5 dicas de como divulgar um produto pela internet
Vote neste post

Como divulgar um produto da maneira correta? Será que é possível vender mais utilizando alguns truques? Ou será que existe apenas uma maneira de vender? Pois é, são muitas dúvidas acerca da melhor maneira de vender o seu produto. Vamos imaginar que tenha um produto físico. A loja física pode vender, contudo a internet vende mais rápido.

Ao passo que a loja física oferece o local, a internet oferece opções. E é justamente aí que o empreendedor digital sai bons passos à frente. Quem é que não prefere ficar no conforto do lar, fazendo pesquisas para escolher a melhor oferta? É verdade que existem pessoas que preferem “bater perna”. Entretanto, a maioria prefere fazer isso de maneira mais tranquila.

Então começa a saga do empreendedor. Como divulgar um produto na internet? Será que é melhor começar pelas redes sociais? Ou será que isso seria perda de tempo? Talvez um site ou um blog. A verdade é que cada um molda sua campanha da melhor maneira. Mas é claro que não vamos deixar você com esse resposta, apenas.

Separamos para você, cinco maneiras eficazes de aprender como divulgar um produto para venda online. Sendo assim, com uma gama maior de opções, é mais fácil visualizar a qual sua realidade se integra melhor. Ou, ainda, poderá aprender como divulgar um produto nas redes sociais. Não precisará optar por apenas uma maneira de realizar vendas na rede.

Imagine que somos cerca de 116 milhões de brasileiros utilizando a internet, apenas no Brasil. Esse número é incrível! Isso significa que 64,7% da população brasileira está navegando na rede. Consegue imaginar a quantidade de oportunidades que isso representa? Então é hora de colocar as mãos na massa. Vamos ensinar como divulgar um produto e mudar seus números.

Afinal, como divulgar um produto na rede?

Você certamente já se perguntou como divulgar um produto na internet. Aliás, todo empreendedor que quer crescer, já procurou por tais informações. Se tornar um empreendedor digital é, sem dúvida, aumentar o alcance da marca. E quanto mais pessoas atingir, maiores são as chances de impactar seu público-alvo. E a ideia é essa mesmo, não?

como divulgar um produto pela internet 1
Todo empreendedor que quer crescer, já procurou formas de como divulgar seu produto pela internet.

As possibilidades na internet são incalculáveis. Então, como uma das principais dicas, antes de ensinarmos como divulgar um produto para venda, é: encontre o seu diferencial. É justamente o diferencial que auxilia na autoridade. E como todo empreendedor que se preze sabe, a autoridade faz vender. E faz vender muito. Sem mais delongas, vamos aprender como divulgar um produto?

1 – Página de Vendas

Antes de tudo, vamos falar sobre. Página de vendas é uma página que você cria na internet, a fim de vender seu produto. Nela poderão ser encontradas informações como benefícios, características, contato, entre outros. A ideia aqui é persuadir o visitante a adquirir seu produto. E não tenha dúvidas de que oferecer o produto de forma direta é a pior forma de vender.

Se, por acaso, a pessoa demonstrar interesse e clicar para realizar a compra, ela será redirecionada para outro local. Na realidade, para uma página de checkout, onde vai colocar seus dados para que a compra possa ser realizada. Claro que tudo isso é realizado virtualmente, mas será necessário se preocupar com transporte e plataforma de pagamento.

Algumas características precisarão ser observadas em sua página de vendas. O call-to-action, por exemplo, precisa estar em evidência. Você poderá colocar seu botão de uma cor diferente de todo o resto da página. Mas tudo deve ser feito com bom gosto. A cor diferente vai fazer com que a pessoa olhe para o botão antes mesmo de qualquer outra coisa.

Outro conselho é colocar o preço que vai servir como âncora. Vamos ao exemplo. Imagine que quer comprar um vestido para sua companheira. Você encontra uma página que o oferece por 500 reais. Você acha esse preço elevado. Entretanto, a página mostra que existe uma promoção relâmpago oferecendo o vestido por 300 reais. O primeiro preço serviu como âncora.

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, um efeito psicológico âncora funciona como um viés cognitivo. Ele faz com que a pessoa entre em um estado de urgência, imaginando que o preço poderá mudar de um instante para outro.

