Ter lucro é o propósito de todo negócio, e a tecnologia contribui para isso. A possibilidade de vender pela internet é uma alternativa que tem movimentado a economia do país. E além disso, tem proporcionado bons resultados para os empresários que investem nesse mercado.

São muitas as vantagens de vender pela internet, isso porque, as empresas digitais aproveitam o potencial da internet para se manterem presentes e sempre próximas do consumidor. Em datas sazonais, por exemplo, o número de vendas online tem sido sempre maior em comparação ao comércio tradicional.

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Você está em meio a um mar de abundância, aproveite isso e evite os erros na hora de vender pela internet.

As vendas das plataformas de e-commerce na Black Friday de 2017 aumentaram 21% em comparação com o mesmo período de 2016. E a Ebit projeta um crescimento de até 15% para o segmento de e-commerce neste ano. Ou seja, há muita possibilidade de crescimento.

E seu negócio pode, inclusive, participar desse crescimento. Mas para isso, é preciso se preparar para iniciar no mercado digital. Saiba quais são os 5 maiores erros na hora de vender pela internet e o que você deve para se esquivar deles.

5 maiores erros na hora de vender pela internet

Os principais erros na hora de vender pela internet são em função do não aproveitamento da plataforma. Ou seja, as pessoas iniciam o negócio sem planejamento e sem entender o benefício e a dinâmica de cada ferramenta.

1 – Presença online ineficiente

A principal vantagem de ter um e-commerce é o potencial de visibilidade que ele proporciona. Portanto, é considerada uma presença online eficiente quando, você, sua empresa e seus produtos são encontrados pelo público-alvo ao realizarem buscas na internet.

Cumprindo alguns requisitos bem básicos você pode melhorar a presença digital da sua empresa e assim, aumentar as chances de vender pela internet.

1.1   – Tenha um blog

O primeiro passo para vender pela internet através da eficiência da presença digital é por meio de um blog. Ele é uma das principais ferramentas que aumentará a visibilidade, confiança e credibilidade da sua marca para com o público alvo.

O blog será utilizado para publicar posts com objetivo de informar, esclarecer e auxiliar as pessoas que estão em busca de conhecimento sobre o produto ou serviço. Um blog sobre produtos de segurança, por exemplo, deve informar sobre a vantagem e desvantagem de cercas, alarmes e outros tipos de produtos.

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O primeiro passo para vender pela internet através da eficiência da presença digital é por meio de um blog.

Quanto mais informação útil e de valor você entregar ao público, maior será a confiança na sua marca. E consequentemente maior a possibilidade de compra.

1.2   – Presença nas mídias

A segunda maneira de estar mais próximo ao público é através das mídias digitais, seja Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Linkedin e até mesmo no WhatsApp. Mas é importante lembrar que, nem todas as mídias são ideais para seu negócio.

Sendo assim, cabe a você conhecer ao máximo seus produtos e o perfil do público que o consome. Com essas informações fica mais fácil vender pela internet, porque você consegue chegar mais próximo ao seu consumidor.

Invista na plataforma em que seu público esteja presente. E busque a cada dia adaptar a informação de acordo com o que ele procura.

1.3   – Presença no Google

Seu negócio deve estar onde seu cliente procura, sendo assim, é fundamental que sua empresa esteja sempre à vista do público-alvo. O Google possibilita que você cadastre sua empresa no Google My Business.

Ao passo que você cadastra seu negócio devidamente no Google quando as pessoas pesquisam por um produto ou serviço, o Google exibe nos resultados da busca as empresas e ou negócios que estão cadastradas naquela região.

Essa ferramenta possibilita não apenas aumentar as chances de vender pela internet, mas também, na loja física.

2 – Não ser autoridade

Você pode comparar uma empresa física de sucesso com o êxito de um negócio digital. E você vai perceber que tudo que dá certo no mercado tradicional também funciona no digital. Um dos principais motivos pelos quais as empresas que não estão conseguindo vender pela internet é que não se preocupam em se tornar autoridade no seu nicho de mercado.

No mercado tradicional as pessoas tendem a comprar em lojas que já estão acostumadas, que já conhecem proprietário ou funcionários. E no mercado digital não é diferente. Por isso, quanto mais segurança você demonstrar ao seu público, através do blog, e das redes sociais, mais confiança as pessoas terão em você e no seu empreendimento.

