Encontrar o público consumidor do seu produto não é uma tarefa fácil. Por isso, existem estratégias para facilitar esse processo. Se você é empreendedor, e ainda não sabe o que é persona, este texto foi feito para você.
Somos mais de 7 bilhões de humanos na terra, cada um com suas necessidades, e desejos. E encontrar o perfil do seu cliente não é tão simples. Por isso, entender como criar uma persona é como um atalho para que você encontre de maneira mais simples seu público consumidor.
A criação de uma persona, então, é uma estratégia de conhecimento do perfil do público para o qual você vende. Ou o perfil de pessoas que você deveria vender.
Quando se fala de perfil de público consumidor e persona de uma empresa, nos deparamos com alguns termos que podem dificultando o entendimento em relação a representação e importância deles para seu negócio.
Por isso, antes de saber mais sobre o que é persona, como fazer e a importância dela em seu negócio, vamos às definições.
Segmentação
Quando se trata de segmentação de mercado, estamos nos referindo ao grupo de pessoas com interesse no seu produto, marca ou empresa. A segmentação está relacionada ao público. Com este mesmo sentido é comum aparecer os termos público-alvo, público de interesse, grupo alvo, audiência, cliente ideal.
A segmentação e o público são características predominantes no grupo de pessoas com maior interesse para comprar o produto. O perfil de público predominante uma marca de roupa de bebê, por exemplo, são mulheres, grávidas de 20 a 35 anos, casada com renda entre 2 mil e 4 mil reais.
Isso não quer dizer que apenas essas mulheres vão comprar os produtos da loja, afinal, existem vários perfis de mães. O pai ou os avós podem comprar, assim como, o produto pode ser comprado para presentear.
Mas o grupo de pessoas que mais compram produtos dessa marca é o público-alvo.
O público alvo é a representação ampla dos seus clientes em potenciais. Ou seja, ele é composto por segmentos sociais e pode ser definido sócio demográfica e geograficamente.
Sendo assim, o público alvo sabemos informações como educação, classe social, gênero, idade, profissão e localização.
Personificação
A personificação, entretanto, é referente ao perfil mais comportamental e existencial do público. A persona de uma empresa uma representação fictícia de um usuário real. A criação de uma pessoa fictícia pode ser chamada de persona ou avatar.
Mesmo havendo diferença entre a definição das palavras avatar e persona, a representação de um cliente de interesse pode ser definida das duas maneiras.
Sendo assim, ao criar uma persona para a marca de roupa de bebês seria feito um estudo mais aprofundado sobre essas mulheres. Gostos, pensamentos, sentimentos, vontades, sonhos estilo, entre outros.
O que é persona
E o que é persona? A persona é a síntese do comportamento do seu cliente ideal. São personagens semi fictícias criadas, com base em pesquisas de pessoas reais.
A persona de uma empresa auxilia a tomada de decisões do negócio desde de o desenvolvimento de um produto ou serviço até o marketing. E representa a quem é o seu comprador ideal.
As personas são desenvolvidas a partir de informações mais aprofundada sobre o público alvo. Ou seja, a persona contém informações psicográficas como interesses, comportamentos e preocupações.
Quando você entende a importância e como criar uma persona, as informações ficam cada vez mais coerentes e próximas do público.
As informações mais comuns em como criar uma persona são, nome, escolaridade, classe social, gênero, idade, nacionalidade, profissão, localização, gostos, sensibilidade a preços de serviços e produtos, qualidade que deseja de um produto ou serviço, personalidade, estilo de vida, valores morais.
Além disso, é importante validar o humor do cliente, os objetivos dos clientes e o que exatamente eles fazem e com que frequência eles fazem isso. E também o contexto, ou seja, quando e onde os clientes usam seu serviço.
A persona é uma grandeza de informações que possibilita que você planeje ações para atender exatamente às demandas do seu público. O que é persona dá direcionamento para que você consiga acertar e otimizar seus resultados.
Na persona está tudo o que você quer saber sobre seus clientes, desde expectativas, desejos, medos, assim como suas dores e ganhos. Sendo assim, podemos enxergar o que é persona, como uma imagem coletiva de um grupo particular de seus clientes que representa seus padrões de comportamento.
Qual o significado de persona
Criar uma persona é ter a ideia clara e real de quem são seus clientes em potencial, no que eles se interessam e o que procuram.
Se você está pensando em lançar um produto ou serviço na internet, precisa saber exatamente quem são, ou serão os seus compradores.
Entender com clareza quem já ou ainda vai adquirir seus produtos é fundamental para otimizar os seus resultados.
As pessoas permitem que você entenda seu cliente. Mas pensar nos clientes não é o mesmo que olhar para eles, você acredita quando o vê.
Criar personas dá a você essa oportunidade única de ver seu serviço do ponto de vista do cliente. Você conhece seus desejos e motivações, assim como seus medos e frustrações.
Além disso, você consegue olhar para uma imagem. Quando você olha para as roupas, o cabelo, os hábitos, os gostos você começa a pensar diferente.
Consegue pensar como a persona. O que é ótimo, pois suas decisões serão influenciadas e o resultado será algo mais próximo ao que o cliente espera.
Como criar uma persona
O processo de criação de o que é persona acontece de variadas maneiras. E existem ferramentas que te auxiliam em como criar uma persona.
Super Persona – Buyer Personas são personagens fictícios que descrevem os padrões de comportamento dos seus usuários e clientes ideais. As personas ajudam a refinar suas atividades de marketing por meio de pesquisa.
UXPressia Personas Online – Mais de 20 seções sob medida para englobar o conhecimento do seu público-alvo da melhor maneira possível. Desde o nome da pessoa, foto, histórico até imagens do uso do dispositivo, habilidades e influenciadores.