E se tem uma coisa que faz com que as vendas se realizem, essa coisa é a urgência. Utilize sempre que possível.

2 – E-commerce

Vale lembrar que essas opções virtuais são excelentes pois vão possibilitar uma boa economia. O empreendedor não terá que se preocupar com os gastos com um local físico, por exemplo. Aluguel, energia, água, telefone, alvará (…) não precisarão ser colocadas no papel. E além disso, gastos com combustível ou transporte público também não serão um problema.

E o mesmo vale para as refeições. Muitas pessoas fazem suas refeições na rua, por conta da distância entre a empresa e a casa. Além de não ser nada saudável, os gastos aumentam significativamente. E tudo isso vai se somando e tornando os lucros menores. O que não irá acontecer no caso de um e-commerce. É bom considerar essas características.

E ainda, as projeções para 2018 são ótimas para o segmento. Em 2017, o crescimento foi de 12%. Para 2018, as projeções falam em algo em torno dos 15% de crescimento. Não existem motivos para não investir na modalidade. Principalmente pela comodidade, e não apenas para os clientes. O empreendedor também poderá de maneira mais cômoda e satisfatória.

De qualquer maneira, é preciso ter consciência de que como outro negócio qualquer, é preciso se manter comprometido. Como divulgar um produto no mundo online, sem se manter algumas horas por dia sentado em frente ao computador? Dessa maneira, cuide da postura corporal e não deixe de investir seu tempo. Experiência só traz coisas boas.

Algumas atitudes poderão ser tomadas para fazer com que, ao longo do tempo, suas vendas aumentem. Afinal, na internet, tudo se baseia em testes. Tentativa e erro é comum por aqui. Sendo assim, esses passos poderão ser muito úteis:

  • Ofereça promoções sempre que possível;
  • Trabalhe o SEO;
  • Teste suas palavras-chave;
  • Ofereça conteúdo de valor;
  • Realize o funil de vendas;
  • Acompanhe as métricas;
  • Tenha sempre um planejamento;
  • Conheça as últimas tendências;

Email Marketing

É verdade que existem muitas pessoas que dizem que email marketing morreu. Que ele não oferece mais resultados e é uma grande perda de tempo. A verdade é que as pessoas não sabem o que estão falando. Mas em um mundo onde, a todo momento, milhares de artigos são disponibilizados, é normal criar algumas especulações. É preciso encontrar assunto sempre.

O email marketing é uma excelente maneira de vender, sim! E entender como divulgar um produto por email é uma ótima pedida. Manter os principais clientes sempre próximo a sua marca é uma das melhores maneiras de vender. Enviar material de valor constantemente a fim de resgatar a relação frequentemente, é uma estratégia utilizada por muitos.

E como um passo a passo é sempre bem-vindo, separamos 5 passos para que realize suas vendas utilizando as listas de emails:

  • Prepare o terreno – Comece pelo seu objetivo e volte. Isto é, você vai começar pelo fim e voltar todo o caminho até onde está. O nome dessa técnica é roadmap. Não conhece? Olha aí os vídeos do criador do movimento Freesider, Fagner Borges, ensinando como fazer um roadmap eficiente;

  • Trabalhe as configurações – Ofereça conteúdo de qualidade, ofertas e condições especiais para quem se tornar cliente. Ou quem já o é;
  • Trabalhe sua landing page – Ofereça uma landing page completa. Atraia para a conversão e não esqueça da página de agradecimento;
  • Promova seu comércio – Utilize todas as ferramentas possíveis para divulgar sua página. Tenha um bom CTA e considere a mídia paga;
  • Avaliação de resultados e planejamentos futuras – É importante estar sempre por dentro dos resultados. Assim, será possível fazer os próximos planos;

Não subestime a técnica. Talvez seu negócio esteja precisando apenas dessas listas para organizar os clientes.

Redes Sociais

Quer saber como divulgar um produto nas redes sociais? Então busque saber a respeito delas. Vamos conhecer 7 tendências que estão dando certo quando o assunto é anunciar nas mídias sociais.

#1 Influenciadores digitais

Uma grande sacada para quem quer saber como divulgar um produto nas redes sociais, é utilizar os influenciadores digitais. Essas pessoas são capazes de influenciar um grande público. Além disso, eles atingem uma galera que pode não ser exatamente seu público-alvo. Mas como contam com a fidelidade de seus seguidores, acabam alavancando as vendas.