2.1 – Gerar valor

Se ainda está se perguntando “como faço para vender pela internet”, saiba que, uma das principais maneiras de vender pela internet cada vez mais é sendo autoridade. E para conseguir ser uma autoridade no seu mercado você deve entregar muito valor ao seu público de interesse.

Gerar valor significa você fazer algo de bom e que ajudará as pessoas a conseguir alcançar um objetivo ou resolver um problema específico. Quando você gera valor para as pessoas, elas ficam gratas a você e logo começam a te seguir, começam a te considerar uma autoridade naquele assunto.

Você pode entregar esse valor às pessoas através de posts no seu blog, por meio de vídeos, postagens nas mídias sociais, e-book, entre outros. Focando sempre em ajudar as pessoas a resolverem um problema ou alcançar um objetivo.

3 – Não ter processo de venda definido

Imagina que ao colocar seu e-commerce no ar algumas vendas são realizadas, mas você não consegue identificar de onde vieram. Uma das grandes vantagens de um negócio digital é justamente ter conhecimento sobre o caminho que o cliente percorreu até a compra no seu site.

O processo de venda é esse caminho que o cliente irá percorrer para efetivar a compra. E você deve preparar essa rota para ter o máximo de informação sobre seu público e saber onde e como conseguir mais pessoas com o mesmo perfil.

Ao vender pela internet você tem várias fontes de entrada no site, pode ser pelo Google, pelo Facebook, ou através do blog. E cada uma dessas mídias tem um objetivo. Você precisa então, entender qual o objetivo do seu negócio em cada fase e como irá trabalhar nessas fontes para atrair ainda mais clientes.  

Se o que mais atrai público engajado e que realiza a compra é o Facebook, comece então, a traçar uma estratégia para atrair ainda mais público através dessa mídia.

4 – Atendimento desestruturado

Um dos principais motivos que leva uma pessoa a comprar pela internet é justamente a facilidade e rapidez na efetivação da compra. É um cenário que não exige esforço para ir até o produto, e possibilita ter acesso apenas o que se tem interesse.

Nesse sentido o que as pessoas querem é rapidez e eficiência. Por isso é fundamental ter uma estrutura de atendimento às principais dúvidas, reclamações e sugestões do público. Para que o cliente tenha a melhor experiência possível com o atendimento da marca.

Portanto, tenha disponível vários meios de contato que o cliente possa utilizar e ter um pronto atendimento. Outra possibilidade é agrupar as principais dúvidas e disponibilizá-las no site, assim o cliente pode ter acesso às informações sem precisar iniciar uma chamada.

5 – Não se preocupar com fidelidade

Se você está se perguntando como faço para vender pela internet, considere que vender pela internet custa tempo e dinheiro, isso porque, para conseguir um cliente você precisa produzir conteúdo, imagens, vídeos, entre outros. A melhor estratégia então, é não perder clientes. Aumentar a taxa de reincidência é fundamental para seu negócio.

Portanto, mantenha-se próximo aos clientes através das mídias digitais, e-mails, ofereça dicas de uso dos produtos, descontos, conteúdo direcionado. Siga-o nas redes sociais e demonstre o quão importante ele é para seu negócio. Foque no que fará com que o seu cliente volte.

Ao seguir esses passos com certeza você evitará cometer muitos erros e aumentará as chances de venda do seu negócio digital.

Dicas do que vender pela internet

As vendas online crescem a cada dia, com mais acesso à internet, mais acesso às informações e, consequentemente, mais compras. A compra virtual é mais cômoda. E além de trabalhar com sua loja física e vender seus produtos em um e-commerce você pode ainda investir no mercado de infoprodutos.

O mercado está cheio de possibilidades e soluções para a comercialização. Se você está em dúvida sobre o que vender pela internet 2018, saiba que a criação de produtos de informação, por exemplo, tem contribuído cada vez mais para a efetivação de empresários com atuação mercado digital.

