamente, o seu cérebro interpreta como uma espécie de dívida moral que se acumula. Isto é, você se sente compelido a devolver esse auxílio de algum modo.

Por exemplo, você pode disponibilizar o download gratuito de um ebook no seu blog. No entanto, você também fornece alguns serviços pagos. Inúmeros internautas que gostaram do conteúdo do seu material gratuito vão se sentir motivados a devolver a ajuda e acabam por contratar um destes serviços.

2 – Autoridade

Quando você apresenta o seu produto, serviço ou marca para a sua audiência tende a esperar por reconhecimento, certo? Isso é muito mais simples quando se comprova que tudo foi feito com alto nível desde o primeiro momento.

Afinal, a prova de excelência é uma das maneiras de como usar os gatilhos mentais para aumentar sua margem de lucratividade. Indicando que apenas pessoas especializadas participaram da criação da mercadoria e/ou do modelo de negócio.

Este estilo de abordagem gera um impacto incrível, elevando consideravelmente a sua credibilidade.

3 – Antecipação

Basicamente, você precisa antecipar algo que vai acontecer ou alguma tendência que deve chegar ao Brasil e pode ser interessante ao seu público-alvo.

Dicas de como alavancar suas vendas e se tornar o “Doutor Vendas”

4 – História

Nada como uma boa história para que os consumidores se sintam inclinados a tomar a decisão de fazer uma compra, contratação ou interagir com a sua marca. Sabendo dialogar com o seu público, esse é um dos gatilhos mentais mais promissores.

5 – Confiança

Quando o cliente efetua a primeira compra e/ou investimento no seu empreendimento, está demonstrando claramente que acredita na sua proposta. Por isso, a confiança deve ser extremamente valorizada e muito bem trabalhada para não ser perdida nos dias de hoje.

Afinal, é muito mais viável fazer novas vendas para um cliente fidelizado do que a primeira para um consumidor que ainda precisa ser convencido.  

6 – Comunidade

Este é um dos gatilhos mentais mais complexos nos dias de hoje. Isso ocorre porque você precisa descobrir todas as características do seu mercado-alvo e, principalmente, a forma ideal de iniciar um diálogo.

A partir daí, você pode promover interações e criar a sua própria comunidade. Mas sempre prestando atenção nas mudanças sociais e nos novos interesses de seus seguidores.

7 – Escassez

A escassez é um dos gatilhos mentais mais fortes devido ao receio de perder boas oportunidades. Este é um método usado em promoções que possuem um tempo limite, assim, o público tem a sensação de que necessita adquirir essa mercadoria ou experiência prontamente.

Senão, ele acabará perdendo uma promoção. Normalmente, o sucesso se deve muito ao impulso do consumidor que fecha o negócio sem refletir longamente a respeito deste investimento. Nem sempre é algo imprescindível, mas que desperta a vontade pela oferta especial.

8 – Urgência

A escassez e a rapidez são bastante semelhantes. De modo geral, você acaba por receber um email, SMS, mensagem online ou qualquer notificação com esse termo: urgente! O fato é que essa alternativa funciona muito bem só que não deve ser empregado com frequência. Quer um exemplo? A Black Friday!

9 – Consistência

A consistência se refere a manutenção de uma boa reputação e a geração de valor para o seu nicho de atuação. Isso, sem sombra de dúvida, ajuda emocionalmente a tomar alguma decisão. Além disso, é preciso ser consistente com suas palavras.

Como Persuadir pessoas através das Armas da Persuasão

10 – Afinidade

Hoje em dia, boa parte dos internautas que possuem perfis em redes sociais acaba por ficar em verdadeiras bolhas sociais. Isto é, os algoritmos priorizam as postagens, compartilhamentos e interações de usuários que pensam de maneira semelhante. E essa afinidade também pode ser muito atrativa para impulsionar as suas vendas.

11 – Curiosidade

Cada vez mais aproveitado por empreendimentos que oferecem um produto inovador, totalmente de ponta no mercado nacional, as publicações virais alcançam um público incrível espontaneamente.