#2 Stories

Não foi uma boa ideia o Snapchat não aceitar ser vendido ao bilionário Mark Zuckerberg. O dono do Facebook saiu colocando stories em todas as redes que pertencem a ele. A ideia era justamente barrar o sucesso do Snapchat. Entretanto, acabou virando uma excelente maneira de divulgação. Marcas já divulgaram em forma de histórias, utilizando fotos e vídeos.

#3 Conteúdo em Vídeo

Essa é uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas. Algumas estatísticas apontam a tendência. 81% das empresas utilizam o vídeo marketing, segundo a State of Video Marketing 2017. E o estudo ainda trouxe a informação de que 99% das empresas que já utilizaram vídeo marketing em 2017, pretendiam continuar com a estratégia em 2018.

#4 Conteúdo ao Vivo

Ainda nas estatísticas, mas agora informações trazidas pela Forbes, 82% das pessoas preferem transmissões em tempo real, ao invés de textos nas redes sociais. Quer uma boa maneira de como divulgar um produto nas redes sociais? Invista em conteúdo para ser apresentado ao vivo. A divulgação será excelente.

#5 Chatbots

Muito se tem falado sobre os chatbots, mas nem tanto assim se sabe. Chatbots são respostas automáticas que são dadas aos clientes. É possível manter uma “conversa” apenas através de palavras-chave que disparam as respostas. Uma das melhores maneiras de como divulgar um produto nas redes sociais, sem precisar responder manualmente um por um.

#6 Facebook Ads – Dica bônus!

E como divulgar um produto no Facebook Ads? Será que vale à pena investir no Facebook Ads? Bom, você pode tirar suas próprias conclusões, mesmo sem analisar estatísticas. De todas as pessoas que conhece, qual a porcentagem de pessoas que possuem um perfil na rede social? Pois bem. Não interessa quem é seu cliente, ele certamente está no Facebook.

Lá será possível personalizar muito bem sua campanha. O seu anúncio, quanto mais personalizado, mais será entregue às pessoas que provavelmente realizariam uma compra. E essa é a grande sacada da plataforma. Você vai precisar realizar investimentos financeiros, é verdade. Mas o retorno sobre o investimento acaba fazendo com que valha à pena.

Se não sabe exatamente como configurar sua campanha, não se preocupe. Olha o Fagner Borges aí novamente trazendo dicas incríveis para todos que querem otimizar suas vendas. Não deixa de prestar atenção e anotar as dicas.

#7 Instagram Ads – Dica bônus!

Esta aí outra rede social muito utilizada: o Instagram. Mas como divulgar um produto no Instagram? Utilizando o perfil comercial. Ou, ainda, fazendo do seu perfil, um perfil comercial. Sem dúvida, é uma excelente maneira de trazer visibilidade para as empresas. Afinal, só no Brasil, somos cerca de 35 milhões de usuários. É muita gente rolando o feed por lá.

Os perfis das empresas não são apresentados com muita diferença para o cliente, caso essa seja a sua preocupação. Apenas algumas informações a mais estarão disponíveis, como informações para contato. Também é possível estampar o endereço fixo com os horários de atendimento. Muito semelhante às informações disponíveis nas páginas do Facebook.

O Instagram Ads ainda oferece, para o dono do perfil comercial, gráficos que permitem conhecer melhor a audiência. Também acompanhar o número de cliques e visualizações de anúncios e do perfil da empresa.

Conclusão

Agora que já sabe como divulgar um produto no Facebook Ads, como divulgar um produto no Instagram Ads e tantas outras dicas, imagine as várias possibilidades que existem. Como empreendedor digital, você terá toda a liberdade financeira, de tempo e móvel que tanto sonha. E de quebra, ainda poderá trabalhar enquanto viaja pelo mundo.

Não sabe como realizar esse trabalho? Então, já que acompanhou dois vídeos do Fagner com dicas incríveis, baixe gratuitamente o ebook “Como ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo”. Mais uma vez o Fagner vai passar toda sua experiência e conhecimento para você, sem precisar que você ofereça nada em troca.

Muita sorte e que seus negócios sejam excelentes!