Hoje em dia, cerca de 400 milhões de pessoas tem o espanhol como língua nativa e mais de 500 milhões utilizam o idioma para se comunicar em todo o planeta, de acordo com o Ethnologue. O espanhol também é a segunda língua mais falada no planeta, perdendo apenas para o mandarim. Por isso, usar ferramentas gratuitas para aprender espanhol pode muito útil.

Isso acontece porque o espanhol é o terceiro idioma mais utilizado na internet, o segundo mais estudado e considerado uma língua de comunicação internacional. E essa relevância aumenta ainda mais na América do Sul, onde apenas o Brasil se diferencia pela adoção do português.

Aprender espanhol viajar trabalhar intercâmbio
Aprender espanhol é importante para viajar, trabalhar e fazer intercâmbio em várias partes do mundo

Portanto, já que você já percebeu a importância do espanhol, e já está maluco (a) para começar a falar fluentemente para poder trabalhar, ou fazer um intercâmbio, vamos te dar algumas ferramentas que vão turbinar a sua fluência agora mesmo!

Conheça cinco ferramentas gratuitas para aprender espanhol

Ei! Você sabe que quem deseja viajar, estudar, passear, fazer intercâmbio ou arrumar emprego em um país predominante espanhol pode usufrui das ferramentas de idioma e tradutor para melhorar a sua capacidade de comunicação.

Porém, apesar de ser falado por inúmeros países vizinhos ao Brasil, o espanhol pode causar confusão pela similaridade de termos com significados diferentes (falsos cognatas) e também pela fala bastante acelerada. Isso é um problema e é nossa obrigação te dizer isso…

Espanhol idioma falado no planeta
Espanhol: é o segundo idioma mais usado no mundo com 500 milhões de falantes atualmente

Por isso, o contato maior através de ferramentas de idioma virtuais pode fazer toda a diferença. Os poliglotas argumentam que há quatro habilidades básicas para chegar à fluência em qualquer língua: a fala, a escrita, a compreensão oral e a leitura.

Quer saber como dominar um novo idioma sem gastar nada? Vamos nessa e conheça a seguir cinco ferramentas gratuitas para aprender espanhol na web!

1 – Duolingo

A maioria das pessoas que está em busca da fluência em algum idioma conhece a plataforma Duolingo, extremamente rica com elementos multimídia para promover um aprendizado simples de ser memorizado.

Duolingo ferramentas gratuitas para aprender espanhol
Duolingo: uma das ferramentas gratuitas para aprender espanhol mais usada do mundo

O conceito do site é que o usuário possa sair do nível básico do espanhol com somente cinco minutos de dedicação por dia. Contando com tarefas divertidas e breves, esse recurso pode facilitar até a sua chegada no estágio mais avançado através de uma espécie de videogame.

De fato, o Duolingo é um das melhores ferramentas gratuitas para aprender espanhol onde bem entender, já que também conta com um aplicativo pra dispositivos móveis. Vale destacar que existe a opção de continuar os seus estudos com outros idiomas, como, por exemplo: o inglês, o francês e alemão.

2 – Livemocha

O site Livemocha possui uma dinâmica de aprendizado bastante interessante. Refere-se a um tipo de rede social, na qual os usuários de qualquer parte do mundo se cadastram para aprender novos idiomas. Hoje em dia, mais de 17% dos inscritos estão estudando o espanhol.

Nesta ferramenta de idioma, o aluno tem a sua disposição exercícios, lições, vídeos e desafios a serem solucionados ao longo de seu progresso. O ponto positivo é a chance de entrar em contato com outros usuários e se comunicar com quem realmente fala a língua.

Livemocha ferramentas gratuitas para aprender espanhol
Livemocha é uma das melhores ferramentas gratuitas para aprender espanhol na internet

É importante ressaltar que o Livemocha solicita que você auxilie outros alunos que estão a fim de dominar o português ou outro idioma que seja fluente. Por causa deste ciclo virtuoso de troca d e conhecimento, a estrutura do Livemocha é considerada uma das melhores alternativas para quem usufruir das ferramentas de idiomas online.

3 – EspanholGratis.net

Mais uma das ferramentas gratuitas para aprender espanhol sem sair de casa. Como o próprio endereço deixa muito claro, este é um site que conta com várias lições e exercícios sobre a língua espanhola.

O estudante tem a possibilidade de visitar as páginas e avançar de nível através de temas do seu agrado, como, por exemplo: mercado de trabalho, o alfabeto, vida animal, gastronomia, cultura, entre outros.

Desta maneira, o usuário não se limita a materiais didáticos e pode lidar com o espanhol do dia a dia. Isso significa que o seu aprendizado se torna muito mais real, ágil e interessante.

Afinal, você está lendo e absorvendo um conteúdo que tem a ver com os seus gostos pessoais, sendo que isso faz toda a diferença. Agora, deixa a gente te mostrar outros conteúdos relacionados:
1 – Um guia para conhecer a Espanha como você sempre sonhou
2 – 7 motivos fabulosos para fazer um intercâmbio na Espanha
3 – 7 dicas infalíveis sobre como fazer um bom mochilão na América Latina

4 – Bom Espanhol

A plataforma BomEspanhol permite que qualquer um se cadastre e acesse materiais variados e que mostram praticamente todos os segredos do idioma. Uma das vantagens do Bom Espanhol é que esta é um das ferramentas de idioma com áudio, isso significa que ele mostra as diferenças de sotaque entre os lugares que falam espanhol.

Esta ferramenta de idioma com áudio apresenta um acervo gigantesco de gírias locais e a pronunciação apropriada de milhares de expressões. Basicamente, você não apenas desenvolve as suas habilidades básicas, bem como ainda descobre muito mais a respeito de outras culturas.

Contudo, o site possui somente dois cursos gratuitos voltados para os estágios iniciante e intermediário. Apesar disso, esta é uma das ferramentas gratuitas para aprender espanhol, principalmente, para quem ainda está se familiarizando com a língua.

5 – Google Tradudor

Será que é possível aprender alguma coisa com a ferramenta de idiomas do Google, ou seja, o Google Tradutor? Antes de tudo, é preciso reconhecer que este mecanismo recebeu diversas melhorias nos últimos tempos e pode ser útil para quem precisa esclarecer dúvidas ou aprender uma expressão rapidamente.

Quando você está desejando conhecer uma frase especifica, desde que seja algo simples e curto, o Google Tradutor se transforma em uma das mais práticas ferramentas gratuitas para aprender espanhol virtualmente.

Google Tradutor ferramentas gratuitas para aprender espanhol dúvidas rápidas
Google Tradutor é uma das ferramentas gratuitas para aprender espanhol e tirar dúvidas rápidas

Isso acontece porque qualquer pessoa pode acessar o dispositivo mesmo com uma velocidade de internet bastante lenta. Não exige nenhum recurso multimídia de seu computador, além de servir ainda para esclarecer a tradução e até mesmo a pronúncia correta de algumas palavras.

Isso significa que o Google Tradutor pode ser visto uma opção válida em situações inesperadas e também para ampliar o seu vocabulário. Sabe quando você se esquece de uma determinada palavra em espanhol ou qualquer outra língua? Bate aquele branco e você precisa tomar uma atitude rapidamente.

Neste momento, a ferramenta de idiomas e o tradutor do Google pode ser a solução para os seus problemas em espanhol. Bastam alguns cliques e conexão com a rede mundial de computadores para se livrar de uma enrascada, sobretudo, em uma viagem ao exterior.

Agora, antes que você compartilhe ou comente no nosso blog, deixa a gente te mostrar um vídeo bem interessante…