Por isso, é possível ativar gatilhos mentais ao fazer com que as pessoas se sintam impelidas a estar por dentro das novidades. Consumindo o seu material e até fazendo algumas compras.

12 – Prova Social

Basicamente, a prova social se refere a utilização de produtos, serviços ou marcas por uma grande quantidade de pessoas. Então, se todo mundo está aderindo a aquela empresa, o trabalho deve ser de qualidade e confiável, né?

Assim, deixar subentendido que muita gente está utilizando e gostando destas mercadorias pode acionar um dos gatilhos mentais que origina a vontade consumista. Ou seja, o consumidor não pode ser o único do seu grupo a não conhecer esses produtos. Não dá para perder a oportunidade.

13 – Prova / Depoimento

É muito parecida com a prova social. A vontade de comprar é incentivada a partir do depoimento de outras pessoas que passaram pela experiência e se sentiram satisfeitas. É uma espécie de boca a boca dos dias de hoje.

14 – Prazer

Não há nada melhor para um empreendimento do que despertar uma sensação de entusiasmo nos seus consumidores. Afinal, mexer com a emoção é todo o conceito relacionado aos gatilhos mentais, não é?

15 – Rapidez

Tudo se trata de atiçar o interesse de modo imediato, sem dar margem para grandes questionamentos.

Entrevista com especialista Bruno Pinheiro, como aumentar suas vendas?

16 – Exclusividade

Quantas pessoas não sonham em obter um produto totalmente exclusivo? Fazer parte de um grupo seleto gera a sensação de valor, como se esse indivíduo fosse especial e merecesse pertencer a uma categoria diferenciada. Atualmente, as pessoas pagam por isso ao receber em troca algo único.

17 – Simplicidade

A felicidade se encontra nas coisas mais simples da Terra, diz a música “Casinha” do cantor de reggae, Armandinho. E é, justamente, esse pensamento que permeia um dos gatilhos mentais mais disparado. A simplicidade.

Isso porque algumas ferramentas e/ou itens simples e práticos podem deixar a sua rotina bem mais ágil, otimizada e confortável. A simplicidade ao manusear um produto, contratar um serviço ou prestigiar uma marca é muito valorizada hoje. E vale a pena investir neste caminho para se aproximar de sua audiência.

18 – Especificidade

O ideal é ser extremamente específico através de uma história, um relato particular ou um exemplo real. Quem possui o dom de contar uma boa história pode ter lucros absurdos em qualquer segmento, uma vez que consegue prender a atenção de consumidores do início ao fim.

Quais as melhores estratégias de vendas na internet?

19 – Conversa

Você está gostando deste texto? Está compreendendo todos os tópicos sobre os gatilhos mentais mais usados? Já está planejando como usar algum dia no dia a dia da sua rotina? Colocar perguntas pertinentes ao longo da apresentação é muito eficiente.

Isso faz com a conversa não chegue ao fim com o material produzido e desperta a curiosidade do seu consumidor. A partir daí, é muito mais fácil estabelecer uma relação e fidelizar esse cliente.

20 – Proibição

De modo geral, as pessoas se sentem atraídas por situações, produtos ou elementos proibidos. Você já deve ter notado essa inclinação, assim, essa é uma técnica que sempre dá um resultado expressivo. Aquela técnica secreta. O artigo proibido no Brasil. A fórmula proibida. Isso chama a atenção, né?

Quer ter a liberdade de dinheiro, tempo e mobilidade?

Agora, você já sabe quais são os gatilhos mentais ideais para alavancar as vendas e/ou os números de contratações dos serviços prestados pela sua empresa. Mas, você sabe como fazer isso? Ou seja, colocar em prática as informações transmitidas e fazer com que a sua visibilidade aumente proporcionalmente a sua margem de lucratividade?

A alternativa é bem simples: buscar pela qualificação correta. Isso você pode encontrar com a Jornada da Liberdade, um treinamento online e produzido a partir de diversos cases de sucesso de empreendedores que descobriram como ganhar dinheiro com a rede mundial de computadores.

Agora, como ter sucesso na vida e nos negócios:

Se você realmente deseja participar do Freesider Meeting, recomendamos fortemente que você acesse o site oficial do evento bem aqui.