Os infoprodutos são produtos de informação que podem ser acessados por meio do computador, tablet ou smartphone. O infoproduto é uma maneira de disponibilizar informações importantes sobre determinado assunto, que você só teria acesso se conhecesse o profissional e se encontrasse com ele.

Existem vários modelos de infoprodutos, a informação pode ser disponível em um e-book, vídeo, podcast, entre outros. E a potencial desses produtos de vender pela internet só tem aumentado. O fortalecimento das plataformas em que os infoprodutos são disponibilizados impulsionou em 12% o crescimento de vendas no e-commerce, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2017.

Por que vender pela internet infoprodutos

Os infoprodutos oferecem várias vantagens em comparação a um produto tradicional. A primeira delas é o baixo custo de produção. A produção de um infoproduto deve-se a basicamente a organização do seu conhecimento em um formato de apresentação. Ou seja, a produção não demanda altos custos.

Além disso, o infoproduto é mais facilmente distribuído, pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado em download. É uma excelente vantagem, já que, não demanda controle de estoque, assim como, despesas com armazenamento.

Outra vantagem é que está havendo um crescimento na demanda desse mercado. O número de inscrições em escolas EaD, por exemplo, teve crescimento de 3,9% em 2015, enquanto o ensino presencial cresceu apenas 2,3%.

Esse crescimento eleva também a possibilidade de investir em produção de infoprodutos para vender pela internet. O desenvolvimento de vídeo aulas e treinamento profissionalizantes é uma das principais dicas do que vender pela internet.

Como produzir um infoproduto

Escolha do tema

O primeiro passo para você produzir um infoproduto é a escolha do tema. Seu curso, vídeo, ou e-book tem que ter um propósito bem definido. E você precisar saber muito sobre esse assunto para que assim você possa criar autoridade e vender pela internet.

O proprietário da loja de produtos de segurança, por exemplo, pode desenvolver um material falando sobre como montar uma empresa sobre produtos de segurança. Ou se ele entender sobre a instalação dos produtos ele pode oferecer um treinamento para que outras pessoas aprendam as técnicas de instalação e ganhem dinheiro com isso.

Formato do conteúdo

O segundo passo é definir qual formato o conteúdo será entregue ao cliente. Para vender pela internet infoprodutos é importantíssimo que o produto esteja adequado ao conteúdo e de acordo com o cliente.

Se o conteúdo for sobre montar uma empresa de produtos de segurança, por exemplo, vai ser preciso oferecer um passo-a-passo para o cliente, disponibilizar listas de fornecedores, videoaulas para mostrar como devem ser realizadas as etapas. Enfim, o material deve ter o formato que o público consiga compreender com mais facilidade.

Produção do conteúdo

Após definido tema e formato, agora você precisa produzir o melhor material possível. A produção do material é o principal fator de sucesso de um infoproduto. Por isso, pesquise bastante sobre o assunto, e também sobre como será sua abordagem, a linguagem e o ambiente que será feita a produção.  

Revisão e Apresentação

Após a produção é fundamental que o material passe pela revisão. Nesta fase podem ser feitas alterações que forem necessárias, além disso você pode ainda refinar o produto para que ele fique mais adequado ao cliente.

Com o produto finalizado é o momento de organizar como será a apresentação do produto ao público.  Dedique atenção e cuidado para que a pessoa sinta necessidade de adquirir seu produto. Mostre a ao público seu conhecimento e potencial que o produto tem.

Hospedagem

Existem plataformas especializadas em vender pela internet infoprodutos. Estas plataformas automatizam o processo de venda e entrega do produto. Possuem uma área especializada na comercialização dos materiais com uma estrutura prática para quem quer vender e fácil para quem quer comprar.  

Ter um infoproduto é uma oportunidade e tanto para entrar para o meio digital. Os custos são mais baixos, tem distribuição facilitada e o melhor de tudo é que você pode ajudar milhares de pessoas com o seu conhecimento.

Para entender mais sobre esse mercado baixe o e-book Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo e saiba tudo o que você precisa para começar a produção do seu infoproduto e lucrar pela internet.

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Ele conseguiu criar um método de você ter um e-commerce mesmo sem ter estoque em 2009. Hoje, além de vender centenas de milhares de reais na sua loja virtual, ele ainda ensina como outras pessoas podem fazer isso.

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