2.1 (42.86%) 7 votes

Como fazer um blog e ganhar dinheiro nos dias de hoje? O fato é que este ainda é um dos meios mais simples e práticos para disseminar o seu conhecimento com o mundo. Afinal, há blogs a respeito de todos os temas, desde pautas sobre o mundo das celebridades até avanços da ciência.

E essa é a grande notícia! Isso porque qualquer pessoa tem a capacidade de iniciar um blog, ainda que não compreenda absolutamente nada de programação ou design. Para ajudar a superar essas questões e dar o pontapé inicial no seu próprio espaço, nós elaborar um passo a passo!

como fazer um blog

Com esse guia, você poderá montar um blog do zero de modo fácil, intuitivo e veloz. No final, você contará com uma página totalmente feita e poderá até faturar com as suas opiniões, conteúdos e artigos. Vamos lá?

Como fazer um blog e ganhar dinheiro? Veja o passo a passo!

Quem deseja realmente ganhar dinheiro trabalhando com a publicação de artigos, gráficos, ebooks e outros materiais para blogs, necessita pensar em um tema que lhe deixe motivado e também seja do seu domínio. Assim, a sua busca se inicia pela definição de uma pauta para nortear os seus conteúdos. Vamos descobrir como fazer um blog e ganhar dinheiro? 

1 – Definição de nome

Como ocorre com marcas e produtos, você deve criar um nome chamativo e que oportunize uma associação imediata com o tema que você abordando. Ele também precisa ser simples para ser escrito, para que os seus seguidores não tenham dificuldade para achar e indicar o seu blog.

Os especialistas recomendam encontrar um nome equilibrado, ou seja, algo que caminhe bem entre a simplicidade e que demonstre exatamente sobre o que é o seu blog, como, www.apaixonadosporfutebol.com.br.

Após selecionar esse nome, é preciso fazer uma busca no site Registro.Br para confirmar se esse este domínio ainda está disponível. A parte positiva é que essa varredura é feita gratuitamente e não demora mais do que alguns segundos.

É importante salientar que esse mecanismo apenas corresponde aos domínios com finais “com.br”. Se você desejar um site com final diferente (.com ou .net) há outras alternativas. Ou basta digitar o domínio pretendido com esses finais para descobrir se estão vagos ou não.

2 – Aquisição do seu domínio

Muitos empreendedores já contam com um domínio produto, sendo assim, é só adicionar a página do seu blog, como www.suamarca.com.br/blog. Caso você ainda não tenha essa estrutura, o ideal é fazer o registro para assegurar que ninguém se aposse de sua ideia.  

Passo 1: Entre no site registro.br

Passo 2: Na página principal do Registro.Br, clique no item Registrar.

Passo 3: Faça uma varredura com o nome almejado para se certificar de sua vacância.

Passo 4: Coloque as informações pessoais solicitadas.

Passo 5: Finalize o preenchimento do cadastro de administrador do site. Tome cuidado e até anote esses dados, uma vez que serão pedidos em caso de recuperação de conta e/ou domínio.

Passo 6: Você receberá uma notificação por email para confirmar e dar continuidade ao registro.

Passo 7: Defina a modalidade de hospedagem e efetue o pagamento correspondente.

Serviço gratuito x servidor de hospedagem pago?

Para saber como fazer um blog e ganhar dinheiro, você terá de fazer uma escolha: serviço de hospedagem gratuito ou servidor de hospedagem pago? Basicamente, esse é um serviço que deixará o seu blog online, com todas as suas páginas e funções operando adequadamente.

Normalmente, os servidores nacionais demandam um investimento superior, só compensam pela velocidade na conexão. Isso porque o acesso entre o internauta e a página passa por menos interferência do que plataformas hospedadas em servidores do exterior.

Em contrapartida, você pode aderir as alternativas gratuitas, como WordPress, Blogger ou Tumblr. Só que é essencial entender que essa preferência por poupar algum dinheiro pode lhe custar a chance de monetizar o seu conteúdo. Entenda!

