Está buscando uma forma de enriquecer seu currículo? Ou quem sabe progredir exponencialmente na sua careira? Muito comum as pessoas buscarem formas de crescimento no trabalho que desenvolvem e para que você tome a decisão correta vou contar para você a real importância de um intercâmbio profissional.

Tendo em vista que a melhor formação é um dos requisitos essenciais para o crescimento na vida profissional, considerar um intercâmbio é uma oportunidade única de para estudantes universitários, recém-formados ou até mesmo profissionais com mais experiência que buscam novos desafios.

Qual a importância de um intercâmbio profissional?
Qual a importância de um intercâmbio profissional?

A importância do intercambio na vida profissional é muitas vezes subestimada, mas basta entender o que é intercambio para perceber que os ganhos são ilimitados, pois através desse método, os intercambistas podem trocar opiniões com pessoas de nacionalidades, raças e culturas diferentes, além de implementar certo grau de teoria através de trabalho de campo e o convívio com outras técnicas.

O que é intercambio profissional?

Intercâmbios profissionais é um programa que fornecer a oportunidade para profissionais adquirirem experiência ou para compartilharem seus conhecimentos e habilidades, enquanto vivem em um país diferente do seu. Estes intercâmbios podem durar de algumas semanas a alguns anos.

A vivência com novas culturas proporcionam um crescimento pessoal e profissional.
A vivência com novas culturas proporcionam um crescimento pessoal e profissional.

Existem programas de diferentes tipos, buscando sempre atender as necessidades do intercambista e por ser tão personalizado auxilia no crescimento profissional, em prazos relativamente curtos, tornando-se um dos pontos de maior importância de um intercâmbio profissional.

É possível encontrar programas apenas de ensino ou associado a trabalhos temporários, oportunidades de pesquisa avançada, estágios em uma instituição ou colaborações culturais, desportivas e artísticas de curto prazo.

O que é preciso para realizar um intercâmbio profissional?

Sabendo da importância de um intercâmbio profissional, você precisa ter claro que para realiza-lo existem algumas exigências como avaliação anterior do desempenho acadêmico, pesquisa ou experiência profissional, relevância da proposta de estudos ou pesquisas e a proficiência na língua oficial do país de destino.

Intercâmbio profissional
Aprender como o mesmo trabalho é realizado em países diferentes.

Pode ser solicitada a apresentação de cartas de referência dos seus orientadores e de colegas que estão familiarizados com o seu trabalho, além de vistos apropriados para o tipo de intercâmbio que você irá fazer e que a agência responsável pelo seu intercâmbio irá auxilia-lo como obter.

Qual a real importância de um intercâmbio profissional?

Se você está se questionando qual a importância de se fazer um intercâmbio, te digo que é a possibilidade de vivenciar uma série de novas experiências, e envolve uma dupla troca: profissional e cultural. A experiência é parte de um processo de aprendizagem que vai além dos estudos e que está relacionado com os costumes e a vida cotidiana.

Mas o intercâmbio profissional ajuda também a verificar como a profissão é abordada em outras partes do mundo. Em uma sociedade globalizada, ter esse tipo de experiência é muito útil para o crescimento profissional. Além disso, matérias que não são ministradas na sua universidade podem ser estudadas na instituição de acolhimento e incluídas no seu histórico como atividades complementares.

Esses artigos irão enriquecer ainda mais sua leitura sobre o tema, dá só uma olhada:

1-Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

2-Carreira no Exterior: 5 coisas que você precisa saber

3-Dicas para sair da zona de conforto

Intercâmbio profissional e proficiência em uma nova língua

Todos os assuntos ligados diretamente a sua profissão são o foco de maior importância de um intercâmbio profissional, mas os conhecimentos técnicos não se limitam apenas a isso. Um intercâmbio pode ser a oportunidade para que você aprimore suas habilidades com uma língua estrangeira.

Usar o intercâmbio para aprimorar o idioma
Usar o intercâmbio para aprimorar o idioma

Ao conviver todos os dias com uma nova língua você irá aprender expressões típicas do lugar, pronúncia correta e sotaques, aprimorar habilidades como leitura e escrita, porém o mais importante é o convívio com a língua estrangeira dentro do ambiente de trabalho aprendendo locuções técnicas e expandindo seu conhecimento dentro da área profissional.

Melhores países para fazer um intercâmbio profissional

Já disse aqui que ao deixar o conforto e costumes de estar em casa para entrar em território desconhecido, uma cultura diferente, faz com que você veja o mundo de uma perspectiva totalmente diferente do que estamos acostumados e isso demonstra qual a importância do intercambio para o jovem moderno.

Agora que você está esclarecido da importância de um intercâmbio profissional, que tal conhecer os melhores países para realizar um intercâmbio? Existem centenas de destinos e para escolher um você deve levar e, consideração a sua área profissional, mas eu separei as três que julgo serem as mais enriquecedoras.

1 – Estados Unidos

Com grande poder na área comercial, os Estados Unidos despensa apresentações, berço de empresas com projeção mundial como Apple, Coca-Cola, Nike, entre muitas outras, são exemplos perfeitos de uma boa gestão da sua comercialização em conjunto com a qualidade de seus produtos.

Esse é um país muito procurado para aprender o inglês e desenvolvimento profissional em áreas como tecnologia e marketing, principalmente no mercado digital. Também é uma boa opção se você está interessado em marketing político ou transações financeiras, pois são grandes estrategistas.

2 – França

A França, na minha opinião, é muito peculiar e uma excelente escola para profissões mais ligadas ao entreter e cativar os clientes como a gastronomia e as artes. Historicamente prezam pela qualidade nesses serviços, mas pecam e muito na forma de atender ao cliente, mas seus produtos nunca deixam a desejar, tanto que é um dos principais destinos turísticos do mundo.

Paris, cidade luz e rota de intercambistas de todo o mundo.
Paris, cidade luz e rota de intercambistas de todo o mundo.

França é o terceiro país que mais recebe estudantes estrangeiros no mundo, portanto, é também um ponto de intersecção para muitas culturas. Os pontos ruins de um intercâmbio profissional nesse país é que a maioria dos centros de estudos solicita um nível avançado do francês e se a opção for viver em Paris essa é uma cidade muito cara.

3 – Coreia do Sul

Terra da tecnologia, a Coreia do Sul está sempre à frente nessa área e busca constantemente maior crescimento e inovação com elevados padrões de qualidade para concorrer diretamente com países como os Estados Unidos e Japão. Neste país, a logística também desempenha um importante papel nas atividades econômicas e por isso é um excelente destino para quem deseja crescimento nessa área, principalmente no nível internacional.

Você deve saber que cerca de 80% da população fala inglês, mas a cultura é muito diferente da nossa e esse choque pode ser um fator que comprometa seu intercâmbio. Tirando essa limitação, você irá conviver com um povo que trabalha duro, busca sempre uma forma de criar algo novo e com isso se tornam uma excelente opção para diversificar os seus conhecimentos sobre formas de trabalho.

Agora que você já descobriu qual a importância de um intercâmbio profissional e sabe todos os detalhes para tornar esse projeto em algo real que tal você arregaçar as mangas e começar a investir nessa experiência? Te garanto que ela irá mudar sua vida pessoal e profissional.

Agora, dê uma olhada nesse depoimento real desse jovem sobre intercâmbio profissional…