Mauro Freiheit, descendente de alemães, não precisa de métodos de planejamento do dia a dia. Afinal, é um ser livre, é elemento sem amarras sociais ou com compromissos, um componente da sociedade que conhece seus direitos de ser como é.

Seu amigo, Roque Solid, é empreiteiro de serviços braçais muito consciente de seu papel na mesma sociedade; passa seu dia em buscas de métodos eficientes de controle de tempo. Conheça aqui suas estórias.

Um bom planejamento diário pode trazer muitos benefícios para você.

O não tão jovem Mauro Freiheit é filho de empresário da área de construção; trabalha na empresa do pai desde que se formou em engenharia civil; fazia um tempinho que estava pensando em pedir a namorada em casamento, uma linda mulher que conheceu na faculdade.

Esperava apenas que ela manifestasse maior interesse.

Não é exatamente o chamado filhinho de papai porque seu pai é verdadeiro chefe durante o expediente. Desde a adolescência, Freiheit ouve o pai falar sobre necessidade organização, de foco, de idealismo empreendedor.

Mas também desde a adolescência, Freiheit via amigos na academia, nos shoppings, nas praias sem qualquer compromisso com a ideia de preparação de tempo, com a tal organização. Ora… os papos dos amigos livres sempre foram muito mais interessantes que os papos engessadores do pai.

Ainda assim, o jovem fazia esforço descomunal para seguir os conselhos do pai, mas não conseguia. Nunca conseguiu organizar seu dia a dia. Sequer sabia direito o que é planejamento do dia a dia.

Roque Solid tinha criado sua pequena empresa havia menos de dois anos. Fez cursos de administração de micro e pequenas empresas, gestão de finanças, de comunicação corporativa e, especialmente, de gestão de tempo e planejamento diário.

O pai de Solid também era empresário bem-sucedido, mas o rapaz preferira ter sua própria empresa. Era sonho desde sua pós-adolescência, sabe-se lá o motivo disso. Freiheit tinha grande dificuldade para entender isso.

Planejamento do dia a dia deve ser embasado em determinação

A pequena empresa de Solid prestava serviços para a empresa do pai de Freiheit. Aliás, foi assim que se conheceram meses antes. Solid com uma agenda física à mão e outra no celular; Freiheit perguntando para que tudo aquilo.

O que é planejamento do dia a dia

Solid explicou para que tudo aquilo. E foi além. Planejamento do dia a dia é uma espécie de norteamento, de diretiva para alguma atividade. Um dos objetivos é evitar surpresas desagradáveis.

– No fundo, é estratégia para previsão de gargalos e entraves.

– Eu ouvi isso em alguma aula na faculdade, Solid. Juro que ouvi.

– Mas, pelo jeito, não deu muita importância.

– Ah… vá… viver longe de relógios e agendas é muito mais legal.

Solid sorriu e disse que claramente é muito mais legal. Você não precisa se preocupar com resultados, com sucesso, com a vida em si. O problema é que você vai precisar responder a tudo isso em algum momento da vida.

Se você estiver preparado para arcar com as cobranças, é mesmo muito mais legal viver sem agendas e sem controle de tempo.

Solid explicou que planejamento diário não precisava ser controle absoluto de tudo, minuto a minuto, ação a ação, ato a ato. Muitas vezes, a gente acaba saindo do planejado, do combinado com a gente mesmo.

Afinal, há variáveis que podem fugir de nossa visão e de nossas mãos.

Mas ué… se planejamento do dia a dia não é 100% eficaz, então …

Por que planejamento do dia a dia é importante?

Eu não disse que não é 100% eficaz; eu disse que não é possível controlar o tempo na totalidade, pois há variáveis que podem alterar nosso planejamento. Por exemplo, – brincou Solid – eu não tinha planejado gastar esse tempinho conversando com você agora.

Planejar o dia a dia no trabalho ou no empreendimento é importante porque reflete diretamente na vida pessoal.