  •         Você não poderá selecionar o nome do seu domínio livremente
  •         Você não terá como adotar o Google Adsense e outros anúncios para gerar receita
  •         Você não será propriamente o dono do seu blog, pois estará alocado no servidor de terceiros.
  •         Você transmitirá uma postura nada profissional por não investir no seu conteúdo suficientemente para adquirir um servidor próprio.

Como investir e alcançar o sucesso?

Trabalhando com WordPress

A verdade é você conta com diversas opções de como fazer um blog e ganhar dinheiro, mas terá ainda mais recursos ao utilizar o WordPress. Neste caso, você vai adotar como o programa que se responsabilizará por colocar tudo em funcionamento, o chamado CMS.

CMS é Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, um software que oportuniza mudar o visual de seu blog, elaborar novas páginas, adicionar links, botar as imagens e deixar aquele material mais chamativo para seus visitantes.

Aproximadamente um terço dos sites da rede mundial de computadores apostam no WordPress para rodar adequada e intuitivamente. Além de ser bem fácil de navegar, esse software também fornece vários temas e funcionalidades para aprimorar o seu blog.

Até mesmo a implementação do WordPress é sem mistérios, necessitando somente de um servidor com suporte à linguagem PHP e um banco de dados MySQL. Em resuma, o servidor dará condições para o blog operar e vai armazenar todas as imagens usadas nas suas postagens,

3 – Despesas para manutenção do blog

Há quem acabe desistindo de como fazer um blog e ganhar dinheiro profissionalmente em função das despesas. Mas, calma! Antes de abortar essa ideia, saiba que os únicos custos referentes são com a aquisição de domínio e serviço de hospedagem.

como calcular despesas com blog

Sendo que há alternativas com planos para todos os orçamentos com pagamentos a cada 30 dias, 90 dias, 180 dias e até 365 dias. Geralmente, a intenção é arcar com plano anual em função das despesas mínimas, proporcionalmente, e pela obtenção de um custo benefício.

Vale salientar que o período do contrato também é importante. Por isso, a duração de 30 dias é muito pequena, enquanto um ano é um prazo adequado para compreender se esta tarefa pode lhe gerar uma graninha extra.

4 – Estruturação do blog

Quando você resolver todas essas questões operacionais, será o momento de tratar da parte visual. Se o blog for muito confuso, você não terá facilidade para chamar a atenção dos internautas e até fidelizar aqueles que já gostam do seu conteúdo. E esses detalhes impactam diretamente na sua rentabilização.

Vale salientar que os brasileiros já utilizam muito mais celulares e tablets do que computadores convencionais para acessar a internet, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, o tema pretendido deve se ajustar com tamanhos de telas diferentes.

Mesmo que a boa parte dos temas visuais não impacte a rapidez de carregamento do seu blog, é indicado realizar alguns testes para não ter nenhuma surpresa negativa, né? Tenha essa preocupação e otimize seu blog!

Quais as melhores estratégias de vendas na internet?

5 – SEO

Como fazer um blog e ganhar dinheiro com isso passa muito pela visibilidade e pelo trabalho apropriado com SEO. Nestas condições, você precisará estar nos primeiros lugares das pesquisas nos buscadores. Esse deve ser o intuito primordial para quem está começando agora!

Por isso, é importante contar com o plugin de Yoast SEO, visando alinhar o seu texto e assegurar que o conteúdo terá a relevância que merece. Mas, como fazer isso?

Análise de SEO

Esta é uma funcionalidade que avalia o seu conteúdo para se certificar que está redigido conforme as melhores normas de SEO da atualidade.

Meta-descrição

Esta é uma pequena introdução que surge junto com o título do seu texto nos buscador. É uma mensagem com o intuito de resumir o conteúdo central da postagem. Capriche sempre!

Palavra-chave

Provavelmente, você já realizou uma pesquisa no Google. Você deve fazer com que o seu texto esteja sempre na primeira página ao ser procurado, adotando os termos que são mais buscados pelas pessoas. Esse cuidado é indispensável para selecionar as palavras certas e alavancar as visitas.