Google Forms – Toda persona é baseada em dados reais e um dos métodos de captação desses dados mais utilizado é a pesquisa.
Com o uso de ferramentas ou não você pode seguir o passo a passo e criar uma persona ideal para seu negócio ou produto. As personas são desenvolvidas focadas em atender apenas uma demanda.
Um mesmo produto pode ter mais de uma persona, assim como, uma persona pode atender a vários produtos. A quantidade de personas para seu negócio deve ser avaliada.
Passo a passo de como criar uma persona
1 – Coleta de dados
Coletar informações sobre seu público-alvo é a primeira coisa que você deve fazer para como criar uma persona. Colete o máximo de conhecimento possível sobre os usuários. Realize pesquisas de usuários de alta qualidade com usuários reais em seu grupo de usuários de destino.
Existem muitas fontes de dados do usuário. E usando qualquer informação que você já tenha em mãos, você pode ter algumas ideias sobre seus clientes. Se você já fez alguma pesquisa fica mais fácil, mas qualquer informação que você tenha serve como base para iniciar.
Através de análise na internet você também consegue informações sobre o público. Acesse a análise na internet para ver o histórico de seus clientes e estudar os dados de pesquisa para conhecer suas metas. Leia comentários sobre seus produtos que os clientes deixam em toda a Internet.
Você pode usar ferramentas como Mention ou SocialMention para te ajudar nesta etapa.
Aprofunde os registros de suporte técnico e os comentários dos clientes para esclarecer quais dificuldades seus usuários enfrentam. Você pode também, estudar perfis de usuários nas mídias sociais para saber quem eles realmente são.
E a outra alternativa para coletar dados para desenvolver uma persona é através de entrevista com usuários.
2 – Forme uma hipótese
Com base em sua pesquisa inicial, você formará uma ideia geral dos vários usuários dentro da área de foco do projeto, incluindo as maneiras pelas quais os usuários diferem uns dos outros.
Ao coletar dados você vai deparar com diferentes tipos de pessoas e variados objetivos. Nesta etapa você precisa organizar essas informações em grupos de pessoas com objetivos mais próximos.
As roupas de bebê por exemplo, podem ser compradas pela família da criança, ou para presentear. Neste caso temos duas categorias de público. E é preciso entender qual será a abordagem de venda com cada um deles e principalmente qual o potencial de venda para eles.
Validar se é interessante investir nas duas segmentações ou em apenas uma apenas.
3 – Descreva a persona
O propósito de trabalhar com personas é poder desenvolver soluções, produtos e serviços com base nas necessidades e objetivos de seus usuários. Certifique-se de descrever personas de maneira a expressar compreensão e empatia suficientes para entender os usuários.
Você deve incluir detalhes sobre a educação, estilo de vida, interesses, valores, objetivos, necessidades, limitações, desejos, atitudes e padrões de comportamento do usuário.
Na análise social escreva sobre a quantidade de filhos, estado civil, profissão, comportamento, sabe lidar com pessoas, é extrovertido? Competente?
Como sua persona trabalha? Sentado em um escritório, em frente ao computador? É home office, trabalha em pé. Lida com papéis ou tecnologia? Adultos ou crianças, pessoas mais velhas?
Como é o dia a dia dela? Acorda muito cedo, toma um banho correndo, bebe café ou suco? Enfrenta trânsito, ou vai a pé? Qual o horário retorna para casa. Descreva cada detalhe do dia e os sentimentos.
O que deixa feliz? Ter filhos, ter sucesso na carreira profissional. Chegar em casa mais cedo, aproveitar o final de semana em família ou viajar?
O que deixa ele triste? Conte quais são as aflições da sua persona, o que faz com que ela fique triste. Querer ter algo que não tem. Trabalhar demais, estar sempre cansada, não ter tempo, não ter a vida como queria.
O que ela sente? Sente que seu corpo não está bem, sofre com mal-estar, dor de cabeça? Sente que deveria se dedicar mais ao trabalho, e por isso fica irritada?
O que sua persona ouve? Em casa dos filhos, do cônjuge, da família, dos amigos no escritório, em outros ambientes que ela frequenta.
Análise psicológica, quais são os medos? Quais são as frustrações? Quais são os seus sonhos? Quais são os desejos?
4 – História
A história é o processo de organização da persona. Após todas essas informações sobre sua persona é o momento de estruturar a história sobre o que é persona. A sua persona.
Monte uma narrativa desde o momento em que sua persona acorda até a hora de dormir.
Acrescente detalhes das refeições, objetos presentes ao entorno, pessoas. Os sentimentos de cada ação.
Envolva sua solução nesta história. Em quais aspectos seu produto ou serviço irá contribuir com a persona.
O que é persona é direcionado à criação de cenários que descrevem soluções. Por isso, você deve descrever uma série de situações específicas que podem desencadear o uso do produto ou serviço que você está projetando.
Sendo assim, as situações são a base de um cenário. Você pode dar vida a cada um de seus personagens criando cenários que os caracterizam na função de um usuário. Os cenários geralmente começam colocando a persona em um contexto específico com um problema que eles querem ou precisam resolver.
Ou seja, a persona ajudará a você a se identificar com seu público e a resolver melhor seus problemas. E quando você resolve problemas, todos ganham.
Depois de ter sua persona bem definida, você deve começar a agir de acordo com o que ela espera de você. Seu negócio fica voltado para atender as necessidades do seu público. Por isso, utilize imagens, mensagens e uma linguagem específica que conecta com sua persona.
Desta forma, os clientes terão uma experiência melhor com sua empresa e permanecerão mais engajados com o seu negócio. Afinal, o sentimento será de que seu produto foi feito para ele.
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