Você já terminou de assistir a um filme com aquela sensação de fazer parte da história ou mesmo de alterar a sua rotina e embarcar em uma aventura imediatamente? Realmente, a sétima arte conta com o poder de impactar as pessoas, uma vez que a vida imita a arte. Mas, será que a sua vontade de sair pelo mundo não depende somente da inspiração de alguns filmes sobre viagens?

Isso acontece porque diversas produções cinematográficas revelam muito do que o planeta reserva enquanto a maioria das pessoas está presa em um ciclo vicioso de trabalho, estresse e problemas. Por isso, uma história diferente tem a capacidade de abalar toda a sua realidade em apenas duas horas.

Veja tudo o que o nosso planeta reserva. E deixa de ficar preso(a) em um ciclo vicioso de trabalho, estresse e problemas.

Quem não sonha com a chance de passear por cidades histórias, mergulhar em praias com águas cristalinas e desvendar as principais metrópoles do planeta? Afinal, esses são os palcos de tramas de suspense, romance, aventura, ação, policial, terror e tantos outros gêneros.

Então, vamos aos 4 filmes sobre viages que vão deixar você louco(a) para se levantar da cadeira, e querer se jogar pelo mundo.

Quatro dicas de filmes sobre viagens para inspirar sua próxima aventura

O sábio Dalai Lama disse o seguinte: “uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes”. Caso você precise de alguma motivação para colocar os seus planos em pratica, basta conferir a lista com 4 filmes para colocar pé na estrada e descobrir novas experiências.

Desde viagens baseados em fatos reais até histórias totalmente fantasiosas. O que não faltam são opções de longas que mostram cenários totalmente diferentes do habitual e que surpreendem com culturas muito exóticas para ajudar a planejar seu próximo roteiro.

1 – Na Natureza Selvagem

Se existe um filme sobre viagens que precisa ser lembrado e reverenciado é Na Natureza Selvagem. Trata-se de um dos filmes baseados em fatos reais mais encantadores e poéticos da última década.

Na Natureza Selvagem é um dos melhores filmes sobre viagens dos últimos tempos

Com a direção de Sean Penn, o longa conta a história de Christopher McCandless que decide largar uma vida confortável aos 22 anos logo depois de se formar na faculdade e contra os pais, que desejam uma vida tradicional para o filho mais velho. Porém, o objetivo de Christopher é passar por um período totalmente isolado no Alasca, cercado pela natureza a procura dos verdadeiros valores da existência humana.

Ele doa todo o seu dinheiro para a caridade e começa a rodar pelos Estados Unidos de carona, carro, trem e criando fortes vínculos afetivos pelo caminho. Mesmo que a sua intenção seja se refugiar na natureza, Christopher se mostra um rapaz cheio de vida e que consegue transformar o ambiente a sua volta.

Filme conta a história real do jovem Christopher McCandless rumo ao Alasca

Inspirado em uma história real, a fotografia do filme é impecável e a trilha sonora precisa estar na playlist de qualquer mochileiro ou pessoa que está prestes a cair na estrada.

Confira o trailer de Na Natureza Selvagem

2 – Na Estrada

Com direção do brasileiro Walter Salles, o filme Na Estrada levou para as telas a história do best seller: On the Road (Pé na Estrada) escrito por Jack Kerouac na década de 1950. O livro se transformou em um dos principais símbolos da contracultura americana, motivou milhares de pessoas a colocar o pé na estrada e deu origem a Geração Beat.

Filme Na Estrada é baseado no livro On The Road, de Jack Kerouac

No filme, a vida pacata do aspirante a escritor, Sal Paradise vira de cabeça para abaixo com a chegada de libertário Dean Moriarty, que está cruzando o Oeste americano com sua namorada Marylou. Sal e Dean passam a andar pelos Estados Unidos em busca de liberdade e tentando escapar do conformismo de sua época.

Outros personagens icônicos como, por exemplo, Carlo, Camile e Jane também cruzam os caminhos de Dean e Sal tornando a experiência ainda mais intensa e sem limites.

O longa de Walter Salles não se contenta em ser um filme sobre viajantes, mas procura romper barreiras e se transformar em filmes que inspiram viagens e marcam os seus espectadores.

Confira o trailer de Na Estrada

3 – Livre

Mais um filme baseado em fatos reais. O longa Livre se trata de uma adaptação de um livro autobiográfico escrito por Chery Strayed, uma mulher em um estágio depressivo de sua vida.

De repente, ela resolve fazer um trajeto de mil quilômetros entre a divisa dos Estados Unidos da América com o México até a fronteira com o Canadá.

Baseados em fatos reais, o filme Livre motivou mulheres a refazer o trajeto de Chery Strayed

O filme apresenta passagens da vida de Cheryl: sua dependência com as drogas, a separação do marido e a perda da mãe, que a joga em um período de desilusão e questionamento sobre a própria vida.

Sem experiência alguma na estrada, ela supera adversidades pelo trajeto até encontrar um novo caminho para a própria existência.

Vale ressaltar que Livre se transformou em um dos filmes inspiram viagens. Afinal, milhares de mulheres passaram a realizar a mesma jornada de Cheryl em busca de auto-conhecimento todos os anos.

Contudo, os problemas enfrentados por Cheryl nas telas e nas páginas servem de lição para que todos se preocupem com os mínimos detalhes de sua próxima aventura. Planejamento é fundamental para a sua experiência seja intensa, mas sempre respeitando os seus limites e as condições naturais.

Confira o trailer de Livre:

Antes de você ir ao próximo tópico de conteúdo deste artigo, separamos alguns artigos bem interessantes para você que já está querendo por o pé na estrada:
1 – Viajar é preciso: descubra sua viagem dos sonhos e aproveite
2 – Benefícios de viajar sozinho: quais são eles e os cuidados necessários
3 – Os benefícios psicológicos de viajar – quais são?

4 – Sete Anos no Tibet

Procurando realizar um sonho antigo, dois alpinistas austríacos tem o objetivo de chegar ao nono pico mais elevado do planeta, conhecido como Nanga Parbat. No entanto, os dois chegam a cidade sagrada de Lhasa, no Tibete, onde acabam permanecendo por muito tempo do que esperavam.

Sete anos no Tibet é um dos filmes sobre viagens que melhor mostra a transformação num viajante

Outro filme baseado em fatos reais, o longa narra todas as grandes transformações que essa viagem espetacular resultou nos dois alpinistas. Basicamente, Sete Anos no Tibet é um exemplo de como um local pode influenciar totalmente o modo como alguém encara a sua vida e o mundo ao seu redor.

Confira o trailer de Sete Anos no Tibet

Definitivamente, esta produção cinematográfica precisa estar na sua lista de filmes sobre viagens para mostrar como um período afastado de sua rotina pode ser impactante. De fato, este é o poder de transformação que uma viagem marcante pode deixar em qualquer um.