Pode-se ter sucesso sem planejamento, mas aí isso depende de sorte
  • Me sinto mais poderoso quando meu tempo diário está sob controle

Quando você é senhor de si e de suas ações, tem sentimento de trabalho feito, de dever cumprido, de capacidade de gestão de tempo. Isso altera a maneira como vê a vida e como vê seus relacionamentos.

  • Meus relacionamentos com clientes são mais claros e transparentes

Posso garantir a meus clientes que certo trabalho vai ser entregue no prazo. Isso acontece porque consigo calcular os tempos médios de cada ação, de cada passo para concluir as tarefas.

Assim, nunca digo a meus clientes que o serviço estará pronto antes do tempo adequado. Isso me garante que não vou precisar inventar desculpas para falhas.

  • Tenho mais tempo para minha família

Não sou casado, mas pretendo me casar algum dia. Ainda assim, tenho tempo para conversar com meus pais, sair com meus amigos, caminhar na praia, viajar, ir a teatro e cinema.

E sem culpas. Com controle de meu tempo, sou capaz de dizer onde vou estar daqui a duas semanas.

Ah… mas eu não tenho esse problema, não, Solid. Minha noiva também é como eu: livre, gosta de viver a vida, despreocupada. Somos como unha e carne.

  • Consigo definir eficácia ou incompetência para uma tarefa

E, no caso, incompetência não significa inaptidão para algum trabalho. Significa urgência do cliente incompatível com a realidade de minha empresa. Assim, meus clientes ficam livres para sair à procura de concorrentes meus.

Ué… mas assim você está dando seus clientes de mão beijada para seus concorrentes.

  • Consigo criar elos fortes com o mercado em que atuo

– Pelo contrário, Mauro. Por causa da transparência e clareza no relacionamento, a maioria de meus clientes prefere ampliar o prazo de entrega a buscar opções de fornecedores que não conhece.

  • Planejamento do dia a dia é santo remédio contra estresse

Quando eu tenho controle de minhas tarefas, a pressão por cobrança é quase nula porque as pessoas sabem que há prazo para entregá-las.

Essa é outra preocupação que não tenho. Nunca me estresso…

– Não? Nunca teve conflitos com seu pai por causa de tempo?

Mauro, então, engoliu em seco. Não tinha visto a coisa sob aquela ótica. Lembrou-se também de todas as cobranças da noiva: quanto tempo não saiam juntos e no horário combinado? Qual foi a vez mais recente em que foram à casa de praia da família?

Mas foi a última pergunta de Roque que mais calou nos ouvidos de Mauro.

­- Quanto tempo você não olha nos olhos de sua mãe ou de seu pai e lhes disse “amo você”?

Foi só então que Mauro fez a pergunta que Roque estava esperando desde o começo da conversa:

Ops! Antes que você veja a tão esperada conversa, deixa eu te apresentar alguns outros artigos do vida de freesider…

1 – Organização pessoal no trabalho: como mantê-la?

2 – Organização pessoal: 6 dicas para turbinar sua vida

3 – 10 livros sobre produtividade que você precisa ler

Como adotar planejamento do dia a dia?

Planejar tarefas e o dia a dia é questão de hábito. Vive-se em sociedade de competidores, especialmente no mundo corporativo. Você se habitou a correr, a deixar tudo pra última hora, a imaginar que vai conseguir dar conta das tarefas.

Aliar essas características sociais às necessidades pessoais não é fácil.

Não é fácil, mas é possível. Basta usar o método de controle de tempo que chamo de contra-hábito.

Quer raio é isso, Roque?

É como o próprio nome diz: caminhar contra o hábito de procrastinar tudo. Li um texto muito interessante sobre procrastinação. Vou mandar o link pra você.

1 – Comece pelo simples

Passe uma semana programando ações diárias simples, como acordar no mesmo horário, verificar o nível da água do radiador do carro todos os dias, beijar a testa de sua mãe antes de sair de casa, dar bom dia para seu pai quando chegar à empresa.