6 – Divulgação do seu blog

Como fazer um blog e ganhar dinheiro passa pelo planejamento de divulgação, uma vez que a criação da página é somente o primeiro passo. A partir daí, o seu intuito é chamar cada vez mais usuários para o seu espaço e, para isso, é indispensável efetuar trabalho de divulgação, sobretudo, nas mídias sociais.

  •         Compartilhe o link de suas páginas nas suas redes sociais e onde se relacionar com a sua audiência
  •         Crie parcerias com outros blogs para trocar postagens e encaminhe textos para quem você acha que possa ter algum interesse
  •         Além de despertar a curiosidade, você necessita fazer com que as pessoas voltem com freqüência ao seu blog e montar email marketing ou sinais de alertas são boas estratégias.
  •         Concentre-se na excelência de seu material e auxilie seus seguidores a sanar as suas dúvidas. Quando os usuários notarem o valor que você agrega em cada postagem tendem a se converter em visitantes constantes.

Como anunciar e escalar no Facebook?

7 – Monetizar o seu blog

Sem sombra de dúvida, você estava esperando por isso ao querer saber como fazer um blog e ganhar dinheiro, não é? Sem dúvida, essa é a melhor parte da profissão e é uma chance de desenvolver uma fonte de renda passiva.

como ganhar dinheiro com blog

Isto é, você passa algum tempo montando os seus conteúdos, só que também há a chance de faturar em cima deles enquanto se mantiverem no ar. No entanto, desenvolver conteúdo não é a única forma de faturar com a sua página!

Isso pode soar como algo ainda muito longe, só que você poderá se dar muito bem com as sugestões a seguir para ter uma grana regularmente, trabalhando em casa, no parque ou onde bem entender. Vamos lá?

Publicidade paga

Desenvolver o seu blog de modo orgânico exige muita dedicação e resiliência, mas, a divulgação é uma forma de agilizar esse processo. Para ter anúncios, você necessita de cadastro no Google Adsense, um dos programas mais famosos de publicidade do maior buscador do mundo.

A partir daí, você ganhará uma comissão a cada vez que algum dos seus usuários clicarem em um anúncio em exibição. É essencial tomar cuidado para não colocar propaganda demais e dificultar a experiência da sua audiência.

Posts patrocinados

Normalmente, esse é um material solicitado por uma companhia, loja ou profissional para que você recomende o produto ou serviço para os seus leitores. Esse método atua de modo parecido ao marketing de Afiliados, com a distinção de que você só ganha quando realiza a publicação.

Embora seja uma forma de propaganda, é essencial que esses posts contem com uma linha próxima do restante dos seus textos para que a audiência encare como conteúdo e não mera publicidade.

E você também precisa ter muita cautela ao sugerir produtos, serviços e marcas e selecionar somente aqueles são de sua confiança, visando não perder a credibilidade do seu público.

Marketing de Afiliados

Hoje em dia, o marketing de afiliados é um dos grandes aliados para quem está a fim de saber como fazer um blog e ganhar dinheiro. Trata-se da divulgação de um produto em troca de uma comissão a cada venda feita.

Para esse sistema dar certo, você deve escolher somente itens que tenham a ver com a temática do seu blog. Há plataformas que disponibilizam Programas de Afiliados tanto para mercadorias físicas quanto produtos digitais, os infoprodutos.

O seu dever é fazer um levantamento completo antes tudo para assegurar que seu trabalho será remunerado apropriadamente. A quantia das comissões varia de consideravelmente. Na Hotmart, os valores das comissões oscilam entre 30 a até 80% do preço do infoproduto.

É, justamente, partindo deste conceito que o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” pode lhe ajudar a realizar o sonho de se tornar um blogueiro profissional e receber muito bem por isso. E esse material pode ser seu gratuitamente ao clicar neste link e fazer o cadastro agora mesmo!

Liberte-se da servidão moderna e tenha o controle sobre a sua vida!