Isso vai instalar em sua inconsciência o sentido de controle, de planejamento.

2 – Use o celular não só para tirar selfies

Esse aparelhozinho que você jamais esquece de carregar é quase mágico e você usa apenas 20% de sua capacidade. Quantas selfies desnecessárias há em sua memória?

Use o celular não só para tirar selfies…

Há aplicativos fantásticos disponíveis para controle de tarefas diárias pessoas e profissionais.

3 – Adote uma agenda física

Mesmo que disponha de um celular, habitue-se a anotar tarefas e compromissos em agenda física. Além de fazer muito bem à capacidade psicomotora, é recurso eficiente quando a bateria do celular acaba ou quando o aparelho está indisponível. Por outro lado, ainda exercita a capacidade mnemônica.

4 – Familiarize-se com o trabalho

Você pode ter excelente formação acadêmica – como no caso de Mauro Freiheit -, mas é o dia a dia da mão na massa que vai oferecer a exata percepção do trabalho em si.

Para aprender a planejar o dia a dia, é muito importante que conheça cada etapa da tarefa e qual o tempo necessário para desenvolvê-la. Nunca chute a duração; pesquise e estude.

5 – Elenque prioridades

Você sempre vai ter mais de um trabalho a fazer no dia. Verifique quais podem trazer resultados mais prósperos e imediatos e analise o custo-benefício de cada um.

Estabelecer prioridades é fundamental para o desenvolvimento de suas atividades satisfatoriamente.

Isso ajuda a priorizar ações, tarefas e trabalhos.

6 – Preveja gargalos e ameaças

O item 04 desta lista facilita este item 06. Conheça seu trabalho a fundo para identificar eventuais entraves e ameaças no desenvolvimento: atrasos no fornecimento de algum produto, necessidade de pesquisa mais profunda, nova ideia de concorrentes, dependência de maquinário deficiente etc.

7 – Planeje sempre 20% a mais do tempo ideal

Depois de conhecer cada tarefa e o tempo necessário para desenvolvimento, calcule um tempo a mais para entrega. Isso vai assimilar as ameaças e entraves de que falamos no item 06.

Planejamento do dia a dia e a certeza do sucesso

Todos buscamos sucesso seja qual for a área de nossa atuação. Engana e/ou engana-se quem se diz completamente independente desse conceito.

Mesmo ermitões e mestres meditabundos buscam sucesso em seus objetivos, seja para permanecer isolado do mundo, seja para conseguir silêncio para pensar.

Sucesso pode até chegar sem planejamento. Você pode ganhar na loteria, pode receber herança inesperada, pode ser encontrado por algum caça-talentos. Mas as chances de isso acontecer podem chegar quando suas barbas e cabelos já estiverem brancos o bastante para que você não desfrute do tal sucesso.

i 5

Planejar é muito mais eficaz, pois você vai ter toda certeza do mundo de que realmente mereceu o sucesso. E tudo o que é simples tem oportunidade para se tornar complicado quando não há planejamento. Planejamento diário e sucesso caminham juntos.

Mauro Freiheit agradeceu a Roque Solid pelas explicações. Depois, pediu desculpas por ter ocupado o tempo do amigo.

Não se preocupe. Este tempo estava dentro dos 20% que calculei para desenvolver o trabalho para empresa de seu pai. Você não me atrasou.

­Três meses depois, Roque Solid recebeu convite de casamento de Mauro Freiheit. O amigo tinha criado tempo em seu dia a dia para dar atenção à noiva e esta passou a reconhecer no noivo o homem forte e decidido que buscara em todo o tempo de relacionamento com ele.

Então, decidiu que tinha chegado o tempo para começar a planejar o casamento.

Esperamos muito que você tenha gostado dessa forma inusitada de criação de conteúdos, agora queremos te mostrar um vídeo bem interessante sobre planejamento diário…